Buscar

GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO (ATIVIDADE 4 )

Prévia do material em texto

Revisar envio do teste: ATIVIDADE 4
 
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A Lei nº 8.429/92, conhecida como a Lei de Improbidade Administrativa, é o diploma legal que tipifica as condutas que ensejam sua aplicação quando diante de enriquecimento ilícito, atos atentatórios aos princípios administrativos e dano ao erário. Suas sanções, consideradas por alguns como muito severas, podem ser aplicadas de forma isolada ou cumulativa conforme a gravidade dos fatos.
 
BRASIL. Lei n. 8.429 de 2 de junho de 1992. Brasília DF, 2 jun. 1992. Disponível em: <https://goo.gl/p8ta9P>. Acesso em: 07/07/2018.
 
CARVALHO FILHO, J. S. Manual de direito administrativo. 28. ed. Rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Atlas, 2014. Disponível em: <https://goo.gl/9rbyP5>. Acesso em: 04/06/2018.   
 
 
Sobre a Lei de Improbidade Administrativa, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
 
I - A Lei nº 8.429/92 se aplica, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta.
 
PORQUE
 
II – Consoante sua finalidade, traz em seu bojo o conceito próprio de agente público, apresentado de maneira ampla, abarcando qualquer sujeito que tenha de alguma forma envolvimento com o patrimônio público.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
A asserção II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	d. 
A asserção II é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta! Parabéns! É possível verificar que, além de ter tido contado com a legislação, você compreendeu bem o tema da improbidade administrativa, em especial o conceito de agente público utilizado pelo legislador. 
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	No município X, em um imponente prédio, funciona a prefeitura e suas respectivas repartições. O atual prefeito escolheu o local em virtude de sua arquitetura, já que foi construído de forma que, em sua fachada, se vê a bandeira nacional. Ademais, por se tratar de um prédio grande, de muitos andares, seria possível que lá funcionassem todos os órgãos, o que facilitaria seu controle e o acesso da população, que encontraria tudo em um só lugar.   
 
Nesse sentido, assinale com V as alternativas verdadeiras e com F as falsas.
 
( ) Em caso de desafetação, o imóvel será revertido a bem de uso comum do povo. 
( ) O prédio se enquadra na categoria de bem dominical. 
( ) O imóvel, por se tratar de bem público, está sujeito a usucapião.
( ) Mesmo se posteriormente desocupado, à Administração Pública se aplica a imprescritibilidade. 
( ) Trata-se de bem de uso especial.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
F, F, F, V, V.
	Resposta Correta:
	d. 
F, F, F, V, V.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta! Isso demonstra que você se recorda das lições sobre os bens públicos, sua classificação e seu regime jurídico. Os bens públicos se classificam, conforme sua destinação, em bens de uso comum do povo, bens de uso especial e bens dominicais, estes últimos compõem o patrimônio disponível do Estado. 
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	“Não é fácil estabelecer distinção entre moralidade administrativa e probidade administrativa. A rigor, pode-se dizer que são expressões que significam a mesma coisa, tendo em vista que ambas se relacionam com a ideia de honestidade na Administração Pública. Quando se exige probidade ou moralidade administrativa, isso significa que não basta a legalidade formal, restrita, da atuação administrativa, com observância da lei; é preciso também a observância de princípios éticos, de lealdade, de boa-fé, de regras que assegurem a boa administração e a disciplina interna na Administração Pública”.
 
DI PIETRO, M. S. Z. Direito administrativo. 30. ed. Rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense, 2017, p. 1070.
 
Em conformidade com a Lei nº 8.429/92, relacione as colunas de acordo com o ato de improbidade administrativa.
 
A) Que causa prejuízo ao erário.
B) Que atenta contra os princípios da Administração Pública.
C) Que importa enriquecimento ilícito.
 
( ) Celebrar contrato ou outro instrumento que tenha por objeto a prestação de serviços públicos por meio da gestão associada sem observar as formalidades previstas na lei.
( ) Deixar de cumprir a exigência de requisitos de acessibilidade previstos na legislação.
( ) Permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado.
( ) Adquirir, para si ou para outrem, no exercício de mandato, cargo, emprego ou função pública, bens de qualquer natureza cujo valor seja desproporcional à evolução do patrimônio ou à renda do agente público.
( ) Frustrar a licitude de concurso público.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
A, B, A, C, B.
	Resposta Correta:
	d. 
A, B, A, C, B.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta! Você realmente compreendeu o instituto e importância da legislação que afeta a improbidade administrativa. Afinal, trata-se de matéria cara aos atuais agentes públicos. 
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Quanto à forma de controle, cediço que o controle do Estado pode ocorrer de duas maneiras, o controle político e o controle administrativo. Por outro lado, o controle da Administração Pública pode ser designado conforme a natureza do órgão fiscalizador, a citar: controle legislativo, judicial ou administrativo. Tudo sem deixar de mencionar que o termo “controle administrativo” em sentido amplo abrange toda atividade administrativa e se fundamenta no princípio da legalidade ou mesmo tempo que no poder da Administração desenhar suas próprias diretrizes.
 
