A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
26 pág.
avs fundamentos de marketing

Pré-visualização | Página 6 de 7

Produto. 
	
	Preço. 
	
	
	
	
	
	Um diretor do cinema americano usa determinado perfume que não é muito conhecido nem divulgado massivamente no mercado. Todavia, mesmo não sendo propagandeado, conhecendo-se os fundamentos de Marketing, os aspectos que possam influenciar a decisão de compra desse diretor e relacionando-os aos 4Ps, é possível dizer que o aspecto principal da compra desse perfume se deve a(o): 
		
	
	Preço. 
	
	Proximidade. 
	
	Produto. 
	
	Promoção. 
	
	Praça. 
	
	
	
	
	As organizações definem suas metas focando em vendas, lucro e satisfação do cliente com a finalidade de:
		
	
	obter lucro 
	
	fidelizar o cliente
	
	apresentar novidades sobre o produto
	
	oferecer um sortimento variado
	
	evitar danos e perdas
	
	
	
	
	Kotler (2010) define composto de Marketing ou mix de Marketing como o conjunto de ferramentas de Marketing que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos de Marketing no mercado-alvo. Quais das opções abaixo representa o composto de marketing: 
		
	
	Produto, preço, praça e promoção
	
	Produto, preço, praça e propaganda
	
	N.D.A (Nenhuma das alternativas anteriores)
	
	Produto, preço, praça, propaganda e publicidade
Aula 9 : 
	Maria planeja comemorar seu aniversário em um restaurante com seu namorado. Ela pensa em um jantar romântico. Ao analisar as opções que existem em seu bairro, ela descartou os restaurantes com muitas crianças ou com som ao vivo. De acordo com este exemplo, assinale a alternativa que analisa corretamente essa pesquisa feita por Maria:
		
	
	Restaurantes são prestações de serviço que processam informações e por esta razão Maria descartou restaurantes com som ao vivo.
	
	Na gestão de serviços, a prestação de serviços é fortemente afetada pela presença de outros clientes no mesmo ambiente no qual você está.
	
	Maria considerou fortemente a possibilidade do restaurante estar localizado em uma rua com facilidade de transporte público.
	
	Restaurantes são prestações de serviço muito perecíveis, pois a comida pode se estragar rapidamente.
	
	A presença de crianças pouco influenciará a prestação de serviços do restaurante a ser escolhido, assim como pouco influenciará a experiência que Maria e seu namorado terão.
	
	
	
	
	Considerando os conceitos sobre níveis de produto, é correto afirmar que:
		
	
	produto ampliado é aquele que possui itens adicionais, não esperados, como forma de construir diferenciação ou vantagem competitiva;
	
	produto genérico representa todo produto baseado em cópia de um produto existente, mas em forma simplificada;
	
	produto potencial é aquele recém-lançado e que apresenta inovações significativas e transformações nas formas de consumo;
	
	produto ampliado é aquele que possui várias opções para uma mesma versão a fim de atender os desejos e as expectativas dos consumidores;
	
	produto genérico é todo aquele que, embora inédito, não possui qualquer vantagem, diferencial ou marca comercial e é lançado para ser mais barato que seus concorrentes diretos.
	
	
	
	A maioria das empresas aéreas conta, hoje em dia, com programas de milhagem que bonificam seus usuários com milhas aéreas ou novos trechos de voo proporcionalmente à utilização de seus serviços. Se imaginarmos, hipoteticamente, que o resgate dos bônus ou dos trechos desta promoção só são possíveis em trechos e horários que contam com ocupação parcial de suas capacidades, visando ocupar as vagas ociosas e/ou não comercializadas, podemos entender aí a tentativa de minimizar os efeitos de uma característica dos serviços chamada:
		
	
	inseparabilidade.
	
	perecibilidade.
	
	intangibilidade.
	
	não podemos construir este paralelo, pois trata-se de um produto e não de um serviço.
	
	especialidade.
	
