Buscar

matematica basica

Prévia do material em texto

Como é a matemática básica para concursos?
A primeira dúvida a ser tirada sobre esse assunto é o que exatamente os editais querem dizer com “matemática básica”. Podemos considerar matemática básica como aquilo que é ensinado nos ensinos Fundamental e Médio – ou seja, do sexto ano até o último ano do Ensino Médio.
Por isso, quem quer prestar um concurso público que exija matemática básica pode sair na frente se já tiver completado o Ensino Médio. Assim, você precisa apenas revisar matérias que já aprendeu.
Porém, às vezes, o que aprendemos na escola é ensinado de modo raso, ou pode fazer muito tempo desde que terminamos o Ensino Médio e todas essas matérias foram esquecidas.
Por isso, saber como criar um bom plano de estudo para matemática básica para concursos é essencial. Com ele, você estuda de forma eficiente e alcança os resultados desejados.
Plano de estudo de matemática básica para concursos
Na hora de organizar os estudos para a matemática básica para concursos, procure saber quais os tópicos mais frequentes são pedidos.
Para saber como montar seu plano de estudo, você deve, primeiro, saber quais são os tópicos mais frequentes sobre matemática básica que caem nas provas.
É importante lembrar que esses tópicos podem mudar dependendo do cargo ao qual você vai concorrer, porque cada profissão exige alguns conhecimentos especializados.
No entanto, esses são os assuntos mais recorrentes e com maior probabilidade de cair na prova:
Tópicos do Ensino Fundamental
Esses assuntos comuns em provas de matemática básica para concurso são ensinados no Ensino Fundamental, do sexto ao nono ano.
Sistema métrico decimal
Razão
Proporção
Divisão proporcional
Regra de três simples e composta
Porcentagem
Equações de 1 º e 2 º grau
Produtos notáveis
Fatoração algébrica
Área de figuras planas
Tópicos do Ensino Médio
Os tópicos abaixo são ensinados nos três anos correspondentes ao Ensino Médio.
Progressão aritmética e geométrica
Noção de função
Juros simples e compostos
Probabilidade
Análise combinatória
Matrizes e determinantes
Porém, de nada adianta saber todos esses conteúdos se você não domina os tópicos mais primordiais da matemática – aqueles que nos são ensinados bem no começo da vida escolar, no sexto ano do Fundamental (que, antigamente, era chamado de quinta série).
Se você não sabe por onde começar a estudar para a matemática básica para concursos, comece revisando esses assuntos básicos. Assim, quando chegar aos tópicos mais específicos, você vai ter toda a fundação necessária para desenvolver seus conhecimentos.
Abaixo, listamos quais são os tópicos básicos da matemática que você deve colocar em seu plano de estudos:
Operações básicas: soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação, expressões numéricas;
Interpretação de problemas matemáticos que envolvam as operações básicas;
Divisibilidade;
Números primos;
Fatoração completa;
MDC (Máximo Divisor Comum) e MMC (Mínimo Múltiplo Comum);
Frações (frações equivalentes, operações básicas com frações, expressões com frações, problemas envolvendo frações etc.);
Números decimais e operações;
Sistema métrico decimal.
Revisando esses tópicos, você cria uma base sólida para estudar os assuntos mais comuns em concursos públicos e ainda resolve algumas questões com mais facilidade.
Além disso, você pode resolver qualquer conta na ponta do lápis – o que é ainda uma preocupação muito grande entre diversos concurseiros que estão acostumados a usar calculadora.

Continue navegando