Buscar

Cultura e Antropologia: Não há Indivíduos 'Cultos' ou 'Incultos'

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Segundo Roque Laraia, a partir do paradigma antropológico, cultura é: “[...] em seu amplo sentido etnográfico, este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou quaisquer outras capacidades ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade” (LARAIA, 2000 p. 17).
Levando em consideração o que você aprendeu na Unidade 1, é possível afirmar, do ponto de vista Antropológico, que existem indivíduos “cultos” ou “incultos”? Justifique sua resposta.
No que diz respeito à Antropologia não são utilizados os termos “cultos” ou “incultos” para determinar juízos de valores aos povos pesquisados, pois cada povo independente de sua localização, possui características próprias, que inclui seus valores morais, crenças religiosas, manifestações artísticas e culturais, comportamentos e costumes. A Antropologia estuda o ser humano, tanto no campo cultural como no campo biológico, porém, sem interferir na sociedade ou região que está sendo pesquisada. Por exemplo, na cultura brasileira, apertamos as mãos quando nos conhecemos, tanto homens como mulheres, o que na cultura mulçumana, não ocorre, pois eles não tocam em mulheres que não sejam da própria família, essa prática vai contra seus costumes, pois para eles mulheres são como “diamantes” preciosos e não podem ser tocadas indevidamente. Isso não que dizer que os mulçumanos não sejam “cultos” ou “incultos” por não apertarem as mãos de outras mulheres que não sejam de sua família.

Continue navegando