CARVALHO FILHO, J. S. Manual de direito administrativo. 28. ed. Rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Atlas, 2014. p. 973-978. Disponível em: <https://goo.gl/9rbyP5>. Acesso em: 25/07/2018.
 
Assim, sobre o controle administrativo da Administração Pública, é correto afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Trata-se de controle realizado tanto por iniciativa da Administração, como dos administrados;
	Resposta Correta:
	d. 
Trata-se de controle realizado tanto por iniciativa da Administração, como dos administrados;
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta! Verifica-se que você compreendeu as características de cada tipo de controle da Administração Pública.
	
	
	
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Valendo-se da lição de José dos Santos Carvalho Filho “podemos denominar de controle da Administração Pública o conjunto de mecanismos jurídicos e administrativos por meio dos quais se exerce o poder de fiscalização e de revisão da atividade administrativa em qualquer das esferas de Poder”.
 
CARVALHO FILHO, J. S. Manual de direito administrativo. 28. ed. Rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Atlas, 2014. Disponível em: <https://goo.gl/9rbyP5>. Acesso em: 04/06/2018.  p. 975. 
 
Sobre as modalidades de controle da Administração Pública, correlacione as colunas.
 
I - Trata-se de controle externo.
II - Trata-se de controle político.
III - Trata-se de controle interno.
IV - Trata-se de controle disciplinar interno.
V - Trata-se de controle jurisdicional. 
 
( ) Tribunal de Contas é órgão técnico que auxilia ao Poder Legislativo.  
 
( ) Em caso de vazamento de informações, que digam respeito à determinada decisão a ser tomada pela Administração Pública, cabe a instauração de procedimento disciplinar.
 
( ) Diante de ação por ato de improbidade administrativa cabe a aplicação de sanções independe da aprovação ou rejeição das contas pelo Tribunal de Contas.
 
( ) As contas do Poder Executivo são apreciadas de modo a concluir pela aprovação ou rejeição.
( ) As corregedorias exercemimportante papel na estrutura da Administração Pública.
 
A sequência correta é:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
I, IV, V, II, III.
	Resposta Correta:
	c. 
I, IV, V, II, III.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta! Você compreendeu, inicialmente, as funções estatais e, para além disso, as atribuições de cada uma no controle da Administração Pública, que pode se dar por ela mesma ou pelos demais Poderes e órgãos, como o Legislativo, o Judiciário e o Tribunal de Contas.
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	“Podemos denominar de controle da Administração Pública o conjunto de mecanismos jurídicos e administrativos por meio dos quais se exerce o poder de fiscalização e de revisão da atividade administrativa em qualquer das esferas de Poder”.
 
CARVALHO FILHO, J. S. Manual de direito administrativo. 28. ed. Rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Atlas, 2014. p. 975. Disponível em: <https://goo.gl/9rbyP5>. Acesso em: 25/07/2018. 
 
Sobre o controle da Administração Pública, avalie as asserções a seguir:
 
I – A abrangência do controle é bem ampla e alcança toda a atividade administrativa, de todas as esferas de Poder.
II – O controle judicial pode incidir em todos os aspectos do ato administrativo.
III – Compete ao Conselho Nacional de Justiça o controle da atuação administrativa e financeira do Judiciário.
 
Estão corretas as afirmativas constantes nos itens:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
I e II;
	Resposta Correta:
	d. 
I e II;
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta! Parabéns! É possível verificar que você compreendeu bem o tema dos controles da Administração Pública.
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Segundo Alexandre Mazza, “os instrumentos de intervenção do Estado na propriedade privada podem ser classificados da seguinte maneira: 1) formas de intervenção SUPRESSIVAS DE DOMÍNIO: o Estado intervém na propriedade modificando a titularidade da coisa resultando na sua transformação em bem público. É caso da desapropriação, do confisco (art. 243 da CF) e da pena de perdimento de bens (art. 5o, XLVI, b, da CF); 2) formas de intervenção NÃO SUPRESSIVAS DE DOMÍNIO: a intervenção estatal ocorre mantendo o bem no domínio privado. São formas não supressivas de domínio o poder de polícia, a servidão, o tombamento, a requisição e a ocupação temporária”.
 
