Buscar

Sistema de Controle Gerencial: Definição e Centros de Responsabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Segundo a definição de Horngren, Sundem e Stratton (2004, p. 300) o “Sistema de controle gerencial é uma junção lógica das técnicas para reunir e usar as informações para a tomada de decisões, sendo elas de planejamento, controle, motivação no comportamento dos colaboradores e avaliar assim seus desempenhos”. Para alcançar o máximo benefício a um mínimo custo, um sistema de controle gerencial deve promover a igualdade de metas e o esforço gerencial”. A congruência de metas depende fundamentalmente da participação dos colaboradores, assimilando os objetivos da organização e tornando-os seus também, utilizando decisões que ajudam a satisfazer as metas gerais da organização. O esforço gerencial é definido como o grau da ação em direção ao atingimento das metas estabelecidas. Os gestores empresariais estão reconhecendo cada vez mais a importância das medidas e desempenho eficaz , uma atitude típica dos gestores é você simplesmente não pode gerenciar nada que não possa mensurar . Já para a American Accouting Association citada pelo professor Peixe (2002, p. 52) “o sistema de planejamento e controle gerencial consiste de políticas, procedimentos, métodos e práticas usadas pelo administrador de uma organização para atingir os objetivos organizacionais”. Portanto, podemos concluir a definição dos autores os objetivos fundamentais da utilização de um sistema de controle gerencial, quais sejam:
Coletar informações relevantes para a tomada de decisões;
Assegurar que os objetivos organizacionais sejam atingidos através do controle;
Comunicar os resultados das ações a toda a organização, motivando os colaboradores;
Avaliar o desempenho da organização.
 IDENTIFICANDO CENTROS (ÁREAS) DE RESPONSABILIDADES 
Para projetar um sistema de controle gerencial que satisfaça as necessidades da organização, os gestores precisam identificar os centros (áreas) de responsabilidade, desenvolver medidas de desempenho, estabelecer uma estrutura de monitoramento e relatório, ponderar custos e benefícios e fornecer motivação para alcançar a congruência de metas e o esforço gerencial.
Um centro (área) de responsabilidade envolve um conjunto de atividades e recursos designados ao gestor, a um grupo de gestores ou a outros colaboradores. Um conjunto de máquinas e atividades de obras, por exemplo, pode ser um cento de responsabilidade para um gestor de uma secretaria de obras públicas. E em sentido mais amplo, a entidade pública pode ser um cento de responsabilidade para o administrador público.
Segundo Anthony; Govindarajan,2008 , um sistema é uma maneira estabelecida de desempenhar uma atividade ou um conjunto de atividades. O Sistema de Controle Gerencial é o sistema usado pela administração para controlar as atividades da organização.Existem alguns fatores ou características internas e externas às organizações que podem afetar o sistema de controle gerencial. Dessa forma, fatores como cultura nacional e interna da organização, estrutura interna, estrutura do mercado, tamanho da empresa, taxa de crescimento interna, nível de competição, regulação do setor, estrutura de propriedade, tecnologia empregada na produção, experiência e conhecimento do gestor podem ser determinantes para o sucesso ou insucesso de um SCG (MERCHANT; VAN DER STEDE, 2007).

Continue navegando