Buscar

estudo dirigido proc bio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

1. Descreva o que defende a teoria da endossimbiose? Defende que as mitocôndrias e os cloroplastos, importantes organelas dos organismos eucariontes , surgiram a partir de uma relação de simbiose entre duas células, sendo uma delas de maior dimensão que absorveu a outra por meio de fagocitose. 
2. Quais as diferenças entre células eucariontes e procariontes? Nas células eucariontes, o material genético encontra-se envolvido por uma membrana chamada carioteca e possui diferentes organelas enquanto que na célula procarionte, o material genético encontra-se disperso no citoplasma e só possui alguns ribossomos. 
3. É correto afirmar que no corpo humano podemos encontrar células eucariontes e procariontes? Justifique . Sim. Porque existem várias bactérias, seres procariontes, que vivem em nosso corpo. Algumas em caráter permanente que nos auxiliam a regular o ambiente, por exemplo, do intestino ou da vagina. Enquanto outras nos prejudicam causando infecção. 
4. O que são proteínas? São moléculas orgânicas muito grandes (polímeros), formadas por aminoácidos (monômeros) que executam várias funções. Como são classificadas quanto a sua estrutura? São classificadas em primária, secundária, terciária e quaternária. Descreva -as. Primária – os aminoácidos estão ligados de forma linear /Secundária – são estruturas primárias dobradas sobre si mesmas em forma de hélice /Terciária – são estruturas secundárias ligadas em formato tridimensional/Quaternária – são várias estruturas terciárias ligadas entre s 
5. Quais as funções das proteínas? Cite exemplos. Estruturais – colágeno, elastina Energética – energia para o corpo após reserva de carboidratos e lipídios Defesa – anticorpos (trombina) Enzimáticas/Catalisadoras – lactase Transporte – hemoglobina Contrátil – miosina Coagulação – fibrina Hormonal – insulina Reconhecimento – glicocálix 
6. O que são enzimas? São tipos de proteínas (exceto ribozima) que aceleram e facilitam as reações químicas que ocorrem no interior da célula. Cite os passos da reação enzimática. A enzima específica para cada substrato, possui um sítio ativo onde o substrato se “encaixa” ; a energia liberada pela enzima acelera a reação química no substrato dando origem aos produtos sem que a enzima seja consumida no processo. 
7. O que são carboidratos? Chamados também de açúcares ou glicídios. São moléculas formadas por carbono, hidrogênio e oxigênio. Qual a sua principal função no organismo? Energética. É a 1ª fonte de energia para o corpo mas não é o mais energético.
8. Quais são os componentes do núcleo celular? Envoltório nuclear (carioteca) - membrana dupla e lipoprotéica que protege o material genético Poro nuclear – por onde entram essa em substâncias Nucleoplasma – fluido onde o material genético está mergulhado Cromatina – material genético descondensado Nucléolo - região do DNA com alta síntese de RNA ribossômico 
9. O que são nucleossomos? São regiões do DNA compostas por duas espirais do material enroladas em torno de um disco proteico (histonas)
10. Cite os componentes, principais características e a função da membrana plasmática. Lipídios (fosfolipídios que formam a membrana), Proteínas (integrais e periféricas que atuam no transporte de substâncias abrindo canais ou se ligando a elas) e glicídios (auxiliam na identificação das células) A membrana plasmática é formada por uma dupla camada de fosfolipídios que se agrupam de acordo com suas características hidrofílicas (cabeça) e hidrofóbicas (cauda) agindo como uma barreira seletiva que permite ou não a entrada/saída de substâncias na célula
11. Quais os tipos de transporte ocorrem através da membrana plasmática? Transporte Passivo – sem gasto de energia porque ocorre a favor do gradiente de concentração/ Difusão Simples: os solutos são transportados sem o auxilio de proteína transportadora /Difusão Facilitada: os solutos são transportados com o auxilio de proteína transportadora Transporte Ativo – há gasto de energia porque o corre contra o gradiente de concentração; é necessário o auxílio de proteínas transportadoras.
12. Descreva os tipos de transportadores. Proteína de Canal – forma um canal aquoso na membrana da célula por onde são movimentados os íons ou moléculas Proteína Carreadora – se liga à substância que precisa ser transportada carregando-as para dentro ou fora da célula 26. Quais fatores influenciam na fluidez da membrana plasmática? Quantidade de duplas ligações nas caudas hidrofóbicas dos lipídios: quanto maior o número de insaturações, mais fluida a membra na pois maior será a possibilidade de “espaços” entre moléculas vizinhas. Concentração de colesterol: quanto mais colesterol, me nos flui da. O colesterol, por ser menor e mais rígido, interage mais fortemente com os lipídeos adjacentes, diminuindo sua capacidade de movimentação. Temperatura: quanto mais alta ou baixa, mais ou menos fluida será a membrana, respectivamente .