Buscar

GESTÃO INTEGRADA DE RH - Avaliação parcial 2

Prévia do material em texto

Disc.: GESTÃO INTEGRADA DE RH   
	
	
	Acertos: 7,0 de 10,0
	08/10/2019
	
	
	1a Questão (Ref.:201911094001)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Ao longo do tempo, as organizações aprenderam que é importante investir nos seus recursos humanos com a finalidade de mobilizá-los e utilizá-los plenamente em determinadas ações. Marque a seguir a alternativa que expressa o objetivo que justifica esse investimento.
		
	
	Elevação da vantagem competitiva da organização.
	
	Cumprimento da missão organizacional.
	
	Manutenção da vantagem competitiva da organização.
	
	Alcance dos objetivos organizacionais.
	
	Todas as alternativas.
	Respondido em 08/10/2019 19:56:11
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201909285631)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	De acordo com Lacombe, Francisco José Masset (2006), as organizações já se deram conta da importância das pessoas e da forma como são administradas, diferentemente do que ocorria no passado, quando o foco recaía apenas na tecnologia do produto ou do processo, nos mercados protegidos ou regulamentados, no acesso a recursos financeiros e economias de escala. Em função disto, quais são as causas externas da rotatividade da força de trabalho? 
		
	
	Conjuntura econômica, instalação de novas empresas, expansão ou redução dos negócios e outras oportunidades de emprego.
	
	Conjuntura econômica, instalação de antigas empresas, expansão ou redução dos negócios e outras oportunidades de emprego.
	
	Conjuntura fisiológica, instalação de novas empresas, expansão ou redução dos negócios e outras oportunidades de emprego.
	
	Conjuntura filosófica, instalação de novas empresas, expansão ou redução dos negócios e outras oportunidades de emprego.
	
	Conjuntura sociológica, instalação de novas empresas, expansão ou redução dos negócios e outras oportunidades de emprego.
	Respondido em 08/10/2019 19:46:00
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201909285531)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	O desenvolvimento organizacional é uma atividade ampla e direta e, por si só, é um palco de estudo do comportamento organizacional de forma planejada, abrangendo toda a empresa, e que tem como meta levá-la de um estágio de menor para outro de maior eficácia. Diante disto, a ARH-Administração de Recursos Humanos é um espaço interdisciplinar e, por conseguinte, envolve os conceitos de quais áreas do conhecimento?
		
	
	Psicologia Industrial e Organizacional, Filosofia Organizacional, Direito do Trabalho, Engenharia de Segurança, Medicina do Trabalho e Engenharia Industrial.
	
	Psicologia Industrial e Organizacional, Sociologia Organizacional, Direito do Consumidor, Engenharia de Segurança, Medicina do Trabalho e Engenharia Industrial.
	
	Psicologia Social e Organizacional, Sociologia Organizacional, Direito do Trabalho, Engenharia de Segurança, Medicina do Trabalho e Engenharia Industrial.
	
	Psicologia Comportamental e Organizacional, Sociologia Organizacional, Direito do Trabalho, Engenharia de Segurança, Medicina do Trabalho e Engenharia Industrial.
	
	 Psicologia Industrial e Organizacional, Sociologia Organizacional, Direito do Trabalho, Engenharia de Segurança, Medicina do Trabalho e Engenharia Industrial.
	Respondido em 08/10/2019 19:47:21
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201911070663)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Os assuntos tratados pela ARH referem-se tanto aos aspectos internos da organização, como a aspectos externos ou ambientais. Nesse contexto, podemos considerar como técnicas utilizadas no ambiente interno (considere a única alternativa INCORRETA):
		
	
	Higiene e segurança do trabalho
	
	Avaliação de desempenho e performance
	
	Análise dos processos internos das diversas áreas que interagem com a ARH
	
	Plano de benefícios sociais
	
	Análise, avaliação e descrição de cargos
	Respondido em 08/10/2019 19:47:54
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201909284864)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	O subsistema de Recursos Humanos que programa atividades para qualificação dos funcionários de uma organização denomina-se:
		
