Logo Passei Direto
Buscar

Antropologia: Etnografia, Etnocentrismo e Temas de Interesse

User badge image
Érica Regina

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A Antropologia utiliza a etnografia como uma das formas de realizar o trabalho de campo. Ela representa um tipo de organização das informações à luz de um método com intenção de ser científico. Sobre a etnografia, assinale a alternativa CORRETA:
a) A etnografia é o momento da observação e análise de grupos humanos investigados em sua pluralidade, visando à reconstituição num nível teórico da vida social estudada pelo antropólogo. b) A etnografia indica a prática que teve início com Malinowski de registrar as atividades de campo num diário, onde são transcritas aquilo que o antropólogo considera fundamental. c) A etnografia indica um código de ética que deve orientar a postura do antropólogo na relação entre ele e os indivíduos ou grupos sociais investigados no seu trabalho de campo. d) A etnografia representa o momento em que o antropólogo se "tranca" nas bibliotecas, voltado a estudar pesquisas anteriores sobre o seu interesse, delimitando e planejando a investigação.
a)
b)
c)
d)

No processo de desenvolvimento do campo de estudos antropológico, os estudiosos foram encontrando problemas recorrentes em várias sociedades estudadas. A verificação deste fenômeno possibilitou aos antropólogos nomear e conceituar esses elementos, para que pudessem compreendê-los e relacioná-los enquanto objeto de estudo próprio da disciplina. Um desses conceitos chama-se etnocentrismo. Com base em suas características, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A postura etnocêntrica compreende todas as culturas como corretas e válidas, independentemente de seus próprios valores culturais.
II- O etnocentrismo está relacionado ao fato de considerar as diferentes culturas equivalentes e frutos de condicionamentos sociais.
III- Etnocentrismo significa tomar a própria cultura como o centro, desqualificando as demais expressões culturais.
IV- O etnocentrismo pode ser compreendido como a raiz de princípios fundamentalistas, como o nazismo.
a) As afirmativas III e IV estão corretas.
b) As afirmativas I e IV estão corretas.
c) As afirmativas II e III estão corretas.
d) As afirmativas I e II estão corretas.

A Antropologia surge como disciplina científica no século XIX. Sua origem liga-se a países considerados potências coloniais, como o Reino Unido, a França e Alemanha. Depois, estabeleceu-se também nos EUA. Sobre os temas de interesse dessa antropologia central produzida no século XIX, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A Antropologia desse período pode ser compreendida como a ciência que estuda a dimensão estética do homem e artísticas da humanidade.
II- A partir desse momento, os povos não europeus deixam de ser considerados selvagens para serem nomeados como primitivos: o ancestral do civilizado.
III- Os antropólogos desse período procuraram investigar a sociedade com o um todo, a qual pode ser compreendida como um sistema macroestrutural.
IV- África, Índia, Austrália e Nova Zelândia tornaram-se polos de pesquisa, em torno de estudos sobre aborígenes, estudos sobre parentescos e religião.
a) As afirmativas I e III estão corretas.
b) As afirmativas I e II estão corretas.
c) As afirmativas III e IV estão corretas.
d) As afirmativas II e IV estão corretas.

Desde seu surgimento, vem sendo construído um considerável acervo de conhecimentos antropológicos sobre a espécie humana. A Antropologia é uma disciplina dinâmica. Os temas e as formas que foram abordados em sua fase clássica, no século XIX diferem de muitas maneiras da antropologia praticada hoje. Sobre a Antropologia do século XIX, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Atentou-se para o estudo de grupos e sociedades arcaicas em territórios coloniais, com destaque para os sistemas de parentesco, de religião e das instituições.
( ) Procurou determinar padrões e comportamentos culturais, identificando regularidades e temperamentos que condicionavam os papéis sociais dos indivíduos pesquisados.
( ) A Antropologia do século XIX era feita primeiramente a partir de espaços fechados, sem contato direto com os povos, costumes e instituições pesquisados.
( ) A Antropologia do século XIX tinha como foco de ação a atitude estruturalista, resultando na investigação sobre a linguagem e na classificação das estruturas sociais.
a) F - V - V - F.
b) V - V - F - V.
c) F - F - V - F.
d) V - F - V - F.

Afred Kroeber (1876-1960), antropólogo americano, no artigo "O superorgânico" discutiu a especificidade da cultura para o ser humano e sua vida individual e coletiva. Do ponto de vista da cultura, Kroeber utiliza a metáfora do "Orgânico". A que se refere esta metáfora?
Assinale a alternativa CORRETA:
a) A cultura determina menos o comportamento humano do que as heranças genéticas e as determinações biológicas.
b) Pela cultura, o homem distancia-se do animal, mesmo que o ser humano tenha necessidades orgânicas e biológicas determinadas.
c) Pela cultura, o homem se identifica com a vida biológica, determinando-se apenas pela suas funções vitais.
d) A cultura é um tipo de herança genética capaz de ser repassada de geração para geração.

O que sempre vemos e encontramos pode ser familiar, mas não é necessariamente conhecido, e o que não vemos e encontramos pode ser exótico, mas, até certo ponto, conhecido. No entanto, estamos sempre pressupondo familiaridades e exotismo como fontes de conhecimento ou desconhecimento, respectivamente. O texto citado apresenta uma síntese de um dilema ético existente no interior da Antropologia. Trata-se da relação entre o mundo do pesquisador e do seu encontro com o universo dos grupos ou sociedades investigadas.
Sobre esta relação, analise as afirmativas a seguir: Assinale a alternativa CORRETA:
I- Esta relação envolve diretamente uma relação de alteridade, de abertura para as diferenças elementares, as complexas encontradas no campo, num exercício com implicações éticas e políticas.
II- No mundo de hoje, o exótico é algo que se torna próximo devido ao desenvolvimento dos meios de comunicação, do cinema, da música e de outras formas de arte e cultura.
III- Envolve relações de estranhamento e distanciamento construídas em torno da cultura do pesquisador e do pesquisado, desconstruindo e reconstruindo a própria maneira de fazer antropologia.
IV- O familiar tem de ser levado em consideração, de maneira mais influente, uma vez que ele contribui para classificar e hierarquizar o exótico.
a) As sentenças I e IV estão corretas
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

Bronislaw Malinowski (1884-1942) ficou conhecido por sua originalidade na compreensão da Antropologia como uma ciência. Do resultado de sua extensa relação com comunidades e povos nativos da Oceania, organizou inovações no método antropológico de sua época. Sobre essas inovações no método de fazer pesquisa antropológica formalizado por Malinowski, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Ocupou-se de investigar através do trabalho de campo o passado das sociedades e comunidades, voltando-se para as suas tradições e estruturas.
II- Adoção de uma orientação sincrônica para a investigação antropológica, investigando o presente das sociedades.
III- Imersão na vida diária através da observação, incluindo a compreensão da língua dos nativos, voltado à realização do trabalho de campo.
IV- Ocupou-se por investigar os particularismos e a evolução das comunidades, utilizando para isso a ida ao local onde vivem os grupos pesquisados, os nativos.
a) As afirmativas II e III estão corretas.
b) As afirmativas II e IV estão corretas.
c) As afirmativas I e III estão corretas.
d) As afirmativas I e IV estão corretas.

A Antropologia foi por muito tempo uma disciplina fechada para pesquisadores homens. A situação foi mudando a partir da metade do século XX. A presença de mulheres foi ampliada. Algumas tornaram-se leituras clássicas na disciplina, como Margaret Mead e Ruth Benedict e Mary Douglas. Sobre o trabalho dessas antropólogas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Margaret Mead.
II- Ruth Benedict.
III- Mary Douglas.
( ) O padrão de comportamento masculino e feminino não é explicado pela biologia, mas por diferentes padrões de temperamento socialmente definidos.
( ) Pode-se compreender os padrões culturais dominantes através das diferentes formas de expressão de costumes.
( ) A cultura não é transferida de maneira biológica, mas pelas formas sociais de vivência coletiva.
( ) Analisou os conceitos de tabu, contaminação e poluição relacionados à experiencia social de grupos e indivíduos.

A primeira forma que assumiu a Antropologia no momento de seu surgimento foi aquele herdado do passado e das reverberações do presente vivido no século XIX. Dentre humanistas e autores clássicos da Antiguidade e da Idade Moderna, a ideia mais impactante para a Antropologia foi o Evolucionismo de Herbert Spencer (1820-1903) e a Teoria da Evolução das Espécies de Charles Darwin. Neste sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Darwin, com sua Teoria da Evolução das Espécies, procurou justificar situações como a escravidão e a pobreza, a partir da noção de selvagem.
( ) Segundo Darwin, os organismos vivos formam populações denominadas espécies e apresentam variações, sendo que algumas dessas variações engendram situações de evolução, beneficiando algumas espécies.
( ) Para Darwin, existe uma escala evolutiva ascendente baseada na noção de estágios sociais.
( ) Para Spencer, a sociedade é um organismo que cresce e se torna complexo, integrando-se, diferenciando-se e evoluindo.
a) F - V - V - V.
b) V - F - V - F.
c) V - V - F - V.
d) F - V - F - V.

Na Antropologia, destacam-se as correntes americana, britânica e francesa, indicando uma disciplina que nasce no Ocidente. O surgimento dessa disciplina em países fora desse eixo tem levado novos pesquisadores, principalmente, aqueles oriundos de antigas colônias europeias, a superarem algumas contradições próprias desse caráter europeu da antropologia.
Sobre a antropologia contemporânea, associe os itens, utilizando o o código a seguir:
I- Heterogeneidade.
II- Autoridade do antropólogo.
III- Antropologia pós-colonial.
( ) Questiona-se sobre o modo como o antropólogo diz e apresenta a cultura do "outro" e a dificuldade para o pesquisador acessar plenamente os sentidos da cultura estudada a partir do olhar dos nativos.
( ) Tem questionado a supremacia da "fala" oficial da antropologia, especialmente, aquela produzida nos países centrais, indicando a insuficiência das categoriais estabelecidas para entender contextos periféricos.
( ) As sociedades contemporâneas são caracterizadas pela pluralidade cultural, pelas identidades híbridas em um contexto de afrouxamento das fronteiras territoriais estimulados pela globalização.
( ) Indica a emergência de uma antropologia marcada pela visibilidade de culturas a partir de questionamentos e críticas ao eurocentrismo antropológico, ampliando os olhares sobre as culturas e as sociedades.

O trabalho de campo é elemento essencial de seu caráter científico. Todavia, a etnografia como momento de imersão do antropólogo no dia a dia de grupos e comunidades investigadas vem recebendo criticas de uma nova geração de antropólogos.
Sobre a critica de Clifford (1998), analise as afirmativas a seguir:
I- Para Clifford, as etnografias são ficções, trazendo a parcialidade das verdades históricas e culturais, não revelando a totalidade e exclusividade da experiência entre os interlocutores.
II- Segundo o autor, existiria similaridade no funcionamento da mente humana de todos os homens, em que as diferenças seriam mais qualitativas do que quantitativas, visto que todos teriam igual capacidade mental e moral.
III- O autor concentrava-se na ideia do progresso da humanidade pela análise de traços culturais úteis e persistentes no hábito humano, reforçando a ideia de evolução dos grupos também a partir da noção de "sobrevivências".
IV- Segundo James Clifford, a etnografia depende muito mais do olhar do leitor do que propriamente do autor do texto, sendo resultado de uma relação entre o antropólogo e sua comunidade acadêmica.
a) As afirmativas II e III estão corretas.
b) As afirmativas II e IV estão corretas.
c) As afirmativas I e IV estão corretas.
d) As afirmativas I e III estão corretas.

O antropólogo escocês Victor Turner (1920-1983) tem importantes contribuições às investigações dos ritos sociais. Para ele, os ritos cumprem importantes papéis na organização e na reprodução da vida cotidiana.
Com relação aos ritos sociais, analise as afirmativas a seguir:
I- Comportamento formal prescrito para ocasiões específicas, tendo como referência a crença em seres e poderes místicos mediados por símbolos.
II- Os ritos são formas complexas das culturas humanas, podendo ser vivenciados e reproduzidos através do tempo e das gerações.
III- As sociedades vivenciam e dramatizam suas experiências através dos ritos sociais, em que o símbolo torna-se a base da ação social.
IV- Os símbolos indicam as sociedades antigas e organizadas que possuíam alfabetos ou sistemas de escrita, indicando uma forma de poder.
a) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
b) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
c) As afirmativas I, II e III estão corretas.
d) As afirmativas I, III e IV estão corretas.

