Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

1.
		É muito difícil um consultor interno não estar envolvido no dia a dia da empresa e, portanto, existe uma dualidade entre sua atuação como consultor e como executivo ou profissional da empresa-cliente. Nesse sentido, assinale uma das desvantagens do consultor interno:
	
	
	
	maior conhecimento dos aspectos informais da empresa;
	
	
	tem algum poder na estrutura formal
	
	
	participação efetiva na avaliação e no controle do processo inerente ao trabalho efetuado.
	
	
	menor liberdade de dizer e fazer coisas, pois é funcionário da empresa.
	
	
	maior acesso a grupos da empresa
	
Explicação:
O Consultor interno, por fazer parte do quadro funcional, é impelido a cultura Organizacional, O que pode fragilizar seu posicionamento crítico na organização.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Podemos dizer que a Consultoria _______________ é uma alternativa para o desenvolvimento organizacional, respondendo com agilidade e inteligência às demandas organizacionais (MANCIA, 1997). Ela agrega valor, pois trata-se de um membro que conhece os problemas da empresa, deste modo é um parceiro estratégico, que contribui de modo criativo para a produtividade e eficácia da organização (ROFFEY; PARK, 2003; GREEN, 2002). De qual tipo de consultoria estamos falando?
	
	
	
	Consultoria Profissionalizante;
	
	
	Consultoria Terceirizada;
	
	
	Consultoria Interna;
	
	
	Consultoria Mista;
	
	
	Consultoria Externa;
	
Explicação:
Podemos dizer que a Consultoria Interna é uma alternativa para o desenvolvimento organizacional, respondendo com agilidade e inteligência às demandas organizacionais (MANCIA, 1997). Ela agrega valor, pois trata-se de um membro interno que conhece os problemas da empresa, deste modo é um parceiro estratégico, que contribui de modo criativo para a produtividade e eficácia da organização (ROFFEY; PARK, 2003; GREEN, 2002). As mudanças na organização podem ser propostas pela consultoria interna de RH e ainda ela pode solucionar problemas de seus setores sem a necessidade de assessorias permanentes ou de contratação de consultoria externa.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Os processos de consultorias internas visam à promoção de mudanças, o que pode ocasionar um comportamento resistente em muitos empregados. Como a área de Recursos Humanos deve trabalhar para evitar esta situação? 
	
	
	
	Envolvendo no processo unicamente colaboradores que estejam profundamente motivados com a organização.
	
	
	Conscientizando de forma transparente os diversos níveis de colaboradores para o processo.
	
	
	Utilizando somente consultores externos, que serão mais respeitados pelos colaboradores.
	
	
	Designando apenas consultores internos, que já possuem um vínculo com os demais colaboradores.
	
	
	Esta é uma questão muito complexa, de forma que não há como atuar preventivamente.
	
Explicação:
A transparência na implementação de uma Consultoria Interna é fundamental, para que seja minimizada as resistências e o consultor interno consiga fluir com tranquilidade e eficiência entre os processos e os colaboradores da organização.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A Consultoria Interna de RH envolve alguns riscos e oportunidades para eficácia do processo. O conhecimento sobre a cultura da organização,a facilidade de acesso à área do cliente traz alguns riscos. Marque um dos riscos que pode ocorrer através da Consultoria Interna de RH:
	
	
	
	disponibilidade do consultor interno.
	
	
	possibilidade de feedback mais frequente. 
	
	
	falta de neutralidade para tratar problemas do cliente, por parte do profissional do RH.
	
	
	relação de confiança entre consultor interno e cliente.
	
	
	prontidão para identificar necessidades do cliente.
	
Explicação:
O CI de RH, por ser um funcionário regular da organização, pode perder a clareza na avaliação de cenários e na execução de colaboradores do quadro funcional, dada a sua proximidade a ambos. A isenção é busca constante deste profissional. 
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A consultoria interna de RH pode proporcionar oportunidades e riscos para a organização. Riscos aos quais o consultor interno de RH está sujeito são, por exemplo, sofrer pressão dos executivos da organização, sofrer preconceito dos colegas, ou ainda, ser desacreditado por ambos. Contudo, lançar mão da consultoria interna também proporciona grandes oportunidades. Uma delas pode ser identificada a seguir. Após ler atentamente todas as alternativas, identifique aquela que expressa corretamente uma destas oportunidades:
	
	
	
	Mesmo muito próximo aos empregados, o consultor interno tem suas limitações de ordem hierárquica e técnica, visto que não domina todas as atividades de todas as áreas da organização. Sua atuação, portanto, fica limitada à área de RH de onde partem as ordens para que os gestores de áreas, ou de departamentos, viabilizem as mudanças por eles requeridas e necessárias identificadas por seus colaboradores. Cabe ao consultor interno de RH avaliar se tais mudanças são possíveis com base nos seus conhecimentos sobre a cultura organizacional.
	
	
	Os custos da consultoria interna são muito baixos. Por isso, os executivos podem dispor da verba que seria aplicada na contratação de consultor externo para outra finalidade. Surge, desta forma, grandes oportunidades de investimento que, quase sempre, proporcionam ganhos de capital importantes para a organização.
	
	
	É incontestável que a grande oportunidade que surge com o uso da consultoria interna é a de poder conhecer melhor a qualidade da gestão dos executivos. O consultor interno possui total autonomia e isenção permitindo a ele apontar claramente as falhas, sejam técnicas, sejam de comportamento, dos executivos podendo corrigi-las utilizando, se necessário, sua autoridade dentro da estrutura organizacional.
	
