Buscar

RESUMÃO PROCESSOS TRABALISTAS

Prévia do material em texto

Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Leia atentamente o excerto a seguir:
“Os princípios poderiam ser considerados como fora do ordenamento jurídico, pertencendo à ética. Seriam regras morais, regras de conduta que informariam e orientariam o comportamento das pessoas. Entretanto, os princípios têm características jurídicas, pois se inserem no ordenamento jurídico, inspiram e orientam o legislador e o aplicador do direito. [...]
Os princípios são proposições básicas que fundamentam as ciências. Para o direito, o princípio é seu fundamento, a base, a estrutura, o fundamento que irá informar e inspirar as normas jurídicas”.
Martins, S. P. Curso de Direito do Trabalho. São Paulo: Atlas, 2013, p. 65.
 
Tomando como base as ideias apresentadas neste excerto, é possível compreender a importância dos princípios do Direito do Trabalho para a interpretação e a resolução de conflitos.                                                                                                                                                                                                                     
 
Assim, levando-se em conta os princípios que regem o Direito do Trabalho, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
 
I. (  ) O princípio da proteção considera que os trabalhadores devem ser protegidos em relação ao empregador, pois estão em posição jurídico-econômica inferior.
II. (  ) O princípio da irrenunciabilidade dos direitos trabalhistas considera que o empregado pode abdicar de seus direitos se considerar conveniente.
III. (  ) O princípio da continuidade da relação de emprego determina que a regra é a continuidade do vínculo trabalhista.
IV. (  ) O princípio da proteção prioriza os documentos escritos em detrimento dos fatos, ainda que tais fatos sejam mais favoráveis ao trabalhador.
V. (  ) O princípio tutelar determina que, quando existem duas normas aplicáveis a uma situação, prevalece a legislação ou norma mais favorável.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
V, F, V, F, V.
	
	
	
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Leia atentamente o excerto a seguir:
“[...] o Direito do Trabalho estrutura em seu interior, com suas regras, institutos, princípios e presunções próprias, uma teia de proteção à parte hipossuficiente na relação empregatícia – o obreiro – visando retificar (ou atenuar), no plano jurídico, o desequilíbrio inerente ao plano fático do contrato de trabalho”.
DELGADO, M. G. Curso de Direito do Trabalho. São Paulo: LTr, 2006, p. 198.
 
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo trabalhado pelo texto-base, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. A situação de desequilíbrio econômico entre empregado e empregador torna necessário que a legislação crie uma vantagem jurídica para o empregado.
Porque
II. A dignidade humana é um direito constitucional que, sem amparo legal, poderia ser violada na relação de trabalho em função da fragilidade dos empregados na relação com os empregadores.
 
Agora, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
	
	
Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Leia atentamente o trecho a seguir:
“Trabalho versus escola parece ser o dilema proposto, inevitavelmente, neste debate. Os padrões internacionais vigorantes indicam que o trabalho precoce consolida e reproduz a miséria, inviabilizando que a criança e o adolescente suplantem suas deficiências estruturais através do estudo. Por isso é que a Organização Internacional do Trabalho [OIT] recomenda a proibição de qualquer trabalho anteriormente à idade de quinze anos (Convenção 138 da OIT)”.
DELGADO, M. G.  Curso de Direito do Trabalho. São Paulo: LTr, 2006. p. 783.
 
Com relação ao trabalho do menor de idade, analise as afirmativas a seguir.
 
I. É proibido qualquer trabalho aos menores de 16 anos de idade, salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos.
II. O contrato de aprendizagem tem por objetivo garantir a formação técnico-profissional necessária ao desenvolvimento do jovem de 12 a 16 anos de idade.
III. Para fins da proteção trabalhista, considera-se menor o trabalhador com idade entre 12 e 16 anos.
IV. O trabalho do menor possui direitos previdenciários e trabalhistas.
V. Há proteção constitucional do menor com relação à garantia do trabalhador adolescente à escola.
 
Está(ão) correta(s):
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
somente as afirmativas I, IV e V.
	
