Buscar

RELATORIO DE ESTÁGIO SUPERVIONADO

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO
INTERNACIONAL UNINTER
FERNANDA FREITAS GARCIA, 1794590, 2017/02
ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBSERVAÇÃO: SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 
IBIASSUCÊ
2018
CENTRO UNIVERSITÁRIO
INTERNACIONAL UNINTER
FERNANDA FREITAS GARCIA, 1794590, 2017/02
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Relatório de Estágio Supervisionado - Ensino Fundamental: Investigação do contexto escolar e observação de aulas apresentado ao curso de licenciatura em Letras – língua potuguesa do Centro Universitário Internacional UNINTER.
IBIASSUCÊ
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ..............................................................................................03
A ESCOLA ESTAGIADA ..............................................................................04
Identificação da escola estagiada...................................................................04
Concepção pedagógica da escola .................................................................05
Caracterização Estrutural ...............................................................................06
 Corpo Docente ..............................................................................................07
CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................08
REFERÊNCIAS ..............................................................................................09
 INTRODUÇÃO
Estágio é uma formação curricular que consiste em relacionar teoria e prática, ampliando a visão do aluno sobre o mecanismo de ensino adotado em sala de aula 
no processo de ensino aprendizagem. O Estágio de observação- séries finais do ensino fundamental, realizado no Centro Educacional de Ibiassucê, localizado no estado da Bahia.
O estagio foi realizado em 26 de fevereiro a 22 de maio de 2018, totalizando às cem horas. Sob a supervisão do professor Adnaldo Guimarães de Azevedo com graduação em letras, onde efetuaram-se diversas atividades.
A metodologia utilizada para realização do estagio foi uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo visando alcançar os objetivos propostos. A pesquisa de campo foi realizada na escola Centro Educacional de Ibiassucê, inicialmente faremos a identificação da escola estagiada e sua concepção pedagógica adotada.
Desenvolvemos um roteiro de observação do Estagio supervisionado caracterizando os espaços observados,os profissionais que atuam na escola, a turma estagiada, o perfil do professor observado, as aulas assistidas e as atividades de avaliação. 
A ESCOLA ESTAGIADA 
2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA 
 
O Estágio supervisionado – Ensino fundamental II, foi realizado no Centro Educacional de Ibiassucê, situado na Avenida Castro Alves, numero 09, bairro Centro, CEP. 46.390-000 localizada na cidade de Ibiassucê no estado da Bahia. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone 77 3465 2578 e do e-mail: CEI.edu@bol.com.br.
A escola oferece atendimento ao Ensino Fundamental II no período matutino, vespertino e noturno.
A instituição atende 775 alunos, dentre estes 03 são de inclusão.
O estágio foi realizado no período de 26 de fevereiro a 22 de maio no período matutino sendo observada a turma Érico Veríssimo do 7º ano. 
2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA 
A concepção pedagógica da instituição visa no fazer pedagógico onde o destaque central se conduz na figura do professor para o aluno onde o conhecimento só se faz sentido quando há a participação do aluno. 
Nesse sentido o centro Educacional de Ibiassucê CEI tem como objetivo acolher os estudantes valorizando o sujeito e o seu processo de formação humana. O adolescente participa como sujeito histórico produto dessa cultura. Por meio da interação entre se, assim se descobrem o mundo, experimentando e criando novos significados para sua interação nesse mundo.
Consultando o PPP ( Projeto Político Pedagógico) do Centro Educacional de Ibiassucê, o projeto do mesmo é organizar o trabalho pedagógico da escola, visando preparar o aluno para o mercado de trabalho, exercício da cidadania e para o seguimento dos estudos contando com uma equipe de profissionais complementares com capacidade de planejar, executar e avaliar as ações diariamente.
