Buscar

Reflexiva 1

Prévia do material em texto

Nome: Emily Marinho Guedes Dias
RGM: 1819828624
PRAXÍS PEGAGOGICA
De acordo com o material teórico e a vivência no estágio de educação infantil, foi observado que muitas vezes o professor encontra uma certa dificuldade em exercer suas atividades, por ter uma prática pré-estabelecida e um currículo a ser seguido pela escola, o que acaba sendo desafiador ao professor exercer uma ação-reflexão-ação sobre sua práxis pedagógica.
Porém com toda dificuldade apresentada, me deparei com professores dispostos a ultrapassar certas barreiras, pesquisando, renovando, criando alternativas e propondo métodos diferenciados, que resultaram numa aprendizagem de qualidade.
Sabemos e vemos, que o cuidar nessa fase é muito importante para o desenvolvimento, e que a educação infantil surgiu de uma forma assistencialista, onde só o cuidar estava presente, mas com as mudanças na legislação, novas leis foram criadas para que os conceitos de educar e cuidar se complementasse.
O referencial curricular nacional para educação infantil nós diz que:
Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal e de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural (1998. P24).
Portanto como professores da educação infantil, posso concluir que sempre devemos ter um olhar crítico sobre nossa práxis pedagógica, buscando sempre refletir sobre nossas ações, para a construção de novas, de forma repensada e modificada em função de melhor atender as necessidades apresentadas pelos alunos, juntamente com um cuidar e educar que se complemente.
REFERÊNCIAS:
Material didático cruzeiro do sul. EAD Unidade 1. Prática de ensino e o estágio curricular supervisionado.
 Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. —Brasília: MEC/SEF,1998. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf>. Acesso em dez.2015

Continue navegando