	
	
Pergunta 4
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Leia atentamente o trecho a seguir:
“A responsabilidade social empresarial é apontada como um fenômeno que está obrigando as empresas a repensar seu papel e a forma de conduzir seus negócios; ela não se resume ao financiamento de projetos sociais no entorno imediato de empresa. Trata-se de uma atitude global, socialmente responsável e ética em todas as relações, seja com a comunidade, os trabalhadores, fornecedores, clientes, governo e meio ambiente”.
ROCHA, F. Cidadania empresarial: um caminho sem volta. ResponsabilidadeSocial.com, ed. 4, maio 2003. Disponível em: <www.responsabilidadesocial.com/artigo/cidadania-empresarial-um-caminho-sem-volta>. Acesso em: 02/05/2016.
 
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo trabalhado pelo texto-base, analise as afirmativas a seguir e identifique aquelas que descrevem corretamente aspectos da responsabilidade socioambiental.
 
I. A definição da missão e dos valores da empresa, considerando o meio ambiente interno e externo, é uma ação de responsabilidade socioambiental.
II. A responsabilidade socioambiental é um gesto de caridade, destinado aos mais pobres.
III. A responsabilidade socioambiental representa desafios éticos para os diversos aspectos do negócio.
IV. A responsabilidade socioambiental inclui o cuidado com as pessoas e com a sustentabilidade, relacionada ao aproveitamento de recursos.
 
Estão corretas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
somente as afirmativas I, III e IV.
	
	
	
Pergunta 5
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
“As comissões de conciliação prévia poderão ser constituídas por grupos de empresas ou ter caráter intersindical. Assim, as empresas e os sindicatos podem instituir as referidas comissões, de composição paritária, com representantes dos empregados e os empregadores [...].”
Vianna, C. S. V. Manual Prático das Relações Trabalhistas. São Paulo: LTr, 2009, p. 534.
 
O objetivo da lei que criou as Comissões de Conciliação Prévia – CCP foi o de permitir que os conflitos fossem resolvidos imediatamente. Considerando essas informações e o conteúdo do texto-base, sobre as Comissões de Conciliação Prévia – CCP é correto dizer que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
têm por objetivo negociar e solucionar conflitos antes que seja instaurada a ação trabalhista.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Leia atentamente o excerto a seguir:
“As normas e condições de trabalho previstas em convenções coletivas acumulam-se com as das leis, nisso consistindo o particularismo da teoria das fontes formais de direito do trabalho. Acumular significa substituir, mas não por dizer somar ou duplicar um direito já previsto em lei. Coexistindo lei e convenção sobre o mesmo direito, prevalece o que for mais favorável ao trabalhador”.
NASCIMENTO, A. M. Iniciação ao Direito do Trabalho. São Paulo: LTr 2013, p. 95.
 
A existência conjunta de diferentes fontes de direitos é uma característica do Direito do Trabalho. A partir do que você aprendeu sobre o conteúdo do texto-base, assinale a alternativa que apresenta e descreve corretamente uma das fontes de direitos trabalhistas que estudamos.
	
	
	
	
		RespostaSelecionada:
	a.
Os acordos coletivos de trabalho são instrumentos normativos firmados entre uma ou mais empresas e o sindicato que representa a categoria profissional de seus trabalhadores.
	
	
	
Pergunta 5
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Leia atentamente o trecho a seguir.
“A prática do Assédio Moral é visto [sic] como um problema de saúde pública e um dos novos riscos no mundo do trabalho – devido ao alto índice de suicídios – uma preocupação presente em todas as áreas e que mobiliza gestores de empresas públicas e privadas.
Como acontece o assédio moral
A prática é reconhecida por diversos órgãos como a Organização Mundial de Saúde (OMS) que a define como ‘o uso deliberado de força e poder contra uma pessoa, grupo ou comunidade que causa danos físicos, mentais e morais através de poder ou força psicológica gerando uma atitude discriminatória e humilhante’.
Em sua maioria, impera em um ambiente de excessiva competitividade, sustentados por relações hierárquicas assimétricas e desiguais, que gera rivalidade entre os funcionários. ‘O assédio ocorre independente do sexo, idade, cor e cargo. Qualquer pessoa pode ser vitimizada’, afirma a médica da USP [Universidade de São Paulo, drª. Margarida Barreto]”. 
ASSÉDIO moral: violência contra o trabalhador. Sindicado dos Farmacêuticos do Estado de Minas Gerais (Sinfarmig), s.d. Disponível em: <www.sinfarmig.org.br/not%C3%ADcias/547-ass%C3%A9dio-moral-viol%C3%AAncia-contra-o-trabalhador.html>. Acesso em: 02/05/2016.
 