A equipe de educação desta escola tomaram como referência para concepção curricular, a vida do homem em sociedade. O desafio é possibilitar a todos os que ensinam e aos que aprendem a oportunidade de vivenciar e compreender a experiência da diferença entre todas as pessoas no qual faz sujeito de sua própria aprendizagem e produtor de conhecimentos a partir de suas próprias experiências e valores humanos, políticos, sociais, éticos e culturais.
Com a evolução da sociedade surgiu à necessidade de buscar novas estratégias de organização, planejamento e desenvolvimento de ensino, tendo como objetivo preparar o ser humano para que seja capaz de assumirem papéis sociais, compreender a si mesmo e o relacionamento com o mundo para assim poder saber sobre os seus direitos e deveres. A execução deste projeto é super importante, pois é através dele que podemos alcançar os resultados esperados pela comunidade escolar, pois sabemos que atingindo esses objetivos e metas garantindo a eficácia das ações desenvolvidas proporcionando aos educando uma evolução de qualidade, com a participação da família e da sociedade envolvendo os interessados nas várias etapas do processo, garantindo sua efetividade, no qual busca uma eficácia para com o educando.
 CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL 
A escola estagiada está localizada na região oeste da cidade. O estágio ocorreu nos dias 5 a 12 de março 2018. A turma observada foi a Érico Veríssimo do 7º ano do ensino fundamental II do Centro Educacional de Ibiassucê-Ba, com o total de 29 alunos, sendo 16 meninos e 13 meninas no qual esses alunos não apresentam visibilidade nenhuma de deficiência, os mesmos se interagem muito bem, não há grupos isolados e são participativos.
A observação na sala de aula foi observada que a sala e bastante ventilada, espaço e iluminação adequada, localização excelente com situação de organização e limpeza apropriada. Os móveis sempre é mudado de posições de acordo a necessidade do professor para realização das suas atividades. 
Observei que o professor desenvolve meios para que o alunado possa aprender e se tornar cidadãos capazes de se apropriar e construir seus próprios conhecimentos.
O perfil do educador é excelente, conduz a classe com segurança e muita paciência, possuidor de um conhecimento disciplinar com vasta experiência com os alunos, fazendo com que os mesmos se interessa pelo assunto exposto, utiliza linguagem adequada de acordo com a faixa etária de cada turma, de forma clara que facilita a aprendizagem dos alunos, usa sempre a linguagem padrão nas aplicações das atividades desenvolvidas na classe, sua atitude é coerente, espontânea e muito gentil e estar sempre preocupado com o aprendizado e o bem estar dos seus alunos.
O professor procura orientar os alunos quanto aos erros cometidos por eles e os mesmos aceitam muito bem a intervenção, dar espaço para eles opinar sobre o conteúdo trabalhado, estimulando a participação de todos e a troca de saberes um com o outro.
Os conteúdos trabalhados em sala de aula seguem um plano de curso e projetos que são explanados durante cada unidade, dessa forma busca envolver a turma nos conteúdos que são propostos nos planos e intercala com o projeto tais como: saúde, festa junina, copa do mundo, meio ambiente, aniversário da cidade entre outros.
O docente apresenta a turma com trajes adequado ao seu trabalho, suas aulas são dinâmicas com utilização de recursos tecnológicos disponível na escola tais como data show, slides, televisão, aparelho de som entre outros.
É uma turma heterogênea, alguns dos alunos são muito falantes, porem outros mais tímidos e todos possuem cadeiras individuais, o que faz com que todos interageme ajudam os colegas com dificuldades de aprendizagem.
A metodologia aplicada durante as aulas facilitam o desenvolvimento dos alunos contribuindo assim para a valorização das relações entre informações e conhecimentos, propondo aos alunos atividades em grupo, produção de texto escrito, debates em equipe, roda de leitura entre outros.desta forma promovendo uma interação entre os mesmos preparando-os para uma sociedade consciente. Outros pontos relevantes foram a conferencia entre professores, alunos, gestores e funcionários e com isso dar para ver a preocupação de todos para uma educação de qualidade.
