Buscar

APOL 100

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Filosofia da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:Marx considera que, no decorrer da formação da classe burguesa, criaram-se as condições para a diferenciação entre indivíduo pessoal e membro de classe. As contingências das relações socioeconômicas impuseram-lhe uma ação e modelaram uma personalidade e uma funcionalidade econômica. A burguesia, ao desenvolver a economia orientada para as trocas, estimulada pelas relações monetárias, criou as condições para o estabelecimento de uma nova relação social, através da qual pôde assenhorar-se das condições sociais e técnicas do processo de trabalho. [...]Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: SAEZ, Adelaide Maria. O conceito de classes sociais em Marx. In.: TESKE, Ottmar (coord.) Sociologia: textos e contextos. 2 ed. Canoas: Editora ULBRA, 2005. (p. 152)De acordo com o texto e com base nos conteúdos e livro da disciplina, nesse processo, segundo Marx e Engels, os burgueses tornaram-se os detentores do capital, seja esse capital convertido em dinheiro, propriedades ou equipamentos. E os trabalhadores, desprovidos do capital passaram a ser chamados de ...
	A empreiteiros.
	B funcionários.
	C proletários.
Você acertou!“[...] De acordo com os filósofos alemães, os capitalistas são os detentores de capital, isto é, possuem capital e itens que podem ser convertidos em dinheiro, como equipamentos e títulos de propriedade. Também chamados de proletários, os trabalhadores, desprovidos de capital, viam-se na condição de vender sua força de trabalho em troca de salários para poder garantir sua sobrevivência.
	D escravos.
	E obreiros.
Questão 2/5 - Filosofia da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:[...] O objetivo do processo educacional, dizia ele, "é capacitar os indivíduos a dar continuidade a sua própria educação e a finalidade e recompensa do aprendizado é proporcionar-lhes os meios para um constante desenvolvimento". Vida e educação são inseparáveis e todo programa educacional tem de necessariamente conduzir o cidadão a uma melhoria de vida.Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: OLIVEIRA, Admardo Serafim de; et. al. Introdução ao pensamento filosófico. 8 ed. São Paulo, Loyola, 2005. (p. 109)O texto acima refere-se aos propósitos de John Dewey para a educação. De acordo com o texto, e com os conteúdos e livro da disciplina, por qual a razão Dewey influenciou o pensamento de educadores brasileiros na década de 1930?
	A	O pragmatismo, após a abertura política do país, serviria para resgatar as contribuições do humanismo como base da educação nacional.
	B	Após o regime militar, os fundamentos do pragmatismo pareciam preparar para a superação das dificuldades bem como para a luta de classes.
	C	Em consonância com a situação política da época, o pragmatismo poderia ser utilizado como bandeira de movimentos de esquerda.
	D	Em fase de superação de um regime político oligárquico, o pragmatismo parecia apontar para uma possibilidade de educar para uma sociedade democrática.
Você acertou!“[...] Talvez o aspecto mais importante da filosofia desse autor para os intelectuais brasileiros tenha sido sua insistência na formação dos educandos para uma sociedade democrática. Depois de décadas de regime oligárquico, os educadores da década de 1930 viam no pragmatismo de Dewey um sólido fundamento teórico para suas aspirações políticas.” (p 150-151).
	E	Objetivando uma educação de qualidade para a formação de intelectuais o pragmatismo parecia dar base para a proliferação das escolas privadas no país.
Questão 3/5 - Filosofia da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:"[...] O objetivo do processo educacional, dizia ele, 'é capacitar os indivíduos a dar continuidade a sua própria educação e a finalidade e recompensa do aprendizado é proporcionar-lhes os meios para um constante desenvolvimento'. Vida e educação são inseparáveis e todo programa educacional tem de necessariamente conduzir o cidadão a uma melhoria de vida".Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: OLIVEIRA, Admardo Serafim de; et. al. Introdução ao pensamento filosófico. 8 ed. São Paulo: Loyola, 2005, p. 109.O fragmento acima refere-se aos propósitos de John Dewey para a educação. De acordo com o texto e com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, Dewey influenciou o pensamento de educadores brasileiros na década de 1930 porque...