É grande a preocupação dos legisladores, dos órgãos de direitos humanos, dos profissionais do direito e da saúde em relação a identificação, prevenção e repressão do assédio moral. Sobre essa prática, podemos afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a.
caracteriza-se por condutas abusivas praticadas repetidamente contra os empregados, ferindo sua dignidade e integridade física ou psíquica.
	
	
	
Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Analise o excerto a seguir.
“Quando o empregado perde o direito às férias, inicia-se uma nova contagem de período aquisitivo. Nesse ponto a CLT declara (art. 133, § 2o): ‘iniciar-se-á o decurso de novo período aquisitivo quando o empregado, após o implemento de qualquer das condições previstas neste artigo, retornar ao serviço’”.
NASCIMENTO, A. M. Iniciação ao Direito do Trabalho. São Paulo: LTr, 2013. p. 329.      
 
Alguns afastamentos durante o período aquisitivo podem gerar perda total ou de parte do direito às férias. Assim, com relação ao direito às férias em situações de faltas ou afastamentos diversos, faça as devidas correspondências a seguir.
 
1. Casos em que o empregado perderá o direito ao período de férias
2. Casos em que, mesmo com a falta ou afastamento, o empregado não perderá o direito ao período de férias
 
(  ) Se o empregado faltar injustificadamente por 30 dias no período de um ano. 
(  ) Se o empregado permanecer em licença por período superior a 30 dias e recebendo salário.   
(  ) Se o empregado não trabalhar, mesmo recebendo salário, por período superior a 15 dias e inferior a 30, em ocasião de paralisação parcial ou total dos serviços da empresa.
(  ) Se o empregado se afastar do trabalho durante o período aquisitivo, em razão de doença ou acidente de trabalho, por seis meses ou mais, contínuos ou não, recebendo os benefícios correspondentes da Previdência Social.
 
Agora, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
2, 1, 2, 1.  
	
	
	
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir.
 
“DEMISSÃO. Pedido de demissão é a comunicação do empregado ao empregador de que não pretende mais dar continuidade ao contrato de trabalho. Não tem forma prevista em lei, mas segundo a praxe é escrita. Tem de ser feita com certa antecedência (art. 487), constituindo-se, portanto, em aviso-prévio, que uma vez não cumprido pode prejudicar o empregado”.
NASCIMENTO, A. M. Iniciação ao Direito do Trabalho. São Paulo: LTr, 2013. p. 416.         
 
Considerando o texto apresentado e o que você aprendeu sobre as normas para a hipótese de pedido de demissão pelo empregado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
 
I. (  ) O aviso-prévio deve ser cumprido trabalhando ou o empregado deve indenizar o empregador com desconto correspondente nas verbas rescisórias.
II. (  ) O empregado tem direito ao saldo de salários, ao décimo terceiro salário proporcional, a férias vencidas e proporcionais, inclusive com o acréscimo de 1/3 previsto na Constituição Federal.
III. (  )  Quando há o pedido de demissão pelo empregado, não é necessário dar o aviso-prévio nem pagar os dias de trabalho até completar 30 dias.
IV. (  ) O empregado poderá sacar os recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
V, V, F, F.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		
	
	
	
	
Pergunta 4
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir.
 
“Durante as férias, o empregado não deixa de receber seu salário, nem poderia isso ocorrer, pois as férias são remuneradas. No entanto, a remuneração das férias é a que seria devida ao empregado na data de sua concessão, ainda que se refira a período anterior”.
MARTINS, S. P. Direito do Trabalho. São Paulo: Atlas, 2013. p. 640.
 
Tomando por base o texto apresentado e o conteúdo que estudamos, considere o problema a seguir.
 
João foi contratado para exercer determinada função e recebia por mês o valor total de R$ 1.500. No final de seu terceiro ano de trabalho, foi dispensado sem justa causa, quando já recebia por mês R$ 2.500, exercendo a mesma função. Levando-se em conta que a empresa não concedeu férias a João na época em que sua remuneração era, ainda, R$ 1.500, o pagamento relativo às férias, com a penalidade por não ter sido pago no período correto, será calculado com base na remuneração de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
R$ 2.500, calculando-se o valor em dobro, por não ter sido pago à época correta.
	