As ciências humanas são compostas por várias áreas. Entre elas, identificamos a antropologia, que surge a partir de estudos científicos que buscam a comprovação de teorias que expliquem a evolução e o comportamento humano.
Diante disso, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Antropologia evolucionista.
II- Antropologia difusionista.
III- Antropologia funcionalista.
( ) Esta teoria compreende que cada cultura é composta por particularidades individuais, resultado de uma estrutura macro, possível de estabelecer comparações.
( ) Esta teoria compreende que cada cultura independe de comparações, pois percebe que as instituições são o foco principal de análise.
( ) Esta teoria compreende que cada cultura procede de um processo contínuo e natural, que entende o processo como resultado da adequação dos meios às suas incompatibilidades.
a) I - III - II.
b) I - II - III.
c) II - III - I.
d) III - II - I.

Sobre a situação dos povos autóctones no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os livros didáticos reproduzem os preconceitos sociais contra os indígenas.
( ) A LDB reconhece os saberes indígenas e o direito à especificidade cultural.
( ) Estudar a história indígena não contribui para a discussão sobre o racismo.
( ) As leis que defendem os índios são dádivas do Estado e não fruto de suas lutas.
a) F - V - V - F.
b) F - V - F - V.
c) V - F - F - V.
d) V - V - F - F.

Partindo deste pressuposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) O homem é o único ser que é capaz de conviver em sociedade, manipulado pelos sentimentos e crenças, em um contexto grupal e social.
b) O homem é o único ser vivo ativo e em constante desenvolvimento, pela sua linguagem e meio social no qual convive.
c) Todos os seres vivos têm vida própria e instintos diferentes, não possuindo relação uns com os outros.
d) O homem, apesar de seu instinto de sobrevivência e reprodução, está submetido às leis da natureza, como todos os seres vivos.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A Antropologia utiliza a etnografia como uma das formas de realizar o trabalho de campo. Ela representa um tipo de organização das informações à luz de um método com intenção de ser científico. Sobre a etnografia, assinale a alternativa CORRETA:
a) A etnografia é o momento da observação e análise de grupos humanos investigados em sua pluralidade, visando à reconstituição num nível teórico da vida social estudada pelo antropólogo. b) A etnografia indica a prática que teve início com Malinowski de registrar as atividades de campo num diário, onde são transcritas aquilo que o antropólogo considera fundamental. c) A etnografia indica um código de ética que deve orientar a postura do antropólogo na relação entre ele e os indivíduos ou grupos sociais investigados no seu trabalho de campo. d) A etnografia representa o momento em que o antropólogo se "tranca" nas bibliotecas, voltado a estudar pesquisas anteriores sobre o seu interesse, delimitando e planejando a investigação.
a)
b)
c)
d)

No processo de desenvolvimento do campo de estudos antropológico, os estudiosos foram encontrando problemas recorrentes em várias sociedades estudadas. A verificação deste fenômeno possibilitou aos antropólogos nomear e conceituar esses elementos, para que pudessem compreendê-los e relacioná-los enquanto objeto de estudo próprio da disciplina. Um desses conceitos chama-se etnocentrismo. Com base em suas características, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A postura etnocêntrica compreende todas as culturas como corretas e válidas, independentemente de seus próprios valores culturais.
II- O etnocentrismo está relacionado ao fato de considerar as diferentes culturas equivalentes e frutos de condicionamentos sociais.
III- Etnocentrismo significa tomar a própria cultura como o centro, desqualificando as demais expressões culturais.
IV- O etnocentrismo pode ser compreendido como a raiz de princípios fundamentalistas, como o nazismo.
a) As afirmativas III e IV estão corretas.
b) As afirmativas I e IV estão corretas.
c) As afirmativas II e III estão corretas.
d) As afirmativas I e II estão corretas.

A Antropologia surge como disciplina científica no século XIX. Sua origem liga-se a países considerados potências coloniais, como o Reino Unido, a França e Alemanha. Depois, estabeleceu-se também nos EUA. Sobre os temas de interesse dessa antropologia central produzida no século XIX, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A Antropologia desse período pode ser compreendida como a ciência que estuda a dimensão estética do homem e artísticas da humanidade.
II- A partir desse momento, os povos não europeus deixam de ser considerados selvagens para serem nomeados como primitivos: o ancestral do civilizado.
III- Os antropólogos desse período procuraram investigar a sociedade com o um todo, a qual pode ser compreendida como um sistema macroestrutural.
IV- África, Índia, Austrália e Nova Zelândia tornaram-se polos de pesquisa, em torno de estudos sobre aborígenes, estudos sobre parentescos e religião.
a) As afirmativas I e III estão corretas.
b) As afirmativas I e II estão corretas.
c) As afirmativas III e IV estão corretas.
d) As afirmativas II e IV estão corretas.

Desde seu surgimento, vem sendo construído um considerável acervo de conhecimentos antropológicos sobre a espécie humana. A Antropologia é uma disciplina dinâmica. Os temas e as formas que foram abordados em sua fase clássica, no século XIX diferem de muitas maneiras da antropologia praticada hoje. Sobre a Antropologia do século XIX, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Atentou-se para o estudo de grupos e sociedades arcaicas em territórios coloniais, com destaque para os sistemas de parentesco, de religião e das instituições.
( ) Procurou determinar padrões e comportamentos culturais, identificando regularidades e temperamentos que condicionavam os papéis sociais dos indivíduos pesquisados.
( ) A Antropologia do século XIX era feita primeiramente a partir de espaços fechados, sem contato direto com os povos, costumes e instituições pesquisados.
( ) A Antropologia do século XIX tinha como foco de ação a atitude estruturalista, resultando na investigação sobre a linguagem e na classificação das estruturas sociais.
a) F - V - V - F.
b) V - V - F - V.
c) F - F - V - F.
d) V - F - V - F.

Afred Kroeber (1876-1960), antropólogo americano, no artigo "O superorgânico" discutiu a especificidade da cultura para o ser humano e sua vida individual e coletiva. Do ponto de vista da cultura, Kroeber utiliza a metáfora do "Orgânico". A que se refere esta metáfora?
Assinale a alternativa CORRETA:
a) A cultura determina menos o comportamento humano do que as heranças genéticas e as determinações biológicas.
b) Pela cultura, o homem distancia-se do animal, mesmo que o ser humano tenha necessidades orgânicas e biológicas determinadas.
c) Pela cultura, o homem se identifica com a vida biológica, determinando-se apenas pela suas funções vitais.
d) A cultura é um tipo de herança genética capaz de ser repassada de geração para geração.

O que sempre vemos e encontramos pode ser familiar, mas não é necessariamente conhecido, e o que não vemos e encontramos pode ser exótico, mas, até certo ponto, conhecido. No entanto, estamos sempre pressupondo familiaridades e exotismo como fontes de conhecimento ou desconhecimento, respectivamente. O texto citado apresenta uma síntese de um dilema ético existente no interior da Antropologia. Trata-se da relação entre o mundo do pesquisador e do seu encontro com o universo dos grupos ou sociedades investigadas.
Sobre esta relação, analise as afirmativas a seguir: Assinale a alternativa CORRETA:
I- Esta relação envolve diretamente uma relação de alteridade, de abertura para as diferenças elementares, as complexas encontradas no campo, num exercício com implicações éticas e políticas.
II- No mundo de hoje, o exótico é algo que se torna próximo devido ao desenvolvimento dos meios de comunicação, do cinema, da música e de outras formas de arte e cultura.
III- Envolve relações de estranhamento e distanciamento construídas em torno da cultura do pesquisador e do pesquisado, desconstruindo e reconstruindo a própria maneira de fazer antropologia.
IV- O familiar tem de ser levado em consideração, de maneira mais influente, uma vez que ele contribui para classificar e hierarquizar o exótico.
a) As sentenças I e IV estão corretas
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

Bronislaw Malinowski (1884-1942) ficou conhecido por sua originalidade na compreensão da Antropologia como uma ciência. Do resultado de sua extensa relação com comunidades e povos nativos da Oceania, organizou inovações no método antropológico de sua época. Sobre essas inovações no método de fazer pesquisa antropológica formalizado por Malinowski, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Ocupou-se de investigar através do trabalho de campo o passado das sociedades e comunidades, voltando-se para as suas tradições e estruturas.
II- Adoção de uma orientação sincrônica para a investigação antropológica, investigando o presente das sociedades.
III- Imersão na vida diária através da observação, incluindo a compreensão da língua dos nativos, voltado à realização do trabalho de campo.
IV- Ocupou-se por investigar os particularismos e a evolução das comunidades, utilizando para isso a ida ao local onde vivem os grupos pesquisados, os nativos.
a) As afirmativas II e III estão corretas.
b) As afirmativas II e IV estão corretas.
c) As afirmativas I e III estão corretas.
d) As afirmativas I e IV estão corretas.

A Antropologia foi por muito tempo uma disciplina fechada para pesquisadores homens. A situação foi mudando a partir da metade do século XX. A presença de mulheres foi ampliada. Algumas tornaram-se leituras clássicas na disciplina, como Margaret Mead e Ruth Benedict e Mary Douglas. Sobre o trabalho dessas antropólogas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Margaret Mead.
II- Ruth Benedict.
III- Mary Douglas.
( ) O padrão de comportamento masculino e feminino não é explicado pela biologia, mas por diferentes padrões de temperamento socialmente definidos.
( ) Pode-se compreender os padrões culturais dominantes através das diferentes formas de expressão de costumes.
( ) A cultura não é transferida de maneira biológica, mas pelas formas sociais de vivência coletiva.
( ) Analisou os conceitos de tabu, contaminação e poluição relacionados à experiencia social de grupos e indivíduos.

A primeira forma que assumiu a Antropologia no momento de seu surgimento foi aquele herdado do passado e das reverberações do presente vivido no século XIX. Dentre humanistas e autores clássicos da Antiguidade e da Idade Moderna, a ideia mais impactante para a Antropologia foi o Evolucionismo de Herbert Spencer (1820-1903) e a Teoria da Evolução das Espécies de Charles Darwin. Neste sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Darwin, com sua Teoria da Evolução das Espécies, procurou justificar situações como a escravidão e a pobreza, a partir da noção de selvagem.
( ) Segundo Darwin, os organismos vivos formam populações denominadas espécies e apresentam variações, sendo que algumas dessas variações engendram situações de evolução, beneficiando algumas espécies.
( ) Para Darwin, existe uma escala evolutiva ascendente baseada na noção de estágios sociais.
( ) Para Spencer, a sociedade é um organismo que cresce e se torna complexo, integrando-se, diferenciando-se e evoluindo.
a) F - V - V - V.
b) V - F - V - F.
c) V - V - F - V.
d) F - V - F - V.

Na Antropologia, destacam-se as correntes americana, britânica e francesa, indicando uma disciplina que nasce no Ocidente. O surgimento dessa disciplina em países fora desse eixo tem levado novos pesquisadores, principalmente, aqueles oriundos de antigas colônias europeias, a superarem algumas contradições próprias desse caráter europeu da antropologia.
Sobre a antropologia contemporânea, associe os itens, utilizando o o código a seguir:
I- Heterogeneidade.
II- Autoridade do antropólogo.
III- Antropologia pós-colonial.
( ) Questiona-se sobre o modo como o antropólogo diz e apresenta a cultura do "outro" e a dificuldade para o pesquisador acessar plenamente os sentidos da cultura estudada a partir do olhar dos nativos.
( ) Tem questionado a supremacia da "fala" oficial da antropologia, especialmente, aquela produzida nos países centrais, indicando a insuficiência das categoriais estabelecidas para entender contextos periféricos.
( ) As sociedades contemporâneas são caracterizadas pela pluralidade cultural, pelas identidades híbridas em um contexto de afrouxamento das fronteiras territoriais estimulados pela globalização.
( ) Indica a emergência de uma antropologia marcada pela visibilidade de culturas a partir de questionamentos e críticas ao eurocentrismo antropológico, ampliando os olhares sobre as culturas e as sociedades.

O trabalho de campo é elemento essencial de seu caráter científico. Todavia, a etnografia como momento de imersão do antropólogo no dia a dia de grupos e comunidades investigadas vem recebendo criticas de uma nova geração de antropólogos.
Sobre a critica de Clifford (1998), analise as afirmativas a seguir:
I- Para Clifford, as etnografias são ficções, trazendo a parcialidade das verdades históricas e culturais, não revelando a totalidade e exclusividade da experiência entre os interlocutores.
II- Segundo o autor, existiria similaridade no funcionamento da mente humana de todos os homens, em que as diferenças seriam mais qualitativas do que quantitativas, visto que todos teriam igual capacidade mental e moral.
III- O autor concentrava-se na ideia do progresso da humanidade pela análise de traços culturais úteis e persistentes no hábito humano, reforçando a ideia de evolução dos grupos também a partir da noção de "sobrevivências".
IV- Segundo James Clifford, a etnografia depende muito mais do olhar do leitor do que propriamente do autor do texto, sendo resultado de uma relação entre o antropólogo e sua comunidade acadêmica.
a) As afirmativas II e III estão corretas.
b) As afirmativas II e IV estão corretas.
c) As afirmativas I e IV estão corretas.
d) As afirmativas I e III estão corretas.