	
	Treinamento e Desenvolvimento
	
	Relações Trabalhistas e Sindicais
	
	Benefìcios
	
	Recrutamento e Seleção
	
	Departamento de Pessoal
	Respondido em 08/10/2019 19:48:13
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201911097512)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	A Gestão de Pessoas é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho. A Gestão de Pessoas deve contribuir para a eficácia organizacional através dos seguintes meios:
a) Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão;
b) Proporcionar competitividade à organização: Isto significa saber empregar as habilidades e capacidades da força de trabalho;
c) Proporcionar à organização empregados bem treinados e motivados: Dar reconhecimento às pessoas e não apenas dar dinheiro é o que constitui o elemento básico da motivação humana; 
d) Administrar a mudança: Saber lidar com as mudanças, pois estas se multiplicam exponencialmente e cujas soluções impõe novas estratégias, programas, procedimentos e soluções.
È correto o que se afirma em:
		
	
	letras b, c, d;
	
	letras a, b, c.
	
	letras a, b, d;
	
	Em todas as letras.
	
	letras a, c, d
	Respondido em 08/10/2019 19:49:01
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201909285256)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	O recrutamento para uma organização pode ser realizado interna ou externamente. É uma desvantagem do recrutamento externo: 
		
	
	inibir a mudança e a inovação na organização. 
	
	limitar as escolhas aos trabalhadores atuais da organização. 
	
	ser um processo mais caro e demorado. 
	
	ter a possibilidade de gerar conflito interno e frustração. 
	
	contribuir para interação da empresa com o mercado de recursos humanos.
	Respondido em 08/10/2019 19:49:37
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201911073221)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	A opção pela utilização do Recrutamento Externo apresenta vantagens para a organização (marque a única alternativa considerada INCORRETA):
		
	
	Menos investimento em iniciativas de treinamento, pois é possível optar pela contratação de profissionais mais qualificados
	
	Gera oportunidades para crescimento dos colaboradores, pois oferece um processo de movimentação na organização
	
	Atua na oxigenação da organização, trazendo novos olhares para a dinâmica empresarial
	
	Contribui com a diversificação e soluções diferenciadas dentro do mesmo contexto
	
	Favorece a atualização da empresa com o que está acontecendo no ambiente externo
	Respondido em 08/10/2019 19:53:50
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201911077074)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Na ambientação dos novos colaboradores é importante, também, apresentá-los àqueles locais da empresa que poderão freqüentar livremente, que são: Destaque a assertiva INCORRETA:
		
	
	O refeitório que compartilha espaço para os colaboradores fazerem suas refeições e/ou lanches e o serviço médico que presta assistência aos profissionais quando necessário.
	
	O estacionamento que oferece vagas disponíveis para todos os colaboradores da organização e a tesouraria que disponibiliza os recursos da organização.
	
	O grêmio que organiza atividades sociais para os colaboradores e o vestiário que oferece condições de guarda e/ou substituição de roupas dos colaboradores.
	
	O refeitório que compartilha espaço para os colaboradores fazerem suas refeições e/ou lanches e o setor de pessoal que disponibiliza os procedimentos internos para todos os colaboradores requererem quando necessário.
	
	O serviço médico que presta assistência aos profissionais quando necessário e o vestiário que oferece condiçõesde guarda e/ou substituição de roupas dos colaboradores.
	Respondido em 08/10/2019 19:56:04
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201909284034)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	O planejamento estratégico de sua empresa prevê um aumento de trinta por cento da participação de mercado do seu produto carro-chefe nos próximos três anos. Qual a utilidade dessa informação para a área de RH? 
		
	
	Calcular a possibilidade de promoção de pessoal.
	
	Calcular a rotatividade de pessoal.
	
	Planejar a demanda futura de recursos humanos.
	
	Fazer um inventário de aptidões de recursos humanos. 
	
	Programar a política de férias.

Continue navegando