	
	
Pergunta 5
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Analise o fragmento a seguir.
 
“A finalidade da instituição do FGTS foi proporcionar uma reserva de numerário ao empregado para quando fosse dispensado da empresa, podendo sacar o FGTS inclusive em outras hipóteses previstas em lei. Ao mesmo tempo pretendia-se, com os recursos arrecadados, financiar a aquisição de imóveis pelo Sistema Financeiro da Habitação. Na verdade, o objetivo principal do FGTS foi o de proporcionar a dispensa por parte do empregador, tendo este que pagar uma indenização sobre os depósitos do FGTS, liberando-os para o saque”.
MARTINS, S. P. Direito do Trabalho. São Paulo: Atlas, 2013. p. 497.
 
Retomando o que aprendemos e considerando o texto anterior, analise as afirmativas a seguir sobre o FGTS.
 
I. O empregador deve recolher o valor correspondente a 6% da remuneração total paga ou devida ao empregado no mês anterior.
II. É um depósito bancário destinado a formar uma poupança para o trabalhador, que poderá ser sacada nas hipóteses previstas em lei, sendo a principal quando é dispensado sem justa causa.
III. O cálculo do valor a ser depositado é feito sobre algumas das importâncias que compõem a remuneração, mas não todas elas: os adicionais, comissões e outras verbas, por exemplo, não entram no cálculo.
IV. É depositado pelo empregador a cada mês, sendo considerado uma contribuição social.
 
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
II e IV.
	
	
	
	
	
Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	As contribuições que financiam a Previdência Social são devidas por todos aqueles que exploram atividades econômicas, isto é, tanto pelas empresas como pelos órgãos e entidades da administração pública direta, indireta ou fundacional. Para fins de recolhimento da contribuiçãosocial da previdência social, também equiparam-se à empresa os autônomos, entre outros contribuintes. 
 
De acordo com as informações apresentadas e com o texto-base que estudamos, analise as afirmativas a seguir, avaliando se os contribuintes citados são considerados empresa ou equiparada para fins de recolhimento da contribuição de empregador. Marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
 
I. (  ) O contribuinte individual, em relação ao segurado que lhe presta serviço.
II. (  ) A cooperativa, a associação ou a entidade de qualquer natureza ou finalidade.
III. (  ) O operador portuário e o órgão gestor de mão de obra.
IV. (  ) O empreiteiro responsável pela obra de construção civil, quando pessoa física ou jurídica, em relação ao segurado que lhe presta serviço.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
V, V, V, F.
	
	
	
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Leia atentamente o excerto a seguir.
 
“Por unanimidade dos votos, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que é constitucional a diferença de alíquotas quanto às contribuições previdenciárias incidentes na folha de salários de instituições financeiras ou entidades equiparáveis, a partir da edição da Emenda Constitucional 20/1998”.
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. STF valida diferença de alíquotas de contribuições em folha de instituições financeiras. Notícias STF, Brasília, 30 mar. 2016. Disponível em: <www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=313199>. Acesso em: 06/06/2016.
 
No caso de bancos comerciais, bancos de investimento, bancos de desenvolvimento, Caixas Econômicas e outras entidades previstas na legislação, a contribuição terá um acréscimo de 2,5%. Nesse contexto, avalie as seguintes afirmativas e a relação proposta entre elas:
 
I. Segundo o julgado, considerou-se correta a cobrança do adicional de 2,5% (além dos 20% cobrados de todas as empresas) aos bancos e outras entidades assemelhadas, que passaram a contribuir com 22,5%.
Porque:
II. Houve o reconhecimento de que empresas de atividades diferentes têm margens de lucro distintas, atribuindo-se, portanto, alíquotas diferenciadas segundo a atividade desenvolvida, o que não fere o princípio da igualdade tributária.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	A elaboração da folha de pagamento inclui dados sobre o Imposto de Renda, haja vista o dever de retenção que recai sobre os empregadores:
 
“A inclusão na declaração de um dependente que receba rendimentos tributáveis sujeitos ao ajuste anual, de qualquer valor, obriga a que sejam incluídos tais rendimentos na Declaração de Ajuste Anual do declarante. No caso de dependentes comuns e declaração em separado, cada declarante pode deduzir os valores relativos a qualquer dos dependentes comuns, desde que nenhum deles conste simultaneamente na declaração do outro declarante”.
BRASIL. Receita Federal do Brasil. Deduções: dependentes. Brasília: Receita Federal do Brasil, 2015. Disponível em: <receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/IRPF/2015/perguntao/assuntos/deducoes-dependentes.htm>. Acesso em: 07/12/2016.
 
