Buscar

AULA 5 A IMPLANTAÇÃO DO PROCESSO DE CONSULTORIA INTERNA DE RECURSOS HUMANOS

Prévia do material em texto

AULA 5 - A IMPLANTAÇÃO DO PROCESSO DE CONSULTORIA INTERNA DE RECURSOS HUMANOS
O processo de implantação e implementação do modelo de gestão de pessoas com o apoio da Consultoria Interna de RH pedem, antes de tudo, uma cuidadosa pesquisa sobre o que tem sido feito a propósito pelas empresas que se destacam como proativas no campo da administração de RH.
A adoção da Consultoria Interna é uma importante decisão de caráter estratégico que exige o comprometimento da direção da empresa. Uma vez assumida a decisão, cumpre que sejam feitas a ampla divulgação e conscientização de todos na organização sobre a nova política de RH a ser adotada. Providências facilitadoras do processo como desburocratização e racionalização dos processos e procedimentos, onde for conveniente, devem ser realizadas preventivamente. As políticas referentes à gestão de RH devem necessariamente ser revistas e atualizadas. E, como medida indispensável, há a qualificação do consultor interno para que possa exercer o seu papel com base nos conhecimentos, habilidades e atitudes necesssárias ao consultor profissional. Sobre este assunto, recomenda-se consultar os estatutos e o código de ética do Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização (IBCO) no site http://www.ibco.org.br
Em recente entrevista, a professora Elizenda Orlickas, consultora de RH e autora do livro "Consultoria Interna de Recursos Humanos", ao ser questionada sobre a importância de se preparar um profissional de RH para o trabalho de consultor interno, afirmou que:
“A capacitação dos profissionais de RH para que assumam o papel de consultores internos permite que adquiram uma visão generalista de sua área. Assim, podem atuar de forma estratégica em todos os pontos de Recursos Humanos nas empresas”.
A autora salienta que um dos principais objetivos de uma consultoria interna é prover a organização de informações descentralizadas. As empresas visitadas em sua pesquisa estavam preocupadas não apenas em facilitar a tramitação da comunicação e informação, mas também em oferecer um melhor atendimento ao seu cliente interno, indo ao encontro das reais necessidades de seus colaboradores por meio de uma maior aproximação com eles.
O papel de um consultor interno de RH, antes de tudo, é eminentemente estratégico, pois ele deve agir como um facilitador das transições internas. Para tanto, deverá estar plenamente atualizado quanto à evolução do negócio da empresa de modo que possa agregar conhecimentos e propor ações eficazes para resolver os problemas identificados.
“Implantar uma consultoria interna de RH é uma evolução absolutamente necessária. Ainda que o papel da área de Recursos Humanos tenha passado por grandes transformações nos últimos anos, muitas empresas ainda continuam mantendo o antigo modelo de administração de pessoal. A empresa que quiser conquistar perenidade, crescer, ou até mesmo somente continuar no seu mercado de atuação, precisará rever a forma como gerencia seus t
A propósito, o quadro abaixo demonstra a evolução do modelo de gestão de RH desde o primeiro entendimento do que deveria ser a administração de pessoal, passando pela visão mais abrangente de administração de recursos humanos até a atual concepção de gestão de pessoas com o apoio da Consultoria Interna de RH . 
Para o bom funcionamento de uma Consultoria Interna, devem-se considerar alguns aspectos:
Definição da amplitude do trabalho, estabelecendo a abrangência das atividades, a identificação dos segmentos envolvidos, determinando o tempo a ser investido e os recursos necessários;
Determinação do limite de envolvimento das partes interessadas;
As respectivas participações na implementação da soluções, no acompanhamento dos processos, na avaliação dos resultados e na manutenção do aperfeiçoamento obtido.
Como você pode agora melhor avaliar, a implantação e implementação do modelo de Consultoria Interna de RH na empresa atual exige cuidados e providências de modo que fiquem asseguradas a eficiência e a eficácia do processo.

Continue navegando