Buscar

paper_gestao_escolar elisa

Prévia do material em texto

2 
 
2 
 
VIVÊNCIAS EDUCATIVAS: O LÚDICO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA
 Elisa Zierke dos Passos da Maia
 
RESUMO 
 
O lúdico na educação é visto como instrumento de ensino e aprendizagem, e possui benefícios para as crianças, principalmente para seu desenvolvimento integral, construção da Identidade, autonomia, conhecimento de si e de mundo. Na ludicidade a criança constrói e reconstrói sua realidade, sendo coautora de sua história, juntamente com a mediação do professor, refletindo seus desejos, anseios e sentimentos. Todavia, desafios estes que desenvolvem os aspectos físicos, emocionais, intelectuais, morais e sociais. A atividade lúdica proporciona momentos de intensa alegria, criando um ambiente agradável, interessante e rico em aprendizagens. Indispensáveis para u crescimento pessoal e social, voltado a formação de adultos felizes, criativos e afetivos. Que saibam conviver em sociedade, trabalhar em equipe e interagir com o outro. A pesquisa realizada para sua produção foi uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo realizada na Escola Estadual Francisco de Araújo Brusque, situada na cidade de Brusque/SC, elencando vários estudos referentes à Ludicidade na educação, fundamentada em diversos autores.
Reconhecer a importância do lúdico é compreender que essa concepção auxilia a criança no processo ensino a aprendizagem, pois através do lúdico ela alcança o desenvolvimento social, cognitivo e afetivo.
 
Palavras-chave: Lúdico – Ensino aprendizagem – educando;
 
 
INTRODUÇÃO 
 
 Este presente trabalho da disciplina Seminário V da matriz curricular do curso de Licenciatura de Pedagogia do Centro Universitário Leonardo da Vinci tem como escopo levar a uma reflexão da importância do lúdico na Educação Básica, uma fase em que os aspectos cognitivos, emocionais, intelectuais, morais, sociais e afetivos estão em desenvolvimento.
 Sua temática envolve-se em torno das vivencias educativas centralizando-se “O Lúdico como pratica pedagógica” , a pergunta norteador que envolve a pesquisa é “ Quais as abordagens práticas do lúdico no ensino aprendizagem das crianças?”.
 Com o objetivo geral de analisar o Lúdico na Educação Básica, sua importância na prática escolar, tornar indispensável para uma educação de qualidade, em que a criança esteja no centro do ensino- aprendizagem.
 Como justificativa no decorrer deste artigo, será explicito que a criança aprende na interação com o adulto e através dos diversos estímulos descobre o mundo em sua volta. E concomitamente ao chegar à escola vai construindo conhecimentos importantes para sua formação integral tendo como mediador, seu professor, e na interação com seus colegas, desenvolvendo sua identidade e autonomia, importantes para a construção pessoal e social.
1 Elisa Zierke dos Passos da Maia
2 Professor tutor externo Daiane Kolher 
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Curso de Licenciatura em Pedagogia (FLX)- Prática do Módulo V – 30/06/19
 
O LÚDICO 
 
 O lúdico faz parte do ser infantil, atividade humana criadora, na qual imaginação e fantasia interagem nas novas possibilidades de integração, socialização e expressão. Um processo que leva a criança a tomar consciência de si e do mundo.
 Na atividade lúdica a criança desenvolve-se integralmente, em todos os aspectos psicológicos, físicos, sociais e morais. Além de sentir uma imensa alegria ao vivenciar esses momentos tão importantes na formação pessoal e social.
 Para Friedman (2006) e Dohme ( 2003), “as crianças têm diversas razões para brincar, uma destas razões é o prazer que podem usufruir enquanto brincam”. Além do prazer, as crianças também podem, pela brincadeira, exprimir a agressividade, dominar a angústia, aumentar as experiências e estabelecer contatos sociais.
 O lúdico é o fazer em si, um fazer requer tempo e espaço: um fazer que se constitua de experiências culturais, que são universais e próprias da criança, pois facilita o crescimento saudável, o relacionamento em grupo, estimula a comunicação e a interação.
2.1 O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
 A Educação infantil na atualidade é voltada para educar, cuidar e brincar, tendo como objetivo a formação integral das crianças .
 As práticas pedagógicas, na Educação Infantil, devem garantir experiências diversas que contemplem o desenvolvimento integral da criança. O professor pode utilizar o lúdico para atingir seus objetivos. Atividades que possam estimular a criança ao “Conhecimento de si e do mundo”. 
 O Lúdico é uma importante ferramenta pedagógica para educadores, pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem e, estimular o desenvolvimento integral dos alunos, principalmente na primeira infância.
 No Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1998,p.23):
 Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.
 O lúdico é algo intrínseco ao ser infantil, o brincar faz parte da criança, n interação adulto/criança, criança/adulto, criança/criança, está sendo desenvolvidos aspectos morais e sociais, importantes na vida adulta.
 
MATERIAIS E MÉTODOS 
 A análise proposta neste trabalho de seminário tem natureza qualitativa com o objetivo de investigarmos mais sobre o contexto da ludicidade e a perspectiva de alguns teóricos com referência à associação da criança com o lúdico e o conhecimento, é um estudo de natureza descritiva, onde se utilizaram fatores bibliográficas entre eles livros, dissertações e sites de busca como Google Acadêmico, Scielo, bem como a reflexão a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) como meio para aquisição das informações.
 Com o designio de redarguir o questionamento, qual a contribuição do lúdico para a ação de ensino aprendizagem? Utilizou-se uma pesquisa de campo na Escola Araújo Brusque situada na cidade de Brusque/SC as professoras entrevistas lecionam na Educação com turmas de Pré. Os dados foram aferidos após a concretização de uma leitura indutiva e crítica do questionário aplicado.
CONCLUSÃO
 Neste trabalho o objetivo principal foi averiguar as contribuições que o lúdico pode oferecer a aprendizagem e ao desenvolvimento integral das crianças na Educação principalmente na Educação Infantil, relacionando aos aspectos cognitivos, sociais e físicos. Sendo elencada a importância que o brincar, o brinquedo, o jogo e a brincadeira tem na vida das crianças.
 A criança ao vivenciar momentos lúdicos aprende muito, desenvolvendo-se integralmente, tendo diariamente um significado progresso, em todas as áreas do conhecimento.
 
REFERÊNCIAS 
 
 AMORIN, M. Atirei o pau no gato: a pré-escola em serviço. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Volume 3. Brasilia : MEC, SEB, 2010.
VYGOTSKY.L.S. Pensamento e linguagem .2.ed.São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Continue navegando