Buscar

Comportamento, Clima e Cultura Organizacional DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Comportamento, Clima e Cultura Organizacional 
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial () ( peso.:4,00)
	Prova:
	12431592
	Nota da Prova:
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	As pessoas constituem o mais importante ativo das organizações. O contexto da gestão de pessoas é representado pela íntima interdependência das organizações e das pessoas. Tanto as organizações como as pessoas variam intensamente. Para se obter uma qualidade de vida no trabalho, a cultura e o clima organizacional devem ser satisfatórios. Disserte sobre cultura e clima organizacional.
	Resposta Esperada:
A cultura organizacional refere-se ao conjunto de valores, crenças, atitudes e normas compartilhadas que moldam o comportamento e as expectativas de cada membro da organização. Em termos mais simples, a cultura organizacional pode ser conceituada como a maneira de ser da organização, o que resulta do conjunto de maneiras de ser de seus membros. Quanto ao clima organizacional, é o ambiente de relações existente em uma organização e que resulta, principalmente, da cultura organizacional.
	2.
	Abraham Maslow iniciou o estudo da motivação humana. Seu estudo contribui sobremaneira para uma visão das necessidades humanas, conforme se vê na hierarquia que propôs. Maslow parte dos seguintes pressupostos, que segundo ele compõem qualquer prévia no estudo de necessidades humanas. Assim, formulou-os da seguinte maneira:
I- Qualquer comportamento motivado é um canal pelo qual diversas necessidades podem ser expressas ou satisfeitas simultaneamente, portanto um ato pode ser resultado de diversas motivações.
II- O estudo da motivação deve concentrar-se nos objetivos finais das pessoas e não em seus objetivos intermediários, que nada mais são do que meios para atingir os objetivos finais.
III- As necessidades humanas estão hierarquizadas segundo o seu valor. Assim, a manifestação de uma necessidade se baseia, geralmente, na satisfação prévia da outra mais importante ou premente. 
IV- As necessidades humanas foram representadas na conhecida "pirâmide de Maslow", que estabelece a hierarquia entre cinco tipos básicos de necessidades, sendo as da base da pirâmide as que primeiramente se manifestam e, a partir do seu atendimento, as necessidades mais elevadas vão surgindo. 
Disserte sobre as necessidades propostas por Maslow, ordenados da base para o topo.
	Resposta Esperada:
Necessidades fisiológicas - relacionadas à subsistência, cujo não suprimento compromete o equilíbrio biológico do homem, como, por exemplo, alimento, água, repouso e sexo.
Necessidades de segurança - surgiriam após estarem razoavelmente satisfeitas as necessidades fisiológicas. A estabilidade no emprego e o desejo de possuir seguros diversos são exemplos desse tipo de necessidade.
Necessidades de afeição e participação - uma vez que as necessidades fisiológicas e de segurança estejam razoavelmente atendidas, o indivíduo tende a buscar o desenvolvimento de relações afetivas com outras pessoas.
Necessidades de estima - todos os indivíduos, exceto alguns casos patológicos, sentem necessidade de possuir autoestima, ou seja, de ter uma autoavaliação positiva. A satisfação de tais necessidades baseia-se, principalmente, na constatação individual da capacidade de realização e no respeito demonstrado por terceiros. 
Necessidades de autorrealização - o homem só pode ser feliz quando realiza o seu potencial. A pessoa deseja sempre se tornar mais do que é e vir a ser tudo o que pode ser. Esse tipo de necessidade tem a peculiaridade de não se extinguir, não poder ser plenamente atendida, uma vez que o potencial de uma pessoa é algo dinâmico, que vai crescendo à medida que ela alcança realizações significativas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando