Buscar

modelo contestação trabalhista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRÁTICA TRABALHISTA/ESTÁGIO SUPERVISIONADO 
 ESTRUTURA DA CONTESTAÇÃO
EXMO SR. DR. JUIZ DO TRABALHO DA VARA DO TRABALHO DE... OU JUÍZO DA VARA DO TRABALHO (LOCALIDADE JÁ CONHECIDA)
(10 cm)
Processo nº_________________
(RECLAMADA) já qualificada (nº CNPJ, endereço) nos autos da Reclamação Trabalhista em epígrafe que lhe move (RECLAMANTE) vem, por seu advogado (nome completo) abaixo assinado, na forma da procuração em anexo, com escritório (endereço físico e eletrônico) a V.Exa, com base nos arts. 847 da CLT c/c art. 335 e seguintes do NCPC, apresentar 
 CONTESTAÇÃO 
Pelas razões de fato e de direito que passa a expor:
 SINÓPSE FÁTICA 
Ex: Na petição inicial, o Reclamante aduz que: (a) foi contratado em... (b) foi dispensado em..., sem justa causa. (c) laborava das 07:00 às 17:00, de segunda a sexta.... (d) alegou que não recebeu suas verbas rescisórias....
O Reclamante postula o pagamento de ....
O valor da causa foi arbitrado em.....
 DAS PRELIMINARES 
 (QUESTÕES PROCESSUAIS) 
Antes da defesa de mérito, compete à Reclamada aduzir preliminarmente o rol de matérias elencadas no art. 337 NCPC, de aplicação subsidiária ao processo do trabalho, pelo que depreende o art. 769 CLT. Essas alegações implicam na extinção do processo sem resolução de mérito, na forma do art. 485 NCPC. 
Ex: Inépcia da inicial/ Inexistência ou nulidade de citação/ Incompetência absoluta e relativa/ Condições da Ação (Legitimidade ativa e passiva e Interesse de Agir) entre outras.
 DAS PREJUDICIAS DE MÉRITO
 (DEFESA INDIRETA DE MÉRITO)
Como matérias prejudiciais típicas de mérito têm-se a prescrição e a decadência, que devem ser alegadas na contestação e, se acolhidas, implicam a extinção do processo com resolução de mérito na forma do art. 487, II, NCPC. Cumpre salientar que tais matérias também podem ser arguídas de ofício conforme arts. 332, parágrafo 1º e 487, II, e parágrafo único NCPC; art. 11-A, parágrafo 2º CLT.
EX: DA PRESCRIÇÃO (Bienal – prazo de 2 anos a contar do término do contrato de trabalho para AJUIZAR Ação e Quinquenal – prazo em que se tornam inexigíveis as parcelas anteriores a 5 anos da data do ajuizamento).
 DO MÉRITO
 (DEFESA DIRETA DE MÉRITO) 
Na elaboração da contestação, após o exame das questões processuais e das prejudiciais de mérito, o Reclamado deverá impugnar, especificadamente, as razões de fato e de direito invocadas na inicial. Neste momento, deve ser exposto o motivo do inconformismo e, ato contínuo deve ser requerida a improcedência de cada um dos pedidos. 
EX: DAS HORAS EXTRAS (Não há que se falar em labor por tempo extraordinário eis que (fundamentar), razão pela qual deve ser julgado improcedente o pedido
 DA CONCLUSÃO
 Em face ao exposto, requer que sejam acatadas as preliminares para declarar extinto o processo sem resolução de mérito na forma do art. 485, I, NCPC; requer o reconhecimento da prescrição trabalhista, devendo o processo ser extinto com resolução de mérito na forma do art. 487, II NCPC.
Ad cautelam, na remota hipótese de serem superadas as preliminares processuais e de mérito, requer que os pedidos sejam julgados improcedentes. 
Pretende-se provar por todos os meios de prova em Direito admitidos, como: juntada de documentos, oitiva de testemunhas e, em especial, pelo depoimento da parte contrária, sob pena de confissão. 
ENCERRAMENTO: Nestes Termos, pede deferimento.
Local e data...
Advogado....
OAB nº _________(sem identificação do aluno)
ATENÇÃO!
Na CONTESTAÇÃO não há valor da causa nem requerimento de notificação.

Continue navegando