O antropólogo escocês Victor Turner (1920-1983) tem importantes contribuições às investigações dos ritos sociais. Para ele, os ritos cumprem importantes papéis na organização e na reprodução da vida cotidiana.
Com relação aos ritos sociais, analise as afirmativas a seguir:
I- Comportamento formal prescrito para ocasiões específicas, tendo como referência a crença em seres e poderes místicos mediados por símbolos.
II- Os ritos são formas complexas das culturas humanas, podendo ser vivenciados e reproduzidos através do tempo e das gerações.
III- As sociedades vivenciam e dramatizam suas experiências através dos ritos sociais, em que o símbolo torna-se a base da ação social.
IV- Os símbolos indicam as sociedades antigas e organizadas que possuíam alfabetos ou sistemas de escrita, indicando uma forma de poder.
a) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
b) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
c) As afirmativas I, II e III estão corretas.
d) As afirmativas I, III e IV estão corretas.

As ciências humanas são compostas por várias áreas. Entre elas, identificamos a antropologia, que surge a partir de estudos científicos que buscam a comprovação de teorias que expliquem a evolução e o comportamento humano.
Diante disso, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Antropologia evolucionista.
II- Antropologia difusionista.
III- Antropologia funcionalista.
( ) Esta teoria compreende que cada cultura é composta por particularidades individuais, resultado de uma estrutura macro, possível de estabelecer comparações.
( ) Esta teoria compreende que cada cultura independe de comparações, pois percebe que as instituições são o foco principal de análise.
( ) Esta teoria compreende que cada cultura procede de um processo contínuo e natural, que entende o processo como resultado da adequação dos meios às suas incompatibilidades.
a) I - III - II.
b) I - II - III.
c) II - III - I.
d) III - II - I.

Sobre a situação dos povos autóctones no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os livros didáticos reproduzem os preconceitos sociais contra os indígenas.
( ) A LDB reconhece os saberes indígenas e o direito à especificidade cultural.
( ) Estudar a história indígena não contribui para a discussão sobre o racismo.
( ) As leis que defendem os índios são dádivas do Estado e não fruto de suas lutas.
a) F - V - V - F.
b) F - V - F - V.
c) V - F - F - V.
d) V - V - F - F.

Partindo deste pressuposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) O homem é o único ser que é capaz de conviver em sociedade, manipulado pelos sentimentos e crenças, em um contexto grupal e social.
b) O homem é o único ser vivo ativo e em constante desenvolvimento, pela sua linguagem e meio social no qual convive.
c) Todos os seres vivos têm vida própria e instintos diferentes, não possuindo relação uns com os outros.
d) O homem, apesar de seu instinto de sobrevivência e reprodução, está submetido às leis da natureza, como todos os seres vivos.