	
	
	
	
	Um determinado curso de inglês resolveu, como estratégia de mercado, desenvolver Dvd's interativos com seus módulos de aula, onde o aluno pode desenvolver o curso através do auto-aprendizado e ato contínuo. Resolveu disponibilizar o primeiro volume, um total de dez, gratuitamente a seus clientes potenciais. Que tipo de variáveis de serviços foram envolvidas, em ordem de ocorrência, por estas duas estratégias?
		
	
	variabilidade; inseparabilidade.
	
	inseparabilidade; intangibilidade.
	
	variabilidade; intangibilidade.
	
	intangibilidade; variabilidade.
	
	intangibilidade; inseparabilidade.
	
	
	
	
	
	Atualmente observa-se que há uma tendência de se utilizar os serviços como adicionais para incrementar produtos, aprimorando o resultado de vendas pela agregação de valor para o cliente. As características dos serviços se diferem das características dos produtos. Frente ao abordado, assinale somente a alternativa que contempla apenas características de serviços. 
		
	
	Os serviços são intangíveis, perecíveis e inseparáveis. 
	
	Os serviços são tangíveis, inseparáveis e facilmente avaliados pelos clientes. 
	
	Os serviços são intangíveis, separáveis e facilmente avaliados pelos clientes. 
	
	Os serviços são tangíveis, perecíveis e facilmente avaliados pelos clientes. 
	
	Os serviços são intangíveis, inseparáveis e o cliente nunca participa do processo de execução do mesmo. 
	
	
	
	
	
	Em muitas categorias, a distinção entre os produtos é pouco nítida. Por exemplo, se abrirmos três pacotes de farinha de trigo, de marcas diferentes, colocá-las em três potes, e pedirmos para uma pessoa dizer qual pote contêm o produto de uma marca específica, provavelmente, ela não saberá. Qual das opções abaixo lista formas de diferenciar produtos muito parecidos, como o descrito acima, na hora do cliente decidir pela compra num supermercado, por exemplo?
		
	
	Experimentação, qualidade dos produtos e promoção de vendas.
	
	Qualidade dos produtos.
	
	Marca, atendimento do supermercado e validade dos produtos.
	
	Cor, qualidade dos produtos e ambiente do supermercado.
	
	Preço, nível de serviços agregados, marca.
	
	
	
	
	Kotler é um dos autores que melhor descrevem as ações e variáveis de marketing e, segundo ele, os produtos devem ser entendidos e pensados em níveis de desenvolvimento segundo suas características e condições de satisfazer os desejos e necessidades de seu público. Para Kotler os produtos podem ser divididos em:
		
	
	núcleo - básico - esperado - especial - potencial.
	
	núcleo - genérico - geral - especial - potencial.
	
	benefício - genérico - esperado - amplificado - especial.
	
	benefício - genérico - esperado - ampliado - potencial.
	
	núcleo - genérico - básico - especial - ampliado.
	
	
	
	
	A introdução do video-tape, através do qual se consegue registrar e gravar um material em vídeo, mudou a história da televisão, fazendo com que a programação não mais tivesse a exigência e a necessidade incondicional de ser gerada "ao vivo". Isto representou a quebra de uma importante característica inerente aos serviços, ao fazer com que programas pudessem ser pré-gravados para "ir ao ar". Qual a característica de serviços envolvida nesta ação e que teve sua condição alterada neste segmento?
		
	
	intangibilidade;
	
	inseparabilidade;
	
	perecibilidade;
	
	variabilidade.
	
	heterogeneidade;
	
Aula 10 : 
	(Eletrobrás - 2005) Uma teoria bastante conhecida em Marketing aborda o assunto Ciclo de Vida do Produto (CVP). O gráfico abaixo ilustra o CVP e suas quatro etapas. 
A estratégia proposta correta é:
		
	
	A fase I permite que a empresa seja bastante agressiva em suas estratégias de marketing, pois significa que não há restrições

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.