A legislação reconhece como alguns dos dependentes para fins de dedução do Imposto de Renda as seguintes pessoas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
o cônjuge ou o companheiro, com vida em comum.
	
	
	
Pergunta 5
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	A Lei n. 12.506, de 2011, regulamentou a previsão contida no artigo 7o, XXI, da Constituição Federal, instituindo o aviso-prévio proporcional. A partir daí, começou a vigorar a regra estabelecida na referida lei, a qual preceitua:
 
“Art. 1o – O aviso-prévio, de que trata o Capítulo VI do Título IV da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, será concedido na proporção de 30 (trinta) dias aos empregados que contêm até 1 (um) ano de serviço na mesma empresa. 
Parágrafo único. Ao aviso-prévio previsto neste artigo serão acrescidos 3 (três) dias por ano de serviço prestado na mesma empresa, até o máximo de 60 (sessenta) dias, perfazendo um total de até 90 (noventa) dias”.
BRASIL. Presidência da República. Lei n. 12.506, de 11 de outubro de 2011. Dispõe sobre o aviso-prévio e dá outras providências. Disponível em: <www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12506.htm>. Acesso em: 06/06/2016.
 
Portanto, no contexto do que regulamentou a Lei n. 12.506/2011 sobre o aviso-prévio proporcional devido ao empregado, um funcionário que possua 23 anos de contrato de trabalho com o mesmo empregador terá um período de aviso-prévio de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
90 dias.
	
	
	
	
	
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Pergunta 4
0 em 0,2 pontos
	
	
	
	Leia atentamente o trecho a seguir.
“O art. 7º, XXXII reelaborou antigo preceito antidiscriminatório existente na ordem jurídica: ‘proibição de distinção entre trabalho manual, técnico e intelectual ou entre os profissionais respectivos’. 
[...] Há leituras doutrinárias e jurisprudenciais no sentido de que a contratação terceirizada de trabalhadores não pode, juridicamente, propiciar tratamento discriminatório entre o trabalhador terceirizado e o trabalhador exercente de função equivalente na empresa tomadora de serviços”.
DELGADO, M. G.  Curso de Direito do Trabalho. São Paulo: LTr, 2006. p. 785.
 
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo abordado no texto-base, é correto dizer que:
	
	
	
	
		
	
	Resposta Correta:
	e.
a lei não poderá fazer distinção quanto ao direito relativo ao trabalho das pessoas, como aconteceria se alguns trabalhadores recebessem férias, por exemplo, e outros não.
	
	
	
	
	
Pergunta 5
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
“As comissões de conciliação prévia poderão ser constituídas por grupos de empresas ou ter caráter intersindical. Assim, as empresas e os sindicatos podem instituir as referidas comissões, de composição paritária, com representantes dos empregados e os empregadores [...].”
Vianna, C. S. V. Manual Prático das Relações Trabalhistas. São Paulo: LTr, 2009, p. 534.
 
O objetivo da lei que criou as Comissões de Conciliação Prévia – CCP foi o de permitir que os conflitos fossem resolvidos imediatamente. Considerando essas informações e o conteúdo do texto-base, sobre as Comissões de Conciliação Prévia – CCP é correto dizer que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
têm por objetivo negociar e solucionar conflitos antes que seja instaurada a ação trabalhista.
	
	
	
	Leia atentamente o excerto a seguir:
“[...] o Direito do Trabalho estrutura em seu interior, com suas regras, institutos, princípios e presunções próprias, uma teia de proteção à parte hipossuficiente na relação empregatícia – o obreiro – visando retificar (ou atenuar), no plano jurídico, o desequilíbrio inerente ao plano fático do contrato de trabalho”.
DELGADO, M. G. Curso de Direito do Trabalho. São Paulo: LTr, 2006, p. 198.
 
