Buscar

O Ensino da História e Cultura Afro-brasileira na Escola

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.	A alteração dos artigos 26-A e 79-B da Lei 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - pela Lei 10.639/2003, a Resolução CNE/CP 1/2004, que define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, fundamentada no Parecer CNE/CP 3/2004, compõem um conjunto de dispositivos legais considerados como indutores de uma política educacional voltada para a afirmação da diversidade cultural e da concretização de uma educação das relações étnico-raciais nas escolas, desencadeada a partir dos anos de 2000. Tanto a legislação como seus dispositivos podem ser considerados como pontos centrais no processo de implementação das políticas de ações afirmativas na educação brasileira nos seus diferentes níveis, etapas e modalidades educacionais (LINO; JESUS, 2013, p.21). Com base no exposto, escreva uma redação com o tema: O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA ESCOLA.
FONTE: GOMES, L. N. ; JESUS, E de. As práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva de Lei 10.639/2003: desafios para a política educacional e indagações para a pesquisa. Educar em Revista, n. 47, 2013.
Resposta Esperada:
Com o objetivo de promover uma educação que valorize e reconheça a diversidade cultural brasileira foram feitas alterações no texto original da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A alteração que ocorreu em 2003 estabeleceu a inclusão de conteúdos relacionados à História da África e da Cultura Afro-brasileira nos currículos escolares. Estes conteúdos deveriam ser trabalhados dentro do contexto curricular e não em uma disciplina específica. Em 2008, outra alteração especifica que o ensino e cultura afro-brasileira são obrigatórios nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, incluindo diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira. Dessa forma, resgatando as contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil. Esses conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira devem ser ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras, valorizando e reconhecendo a diversidade cultural brasileira, manifestada em suas diferentes etnias.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando