Buscar

Aula 1 Ex 1 - 5

Prévia do material em texto

Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Leia atentamente o excerto a seguir.
“[...] No decorrer das mudanças, a organização deve estar afinada no tocante as suas estratégias, elas precisam ser claras, sustentadas por uma gestão com amplo envolvimento e participação. Uma organização que pretende ter de si mesma uma visão estratégica precisa levar em conta que há um fluxo de conhecimentos que afeta a produção como um todo. Podemos afirmar que os seres humanos são a chave do sucesso ou insucesso das estratégias de uma organização [...]”.
LIMA, R. F. O. Gestão Estratégica de Pessoas: uma ferramenta poderosa. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 8., 2011, Resende. Anais... Resende: SEGeT, 2011. Disponível em: <aedb.br/seget/arquivos/artigos11/61914794.pdf>. Acesso em: 03/07/2016.
 
Considerando esse contexto globalizado, as mudanças geradas com a administração estratégica na gestão de pessoas e os conteúdos abordados no texto-base, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Atualmente, realizar uma administração com foco na estratégia de negócio é símbolo de ter uma vantagem competitiva e de se sustentar em um mundo em constante mutação. Dessa forma, esse direcionamento estratégico tem se tornado também o norte dos profissionais de gestão de pessoas.
Porque:
II. Podemos afirmar que a estratégia corporativa das organizações é a base que os profissionais de gestão de pessoas devem utilizar para planejar suas ações, pois é o RH que conduz e ajuda as pessoas a responderem aos novos desafios e são os seres humanos que realizam os processos, dando vida às estratégias da organização.
 
Agora, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	b. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Comentário da resposta:
	A asserção I está correta, pois todas as áreas de uma empresa devem agir em conjunto com as estratégias da organização, e o RH, por atuar diretamente com pessoas, está totalmente envolvido nesse processo. Dessa forma, a asserção II também está correta e justifica a primeira, pois explica que é devido ao fato de a gestão de pessoas ser o impulsionador do capital intelectual, ou seja, do ser humano, que deve seguir e ir ao encontro das estratégias da organização, contribuindo com a cultura e as ações que criem valor e resultado para o negócio.
	
	
	
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	A palavra estratégia está rodeada de significados diferentes e, apesar de alguns se complementarem, às vezes podem causar diversas confusões de entendimento. Dessa forma, podemos afirmar que a definição de uma estratégia pode estar relacionada a um plano, a um direcionamento, a um conjunto de escolhas, como, por exemplo, em um contexto organizacional, a conquista de novos mercados.
Conforme estudamos, podemos entender que a estratégia pode também auxiliar na administração dos processos da organização. Considerando as informações apresentadas e o conteúdo abordado pelo texto-base, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
 
I. (  ) No contexto administrativo, é necessária a criação de planos estratégicos que, ao serem definidos, podem garantir o foco nos objetivos organizacionais.
II. (  ) A estratégia pode ser uma forma de demonstrar o “jeito de ser” da organização, reforçando seus valores.
III. (  ) As decisões estratégicas influenciam na determinação das metas, limitando e dificultando o campo de atuação, inviabilizando o negócio.
IV. (  ) Um objetivo estratégico, como entrar no mercado internacional, pode ser apoiado por uma ação da área de Recursos Humanos, que poderá treinar profissionais para atuar no mercado externo.
V. (  ) A definição de uma estratégia pode ajudar a construir uma postura profissional ética – por exemplo, direcionada para o alcance das metas da organização.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
V, V, F, V, V.
	Resposta Correta:
	c. 
V, V, F, V, V.
	Comentário da resposta:
	A afirmativa I é verdadeira, pois, ao definir um caminho, ou seja, uma estratégia, a empresa pode focar melhor seus objetivos, viabilizando-os. A afirmativa II é verdadeira, já que um caminho pode ser a definição de valores éticos, de cultura; isto se constitui uma estratégia, uma forma de atuar em seus processos. A afirmativa III é falsa, uma vez que a definição de uma estratégia está baseada nos recursos e pontos fortes de uma empresa e visa sim viabilizar o negócio, buscando soluções e não dificuldades que inviabilizem o negócio. A afirmativa IV é verdadeira, pois as estratégias de uma empresa fazem com que todas as áreas atuem em prol dos objetivos definidos. A afirmativa V é verdadeira porque a estratégia pode estar relacionada com a forma de agir dos profissionais de uma empresa.
	
	
	
Pergunta 3
0 em 0,2 pontos
	
	
	
	Leia com atenção o excerto a seguir.
 
“[...] Muito se fala em Planejamento Estratégico (PE), e nas organizações de maneira geral ainda se pode encontrar uma série de interpretações em relação a esta ferramenta da administração. O Planejamento Estratégico, que se tornou o foco de atenção da alta administração das empresas, volta-se para as medidas positivas que uma empresa poderá tomar para enfrentar ameaças e aproveitar as oportunidades encontradas em seu ambiente [...]”.
ALDAY, H. E. C. O Planejamento Estratégico dentro do Conceito de Administração Estratégica. FAE, Curitiba, v. 3, n. 2, p. 9-16, maio/ago. 2000. Disponível em: <fae.edu/publicacoes/pdf/revista_da_fae/fae_v3_n2/o_planejamento_estrategico.pdf>. Acesso em: 04/08/2016.
 