Prévia do material em texto

1.
	A Antropologia utiliza a etnografia como uma das formas de realizar o trabalho de campo. Ela representa um tipo de organização das informações à luz de um método com intenção de ser científico. Sobre a etnografia, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A etnografia é o momento da observação e análise de grupos humanos investigados em sua pluralidade, visando à reconstituição num nível teórico da vida social estudada pelo antropólogo.
	 b)
	A etnografia indica a prática que teve início com Malinowski de registrar as atividades de campo num diário, onde são transcritas aquilo que o antropólogo considera fundamental.
	 c)
	A etnografia indica um código de ética que deve orientar a postura do antropólogo na relação entre ele e os indivíduos ou grupos sociais investigados no seu trabalho de campo.
	 d)
	A etnografia representa o momento em que o antropólogo se "tranca" nas bibliotecas, voltado a estudar pesquisas anteriores sobre o seu interesse, delimitando e planejando a investigação.
�
	2.
	No processo de desenvolvimento do campo de estudos antropológico, os estudiosos foram encontrando problemas recorrentes em várias sociedades estudadas. A verificação deste fenômeno possibilitou aos antropólogos nomear e conceituar esses elementos, para que pudessem compreendê-los e relacioná-los enquanto objeto de estudo próprio da disciplina. Um desses conceitos chama-se etnocentrismo. Com base em suas características, analise as afirmativas a seguir:
I- A postura etnocêntrica compreende todas as culturas como corretas e válidas, independentemente de seus próprios valores culturais.
II- O etnocentrismo está relacionado ao fato de considerar as diferentes culturas equivalentes e frutos de condicionamentos sociais.
III- Etnocentrismo significa tomar a própria cultura como o centro, desqualificando as demais expressões culturais.
IV- O etnocentrismo pode ser compreendido como a raiz de princípios fundamentalistas, como o nazismo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
�
	3.
	A Antropologia surge como disciplina científica no século XIX. Sua origem liga-se a países considerados potências coloniais, como o Reino Unido, a França e Alemanha. Depois, estabeleceu-se também nos EUA. Sobre os temas de interesse dessa antropologia central produzida no século XIX, analise as afirmativas a seguir:
I- A Antropologia desse período pode ser compreendida como a ciência que estuda a dimensão estética do homem e artísticas da humanidade.
II- A partir desse momento, os povos não europeus deixam de ser considerados selvagens para serem nomeados como primitivos: o ancestral do civilizado.
III- Os antropólogos desse período procuraram investigar a sociedade como um todo, a qual pode ser compreendida como um sistema macroestrutural.
IV- África, Índia, Austrália e Nova Zelândia tornaram-se polos de pesquisa, em torno de estudos sobre aborígenes, estudos sobre parentescos e religião. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
�
	4.
	A Antropologia no Brasil tornou-se um campo científico autônomo no século XX, especialmente, depois dos anos 1950. Desde este período, pode-se dizer que a Antropologia brasileira teve como preocupação as questões ligadas à alteridade. Com relação aos temas tratados pela pesquisa brasileira naquele momento, analise as afirmativas a seguir:
I - Visavam temas da antropologia física ou biológica, como escavações, ou da etnologia, com pesquisas sobre populações indígenas e negras no Brasil.
II - A partir de 1960, os temas discutidos pela antropologia modificam-se para além do interesse clássico, desdobrando-se em estudos que analisavam a sociedade brasileira. 
III - Havia uma relação de proximidade com a sociologia através dos estudos sobre fricção interétnicas, o tema dos índios e grupos tribais, dentro de um marco da antropologia clássica.
IV - As populações indígenas forneceram vasto material de observação, cuja preocupação era o registro e a análise de suas práticas, línguas, costumes e suas formas originais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
�
	5.
	A concepção de homem como um ser histórico significa que ele não pode se definir fora de um contexto social e histórico. Para que o ser humano se constituísse homem sob o ponto de vista social, foi dando ao longo dos tempos respostas às suas necessidades individuais e coletivas, apresentadas em cada momento histórico. Sobre a percepção do homem como um ser histórico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A concepção de homem como um ser histórico pressupõe o aspecto cultural do desenvolvimento humano.
(    ) O homem foi criando leis e regras também morais que definiram o curso da história humana e que o definiram como ser social e histórico.
(    ) Assim como o desenvolvimento histórico da sociedade é um processo, o desenvolvimento histórico do homem também é de interações que atendem às necessidades da existência humana.
(    ) A concepção de homem como um ser histórico significa que a humanidade se limitou a parar no tempo, regrediu em termos simbólicos e culturais, pautando-se em argumentos teológicos e figurados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - F - F.
�
	6.
	Desde seu surgimento, vem sendo construído um considerável acervo de conhecimentos antropológicos sobre a espécie humana. A Antropologia é uma disciplina dinâmica. Os temas e as formas que foram abordados em sua fase clássica, no século XIX diferem de muitas maneiras da antropologia praticada hoje. Sobre a Antropologia do século XIX, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Atentou-se para o estudo de grupos e sociedades arcaicas em territórios coloniais, com destaque para os sistemas de parentesco, de religião e das instituições.
(    ) Procurou determinar padrões e comportamentos culturais, identificando regularidades e temperamentos que condicionavam os papéis sociais dos indivíduos pesquisados.
(    ) A Antropologia do século XIX era feita primeiramente a partir de espaços fechados, sem contato direto com os povos, costumes e instituições pesquisados.
(    ) A Antropologia do século XIX tinha como foco de ação a atitude estruturalista, resultando na investigação sobre a linguagem e na classificação das estruturas sociais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - V - F.
�
	7.
	Alfred Kroeber (1876-1960), antropólogo americano, no artigo "O superorgânico" discutiu a especificidade da cultura para o ser humano e sua vida individual e coletiva. Sua contribuição é fundamental, ao apontar as especificidades do ser humano com relação ao mundo animal. Com base nas ideias de Kroeber sobre cultura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ele desenvolveu a ideia do particularismo histórico, em que cada cultura segue os seus próprios caminhos, sendo a evolução multilinear.
(    ) A cultura é um processo de acumulação genética, resultante da experiência histórica das gerações anteriores. 
(    ) A cultura determina o comportamento, sendo que o ser humano age de acordo com esses padrões, mas somos afetados pela biologia.
(    ) A cultura é o resultado de evoluções biológicas, determinando ocomportamento humano conforme os padrões genéticos. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	F - V - V - F.
�
	8.
	Afred Kroeber (1876-1960), antropólogo americano, no artigo "O superorgânico" discutiu a especificidade da cultura para o ser humano e sua vida individual e coletiva. Do ponto de vista da cultura, Kroeber utiliza a metáfora do "Orgânico". A que se refere esta metáfora?
	 a)
	A cultura determina menos o comportamento humano do que as heranças genéticas e as determinações biológicas.
	 b)
	Pela cultura, o homem distancia-se do animal, mesmo que o ser humano tenha necessidades orgânicas e biológicas determinadas.
	 c)
	Pela cultura, o homem se identifica com a vida biológica, determinando-se apenas pela suas funções vitais.
	 d)
	A cultura é um tipo de herança genética capaz de ser repassada de geração para geração.
�
	9.
	"O que sempre vemos e encontramos pode ser familiar, mas não é necessariamente conhecido, e o que não vemos e encontramos pode ser exótico, mas, até certo ponto, conhecido. No entanto, estamos sempre pressupondo familiaridades e exotismo como fontes de conhecimento ou desconhecimento, respectivamente". O texto citado apresenta uma síntese de um dilema ético existente no interior da Antropologia. Trata-se da relação entre o mundo do pesquisador e do seu encontro com o universo dos grupos ou sociedades investigadas. Sobre esta relação, analise as afirmativas a seguir:
I- Esta relação envolve diretamente uma relação de alteridade, de abertura para as diferenças elementares, as complexas encontradas no campo, num exercício com implicações éticas e políticas.
II- No mundo de hoje, o exótico é algo que se torna próximo devido ao desenvolvimento dos meios de comunicação, do cinema, da música e de outras formas de arte e cultura. 
III- Envolve relações de estranhamento e distanciamento construídas em torno da cultura do pesquisador e do pesquisado, desconstruindo e reconstruindo a própria maneira de fazer antropologia.
IV- O familiar tem de ser levado em consideração, de maneira mais influente, uma vez que ele contribui para classificar e hierarquizar o exótico. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: VELHO, G. Observando o familiar. In: VELHO, G. Individualismo e cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. 2. ed., Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
�
	10.
	Bronislaw Malinowski (1884-1942) ficou conhecido por sua originalidade na compreensão da Antropologia como uma ciência. Do resultado de sua extensa relação com comunidades e povos nativos da Oceania, organizou inovações no método antropológico de sua época. Sobre essas inovações no método de fazer pesquisa antropológica formalizado por Malinowski, analise as afirmativas a seguir:
I- Ocupou-se de investigar através do trabalho de campo o passado das sociedades e comunidades, voltando-se para as suas tradições e estruturas. 
II- Adoção de uma orientação sincrônica para a investigação antropológica, investigando o presente das sociedades.
III- Imersão na vida diária através da observação, incluindo a compreensão da língua dos nativos, voltado à realização do trabalho de campo.
IV- Ocupou-se por investigar os particularismos e a evolução das comunidades, utilizando para isso a ida ao local onde vivem os grupos pesquisados, os nativos. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	1.
	A Antropologia foi por muito tempo uma disciplina fechada para pesquisadores homens. A situação foi mudando a partir da metade do século XX. A presença de mulheres foi ampliada. Algumas tornaram-se leituras clássicas na disciplina, como Margaret Mead e Ruth Benedict e Mary Douglas. Sobre o trabalho dessas antropólogas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Margaret Mead.
II- Ruth Benedict.
III- Mary Douglas. 
(    ) O padrão de comportamento masculino e feminino não é explicado pela biologia, mas por diferentes padrões de temperamento socialmente definidos.
(    ) Pode-se compreender os padrões culturais dominantes através das diferentes formas de expressão de costumes. 
(    ) A cultura não é transferida de maneira biológica, mas pelas formas sociais de vivência coletiva.
(    ) Analisou os conceitos de tabu, contaminação e poluição relacionados à experiencia social de grupos e indivíduos. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II - I.
	 b)
	I - II - II - III.
	 c)
	II - I - III - II.
	 d)
	III - I - II - III.
�
	2.
	A primeira forma que assumiu a Antropologia no momento de seu surgimento foi aquele herdado do passado e das reverberações do presente vivido no século XIX. Dentre humanistas e autores clássicos da Antiguidade e da Idade Moderna, a ideia mais impactante para a Antropologia foi o Evolucionismo de Herbert Spencer (1820-1903) e a Teoria da Evolução das Espécies de Charles Darwin. Neste sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Darwin, com sua Teoria da Evolução das Espécies, procurou justificar situações como a escravidão e a pobreza, a partir da noção de selvagem.
(    ) Segundo Darwin, os organismos vivos formam populações denominadas espécies e apresentam variações, sendo que algumas dessas variações engendram situações de evolução, beneficiando algumas espécies.
(    ) Para Darwin, existe uma escala evolutiva ascendente baseada na noção de estágios sociais.
(    ) Para Spencer, a sociedade é um organismo que cresce e se torna complexo, integrando-se, diferenciando-se e evoluindo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
�
	3.
	Ruth Benedict (1887-1948) foi uma antropóloga integrante da Escola Americana. Para esta corrente, os indivíduos e suas ações são fundamentais. Para isso, pesquisou os padrões e comportamentos culturais. Deste seu empreendimento, Benedict concebeu a Teoria da Configuração Cultural. Sobre esta teoria, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A Teoria da Configuração Cultural indica que a cultura deve ser percebida como uma "língua" a ser traduzida a partir da cultura e do trabalho do antropólogo para os membros de outras culturas.
	 b)
	O conceito evidencia que os fenômenos culturais estão repletos de símbolos e de crenças de forma não estrutural, cujos sentidos estão atrelados à relação com a estrutura da sociedade.
	 c)
	Cada grupo seleciona recursos humanos dentre possibilidades diversas, estabelecendo assim suas próprias feições culturais, convergindo com a ideia de que um todo cultural determina a natureza das partes e suas relações.
	 d)
	Diz respeito a uma metodologia que se baseava no trabalho de campo com observação participante, em que se realizavam entrevistas em profundidade, objetivando trazer uma perspectiva sincrônica e holista.
�
	4.
	O Antropólogo francês Claude Lévi-Strauss (1908-2009) teve uma experiência etnográfica no Brasil entre 1935-1940. Após retornar à França, sistematizou suas ideias, dando contornos a Antropologia Estrutural. Sobre esta corrente antropológica, analise as afirmativas a seguir:
I- Considera importante o estudo da Cultura, colocando como o elemento central da pesquisa e da investigação antropológica. 
II- A estrutura social é composta por modelos de pensamento que permitem fazer classificações sociais através da linguagem, símbolos e signos.
III- Ela considera as representações sociais dos grupos e sociedades e suasrelações sociais, comparando as diferenças e semelhanças.
IV- Sua pesquisa antropológica se dá em torno das estruturas mentais conscientes e inconscientes em detrimento das representações sociais ou das relações sociais. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
�
	5.
	Na Antropologia, destacam-se as correntes americana, britânica e francesa, indicando uma disciplina que nasce no Ocidente. O surgimento dessa disciplina em países fora desse eixo tem levado novos pesquisadores, principalmente, aqueles oriundos de antigas colônias europeias, a superarem algumas contradições próprias desse caráter europeu da antropologia. Sobre a antropologia contemporânea, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Heterogeneidade.
II- Autoridade do antropólogo.
III- Antropologia pós-colonial.
(    ) Questiona-se sobre o modo como o antropólogo diz e apresenta a cultura do "outro" e a dificuldade para o pesquisador acessar plenamente os sentidos da cultura estudada a partir do olhar dos nativos.
(    ) Tem questionado a supremacia da "fala" oficial da antropologia, especialmente, aquela produzida nos países centrais, indicando a insuficiência das categoriais estabelecidas para entender contextos periféricos. 
(    ) As sociedades contemporâneas são caracterizadas pela pluralidade cultural, pelas identidades híbridas em um contexto de afrouxamento das fronteiras territoriais estimulados pela globalização. 
(    ) Indica a emergência de uma antropologia marcada pela visibilidade de culturas a partir de questionamentos e críticas ao eurocentrismo antropológico, ampliando os olhares sobre as culturas e as sociedades.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II - I.
	 b)
	I - II - III - III.
	 c)
	II - I - III - II.
	 d)
	II - III - I - III.
�
	6.
	O trabalho de campo é elemento essencial de seu caráter científico. Todavia, a etnografia como momento de imersão do antropólogo no dia a dia de grupos e comunidades investigadas vem recebendo criticas de uma nova geração de antropólogos. Um exemplo dessas críticas é realizado por James Clifford, no livro "A experiência etnográfica", em que questiona a experiência descritiva realizada pelos antropólogos com relação aos investigados. Sobre a critica de Clifford (1998), analise as afirmativas a seguir:
I- Para Clifford, as etnografias são ficções, trazendo a parcialidade das verdades históricas e culturais, não revelando a totalidade e exclusividade da experiência entre os interlocutores.
II- Segundo o autor, existiria similaridade no funcionamento da mente humana de todos os homens, em que as diferenças seriam mais qualitativas do que quantitativas, visto que todos teriam igual capacidade mental e moral.