2.4 CORPO DOCENTE 
 Para fazer parte do corpo docente desta instituição necessitam serem licenciados na área que vai atuar, grande parte desde professores tem pós-graduação e alguns são mestres na área da educação. Tem profissional de letras ( Português e Inglês), Matemática, Biologia, geografia, História, Física, educadores físicos, coordenadores pedagógicos, psicólogo e entre outros. 
O corpo docente está muito preocupados com o bem estar dos seus alunos, buscam sempre conhecer o dia a dia destes, dentro da família e da comunidade, onde moram, para assim melhor ajudar esse adolescente a superar seus problemas, porque às vezes problemas familiares e sociais prejudicam a vida escolar do ser humano.
Os professores de Português esperam que o aprendizado continue para tornarem os alunos bons profissionais, que façam a diferença para a sociedade.
3.CONSIDERAÇÕES FINAIS 
O Estágio Supervisionado nos cursos de licenciatura é um momento essencial para o futuro docente, pois o estágio é uma atividade que trouxe inúmeros benefícios para agregar a aprendizagem, para a melhoria da docência e também para estagiários tomar consciência que os conhecimentos não estão somente nos livros e sim com a interação entre professores alunos e comunidade.
Dessa forma pode se concluir que o estágio supervisionado é muito importante na formação profissional uma vez que o professor, enquanto sujeito da própria formação, adquirem seus saberes ancorados na superação da fragmentação do conhecimento favorecendo a visão e o trabalho compartilhado no contexto educacional.
O Estágio Supervisionado é importante no sentido de mostrar ao professor a realidade de uma sala de aula, e se esta será a sua vocação para educador, e se esta é a profissão que ele irá seguir. Permitindo que se torne professor somente aqueles estudantes que queriam realmente essa profissão, assim o mercado de trabalho receberá apenas aqueles profissionais que almejam passar conhecimentos.
Outra questão relevante para o estagiário está no fato de o mesmo saber o que encontrar quando se tornar docente, terá uma visão de como é trabalho dos outros professores.
Durante o estágio supervisionado em licenciatura em Letras foi possível observar que a instituição escolar busca um ensino de qualidade e incentiva seus alunos a buscar o conhecimento através de pesquisas e com questões do dia a dia, e procura atender as necessidades dos alunos e suas curiosidades.
Podemos observar que a escola, pais, funcionários, comunidade e professores estão sempre buscando formas de melhor atender os alunos e propõe idéias e projetos que buscam melhorar a vida escolar deste, ou até mesmo que capacitem para um futuro enquanto cidadãos críticos, participativos, capazes de compreender e atuar sobre a realidade em que vivem.
Realizar o estágio supervisionado em Letras me ajudou a entender o quão importante é saber trabalhar com as diferenças que existem fora e principalmente dentro da escola, buscando sempre um atendimento igualitário a todos os usuários de uma escola, sejam alunos, professores e demais funcionários, ou até mesmo da comunidade em geral.
Mostrando que é capaz de trabalhar com as diferenças existentes no meio do trabalho, na sala de aula, ou mesmo na sociedade em geral.
Podemos concluir com isto, que o estágio supervisionado funciona como uma forma de inclusão dos estudantes universitários à realidade e vivência de uma escola. Visto que esse contato é de fundamental importância para a formação do novo professor. Também é no estágio que temos contato com um plano pedagógico, passa a conhecer um pouco mais sobre a jornada pedagógica e passa a conhecer vários outras coisas que vai além da sala de aula. 
REFERÊNCIAS 
CENTRO Universitário UNINTER, Manual de estágio supervisionado observação e prática séries finais do ensino fundamental. Disponível em: <HTTPS:://univirtus.uninter.com/Ava/wele/roa/>. Acesso em 27 de novembro de 2017.
SILVA, Rita do Carmo poll da- A lingüística textual e a sala de aula . Curitiba Ibpex 2011.

Continue navegando