MAZZA, A. Manual de direito administrativo. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2017. p. 942.
 
Nesse sentido, assinale com V as alternativas verdadeiras e com F as alternativas falsas.
 
( ) O prazo para o Estado implementar as desapropriações por utilidade pública é de 5 anos contados da expedição do decreto expropriatório.
( ) O Direito Administrativo admite que o particular ingresse com ação de desapropriação em face de outro particular, proprietário do imóvel desapropriado.
( ) Sempre que o Estado intervir na propriedade privada haverá o dever de indenização. 
( ) Requisição é o direito real público que possibilita ao poder público usar da propriedade imóvel para permitir a execução de obras e serviços de interesse coletivo.
( ) Na ocupação temporária, a indenização é condicionada à ocorrência de prejuízo ao proprietário.
 
A sequência correta é:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
V, F, F, F, V.
	Resposta Correta:
	d. 
V, F, F, F, V.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta! Isso demonstra que você compreendeu os institutos da intervenção do Estado na propriedade privada, inclusive quanto ao cabimento de indenização em que cada hipótese. 
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Cediço que a Constituição Federal é fonte primária não só do Direito Administrativo, mas de todo ordenamento jurídico. Todavia, ao estudante deste específico ramo do Direito é imperioso conhecer as disposições gerais previstas no texto constitucional sobre a Administração Pública.   
 
Nesse sentido, assinale com V as alternativas verdadeiras e com F as alternativas falsas.
 
( ) A CF não admite contratação por tempo determinado para atender necessidade temporária de excepcional interesse público.
( ) Os princípios administrativos aplicam-se apenas à Administração Pública direta.
( ) Os vencimentos dos cargos do Legislativo e do Judiciário podem ser superiores aos do Poder Executivo, em razão do princípio da separação dos Poderes.
( ) Os atos de improbidade administrativa ensejam a suspensão dos direitos políticos.
( ) O prazo de validade do concurso público será de até três anos, prorrogável uma vez por igual período. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
F, F, F, V, F.
	Resposta Correta:
	e. 
F, F, F, V, F.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta! Você demonstra que se recorda das lições sobre o Poder Público e, principalmente, que teve contato com o texto da nossa Constituição Federal.  
	
	
	
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Sobre os serviços públicos, José dos Santos Carvalho Filho diz que “as características do serviço público resultam da própria formulação conceitual. Trata-se dos traços que conferem a fisionomia jurídica do instituto e guardam pertinência com quem presta o serviço; com o fim a que se destina o serviço; e com o regime jurídico sob a égide do qual é ele executado”.
 
CARVALHO FILHO, J. S. Manual de direito administrativo. 28. ed. Rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Atlas, 2014. Disponível em: <https://goo.gl/9rbyP5>. Acesso em: 04/06/2018.  p. 333.     
 
Sobre os serviços públicos, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
É permitido ao Estado delegar a execução de serviço público por meio de concessão ou permissão, mantendo-se responsável pela fiscalização.
	Resposta Correta:
	c. 
É permitido ao Estado delegar a execução de serviço público por meio de concessão ou permissão, mantendo-se responsável pela fiscalização.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta! A prestação de serviço público pode se dar diretamente pela Administração Pública ou por terceiros, mediante concessão ou permissão, modalidades de contratos administrativos precedidos de licitação. Cabe ao Poder Público delegar apenas a execução, pelo que permanece com a titularidade do serviço e o dever de fiscalização.
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O prefeito do município X foi acusado de utilizar máquinas de propriedade da prefeitura na execução de obras particulares. O Ministério Público, autor da ação judicial, requereu sua condenação nos termos do inciso II do art.12 da Lei nº 8.429/92, que impõe o “ressarcimento integral do dano, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, se concorrer esta circunstância, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos, pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos”.     
 
BRASIL. Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992. Dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências. Brasília, DF, 02 jun. 1992. Disponível em: <https://goo.gl/p8ta9P>. Acesso em: 26/07/2018.
 
Assim, considerando o exposto, é correto afirmar que a conduta do Prefeito configura em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
prejuízo ao erário;
	Resposta Correta:
	e. 
prejuízo ao erário;
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta! Se você pretende atuar para e/ou perante o Poder Público é essencial conhecer a Lei nº 8.429/92.

Continue navegando