III- O autor concentrava-se na ideia do progresso da humanidade pela análise de traços culturais úteis e persistentes no hábito humano, reforçando a ideia de evolução dos grupos também a partir da noção de "sobrevivências".
IV- Segundo James Clifford, a etnografia depende muito mais do olhar do leitor do que propriamente do autor do texto, sendo resultado de uma relação entre o antropólogo e sua comunidade acadêmica. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CLIFFORD, James. Sobre a autoridade etnográfica. In: GONÇALVES, José Reginaldo S. (Org.). A experiência etnográfica:  antropologia e literatura no século XX. Rio de Janeiro, Editora UFRJ, 1998.
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
�
	7.
	Desde o surgimento da Antropologia, vem sendo construído um considerável acervo de conhecimentos sobre a espécie humana. Isso porque a Antropologia é uma disciplina dinâmica. Os temas e as formas que foram abordados em sua fase clássica, no século XIX, diferem de muitas maneiras da antropologia praticada hoje. Sobre a Antropologia do século XIX, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Atentou-se para o estudo de grupos e sociedades arcaicas em territórios coloniais, com destaque para os sistemas de parentesco, de religião e das instituições.
(    ) Procurou determinar padrões e comportamentos culturais, identificando regularidades e temperamentos que condicionavam os papéis sociais dos indivíduos pesquisados.
(    ) A Antropologia do século XIX era feita primeiramente a partir de espaços fechados, sem contato direto com os povos, os costumes e as instituições pesquisadas.
(    ) A Antropologia do século XIX tinha como foco de ação a atitude estruturalista, resultando na investigação sobre a linguagem e na classificação das estruturas sociais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - F - V - F.
�
	8.
	O antropólogo escocês Victor Turner (1920-1983) tem importantes contribuições às investigações dos ritos sociais. Para ele, os ritos cumprem importantes papéis na organização e na reprodução da vida cotidiana. Com relação aos ritos sociais, analise as afirmativas a seguir: 
I- Comportamento formal prescrito para ocasiões específicas, tendo como referência a crença em seres e poderes místicos mediados por símbolos. 
II- Os ritos são formas complexas das culturas humanas, podendo ser vivenciados e reproduzidos através do tempo e das gerações. 
III- As sociedades vivenciam e dramatizam suas experiências através dos ritos sociais, em que o símbolo torna-se a base da ação social. 
IV- Os símbolos indicam as sociedades antigas e organizadas que possuíam alfabetos ou sistemas de escrita, indicando uma forma de poder.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
�
	9.
	Este termo corresponde aos hábitos, valores, crenças e relações sociais que se institucionalizam em uma determinada sociedade e que são repassados de geração para geração. De que conceito estamos falando?
	 a)
	Etnocentrismo.
	 b)
	Cultura.
	 c)
	Relativismo cultural.
	 d)
	Antropologia.
�
	10.
	As ciências humanas são compostas por várias áreas. Entre elas, identificamos a antropologia, que surge a partir de estudos científicos que buscam a comprovação de teorias que expliquem a evolução e o comportamento humano. Diante disso, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Antropologia evolucionista.
II- Antropologia difusionista.
III- Antropologia funcionalista.
(    ) Esta teoria compreende que cada cultura é composta por particularidades individuais, resultado de uma estrutura macro, possível de estabelecer comparações.  
(    ) Esta teoria compreende que cada cultura independe de comparações, pois percebe que as instituições são o foco principal de análise.  
(    ) Esta teoria compreende que cada cultura procede de um processo contínuo e natural, que entende o processo como resultado da adequação dos meios às suas incompatibilidades.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	I - III - II.
	 c)
	III - II - I.
	 d)
	I - II - III.
	1.
	Alfred Kroeber (1876-1960), antropólogo americano, no artigo chamado "O superorgânico" mostrou como a cultura atua sobre o homem. Para o antropólogo, graças à cultura, a humanidade distanciou-se do mundo animal. Com relação a este antropólogo, disserte sobre o ser humano e suas necessidades orgânicas.
	Resposta Esperada:
Para o antropólogo, está claro que o ser humano possui necessidades orgânicas que limitam suas capacidades e possibilidades, da mesma formacomo outras espécies animais. Exemplos seriam o sono, a fome, a respiração, a sede, a atividade sexual. Apesar de comuns a toda a humanidade, tais necessidades são culturalmente definidas, em contextos distintos. Como nossos comportamentos não são biologicamente condicionados, temos a capacidade de criar cultura e de responder às necessidades orgânicas de maneira cultural. Assim, nem todos os grupos humanos lidam com essas necessidades da mesma maneira. O homem é o resultado do meio cultural em que foi socializado. A cultura é histórica, social e cumulativa, passível de ser compartilhada.
�
	2.
	A Antropologia, análise científica das culturas, práticas e discursos sociais, nos ajuda a desenvolver o "olhar distanciado". Isso nos permite relativizar nossos valores e compreender melhor aqueles valores que professam outros grupos sociais. Assim procedendo, a Antropologia facilita que nos distanciemos daquilo que nos parece "natural" e percebamos a arbitrariedade da cultura. Nesse sentido, o conhecimento antropológico favorece o desenvolvimento do pensamento crítico. Com base no exposto, disserte sobre o pensamento crítico.
	Resposta Esperada:
Nossa sociedade apresenta contradições históricas relevantes que resultaram em uma condição de desigualdade social, étnica, econômica e de oportunidades. O pensamento crítico nos permite identificar e entender a heterogeneidade da sociedade em que vivemos. Através do exercício da crítica, podemos então discernir as diferentes facetas dos acontecimentos sociais e a complexidade da vida em sociedade. Pela crítica construímos novas maneiras de pensar e solucionar os problemas que afligem a todos na vida social.
	1.
	O conceito de Cultura é central para a Antropologia, sua parte mais elementar. Na obra "A Invenção da Cultura", o antropólogo Roy Wagner desenvolve essa reflexão, discutindo, ainda, a cultura como uma criação da mente do antropólogo. Segundo Roy, a cultura é uma invenção. Neste sentido, analise as afirmativas a seguir:
I- Com isso, o antropólogo critica as perspectivas de uma cultura universal, única, voltando-se para uma pluralidade possível de observar as culturas.
II- Segundo Roy, a noção de cultura é uma construção aberta e criativa realizada na experiência do antropólogo, de suas investigações e origem social.
III- Segundo Roy, a etnografia é um trabalho insuficiente para que a Antropologia seja considerada uma Ciência, apresentando-se, então, como uma ciência inventada.
IV- A partir da etnografia, o antropólogo experiencia a relativização da sua própria cultura para acessar a cultura do outro, questionando as suas próprias categorias, resultando num esforço de invenção e reinvenção.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
�
	2.
	A desigualdade de gênero faz parte do contexto social brasileiro. Os estudos que envolvem o conceito de gênero expõem as desigualdades de poder que direcionam comportamentos de subordinação e dominação das mulheres. Esses estudos ganharam destaque a partir dos anos 1970 e, com as lutas dos movimentos sociais, após os anos de 1980, foram responsáveis por questionar essas relações. Considerando esse contexto analise as sentenças a seguir: 
I- Os movimentos feministas deixaram de lado as desigualdades de classe para se concentrarem na condição da mulher. 
II- Atualmente, é possível observar o crescimento da participação feminina no mercado de trabalho, porém ganharam menos espaço que os homens. 
III- O crescimento da participação feminina no mercado de trabalho apresenta desigualdades entre mulheres brancas e negras. 
IV- A diferença entre o rendimento médio da população pode ser explicada pelas desigualdades de gênero. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
�
	3.
	Ruth Benedict (1887-1948) foi uma antropóloga integrante da Escola Americana. Para esta corrente, os indivíduos e suas ações são fundamentais. Para isso, pesquisou os padrões e comportamentos culturais. Deste seu empreendimento, Benedict concebeu a Teoria da Configuração Cultural. Sobre esta teoria, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A Teoria da Configuração Cultural indica que a cultura deve ser percebida como uma "língua" a ser traduzida a partir da cultura e do trabalho do antropólogo para os membros de outras culturas.
	 b)
	Cada grupo seleciona recursos humanos dentre possibilidades diversas, estabelecendo assim suas próprias feições culturais, convergindo com a ideia de que um todo cultural determina a natureza das partes e suas relações.
	 c)
	O conceito evidencia que os fenômenos culturais estão repletos de símbolos e de crenças de forma não estrutural, cujos sentidos estão atrelados à relação com a estrutura da sociedade.
	 d)
	Diz respeito a uma metodologia que se baseava no trabalho de campo com observação participante, em que se realizavam entrevistas em profundidade, objetivando trazer uma perspectiva sincrônica e holista.
�
	4.
	A Antropologia possui diversos métodos e instrumentos de pesquisas, sendo que o trabalho de campo, também chamado de Etnografia, é um dos mais importantes. Clifford Geertz chama esse momento de "estar lá". Como recurso para aprofundar esta etapa, temos a Observação Participante. Sobre a Observação Participante, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Leva o pesquisador a compartilhar os papéis e os hábitos dos grupos observados para estarem em condição de observar fatos.
(    ) Leva o pesquisador a investigar, a interagir e a relacionar-se com todos os indivíduos e as instituições presentes no campo.
(    ) É o registro realizado pelo pesquisador por meio de fotografias, filmagens, entrevistas gravadas no cotidiano da pesquisa.
(    ) É uma modalidade de experiência direta do observador que, ao se inserir no campo de pesquisa, procura diminuir os "estranhamentos".
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - V.
�
	5.
	O trabalho antropológico demanda uma série de instrumentos metodológicos e de pesquisa. São responsáveis por dar o caráter de "ciência". No entanto, o exercício da investigação na Antropologia demanda, também, aberturas éticas voltadas à compreensão ampliada da diferença e diversidade. Podem ser citados os exercícios de estranhamento e distanciamento. Sobre eles, analise as sentenças a seguir:
I- Tanto o distanciamento quanto o estranhamento referem-se a atitudes do pesquisador quando em campo, quando deve esquecer tudo que aprendeu nos seus estudos na graduação, descobrindo novos métodos.
II- Tanto o distanciamento quanto o estranhamento referem-se à necessidade de ir a campo com recursos simples de trabalho, como o diário de campo, deixando de lado objetos como celular ou câmeras.
III- Tanto o distanciamento quanto o estranhamento implicam aproximação com a realidade e pessoas pesquisadas no momento da etnografia, num exercício de abertura para a alteridade, relativizando a cultura do antropólogo. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
�
	6.
	"A instituição escolar, ao conferir àquele que possui o capital cultural, o reconhecimento de seu saber e de sua competência - o diploma -, sanciona as diferenças relativas à incorporação dos benefícios econômicos, sociais e culturais" (TURA, 2014, p.439). O capital cultural é um conceito presente nas investigações da Sociologia e Antropologiasobre a instituição escolar. Neste sentido, Pierre Bourdieu é um pesquisador importante para a definição e o entendimento desse conceito. Sobre o capital cultural e a escola em Pierre Bourdieu, analise as afirmativas a seguir: 
I- A escola, para Bourdieu, cria currículos que dão conta de garantir o sucesso escolar independente da questão de classe, com um olhar universal. 
II- Para Bourdieu, o capital cultural é um importante recurso para relacionar-se com os diversos campos sociais, econômicos, artísticos e científicos.
III- Segundo Pierre Bourdieu, a instituição escolar determina seu currículo tendo por base os códigos e saberes acumulados da cultura letrada e erudita e científica dominante.
IV- Em Bourdieu, a instituição escolar é um espaço igualitário, ocupada de transmitir conhecimentos reconhecidos para melhorar a empregabilidade e o desenvolvimento capitalista.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: TURA, Maria de Lourdes Rangel. O olhar da Sociologia sobre a educação: a questão das desigualdades educacionais. Atos de Pesquisa em Educação (FURB), v. 9, p. 432-451, 2014.
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 c)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
�
	7.
	O multiculturalismo é um conceito construído a partir de várias áreas do conhecimento. Por este motivo, ele é considerado um conceito multidisciplinar. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A um termo utilizado pela Antropologia para identificar a postura unilateral ao compreender as diferenças culturais.
	 b)
	A uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através de nossos valores.
	 c)
	Ao estudo das diversas culturas existentes e também ao embate político, econômico e social travado pelos diferentes grupos sociais na luta pela respeito à diversidade.
	 d)
	Ao conjunto das regras sociais aceitas como normas pela sociedade ou grupo que as compõem.
�
	8.
	O grupo étnico que compõe a sociedade brasileira mais discriminado e que enfrenta os maiores preconceitos por parte da população são os indígenas. Vítimas de um dos maiores genocídios da história humana, os povos nativos das Américas enfrentam grandes dificuldades para terem seus direitos reconhecidos e respeitados. Quanto à situação dos povos autóctones no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os livros didáticos reproduzem os preconceitos sociais contra os indígenas.
(    ) A LDB reconhece os saberes indígenas e o direito à especificidade cultural.
(    ) Estudar a história indígena não contribui para a discussão sobre o racismo.
(    ) As leis que defendem os índios são dádivas do Estado e não fruto de suas lutas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
�
	9.
	Desde seu surgimento, vem sendo construído um considerável acervo de conhecimentos antropológicos sobre a espécie humana. A Antropologia é uma disciplina dinâmica. Os temas e as formas que foram abordados em sua fase clássica, no século XIX diferem de muitas maneiras da antropologia praticada hoje. Sobre a Antropologia do século XIX, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Atentou-se para o estudo de grupos e sociedades arcaicas em territórios coloniais, com destaque para os sistemas de parentesco, de religião e das instituições.
(    ) Procurou determinar padrões e comportamentos culturais, identificando regularidades e temperamentos que condicionavam os papéis sociais dos indivíduos pesquisados.
(    ) A Antropologia do século XIX era feita primeiramente a partir de espaços fechados, sem contato direto com os povos, costumes e instituições pesquisados.
(    ) A Antropologia do século XIX tinha como foco de ação a atitude estruturalista, resultando na investigação sobre a linguagem e na classificação das estruturas sociais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
�
	10.
	Podemos diferenciar o ser humano dos demais seres vivos devido à sua existência, expressão, movimentos e relações no âmbito cultural, social, político e econômico no qual está inserido. Apesar destas diferenças, o homem ainda assim se aproxima da animalidade. Partindo deste pressuposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O homem é o único ser que é capaz de conviver em sociedade, manipulado pelos sentimentos e crenças, em um contexto grupal e social.
	 b)
	O homem é o único ser vivo ativo e em constante desenvolvimento, pela sua linguagem e meio social no qual convive.
	 c)
	Todos os seres vivos têm vida própria e instintos diferentes, não possuindo relação uns com os outros.
	 d)
	O homem, apesar de seu instinto de sobrevivência e reprodução, está submetido às leis da natureza, como todos os seres vivos.
�
	11.
