Buscar

1 questionario linguistica

Prévia do material em texto

1 - Em que consiste o objeto de estudo da Linguística, para o Estruturalismo?
 O estruturalismo é uma maneira de pensar e um método de analise praticado nas ciências do século XX, especialmente nas áreas da humanidade, para o estruturalismo, a língua é um sistema homogêneo, sendo uma corrente de pensamentos nas ciências humanas que se inspirou do modelo da linguística e que apreende a realidade social como um conjunto de formação.
 Saussure definiu a língua como um sistema em que os termos não se definem por si só, isoladamente, mas por uma relação de dependência. Para ele a linguagem é dividida em duas partes a língua e a fala. “Entretanto, “estruturalismo” não se refere a uma “ escola” claramente definida de autores, embora o trabalho de Ferdinand de Saussure seja geralmente considerado um ponto de partida, Saussure ao analisar a dimensão social ou coletiva da língua, ele abriu caminho e promoveu o estudo da gramática.
 
2 - E em que consiste o objeto de estudo da Linguística para o Gerativismo?
 O gerativismo é uma tentativa de formação dos fatos linguísticos aplicando-se um tratamento matemático preciso, explicito e finito às propriedades das línguas naturais. É a capacidade para desenvolver a linguagem é uma habilidade natural do ser humano : já nascemos com ela. E como o ser humano é caracterizado pela racionalidade, a questão fundamental para essa linha de estudo é a relação entre linguagem e pensamento. 
Segundo Noam Chomsky, em sua teoria gerativista afirma que os seres humanos apresentam uma predisposição genética que permite a aquisição da linguagem. Para ele a língua é um sistema de princípios radicados da mente humana. O individuo tem como capacidade inata de produzir, compreender e de reconhecer a estrutura de todas as frases de sua língua.
3 - Em que se diferenciam o Estruturalismo Linguístico e o Gerativismo?  E em que se assemelham?
O gerativismo diferentemente do estruturalismo não analisar a linguagem como fruto de um meio coletivo, a diferença fundamental é que a língua trata-se de um sistema interiorizado, e a competência , embora , também trate de um sistema interiorizado, preocupando-se principalmente com as regras para gerar os enunciados da língua, e não dos signos. 
Ao comparar a fala e desempenho, chega-se a conclusão de que fala é um ato individual e está no sujeito, e o desempenho é o uso que a fonte faz do conhecimento que o individuo tem da gramática de sua língua ,ou seja, de acordo com o estruturalismo a língua é um sistema homogêneo é vista como código, um conjunto de signos exterior aos indivíduos que deve ser estudado separado da fala, é um modo de pensar e analisar as ciências, estabelecendo funções e relações entre elas. O gerativismo afirma que os seres humanos apresentam uma predisposição genética que permite a aquisição da linguagem.
Suas semelhanças é que ambas estuda os usos que as formas possuem, ou seja, tem função de promover a interação entre os indivíduos através do uso.

Continue navegando