apol educacao e novas tecnologias nota 100
6 pág.

apol educacao e novas tecnologias nota 100


DisciplinaPedagogia107.379 materiais625.147 seguidores
Pré-visualização1 página
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cA informática tem chegado ao campo educacional por diversos caminhos, alguns mais espinhosos do que outros. Correndo o risco de uma simplificação excessiva \u2013 como toda classificação \u2013 podemos identificar 5 momentos, etapas (ou ondas) desse relacionamento de temor e fascínio entre a escola e os computadores\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NETO, Antonio S. As Cinco Ondas da Informática Educacional. Educação em Movimento, v.1, n.2, mai./ago. 2002, 2002. p.12.
Tomando como referência fragmento acima e os conteúdo do livro-base Educação e novas tecnologias: um (re)pensar, sobre essas ondas, é correto afirmar que:
	
	A
	a internet é a última onda que surgiu e se caracterizou como uma grande inovação.
	
	B
	a informática básica é a terceira onda e tinha, como pressuposto teórico, a prática pedagógica construcionista.
	
	C
	A primeira onda diz respeito ao uso do software LOGO, cujo potencial de aprendizagem encontrou respaldo no construcionismo.
	
	D
	A quarta onda foi marcada pelo surgimento de escolinhas de informática que tinham, como objetivo, favorecer a inclusão digital.
	
	E
	A aprendizagem colaborativa foi o movimento presente na primeira onda.
Leia a seguinte passagem de texto:
\u201cMuitas vezes as tecnologias chegam à escola não por escolha do professor, mas por imposição [...]. Desta forma, para utilizar a tecnologia mais recente, o professor colocou de lado o conhecimento das outras tecnologias tradicionais. Talvez não tenha aprendido a usar tecnologias como o computador, mas pode também ter deixado de valorizar tecnologias simples como o quadro de pregas, por exemplo, que podem oferecer, dependendo do uso, desafios e possibilidades interessantes de construção do conhecimento\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: POCHO, Claudia Lopes; AGUIAR Márcia de Medeiros; SAMPAIO, Marisa Narcizo; LEITE Ligia Silva (coords.). Tecnologia Educacional: descubra suas possibilidades em sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. p. 13.
De acordo com a passagem acima e os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: um (re)pensar, assinale a alternativa que apresenta corretamente exemplos de tecnologias dependentes:
	
	A
	Cartaz, álbum seriado, computador e televisão.
	
	B
	Flanelógrafo, mural, quadro de giz e cartaz.
	
	C
	Computador, televisão, smartphone e rádio.
	
	D
	Quadro de giz, televisão, computador e telefone.
	
	E
	Cartaz, rádio, computador e televisão.
Leia a citação a seguir:
\u201cCada docente pode encontrar sua forma mais adequada de integrar as várias tecnologias e os muitos procedimentos tecnológicos. Mas também é importante que amplie, que aprenda a dominar as formas de comunicação interpessoal/grupal e as de comunicação audiovisual/telemática\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, José Manuel et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000. p. 32.
De acordo com a citação acima e os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: um (re)pensar sobre a classificação das tecnologias em dependentes e independentes, é correto afirmar que:
	
	A
	O rádio é considerado uma tecnologia independente, pois sua utilização é de fácil acesso à população das diferentes camadas sociais.
	
	B
	A televisão é uma tecnologia independente, pois necessita de elementos eletrônicos para funcionar.
	
	C
	Televisão, computador e quadro de giz são tecnologias dependentes, pois precisam do professor para poder funcionar.
	
	D
	Como exemplo de tecnologia dependente, temos o mural.
	
	E
	O flanelógrafo é um exemplo de tecnologia independente.
Leia a passagem de texto a seguir:
\u201cO grande salto na popularização da informática [...] veio com o microcomputador, computador pessoal ou PC, que surge em 1978, pouco mais de três décadas depois do ENIAC. Os primeiros e mais famosos eram o Apple II, o Commodore e o TRS-80. O IBM PC só chega em 1981\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SIQUEIRA, Ethevaldo. Para compreender o mundo digital. São Paulo: Globo, 2008. p. 79.
De acordo com a passagem acima e com o livro-base Educação e novas tecnologias: um (re)pensar, o que causou a popularidade do microcomputador? Assinale a alternativa correta:
	
	A
	A utilização dos dispositivos magnéticos, chamados relés.
	
	B
	O surgimento do transistor, que era menor e mais rápido que a válvula até então utilizada.
	
	C
	A criação de programas dedicados à edição de textos, às planilhas, à comunicação.
	
	D
	As válvulas usadas para seu funcionamento.
	
	E
	A possibilidade de serem operados apenas por seus projetistas.
Leia a informação a seguir:
\u201cOs procedimentos didáticos, nesta nova realidade, devem privilegiar a construção coletiva dos conhecimentos mediados pela tecnologia, na qual o professor é um partícipe pró-ativo que intermedeia e orienta esta construção\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Elaine Turk. O professor e as tecnologias educacionais. In: Ser professor. ENRICONE, Delcia (org.). 6 ed. Atual: Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. p. 43.
Considerando a citação apresentada e os conteúdos da rota de aprendizagem da disciplina Educação e novas tecnologias: um (re)pensar, sobre os três grandes grupos em que as tecnologias podem ser divididas, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.
(1) Físicas
(2) Organizadoras
(3) Simbólicas
(  ) Como a comunicação acontece (organização dos idiomas escritos e falados)
(  ) Formas como as pessoas se relacionam com o mundo e como os sistemas produtivos são organizados.
(  ) Inovações usadas no cotidiano (livros, lápis, celulares, computadores etc.).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta;
	
	A
	1 \u2013 2 \u2013 3
	
	B
	1 \u2013 3 \u2013 2
	
	C
	2 \u2013 1 \u2013 3
	
	D
	2 \u2013 3 \u2013 1
	
	E
	3 \u2013 2 \u2013 1
Carlos
Carlos fez um comentário
Preciso de materiais mas não visualizo
0 aprovações
Carregar mais