	(ENADE, 2004) "Crime contra Índio Pataxó comove o país (...) Em mais um triste "Dia do Índio", Galdino saiu à noite com outros indígenas para uma confraternização na Funai. Ao voltar, perdeu-se nas ruas de Brasília (...). Cansado, sentou-se num banco de parada de ônibus e adormeceu. Às 5 horas da manhã, Galdino acordou ardendo numa grande labareda de fogo. Um grupo "insuspeito" de cinco jovens de classe média alta, entre eles um menor de idade, (...) parou o veículo na avenida W/2 Sul e, enquanto um manteve-se ao volante, os outros quatro dirigiram-se até a avenida W/3 Sul, local onde se encontrava a vítima. Logo após jogar combustível, atearam fogo no corpo. Foram flagrados por outros jovens corajosos, ocupantes de veículos que passavam no local e prestaram socorro à vítima. Os criminosos foram presos e conduzidos à 1ª Delegacia de Polícia do DF onde confessaram o ato monstruoso. Aí, a estupefação: 'os jovens queriam apenas se divertir' e 'pensavam tratar-se de um mendigo, não de um índio,' o homem a quem incendiaram. Levado ainda consciente para o Hospital Regional da Asa Norte, Galdino, com 95% do corpo com queimaduras de 3º grau, faleceu às 2 horas da madrugada de hoje". A notícia sobre o crime contra o índio Galdino leva a reflexões a respeito dos diferentes aspectos da formação dos jovens. Com relação às questões éticas, pode-se afirmar que elas devem:
	 a)
	Estabelecer os rumos norteadores de comportamento.
	 b)
	Fornecer soluções por meio de força e autoridade.
	 c)
	Expressar os interesses particulares da juventude.
	 d)
	Seguir as atividades permitidas aos grupos sociais.
�
	12.
	(ENADE, 2013) Uma sociedade sustentável é aquela em que o desenvolvimento está integrado à natureza, com respeito à diversidade biológica e sociocultural, exercício responsável e consequente da cidadania, com a distribuição equitativa das riquezas e em condições dignas de desenvolvimento. Em linhas gerais, o projeto de uma sociedade sustentável aponta para uma justiça com equidade, distribuição das riquezas, eliminando-se as desigualdades sociais; para o fim da exploração dos seres humanos; para a eliminação das discriminações de gênero, raça, geração ou de qualquer outra; para garantir a todos e a todas os direitos à vida e à felicidade, à saúde, à educação, à moradia, à cultura, ao emprego e a envelhecer com dignidade; para o fim da exclusão social; para a democracia plena.
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I- Os princípios que fundamentam uma sociedade sustentável exigem a adoção de políticas públicas que entram em choque com velhos pressupostos capitalistas. 
PORQUE
II- O crescimento econômico e a industrialização, na visão tradicional, são entendidos como sinônimos de desenvolvimento, desconsiderando-se o caráter finito dos recursos naturais e privilegiando-sea exploração da força de trabalho na acumulação de capital. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 b)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 d)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	1.
	Segundo o antropólogo brasileiro Roberto Cardoso de Oliveira, o trabalho do antropólogo pode ser resumido em "olhar, ouvir e escrever". Seriam momentos importantes desse trajeto que é a investigação. Neste sentido, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Olhar.
II- Ouvir.
III- Escrever.
(    ) O pesquisador deve realizar um estudo prévio sobre o seu objeto de pesquisa, investigando o que foi escrito sobre o tema.
(    ) Refere-se ao o processo de textualização dos fenômenos socioculturais observados no momento do "estar lá".
(    ) A descoberta do outro se dá em bases solidárias, tendo um sentido de mão dupla, sem imposições do pesquisador, estimulando a curiosidade.
(    ) Conseguimos "captar" o máximo de informações que nosso olhar buscar; para tanto, é importante nos apropriarmos a respeito do que estamos pesquisando
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - II - I - III.
	 b)
	I - III - II - II.
	 c)
	I - III - II - I.
	 d)
	III - I - III - II.
�
	2.
	Do ponto de vista da Antropologia Cultural, a cultura é seu principal conceito, compreendido como uma característica indissociável e distintiva da espécie humana, tomado como central nas pesquisas que visam a compreender as relações humanas em um dado grupo social. Nesse sentido, sobre o conceito de cultura e suas características, analise as afirmativas a seguir:
I- Por cultura pode ser compreendida a maneira como as pessoas aprendem e reproduzem suas relações sociais. 
II- A cultura deve ser entendida apenas como representações materiais, como instrumentos de trabalho, panelas, louças, roupas e outros utensílios.
III- As principais características da cultura são o relativismo cultural, o etnocentrismo e as relações políticas e econômicas.
IV- São valores, crenças, comportamentos, expressões artísticas, que são transferidos de geração para geração em uma sociedade. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
�
	3.
	No processo de desenvolvimento do campo de estudos antropológico, os estudiosos foram encontrando problemas recorrentes em várias sociedades estudadas. A verificação deste fenômeno possibilitou aos antropólogos nomear e conceituar esses elementos, para que pudessem compreendê-los e relacioná-los enquanto objeto de estudo próprio da disciplina. Um desses conceitos chama-se etnocentrismo. Com base em suas características, analise as afirmativas a seguir:
I- A postura etnocêntrica compreende todas as culturas como corretas e válidas, independentemente de seus próprios valores culturais.
II- O etnocentrismo está relacionado ao fato de considerar as diferentes culturas equivalentes e frutos de condicionamentos sociais.
III- Etnocentrismo significa tomar a própria cultura como o centro, desqualificando as demais expressões culturais.
IV- O etnocentrismo pode ser compreendido como a raiz de princípios fundamentalistas, como o nazismo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
�
	4.
	A Antropologia aparece no Brasil ainda no século XIX, tratando de temas clássicos. Destacam-se nomes como Peter Lund, Barbosa Rodrigues, Nina Rodrigues, Roquete Pinto, entre outros. Com relação ao trabalho desses antropólogos pioneiros, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Nina Rodrigues.
II- Roquete Pinto.
III- Peter Lund.
IV- Barbosa Rodrigues. 
(    ) Estudos paleoantropológicos em Lagoa Santa.
(    ) Investigações de caráter geral.
(    ) Etnologia e arqueologia.
(    ) Estudos africanistas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III - IV.
	 b)
	III - II - IV - I.
	 c)
	II - IV - III - I.
	 d)
	IV - II - I - III.
�
	5.
	A concepção de homem como um ser histórico significa que ele não pode se definir fora de um contexto social e histórico. Para que o ser humano se constituísse homem sob o ponto de vista social, foi dando ao longo dos tempos respostas às suas necessidades individuais e coletivas, apresentadas em cada momento histórico. Sobre a percepção do homem como um ser histórico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A concepção de homem como um ser histórico pressupõe o aspecto cultural do desenvolvimento humano.
(    ) O homem foi criando leis e regras também morais que definiram o curso da história humana e que o definiram como ser social e histórico.
(    ) Assim como o desenvolvimento histórico da sociedade é um processo, o desenvolvimento histórico do homem também é de interações que atendem às necessidades da existência humana.
(    ) A concepção de homem como um ser histórico significa que a humanidade se limitou a parar no tempo, regrediu em termos simbólicos e culturais, pautando-se em argumentos teológicos e figurados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
�
	6.
	A Antropologia no Brasil tornou-se um campo científico autônomo no século XX. Todavia, estudos que atualmente podem ser considerados antropológicos foram realizados já no século XIX. Sobre este período da antropologia brasileira, chamado de "primeira fase", analise as sentenças a seguir:
I- Destacam-se nomes como Darcy Ribeiro, Florestan Fernandes, Roger Bastide, Claude Levi-Strauss, entre outros.
II- Eram realizadas em torno de temas da antropologia física ou biológica, como escavações, ou da etnologia, com pesquisas sobre populações indígenas e negras no Brasil.
III- Eram realizadas por indivíduos que foram pesquisar povos fora do Brasil, adquirindo conhecimento antropológico, abrindo cursos superiores em universidades.
IV- Destacam-se nomes como Peter Lund, Barbosa Rodrigues, Nina Rodrigues, Roquete Pinto, entre outros. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
�
	7.
	Quando o indivíduo supervaloriza sua própria cultura em relação às outras, julgando-as a partir de suas próprias referências éticas, morais e de seus valores, ocasionando uma postura de superioridade, hostilidade, e às vezes até mesmo agressão, estamos falando de que tipo de comportamento?
	 a)
	Etnocultura.
	 b)
	Etnocentrismo.
	 c)
	Etnologia.
	 d)
	Etnografia.
�
	8.
	Bronislaw Malinowski (1884-1942) ficou conhecido por sua originalidade na compreensão da Antropologia como uma ciência. Do resultado de sua extensa relação com comunidades e povos nativos da Oceania, organizou inovações no método antropológico de sua época. Sobre essas inovações no método de fazer pesquisa antropológica formalizado por Malinowski, analise as afirmativas a seguir:
I- Ocupou-se de investigar através do trabalho de campo o passado das sociedades e comunidades, voltando-se para as suas tradições e estruturas. 
II- Adoção de uma orientação sincrônica para a investigação antropológica, investigando o presente das sociedades.
III- Imersão na vida diária através da observação,incluindo a compreensão da língua dos nativos, voltado à realização do trabalho de campo.
IV- Ocupou-se por investigar os particularismos e a evolução das comunidades, utilizando para isso a ida ao local onde vivem os grupos pesquisados, os nativos. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
�
	9.
	A primeira definição de cultura na Antropologia foi definida por Edward Taylor em 1871. Com este conceito, Tylor defendeu a possibilidade de se estudar sistematicamente as sociedades a partir da cultura. Com relação ao conceito de cultura em Tylor, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para Tylor, a cultura deve ser entendida como representações materiais, como instrumentos de trabalho, panelas, louças, roupas e outros utensílios.
(    ) Para Tylor, as principais características da cultura são o relativismo cultural, o etnocentrismo, as relações políticas e econômicas.
(    ) Para Tylor, a cultura permitia realizar estudos e análises objetivas voltadas à formulação de leis sobre o processo cultural e a evolução.
(    ) Para Tylor, a diversidade cultural era explicada como resultado da desigualdade de estágios existentes no processo de evolução.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
�
	10.
	A Antropologia é uma disciplina recente, surgida no século XIX, em paralelo com o surgimento das Ciências Sociais. Sobre o seu objeto de interesse da Antropologia, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o papel da Antropologia hoje:
	 a)
	A Antropologia se interessa apenas pelas formas intelectuais e filosóficas de pensamento humano, principalmente, dos povos antigos.
	 b)
	A Antropologia tem como papel contribuir na construção de um mundo melhor, sendo uma disciplina eminentemente política
	 c)
	A Antropologia estuda ou analisa diversas formas de culturas e suas relações com o viver em sociedade.
	 d)
	Para a Antropologia, é importante apenas o papel da família no desenvolvimento da cultura de uma sociedade.
	1.
	O conceito de Cultura é central para a Antropologia, sua parte mais elementar. Na obra "A Invenção da Cultura", o antropólogo Roy Wagner desenvolve essa reflexão, discutindo, ainda, a cultura como uma criação da mente do antropólogo. Segundo Roy, a cultura é uma invenção. Neste sentido, analise as afirmativas a seguir:
I- Com isso, o antropólogo critica as perspectivas de uma cultura universal, única, voltando-se para uma pluralidade possível de observar as culturas.
II- Segundo Roy, a noção de cultura é uma construção aberta e criativa realizada na experiência do antropólogo, de suas investigações e origem social.
III- Segundo Roy, a etnografia é um trabalho insuficiente para que a Antropologia seja considerada uma Ciência, apresentando-se, então, como uma ciência inventada.
IV- A partir da etnografia, o antropólogo experiencia a relativização da sua própria cultura para acessar a cultura do outro, questionando as suas próprias categorias, resultando num esforço de invenção e reinvenção.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
�
	2.
	Franz Boas foi um dos antropólogos que promoveu uma crítica ao evolucionismo. Os evolucionistas pensavam a cultura em estágios de desenvolvimento, cujo ápice era a civilização europeia. Boas foi um autor do chamado particularismo cultural, sugerindo um novo ponto de vista para entender a cultura. Sobre Boas e seu trabalho, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Para Boas, a evolução da cultura tem três fases: a selvageria, a barbárie e a civilização, sendo que a cultura europeia era a superior.
	 b)
	Para Boas, a sociedade é um organismo que cresce e se torna complexo, integrando-se, diferenciando-se e evoluindo.
	 c)
	Para Boas, não havia apenas uma cultura humana, mas diversas, sendo resultados de situações específicas que determinam o resultado da cultura
	 d)
	Para Boas, as condições ambientais e locais eram inexpressivas para a configuração de culturas específicas, continuando o evolucionismo tradicional
�
	3.
	A noção de cultura tornou-se central para a disciplina antropológica. Foi com o evolucionista Edward Tylor que se elaborou uma primeira concepção de cultura. Todavia, tal conceito sofreu críticas e recebeu contribuições. Uma delas foi do antropólogo Franz Boas. Sobre o entendimento de Boas sobre cultura, analise as afirmativas a seguir: 
I- Em sua crítica ao evolucionismo, Franz Boas desenvolveu uma noção de cultura baseada nas explicações e nas análises do particularismo histórico.
II- Com a explicação cultural desenvolvida por Franz Boas, iniciou-se as críticas ao modelo de cultura, com base no evolucionismo.
III- Para Boas, a cultura é um complexo que inclui conhecimentos, crenças, artes, moral, leis e que são adquiridos através da evolução das espécies.
IV- Franz Boas discutiu a noção de cultura a partir da distinção entre o instinto animal e a transmissão cultural entre as sociedades, tendo como base a reflexão das necessidades orgânicas. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
�
	4.
	O multiculturalismo é um conceito construído a partir de várias áreas do conhecimento. Por este motivo, ele é considerado um conceito multidisciplinar. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A um termo utilizado pela Antropologia para identificar a postura unilateral ao compreender as diferenças culturais.
	 b)
	Ao estudo das diversas culturas existentes e também ao embate político, econômico e social travado pelos diferentes grupos sociais na luta pela respeito à diversidade.
	 c)
	Ao conjunto das regras sociais aceitas como normas pela sociedade ou grupo que as compõem.
	 d)
	A uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através de nossos valores.
�
	5.
	O trabalho de campo é elemento essencial de seu caráter científico. Todavia, a etnografia como momento de imersão do antropólogo no dia a dia de grupos e comunidades investigadas vem recebendo críticas de uma nova geração de antropólogos. Um exemplo dessas críticas é realizado por James Clifford, no livro "A Experiência etnográfica", onde questiona a experiência descritiva realizada pelos antropólogos com relação aos investigados. Sobre a crítica de Clifford (1998), analise as afirmativas a seguir:
I- Para Clifford, as etnografias são ficções, trazendo a parcialidade das verdades históricas e culturais, não revelando a totalidade e exclusividade da experiência entre os interlocutores.
II- Segundo o autor, existiria similaridade no funcionamento da mente humana de todos os homens, em que as diferenças seriam mais qualitativas do que quantitativas, visto que todos teriam igual capacidade mental e moral.
III- O autor concentrava-se na ideia do progresso da humanidade pela análise de traços culturais úteis e persistentes no hábito humano, reforçando a ideia de evolução dos grupos também a partir da noção de "sobrevivências".
IV- Segundo James Clifford, a etnografia depende muito mais do olhar do leitor do que propriamente do autor do texto, sendo resultado de uma relação entre o antropólogo e sua comunidade acadêmica. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CLIFFORD, James. Sobre a autoridade etnográfica. In: GONÇALVES, José Reginaldo S. (Org.). Aexperiência etnográfica: antropologia e literatura no século XX. Rio de Janeiro, Editora UFRJ, 1998, p. 17-62.
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
�
	6.
	As ciências humanas são compostas por várias áreas. Entre elas, identificamos a antropologia, que surge a partir de estudos científicos que buscam a comprovação de teorias que expliquem a evolução e o comportamento humano. Diante disso, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Antropologia evolucionista.
II- Antropologia difusionista.
III- Antropologia funcionalista.
(    ) Esta teoria compreende que cada cultura é composta por particularidades individuais, resultado de uma estrutura macro, possível de estabelecer comparações.  
(    ) Esta teoria compreende que cada cultura independe de comparações, pois percebe que as instituições são o foco principal de análise.  
