A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
ADIMINISTRAÇÃO DA PRODUÇAO III

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Administração da Produção (ADM64)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:460082) ( peso.:3,00)
	Prova:
	13091223
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	No departamento de montagem de uma organização há uma linha de produção com 8 funcionários, e cada um deles trabalha 40 horas durante 5 dias por semana na produção de motores elétricos. No exemplo hipotético, observamos que a linha inteira a cada 30 minutos tem a produção de um motor elétrico completo e embalado. Conforme a programação do PCP, faça o cálculo da capacidade dessa linha de montagem dos motores ao final de um turno de trabalho e assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A quantidade da produção da linha de montagem é de 12 motores em 8 horas de trabalho.
	 b)
	A quantidade da produção da linha de montagem é de 18 motores em 8 horas de trabalho.
	 c)
	A quantidade da produção da linha de montagem é de 16 motores em 8 horas de trabalho.
	 d)
	A quantidade da produção da linha de montagem é de 64 motores em 8 horas de trabalho.
	2.
	Imagine que haja um vazamento de água no escritório da diretoria. O primeiro funcionário, imediatamente, corre atrás de um pano, de um balde e de um rodo para retirar toda a água do ambiente. Ele foi eficiente, pois fez de maneira certa o que deveria ser feito. Pouco tempo depois, o vazamento volta a alagar a sala, e o nosso funcionário volta a correr atrás de um pano, de um balde e de um rodo para retirar toda a água. Essa é a típica descrição de um enxugador de gelo eficiente. Por outro lado, o segundo funcionário procurou observar toda a sala e tentar encontrar a origem para o surgimento de tanta água, concluiu que vinha exclusivamente do banheiro instalado dentro da sala. Uma vez lá dentro, percebeu que a torneira estava aberta e simplesmente a desligou, eliminando todo o problema de vazamento. Este funcionário foi eficaz, pois fez o que era certo fazer para solucionar o caso. Ele pensou antes de executar. Sobre a eficiência e a eficácia no modelo de uma indústria de produção, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O retorno financeiro obtido com o que foi produzido.
(    ) O bom uso da mão de obra empregada na atividade produtiva.
(    ) O quanto daquilo que se esperava produzir realmente foi produzido e com qualidade.
(    ) A competência do gestor da produção, tomando decisões acertadas dos produtos produzidos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: <http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/entenda-a-diferenca-entre-eficiencia-e-eficacia-de-uma-vez-por-todas/81934/>. Acesso em: 21 out. 2015.
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	3.
	Medição de trabalho é um processo de análise de postos de trabalho com a finalidade de definir os padrões de desempenho e benchmarks. Trata-se de ligar as responsabilidades do funcionário com o tempo necessário para completar tarefas específicas para atingir os níveis desejados de desempenho. Projeto de trabalho envolve a especificação das atividades de trabalho de um indivíduo ou grupo em um ambiente organizacional. Para este fim, o projeto de trabalho visa melhorar o desempenho no trabalho por meio da definição clara de responsabilidades para as atividades de trabalho diferentes. Medição de trabalho é utilizada na elaboração de orçamentos, planejamento de mão de obra, programação de trabalho, padrão de custos e de regimes de incentivo para os trabalhadores. Projeto de trabalho é usado para oferecer recompensas não financeiras, como a satisfação dos funcionários, de modo a enfrentar o desafio crescente e deveres dos trabalhadores. Sobre trabalhadores qualificados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Trabalhador qualificado é aquele colaborador que tem formação acadêmica adequada ao cargo que ocupa e às atividades que estão sob sua responsabilidade.
(    ) Trabalhador qualificado é aquele que tem os atributos físicos, inteligência, habilidades, educação e conhecimento necessários ao desempenho de uma tarefa específica.
(    ) Trabalhador qualificado é aquele colaborador que atinge o desempenho-padrão previsto com excessivo esforço.
(    ) Trabalhador qualificado é aquele colaborador que apresenta diversos atributos necessários à atividade que, por ele, será executada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	4.
	Com a Revolução Industrial, as empresas começaram a fabricar mais produtos e, conforme a oferta e a procura aumentavam, diminuíam-se os preços. Uma grande revolução na produção melhorou todo o processo de fabricação, diminuindo o tempo para que o produto estivesse completo. Henry Ford, em 1910, foi o precursor no método de produzir automóveis. Sobre o método de inovação proposto por Henry Ford, analise as sentenças a seguir:
I- Inovou ao criar uma linha de montagem em massa, com alto nível de padronização e grande ganho de escalas.
II- Inovou ao criar uma linha de montagem em massa, com uma grande variedade de veículos com cores e modelos diferentes.
III- Implantou o sistema Just-in-Time.
IV- Ganhou o título de pai da administração ao revolucionar o processo têxtil.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	5.
	Motivação é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos. A motivação envolve fenômenos emocionais, biológicos e sociais e é um processo responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados com o cumprimento de objetivos, é o que faz com que os indivíduos deem o melhor de si, façam o possível para conquistar o que almejam e, muitas vezes, alguns acabam até mesmo "passando por cima" de outras pessoas. Sobre as tomadas de decisão que podem ser realizadas para manter o funcionário motivado no seu local trabalho, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Aumentar os salários para compensar falhas organizacionais é uma possível ação em prol da motivação no trabalho.
	 b)
	Proporcionar retroalimentação sobre a eficácia de desempenho é uma possível ação em prol da motivação no trabalho.
	 c)
	Possibilitar que as pessoas se sintam responsáveis por uma porção identificável e significativa do trabalho é uma das possíveis ações em prol da motivação no trabalho.
	 d)
	Proporcionar um conjunto de tarefas que seja significativo e valha a pena, podendo automatizar todas as tarefas que não sejam significativas, são possíveis ações em prol da motivação no trabalho.
	6.
	As organizações de grande porte normalmente fazem uma pesquisa para identificar qual o melhor lugar para implantar uma estrutura fabril. Um exemplo é uma empresa siderúrgica que pretende se instalar em algum lugar; os gestores deverão fazer estudos para evidenciar os fatores de custos para a tomada de decisão sobre em qual lugar a empresa deverá ser instalada. Sobre os fatores para a instalação de uma planta fabril em determinado local, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Mão de obra.
(    ) Conveniência para os clientes.
(    ) Energia.
(    ) Adequação interna do local.
(    ) Transportes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V - V.
	 b)
	V - V - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - V - F.
	7.
	O Planejamento e Controle da Produção (PCP) é uma ferramenta de auxílio para a tomada de decisões estratégicas, tendo como objetivo principal planejar e controlar o processo de fabricação de mercadorias e ainda a utilização dos recursos