	A	o pragmatismo, após a abertura política do país, serviria para resgatar as contribuições do humanismo como base da educação nacional.
	B	após o regime militar os fundamentos do pragmatismo pareciam preparar para a superação das dificuldades bem como para a luta de classes.
	C	em consonância com a situação política da época, o pragmatismo poderia ser utilizado como bandeira de movimentos de esquerda.
	D	em fase de superação de um regime político oligárquico, o pragmatismo parecia apontar para uma possibilidade de educar para uma sociedade democrática.
Você acertou!
“[...] Talvez o aspecto mais importante da filosofia desse autor para os intelectuais brasileiros tenha sido sua insistência na formação dos educandos para uma sociedade democrática. Depois de décadas de regime oligárquico, os educadores da década de 1930 viam no pragmatismo de Dewey um sólido fundamento teórico para suas aspirações políticas.” (livro-base, p 150-151).
	E	objetivando uma educação de qualidade para a formação de intelectuais, o pragmatismo parecia dar base para a proliferação das escolas privadas no país.
Questão 4/5 - Filosofia da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:Em Emílio, tratado de Rousseau sobre a educação, o filósofo considera o desenvolvimento da criança quando seu crescimento ocorre no campo, tentando analisar os princípios subjacentes ao processo natural de maturação, partindo da infância até a fase adulta. [...]Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: COLLINSON, Diané. 50 grandes filósofos. 3 ed. São Paulo: Contexto, 2009. (p. 152)A partir do texto e fundamentado no conteúdo e no livro-base da disciplina, qual era o objetivo de Rousseau ao escrever “Emílio, ou Da educação”?
	A	Divulgar uma inovadora proposta pedagógica a respeito da educação e formação humana.
	B	Elaborar um guia prático para educadores, a respeito da educação e formação humana.
	C	Pensar o currículo escolar a partir da discussão a respeito da educação e formação humana.
	D	Estimular o pensamento e a imaginação das pessoas a respeito da educação e formação humana.
Você acertou!“Apesar dessa crítica absolutamente pertinente, não podemos perder de vista o propósito de Rousseau ao escrever Emílio ou Da educação. A obra, segundo seu autor, não pretendia apresentar um roteiro prático para pais e professores, mas sim estimular a imaginação, fazer com que as pessoas pensassem. [...]” (p. 59)
	E	Difundir o maior número de ideias filosóficas a respeito da educação e formação humana.
Questão 5/5 - Filosofia da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:Considerando as diferentes modalidades de Aparelhos Ideológicos de Estado (AIE) (religioso, escolar, familiar, jurídico, político, sindical, da informação, cultural), Althusser conclui que o aparelho ideológico de Estado escolar se converteu, no capitalismo, em aparelho ideológico dominante. Nessa condição, a escola tornou-se o instrumento mais acabado de reprodução das relações de produção capitalistas.Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: SAVIANI, Dermeval. História das id ideias pedagógicas no Brasil. 2ª d. Campinas: Autores Associados, 2008. (p. 394-395)De acordo com o texto e com os conteúdos e livro-base da disciplina, a escola é um dos meios de transmissão da ideologia burguesa capitalista, contribuindo para a manutenção do controle social. Numa crítica à educação da classe dominante, a filosofia de Althusser serviu como base e inspiração para qual corrente pedagógica?
	A	Liberal-renovadora
	B	Crítico-reprodutivista.Você acertou!“Em uma perspectiva althusseriana, a educação em geral, e a escola em particular, são veículos de transmissão da ideologia dominante [...]. Em função disso, a filosofia de Althusser (1985) serve de inspiração a uma corrente pedagógica chamada crítico-reprodutivista, designação motivada pela característica dessa linha pedagógica de denunciar o caráter ideológico da educação escolar [...]” (p. 104)
	C	Materialista-histórica.
	D	Progressista-libertária.
	E	Histórico-crítica.

Continue navegando