(    ) Esta teoria compreende que cada cultura procede de um processo contínuo e natural, que entende o processo como resultado da adequação dos meios às suas incompatibilidades.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	III - II - I.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	II - III - I.
�
	7.
	O antropólogo inglês Victor Turner (1920-1983) interessou-se pelos mecanismos de resolução dos conflitos sociais nas sociedades Ndembu, na África. Disso, resultou uma contribuição importante para as Ciências Sociais através do conceito de ritos sociais. Com relação a esta categoria, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os ritos sociais podem ser entendidos enquanto ampliação da personalidade de seus proprietários, explicitando uma rivalidade entre status dos homens participantes. 
(    ) Os ritos sociais são formas presentes nas sociedades do passado voltadas a manter o grupo unido em torno das lideranças religiosas e políticas de uma comunidade.
(    ) Os ritos são expressões da cultura que permitem aos seus praticantes vivenciar e dramatizar suas experiencias sociais, com destaque para o papel do símbolo. 
(    ) Os ritos sociais expressam as formas pelas quais as classes sociais interagem, reduzindo as distâncias entre si, em grandes festivais religiosos. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - F.
�
	8.
	Marcel Mauss foi um sociólogo e antropólogo ligado ao surgimento da Escola Francesa. Sobrinho de Durkheim, trabalhou algum tempo com o tio. É autor de obras importantes, como "ensaio sobre a dádiva", publicado em 1924. Nesta, constrói a categoria de dádiva. A respeito da noção de dádiva, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As relações em torno da Dádiva indicavam formas rituais de interação religiosa entre os membros de uma mesma sociedade, dando poder aos indivíduos mais velhos destes lugares determinados.
	 b)
	Para Mauss, indicava as maneiras pelas quais eram concebidas as representações e fatos sociais, sendo elas externas e possuindo um caráter coercitivo sobre os indivíduos e toda a sociedade.
	 c)
	Para Mauss, indicava tipos de relações de reciprocidade em torno do dar e receber, que são fundamentais na vida social, organizadas e hierarquizadas na forma de obrigações conforme os locais e a história.
	 d)
	Indicam relações sociais focalizadas na troca de comportamentos entre diferentes países, resultando naquilo que se chamou de aculturação, isto é, a mistura de culturas distintas.
�
	9.
	Alfred Reginald Radcliffe-Brown (1881-1955) foi um antropólogo britânico ligado à corrente estrutural-funcionalista. Além da importância das funções sociais na construção da ordem social, tinha interesse pelas ações individuais. Com relação ao aspecto estrutural do pensamento de Radcliffe-Brown, analise as afirmativas a seguir:
I- Cabe ao antropólogo observar os comportamentos individuais de integrantes de grupos ou sociedades, comparando estas com as ações realizadas no passado.
II- Interessa apenas as explicações históricas e comparativas, sendo desnecessário investigar o presente das sociedades.
III- A estrutura social pode ser apreendida através da observação, em seguida, o antropólogo formula generalizações da forma estrutural sobre a sociedade.
IV- Todos os grupos humanos teriam que atravessar, necessariamente, as mesmas etapas de desenvolvimento ao longo da história humana.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
�
	10.
	A cultura é um dos conceitos mais importantes da Antropologia. Sua centralidade é apontada nas muitas definições presentes e conformadas pelo conhecimento antropológico desde o século XIX. Sobre a noção de cultura na Antropologia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Cultura refere-se aos conhecimentos adquiridos pelo indivíduo, podendo ser entendida também como o nível de inteligência que uma pessoa possui ou se ela é de fato "culta", educada e capaz de interagir em sociedade.
(    ) Para Franz Boas, os diferentes povos que têm no mundo possuem diferentes culturas e, entre elas, é difícil estabelecer qualquer hierarquia, sendo estas heranças do pensamento colonial e racista da época.
(    ) Para o antropólogo Alfred Kroeber, é através e pela cultura que o homem se distancia do animal de forma criativa, mesmo que o ser humano tenha necessidades orgânicas e biológicas determinadas.
(    ) Para Edward Tylor, a cultura permitia realizar estudos e análises objetivas voltadas à formulação de leis sobre a evolução, em que a diversidade cultural era explicada como resultado da desigualdade de estágios existentes na evolução.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	
	A primeira definição de cultura na Antropologia foi definida por Edward Taylor em 1871. Com este conceito, Tylor defendeu a possibilidade de se estudar sistematicamente as sociedades a partir da cultura. Com relação ao conceito de cultura em Tylor, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para Tylor, a cultura deve ser entendida como representações materiais, como instrumentos de trabalho, panelas, louças, roupas e outros utensílios.
(    ) Para Tylor, as principais características da cultura são o relativismo cultural, o etnocentrismo, as relações políticas e econômicas.
(    ) Para Tylor, a cultura permitia realizar estudos e análises objetivas voltadas à formulação de leis sobre o processo cultural e a evolução.
(    ) Para Tylor, a diversidade cultural era explicada como resultado da desigualdade de estágios existentes no processo de evolução.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F - F - V - V.
	b)
	V - V - V - F.
	c)
	F - V - F - V.
	d)
	F - V - V - V.
�
	2.
	No processo de desenvolvimento do campo de estudos antropológico, os estudiosos foram encontrando problemas recorrentes em várias sociedades estudadas. A verificação deste fenômeno possibilitou aos antropólogos nomear e conceituar esses elementos, para que pudessem compreendê-los e relacioná-los enquanto objeto de estudo próprio da disciplina. Um desses conceitos chama-se etnocentrismo. Com base em suas características, analise as afirmativas a seguir:
I- A postura etnocêntrica compreende todas as culturas como corretas e válidas, independentemente de seus próprios valores culturais.
II- O etnocentrismo está relacionado ao fato de considerar as diferentes culturas equivalentes e frutos de condicionamentos sociais.
III- Etnocentrismo significatomar a própria cultura como o centro, desqualificando as demais expressões culturais.
IV- O etnocentrismo pode ser compreendido como a raiz de princípios fundamentalistas, como o nazismo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
�
	3.
	A Antropologia possui diversos métodos e instrumentos de pesquisas, sendo que o trabalho de campo, também chamado de Etnografia, é um dos mais importantes. Clifford Geertz chama esse momento de "estar lá". Como recurso para aprofundar esta etapa, temos a observação participante. Sobre a observação participante, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) A observação participante leva o pesquisador a compartilhar os papéis e os hábitos dos grupos observados para estarem em condição de observar fatos.
(    ) A observação participante leva o pesquisador a investigar, interagir e se relacionar com todos os indivíduos e instituições presentes no campo.
(    ) A observação participante é o registro realizado pelo pesquisador por meio de fotografias, filmagens, entrevistas gravadas no cotidiano da pesquisa.
(    ) A observação participante é uma modalidade de experiência direta do observador, que ao se inserir no campo de pesquisa, procura diminuir os "estranhamentos".
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - V - F - F.
	b)
	V - F - F - V.
	c)
	V - V - F - V.
	d)
	F - F - V - V.
�
	4.
	Leia o trecho a seguir:
"(...) a etnografia é um trabalho sistemático, onde ir ao campo com frequência e travar conhecimento com o espaço e com os que ali habitam requer também uma sistematicidade e persistência". Com relação ao texto citado, repare que a palavra SISTEMÁTICO se repete, indicando uma característica importante do trabalho de campo. Sobre essa palavra para a Antropologia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Diz respeito à característica da etnografia como um recurso para entender os sistemas culturais.
(    ) Diz respeito à observação participante, quando o antropólogo examina com atenção as características estudadas.
(    ) Diz respeito a algo que possui um método e determinada organização e regularidades necessárias ao trabalho. 
(    ) Diz respeito à necessidade de entender a cultura como permeada por atitudes e comportamentos etnocêntricos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CASSAL, Milena. Brincando de sair pra rua! Entre arreganhos, implicâncias e cuidados no "pátio" do quilombo, na "piscina" do laguinho. Tese de Doutorado. Porto Alegre: PUC RS, 2014, p.31.
	a)
	V - F - V - V.
	b)
	F - V - F - V.
	c)
	V - F - V - F.
	d)
	F - F - V - F.
�
	5.
	A Antropologia utiliza a etnografia como uma das formas de realizar o trabalho de campo. Ela representa um tipo de organização das informações à luz de um método com intenção de ser científico. Sobre a etnografia, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	A etnografia indica um código de ética que deve orientar a postura do antropólogo na relação entre ele e os indivíduos ou grupos sociais investigados no seu trabalho de campo.
	b)
	A etnografia é o momento da observação e análise de grupos humanos investigados em sua pluralidade, visando à reconstituição num nível teórico da vida social estudada pelo antropólogo.
	c)
	A etnografia indica a prática que teve início com Malinowski de registrar as atividades de campo num diário, onde são transcritas aquilo que o antropólogo considera fundamental.
	d)
	A etnografia representa o momento em que o antropólogo se "tranca" nas bibliotecas, voltado a estudar pesquisas anteriores sobre o seu interesse, delimitando e planejando a investigação.
�
	6.
	"O que sempre vemos e encontramos pode ser familiar, mas não é necessariamente conhecido, e o que não vemos e encontramos pode ser exótico, mas, até certo ponto, conhecido. No entanto, estamos sempre pressupondo familiaridades e exotismo como fontes de conhecimento ou desconhecimento, respectivamente". O texto citado apresenta uma síntese de um dilema ético existente no interior da Antropologia. Trata-se da relação entre o mundo do pesquisador e do seu encontro com o universo dos grupos ou sociedades investigadas. Sobre esta relação, analise as afirmativas a seguir:
I- Esta relação envolve diretamente uma relação de alteridade, de abertura para as diferenças elementares, as complexas encontradas no campo, num exercício com implicações éticas e políticas.
II- No mundo de hoje, o exótico é algo que se torna próximo devido ao desenvolvimento dos meios de comunicação, do cinema, da música e de outras formas de arte e cultura. 
III- Envolve relações de estranhamento e distanciamento construídas em torno da cultura do pesquisador e do pesquisado, desconstruindo e reconstruindo a própria maneira de fazer antropologia.
IV- O familiar tem de ser levado em consideração, de maneira mais influente, uma vez que ele contribui para classificar e hierarquizar o exótico. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: VELHO, G. Observando o familiar. In: VELHO, G. Individualismo e cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. 2. ed., Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987
	a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	c)
	As sentenças I e IV estão corretas
	d)
	As sentenças I e III estão corretas.
�
	7.
	Quando o indivíduo supervaloriza sua própria cultura em relação às outras, julgando-as a partir de suas próprias referências éticas, morais e de seus valores, ocasionando uma postura de superioridade, hostilidade, e às vezes até mesmo agressão, estamos falando de que tipo de comportamento?
	a)
	Etnocentrismo.
	b)
	Etnologia.
	c)
	Etnocultura.
	d)
	Etnografia.
�
	8.
	O trabalho antropológico demanda uma série de instrumentos metodológicos e de pesquisa. São responsáveis por dar o caráter de "ciência". No entanto, o exercício da investigação na Antropologia demanda, também, aberturas éticas voltadas à compreensão ampliada da diferença e diversidade. Podem ser citados os exercícios de estranhamento e distanciamento. Sobre eles, analise as sentenças a seguir:
I- Tanto o distanciamento quanto o estranhamento referem-se a atitudes do pesquisador quando em campo, quando deve esquecer tudo que aprendeu nos seus estudos na graduação, descobrindo novos métodos.
II- Tanto o distanciamento quanto o estranhamento referem-se à necessidade de ir a campo com recursos simples de trabalho, como o diário de campo, deixando de lado objetos como celular ou câmeras.
III- Tanto o distanciamento quanto o estranhamento implicam aproximação com a realidade e pessoas pesquisadas no momento da etnografia, num exercício de abertura para a alteridade, relativizando a cultura do antropólogo. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	b)
	Somente a sentença III está correta.
	c)
	Somente a sentença I está correta.
	d)
	As sentenças II e III estão corretas.
�
	9.
	A Antropologia surge como disciplina científica no século XIX. Sua origem liga-se a países considerados potências coloniais, como o Reino Unido, a França e Alemanha. Depois, estabeleceu-se também nos EUA. Sobre os temas de interesse dessa antropologia central produzida no século XIX, analise as afirmativas a seguir:
I- A Antropologia desse período pode ser compreendida como a ciência que estuda a dimensão estética do homem e artísticas da humanidade.
II- A partir desse momento, os povos não europeus deixam de ser considerados selvagens para serem nomeados como primitivos: o ancestral do civilizado.
III- Os antropólogos desse período procuraram investigar a sociedade como um todo, a qual pode ser compreendida como um sistema macroestrutural.
IV-África, Índia, Austrália e Nova Zelândia tornaram-se polos de pesquisa, em torno de estudos sobre aborígenes, estudos sobre parentescos e religião. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
�
	10.
	Do ponto de vista das ciências sociais, especialmente da antropologia, o termo cultura é um dos conceitos centrais, porque permite compreender a construção dos sujeitos envolvidos em seu meio social. Com relação à perspectiva da ciência antropológica e como é compreendido o conceito de cultura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Cultura refere-se aos conhecimentos adquiridos pelo indivíduo. Pode ser entendido também com o nível de inteligência que uma pessoa possui, ou se ela é de fato "culta".
(    ) A cultura de um grupo pode estar permeada por atitudes e comportamentos etnocêntricos, que se refere à negação e à discriminação de culturas diferentes da sua.
(    ) Cultura imaterial refere-se às manifestações da cultura que não possuem consistência física, como a música, a dança, os pensamentos, as tradições e as visões de mundo compartilhadas.
(    ) Cultura refere-se a tudo aquilo que envolve os seres humanos em sociedade, como a política, a economia, a religião, a família, assim como os valores, a moral, os costumes e tradições.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - F - F - F.
	b)
	V - F - F - V.
	c)
	F - F - V - V.
	d)
	F - V - V - V.
	Segundo Charles Darwin (1982), autor da obra "A Origem das Espécies", a evolução é um processo gradativo e irreversível, sendo que esta seleção é feita naturalmente. Sobre essa evolução, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A evolução das espécies é um processo contínuo que exclui o ser humano.
(    ) O ser humano é uma espécie em constante evolução, pois sempre retrocede culturalmente.
(    ) Darwin, em sua obra, dá a entender que as coisas são explicadas em sua totalidade, através da tecnocientificidade, resultando na evolução do conhecimento humano.
(    ) O ser humano é passível de acúmulo de conhecimento, e este só é possível através do conhecimento moral do grupo no qual o indivíduo está inserido.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: DARWIN, Charles. A origem das espécies. São Paulo: Melhoramentos, 1982.
	a)
	F - V - F - V.
	b)
	F - F - V - F.
	c)
	V - F - V - V.
	d)
	V - V - F - F.
	A mais abrangente das áreas de estudos da Antropologia é a da diversidade cultural, que compreende a humanidade de forma integral, analisando a sociedade como um todo, a qual pode ser compreendida como um sistema macroestrutural. Com relação à Antropologia Cultural, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	A Antropologia Cultural pode ser compreendida como a ciência que estuda a dimensão estética do homem, desconsiderando as demais características.
	b)
	A Antropologia Cultural é compreendida como a ciência que estuda a existência de vida humana fora da Terra.
	c)
	A Antropologia Cultural pode ser compreendida como uma ciência que estuda o fenômeno físico do homem.
	d)
	A Antropologia Cultural pode ser compreendida como a que investiga, analisa e compreende o homem em sua dimensão cultural.
	Acadêmico:
	Sandra Suely Menezes Ribeiro (832065)
	