A administração estratégica pode ajudar as empresas a acertar cada vez mais em suas ações em prol dos objetivos organizacionais. Considerando essas informações e os conteúdos abordados pelo texto-base sobre a administração estratégica, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Devido à complexidade existente no mundo empresarial, as empresas buscam novas ferramentas para se manterem competitivas e atuantes em seus ramos de negócio. Definir uma estratégia, ou seja, planejar é uma forma de criar comprometimento com o objetivo estabelecido, isto é, com o caminho a ser trilhado.
Porque:
II. O planejamento estratégico vem sendo usado como uma ferramenta importante em contextos de estabilidade nas organizações. Por isso, a administração estratégia é valorizada por permitir uma situação de controle, por exemplo, garantindo segurança econômica/financeira para a empresa.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	c. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	Comentário da resposta:
	A asserção I está correta, pois é devido às necessidades que surgem no novo milênio que as empresas precisam cada vez mais estabelecer estratégias e rumos a serem tomados. A asserção II está incorreta, pois, o planejamento estratégico não surge em cenários de estabilidade e sim em situações instáveis. O planejamento permite definir um norte a ser seguido, mas só planejar não garante segurança econômica ou financeira à organização que precisa muitas vezes retraçar as estratégias conforme o cenário que encontra.
	
	
	
Pergunta 4
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Planejar é importante, mas nem sempre o que é planejado em uma organização acontece exatamente como foi definido. Assim, uma estratégia pode ser realizada ou não realizada ou também pode surgir uma nova estratégia a qualquer tempo, formando um novo padrão de comportamento. Desse modo, o papel das pessoas se torna importante na tomada de decisões em uma organização formal. Paratanto, os papéis são definidos em três níveis de autoridade.
 
Considerando as informações apresentadas e os conteúdos abordados pelo texto-base, relacione corretamente cada tipo de nível e estratégia a seguir a sua respectiva definição.
 
1. Nível estratégico
2. Nível tático
3. Nível operacional
4. Estratégia deliberada
5. Estratégia emergente
 
(  ) São as ações planejadas de forma intencional pela organização.
(  ) Diz respeito ao papel das pessoas que interpretam e traduzem a estratégia em termos operacionais ou táticos específicos.
(  ) São as ações que a organização realiza repetidamente e que podem se tornar um padrão de comportamento.
(  ) Diz respeito ao papel assumido pelos colaboradores que executam tarefas previstas no exercício do cotidiano.
(  ) Diz respeito ao papel das pessoas que decidem a estratégia de toda a organização.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
4, 2, 5, 3, 1.
	Resposta Correta:
	d. 
4, 2, 5, 3, 1.
	Comentário da resposta:
	O conceito de estratégia deliberada (4) se refere ao plano elaborado e executado de forma intencional pela organização. Nível tático (2) se refere ao planejamento de operações, processos da instituição e verificação de recursos disponíveis para executar a estratégia. O conceito de estratégia emergente (5) se refere a ações da gestão realizadas de forma emergencial, sem planejamento e que podem se tornar um novo padrão de comportamento, ou seja, uma nova estratégia. O conceito de nível operacional (3) se refere às atividades operacionais realizadas no dia a dia de trabalho. O conceito de nível estratégico (1) se refere à definição da estratégia da organização, em que as pessoas de alto escalão na hierarquia formal da organização atuam na definição dos planos estratégicos.
	
	
	
Pergunta 5
0 em 0,2 pontos
	
	
	
	Leia atentamente o excerto a seguir.
“[...] mudanças têm exigido uma redefinição das estratégias adotadas pelas organizações e uma capacidade contínua de inovação e adaptação. A formulação e a implementação de estratégias, principalmente da estratégia corporativa, impõem vários desafios à organização: escolher entre reduzir de maneira defensiva, manter ou aumentar o seu escopo corporativo, escolha que envolve um grande esforço por parte da organização como um todo [...]”.
LIMA, S. A. P. Sobre a importância da estratégia corporativa para as organizações. Revista Científica Eletrônica de Administração, Garça, SP, ano 9, n. 16, p. 1-6, jun. 2009. p. 2. Disponível em: <faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/QGdGuL5AbEkSF2Q_2013-4-30-18-15-13.pdf>. Acesso em: 01/07/2016.
 
No contexto da gestão de pessoas, identificamos a abordagem macro, na qual está inserida a estratégia corporativa, isto é, um modelo de decisões. Considerando essas informações e os conteúdos abordados no texto-base sobre estratégia corporativa, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. A análise estratégica macro é centrada nas pessoas e aborda, principalmente, as questões funcionais, os processos de agregar e recompensar, desenvolver e manter, além de monitorar os impactos da prática de gestão de pessoas nos indivíduos.
Porque:
II. A determinação dos objetivos, do escopo de negócio, tipo de empresa, propósitos ou metas é um exemplo do que podemos definir como a estratégia corporativa de uma organização.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	e. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	Comentário da resposta:
	A asserção I está incorreta, pois é a abordagem micro da gestão de pessoas que é centrada nos indivíduos e aborda questões mais relacionadas às funções de trabalho. Já a asserção II está correta, já que é a estratégia corporativa, ou seja, seu modelo estratégico que define aspectos referentes ao posicionamento da empresa, como suas metas, investimentos, segmento e mercados, entre outros.

Continue navegando