Buscar

Contextualizada EDUCAÇÃO POPULAR

Prévia do material em texto

INSTITUIÇÃO: UNAMA-UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA
CURSO: PEDAGOGIA-EAD
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO POPULAR
PROFESSOR EXECUTOR: ROSELY TAVARES DE SOUZA 
TUTORA: BIANCA INGRID FIGUEIREDO DE OLIVEIRA
ALUNO: ADELEON EGINIO DA SILVA
De que forma surge o saber indígena neste projeto aplicado pelo professor e como isso é reaproveitado? 
Os alunos indígenas são sujeitos do seu próprio saber? Se estiverem apropriados dos saberes poderão ser sujeitos de sua própria transformação social? 
Na sua visão qual foi a perspectiva teórico conceitual que o professor teve ao criar este projeto de geografia? Você considera que ele soube aproveitar o histórico da etnia em suas aulas? Por quê? 
Descreva suas impressões gerais sobre este relato de caso
Observa-se que o saber indígena apresentado no projeto, surgiu a partir do momento em que o professor buscou trabalhar com novas metodologias, diferente das demais que estavam sendo aplicadas até então, partindo de suas realidades, por ser o próprio professor também indígena e assim procurando resgatar valores de suas culturas, uma vez que nota-se que, a disciplina de Geografia era trabalhada anteriormente da mesma forma que nas instituições não indígenas. O reaproveitamento é nitidamente notório, pois foi trabalhado o projeto de forma prática, retomando tradições, como exemplo, a construção da casa tradicional, cultura que os indígenas mais jovens haviam perdido devido o contato com sociedades não indígenas.
Sim. Pois os alunos indígenas são capazes de construir seus próprios saberes, basta dar subsídios para que possam realizar suas aprendizagens, preservando suas culturas, valores, crenças e identidades, fatos que os diferem dos demais povos. Sim, porque os indígenas são pessoas intelectuais como qualquer outro ser, capaz de transformar a sua realidade social, desde que sejam oferecidas a eles as condições necessárias para se apropriarem do saber, algo que se percebe no projeto que não tinham materiais específicos, internet e entre outros fatores que são de fundamental importância em qualquer área de aprendizagem, indígena ou não.
A perspectiva teórico conceitual que se observa, é que o professor criou o projeto buscando valorizar e fortalecer a identidade indígena dos estudantes, fazendo com que eles se vissem não como sujeitos a parte da história nacional e mundial, mas como povo integrante e construtor dos processos históricos. Sim, o professor soube muito bem aproveitar o histórico da etnia, porque ele introduziu em suas aulas teoria e prática, trabalhou com recursos de vínculos ancestrais, palestras com pessoas que sabiam sobre arquitetura Paiter e tipos de moradia, aulas práticas em contato com a floresta, construíram uma maquete do projeto Lap Gup e participação dos mais velhos da aldeia no projeto e nas aulas.
Analisa-se que o estudo de caso relatado no projeto é de interessantes informações, digno de destaque e exemplo, de extrema importância para a cultura indígena, além do processo de inclusão que foi proposto e executado pelo professor, que mesmo sem um profissional especializado na área, os alunos com deficiência conseguiram se superar e alcançar os objetivos do professor Luiz Weymilawa Surui, também faltou profissionais auxiliares no processo de educação. Por fim, observa-se que o projeto conseguiu resgatar a tradição, costumes, história local, relações de estudantes com a comunidade e com a própria identidade.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS
https://diversa.org.br/relatos-de-experiencia/escola-indigena-resgata-tradicao-em-aulas-inclusivas-de-geografia/acesso
https://novaescola.org.br/conteudo/5211/lap-gup-nossa-casa-nosso-lar#
https://www.infoescola.com/educacao/escolas-indigenas-uma-busca-pela-cultura-sufocada/
https://www.youtube.com/watch?v=hTLctpV6PsI

Continue navegando