	
	As soluções encontradas para os problemas e seus efetivos resultados podem ser melhor acompanhados e avaliados tanto pelo consultor interno como pelo cliente, considerando a proximidade e a presença constante do consultor no local do trabalho. A avaliação imediata, consequência dessa proximidade, permite ajustes e correções mais rápidas e precisas, sempre que for o caso.
	
	
	Compreendendo o mercado de trabalho o consultor interno procura identificar as potencialidades do cliente e amplia-las com a aplicação de metodologias de mentoring e coaching. Desta forma, garante o maior desempenho dos empregados, melhorando a sua qualificação para quando ele deixar a organização.
	
Explicação:
A consultoria interna quando implementada na organização, tende a gerar resultados significativos, tanto em seus processos internos e na qualidade da interação de seus colaboradores, quanto nos resultados produtivos e financeiros da organização. 
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O ambiente do trabalho, tanto em seus aspectos operacionais como comportamentais, é o contexto em que desmotivações, insatisfações e conflitos surgem comprometendo o desempenho setorial. A presença do consultor interno de RH, qualificado para identificar esses sintomas adversos ao bom andamento do trabalho, facilitará o pronto diagnóstico da situação e a ajuda eficiente ao gestor envolvido para sanar o problema. A afirmativa acima se refere a:
	
	
	
	uma consequência imprevista da Consultoria Interna.
	
	
	uma oportunidade da Consultoria Interna.
	
	
	uma situação atípica da Consultoria Interna.
	
	
	uma afirmativa que não se aplica a Consultoria Interna.
	
	
	um risco da Consultoria Interna.
	
Explicação:
A consultoria interna quando aplicada de forma eficiente e eficaz, proporcionaum ganho valorozo para a organização e para os colaboradores, inserido em seus contexto. A otimização de processos e o olhar atento e crítico do consultor proporciona ganhos significativos neste processo. 
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A dinâmica do ambiente empresarial globalizado exige que as organizações busquem novas políticas de gestão de pessoas como é o caso da Consultoria Interna de RH. Vantagens significativas resultam da presença do consultor interno de RH junto aos seus clientes e aos dirigentes das diferentes áreas organizacionais atendidas. Essa proximidade representa a oportunidade de haver o atendimento imediato das necessidades e expectativas desses clientes internos. Entretanto, existem riscos e oportunidades que devem ser considerados e ponderados. Caracteriza uma destas OPORTUNIDADES:
	
	
	
	A implantação de uma Consultoria Interna exige que haja, por parte da alta direção, divulgação da função e do papel dos consultores internos de RH, de modo a despertar a compreensão e a conscientização de todos para a importante contribuição desses profissionais o que muitas vezes não ocorre da forma adequada gerando dúvidas e insatisfações.
	
	
	O Consultor Interno, normalmente, não possui experiências em muitas organizações distintas o que, talvez, possa tornar mais lenta à tomada de decisões e a escolha da melhor opção para problemas detectados.
	
	
	O consultor interno de RH é um funcionário e conhece as características da cultura da organização, mas esta situação poderá representar um problema na medida em que precisará ser isento e discreto na proposição de alterações que sabe serem geradoras de resistências.
	
	
	A atitude neutra é uma condição exigível no desempenho do consultor interno ainda que exista o risco de haver mal-entendido por sua posição, neste sentido o fato de ser funcionário pode gerar dificuldade na manutenção desta isenção.
	
	
	Na atuação da Consultoria Interna de RH é a relação de ajuda que deve prevalecer entre o consultor e o cliente, de modo que haja a conveniente parceria na identificação, análise e busca de solução imediata para os problemas surgidos.
	
Explicação:
A questão aborda a dinâmica do ambiente empresarial globalizado, que exige que as organizações busquem novas políticas de gestão de pessoas como é o caso da Consultoria Interna de RH. Vantagens significativas resultam da presença do consultor interno de RH junto aos seus clientes e aos dirigentes das diferentes áreas organizacionais atendidas. Essa proximidade representa a oportunidade de haver o atendimento imediato das necessidades e expectativas desses clientes internos. Entretanto, existem riscos e oportunidades que devem ser considerados e ponderados. Caracteriza uma destas OPORTUNIDADES: Na atuação da Consultoria Interna de RH é a relação de ajuda que deve prevalecer entre o consultor e o cliente, de modo que haja a conveniente parceria na identificação, análise e busca de solução imediata para os problemas surgidos.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		É sabido que papel do RH tenha passado por grandes transformações nos últimos anos, mas, muitas organizações ainda continuam mantendo o antigo modelo de Administração de Pessoal. Para muitos autores, a empresa que quiser conquistar perenidade, crescer, ou até mesmo somente continuar no seu mercado de atuação, precisará rever a forma como gerencia seus talentos. Assim, os objetivos da atuação da Consultoria Interna de RH deverão ser:
	
	
	
	Valorização apenas das experiências dos funcionários. 
	
	
	Ajustamento das estratégias de RH às estratégias organizacionais preparando a empresa para o futuro. 
	
	
	Alocamento de pessoal conforme experiência, nos cargos. 
	
	
	Cumprimento das rotinas operacionais e da legislação trabalhista. 
	
	
	Valorização dos modelos de RH que privilegiam os resultados de curto prazo. 
	
Explicação:
A consultoria interna é eminentemente estratégica, e busca a melhoria contínua de seus processos e pelo aumento em sua produtividade, fomentando o crescimento empresarial e consequente aumento da competitividade junto ao contexto mercadológico na qual está inserida.