Buscar

Teoria da Contigencia

Prévia do material em texto

A Teoria da Contingência ou Teoria contingencial nasceu a partir de uma série de pesquisas realizadas com a intenção de verificar quais seriam os modelos de estruturas organizacionais mais eficazes em determinados tipos de indústrias.
Essas pesquisas e estudos foram contingentes na medida em que procuravam compreender e explicar o modo pelo qual as empresas funcionavam em diferentes condições, que variam de acordo com o ambiente ou contexto que as mesmas estavam inseridas.
Os resultados indicaram que tanto a estrutura quanto o funcionamento das organizações dependiam da sua relação com o ambiente externo.
A Teoria da Contingência enfatiza que não há nada de absoluto, ou seja, tudo é relativo nas organizações ou na teoria administrativa. Existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos nas organizações. Em outras palavras significa dizer que não há uma melhor forma de organizar ou administrar.
Ideias básicas da teoria da contingência:
1. As organizações devem se ajustar às condições do ambiente para serem competitivas e sustentáveis;
2. Quanto mais complexo e turbulento for o meio externo, mais complexa e diferenciada será a organização;
3. Não existe modelo organizacional único. O mais eficiente e competitivo é aquele que consegue adaptar-se às contingências do seu ambiente.

Continue navegando