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo trabalhado pelo texto-base, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. A situação de desequilíbrio econômico entre empregado e empregador torna necessário que a legislação crie uma vantagem jurídica para o empregado.
Porque
II. A dignidade humana é um direito constitucional que, sem amparo legal, poderia ser violada na relação de trabalho em função da fragilidade dos empregados na relação com os empregadores.
 
Agora, assinale a alternativa correta:
		Resposta Selecionada:
	c. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Pergunta 2
0,2em 0,2 pontos
	
	
	
	Na Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei n. 5.452/1943, consta o princípio da primazia da realidade ou verdade real. Em alinhamento com este princípio, que é de extrema relevância para o Direito do Trabalho, o artigo 442 da CLT reconhece, por exemplo, que o "contrato individual de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito e por prazo determinado ou indeterminado." Ou seja: o contrato individual de trabalho tem reconhecimento legal mesmo quando suas condições não foram ajustadas de forma expressa, em documento escrito.
BRASIL. Decreto-Lei n. 5452, de 1.º de maio de 1943. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. Disponível em: <www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del5452.htm>. Acesso em: 18/01/2016.
 
Analisando essas informações e considerando o que você estudou no texto-base, assinale a afirmativa que corresponde ao princípio da primazia da realidade.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Determina que a realidade dos fatos deve ser priorizada em relação à situação oficializada em documentos.
	
	
	
Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Leia atentamente o excerto a seguir:
“As normas e condições de trabalho previstas em convenções coletivas acumulam-se com as das leis, nisso consistindo o particularismo da teoria das fontes formais de direito do trabalho. Acumular significa substituir, mas não por dizer somar ou duplicar um direito já previsto em lei. Coexistindo lei e convenção sobre o mesmo direito, prevalece o que for mais favorável ao trabalhador”.
NASCIMENTO, A. M. Iniciação ao Direito do Trabalho. São Paulo: LTr 2013, p. 95.
 
A existência conjunta de diferentes fontes de direitos é uma característica do Direito do Trabalho. A partir do que você aprendeu sobre o conteúdo do texto-base, assinale a alternativa que apresenta e descreve corretamente uma das fontes de direitos trabalhistas que estudamos.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a.
Os acordos coletivos de trabalho são instrumentos normativos firmados entre uma ou mais empresas e o sindicato que representa a categoria profissional de seus trabalhadores.
	
	
	
Pergunta 5
0 em 0,2 pontos
	
	
	
	Leia atentamente o trecho a seguir.
“O art. 7º, XXXII reelaborou antigo preceito antidiscriminatório existente na ordem jurídica: ‘proibição de distinção entre trabalho manual, técnico e intelectual ou entre os profissionais respectivos’. 
[...] Há leituras doutrinárias e jurisprudenciais no sentido de que a contratação terceirizada de trabalhadores não pode, juridicamente, propiciar tratamento discriminatório entre o trabalhador terceirizado e o trabalhador exercente de função equivalente na empresa tomadora de serviços”.
DELGADO, M. G.  Curso de Direito do Trabalho. São Paulo: LTr, 2006. p. 785.
 
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo abordado no texto-base, é correto dizer que:
	
	
	
	
		
	
	
	
	
	Resposta Correta:
	b.
a lei não poderá fazer distinção quanto ao direito relativo ao trabalho das pessoas, como aconteceria se alguns trabalhadores recebessem férias, por exemplo, e outros não.
	
	
	
	
	
Pergunta 4
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	De acordo com Santos (2005), “[...] ao elevar o direito do trabalhador ao Fundo de Garantia por tempo de Serviço ao nível constitucional, o constituinte acabou por conferir um direito individual àqueles trabalhadores que estão no mercado formal do trabalho, mas, de forma indireta, acabou por buscar o bem-estar social de toda a coletividade”, que terá a possibilidade de usufruir dos benefícios que decorrem do sistema.
SANTOS, J. P. O FGTS: uma busca pelo bem-estar social. Boletim Jurídico, Uberaba, ano 4, n. 154, ago. 2005. Disponível em: <www.boletimjuridico.com.br/doutrina/texto.asp?id=940>. Acesso em: 02/06/2016.
 
Com relação às normas aplicáveis ao FGTS, conforme a Lei n. 8.036/1990, a movimentação da conta vinculada do trabalhador poderá ser feita em caso de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
extinção total da empresa em que trabalha.

Continue navegando