	Disciplina:
	Formação Social, Histórica e Política do Brasil (SES45)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:443409) ( peso.:1,50)
	Prova:
	11623805
	Nota da Prova:
	10,00
	Legenda: Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
1.
A mudança de regime político que ocorreu no Brasil em 15 de novembro de 1889 é interpretada e explicada pelos estudiosos como sendo um evento em que a população brasileira não participou de forma efetiva, e que se tratou de um movimento em que as elites políticas orquestraram as mudanças todas que estavam em curso. Qual regime político foi substituído/superado com o evento da Proclamação da República?
a)
Neoliberalismo.
b)
Ditadura Militar.
c)
Teocracia.
d)
Monarquia.
�
2.
O Brasil das primeiras décadas do século XX foi marcado por inúmeros movimentos e agitações populares e de trabalhadores, que reclamavam por melhores condições de trabalho e salários. Segundo os estudiosos, o movimento operário ganhou forte estrutura e alcance em suas ações, pois os integrantes possuíam larga experiência com organização de trabalhadores e movimento sindical. Sobre o trabalho nas primeiras décadas do século XX no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Muitos dos trabalhadores eram de origem europeia, haviam entrado em contato com o cotidiano do trabalho operário e do movimento sindical antes de chegar ao Brasil.
(    ) As regiões que mais apresentaram agitações de operários foram o Sul, o Nordeste e Norte do Brasil.
(    ) As questões que os trabalhadores reivindicavam não diziam respeito somente a melhorias ao operariado no interior das fábricas, mas nas condições gerais de vida dos moradores das regiões industriais.
(    ) Muitos dos imigrantes europeus já demostravam conhecimentos do sistema socialista, do anarquismo e em formas e sistema de transformação da sociedade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a)
V - V - V - F.
b)
V - V - F - V.
c)
F - V - V - V.
d)
V - F - V - V.
�
3.
Diante da mudança de regime político da Monarquia para a República, a historiografia para o tema defende que a população, o povo brasileiro, de maneira geral, posicionou-se como que se estivesse ?bestializado e atônito? diante do fato. O que esta expressão pretende revelar do real caráter que a proclamação da República apresentou? Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O povo acompanhou o processo de Proclamação da República de forma engajada, porém os rumos que os fatos obtiveram acabou por frustar e decepcionar a todos que haviam lutado pela causa.
(    ) Tratou-se de uma mudança política que ocorreu e tramitou somente nas esferas internas da política nacional, bem como envolveu integrantes de quadros específicos do corpo do exército brasileiro.
(    ) A transição do regime de Monarquia para o de República esteve mais relacionado a um conjunto de fatos e crises políticas e econômicas que tornavam o antigo sistema inviável, e não como o resultado da participação e mobilização popular propriamente dita.
(    ) A queda da Monarquia foi o ato que passou sem o devido conhecimento da população brasileira, antes foi fomentada pela insatisfação das elites escravistas que haviam perdido suas propriedades e a dos grupos do exército que não conseguiam colocar-se nos espaços de poder junto ao governo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a)
V - V - V - F.
b)
V - F - V - V.
c)
F - V - V - V.
d)
V - V - F - V.
�
4.
Estudiosos do processo de transição do regime de Monarquia para República defendem que a participação popular foi pouco expressiva ao ponto de que o povo teria assistido à queda da monarquia de forma "bestializada", sem saber e sem se dar conta do que estava ocorrendo. Esta afirmação é feita diante de qual contexto político?
a)
De que a república teria sido proclamada pelas camadas mais baixas do Exército, que depois da Guerra do Paraguai se deixaram seduzir pelas ideias positivistas e marxistas.
b)
De a Proclamação da República ter sido um golpe militar, sem apoio das camadas populares.
c)
De que a queda da monarquia teria sido uma articulação do imperialismo inglês para banir a última monarquia existentena América Latina, já toda republicana. A monarquia brasileira seria um entrave para a economia mundial.
d)
De que a Proclamação da República teria sido uma iniciativa dos clubes republicanos, existentes desde 1870, nos quais as elites não permitiam a participação popular.
�
5.
O fato de hoje vivermos um regime republicano de governo leva-nos a naturalizá-lo. Todavia, assim como os outros regimes, a República é uma construção social e cultural no Brasil. Para que tal construção se consolidasse, a questão militar teve um papel fundamental. Sobre a questão militar, assinale a alternativa CORRETA:
a)
A questão militar foi uma revolta no Rio Grande do Sul em torno do ideário federalista e contrário à centralização monárquica.
b)
A questão militar foi um conflito entre o governo monárquico e os militares, que estavam em estado de abandono desde a Guerra do Paraguai. A classe militar havia se fortalecido a ponto de fazer oposição ao governo.
c)
A questão militar foi uma série de artigos publicados na imprensa contrários à abolição da escravidão que vinha ocorrendo paulatinamente.
d)
A questão militar foi decorrente das ideias positivistas defendidas pela família real e combatidas pela classe militar.
�
6.
Ao longo do período da República Velha, surgem os movimentos sociais que traziam em suas pautas as causas dos setores trabalhistas do recente ciclo econômico do país, o da indústria e da mão de obra, constituído pelos operários urbanos. Sobre os impasses e as reivindicações que recaíam sobre esta categoria, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Durante a Primeira República, ocorria forte segregação geográfica e discriminação sociocultural entre os operários e as classes dirigentes, o que foi responsável por favorecer o nascimento de vilas e bairros operários, que isolava-os das proximidades dos centros urbanos, palco primordial para atividades comerciais e os bairros burgueses.
(    ) O movimento operário não foi forjado de forma coesa e unilateral, além dos simpatizantes e manifestos do socialismo, coexistiam em seu interior também anarquistas, que acabaram por configurar o movimento anarco-sindicalista e conseguiram exercer hegemonia no interior do movimento operário organizado.
(    ) A corrente anarco-sindicalista, em suas ações práticas de reivindicação, optava pela via política da ?ação direta?, cuja principal estratégia residiu na organização das greves, que os diferenciava dos grupos socialistas. 
(    ) A expansão do anarco-sindicalismo se deu em especial a partir do ano de 1922, e conseguiu rapidamente obter o fortalecimento do movimento operário brasileiro.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a)
V - V - V - F.
b)
F - V - V - V.
c)
V - F - F - V.
d)
F - V - V - F.
�
7.
A contratação de melícias e jagunços foi uma prática comum no contexto político regional do Brasil dos primeiros anos do século XX. Os serviços dos jagunços foram contratados no sentido de desfazer situações de oposição que os coronéis pudessem encontrar quando almejavam eleger ou reeleger os representantes políticos. Sobre outras práticas ilegítimas que foram comuns no contexto eleitoral das primeiras décadas do século XX no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
a)
Voto a cabresto, atas e urnas manuais e ampla votação das mulheres.
b)
Voto secreto e direito de voto a negros e nativos brasileiros.
c)
Voto a cabresto e direito de voto a negros e estrangeiros.
d)
Voto a cabresto, cédulas preenchidas, atas e urnas adulteradas.
�
8.
Os primeiros anos de implantação da República no Brasil não foram nada pacíficos, por outro lado, foram marcados por diversos conflitos e revoltas que coloram em risco a curta trajetória do novo regime político. Em especial, revelavam a insatisfação por parte dos grupos políticos que atuavam no interior do Brasil e que não se percebiam representados pela conjuntura política que governava o país. Com relação aos fatos que marcaram a instabilidade da República, analise as seguintes sentenças:
I- Entre 1893/4 eclodiu a Revolta da Armada, uma ação dos militares descontentes com os rumos do regime republicano.
II- No sul do Brasil, iniciou-se a chamada Revolução Federalista, uma tentativa de combater o centralismo da administração federal e conceder mais autonomia aos estados.
III- Tanto a Revolta da Armada quanto a Revolução Federalista eram movimentos antirrepublicanos e monarquistas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a)
As sentenças II e III estão corretas.
b)
As sentenças I e II estão corretas.
c)
As sentenças I, II e III estão corretas.
d)
As sentenças I e III estão corretas.
�
9.
A Guerra de Canudos ocorreu no interior da Bahia entre os anos de 1896-1897, em meio a uma comunidade de sertanejos liderados pelo líder religioso Antônio Conselheiro, entusiasmados pela promessa de um novo tempo de prosperidade econômica e graças celestiais. Após o caso de Canudos, outras manifestações e revoltas de contestação ao governo nacional ocorreram no interior do Brasil, tais como a Revolta da Vacina (1904) na Região Sudeste, a Revolta da Chibata (1910) e a Guerra do Contestado (1912-1916) no Sul do Brasil. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir:
I- O governo republicano interpretou o movimento de Canudos como sendo um foco de resistência e subversão de cunho político monarquista, para o qual deslocou tropas do exército e os enfrentamentos foram implacáveis e rapidamente desmontaram o Arraial de Canudos. 
PORQUE 
II- Canudos representava uma grave ameaça à consolidação do regime republicano, devido ao alto grau de intelectualização e tática de guerrilha que os sertanejos possuíam.
Assinale a alternativa CORRETA:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa
correta da I.
b)
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
d)
As asserções I e II são proposições falsas.
�
10.
O Brasil do final do século XIX encontrava-se agitado por diversos movimentos políticos, que abalavam o regime imperial que vigorava na época. Neste contexto, tinha-se o movimento abolicionista e toda uma legislação, indicando que a escravidão deveria ser superada em pouco tempo. Diante disto, analise as seguintes sentenças:
I- A Lei Eusébio de Queirós, de 1850, previa que todos os filhos de escravos nascidos após a promulgação da lei ganhariam automaticamente a liberdade.
II- A Lei dos Sexagenários, promulgada em 1885, representava mais uma tentativa de prorrogar ao máximo a escravidão do que uma preocupação com os direitos humanos.
III- A pressão contra a manutenção do regime de trabalho escravo se desenvolveu em várias frentes, dentre outros motivos porque havia um medo generalizado de que pudesse ocorrer no Brasil uma revolta de grandes (e imprevisíveis) proporções.
IV- Ao longo da segunda metade do século XIX, surgiram no país diversos clubes abolicionistas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a)
As sentenças I e IV estão corretas.
b)
As sentenças I, III e IV estão corretas.
c)
As sentenças I e II estão corretas.
d)
As sentenças II, III e IV estão corretas.
�
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário