Buscar

trabalho curriculo

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
CURRÍCULO: TEORIA E PRÁTICA 
PROPOSTA DE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR 
TEMA:
Currículo Escolar: uma elaboração significativa?
MIRLENE DE MORAIS DINIZ
201707051331
BRASÍLIA-DF
2019
1 – OBJETIVOS:
Os principais objetivos do relatório será resgatar as anotações do estágio, minhas vivências dentro de sala de aula com relação ao ensino e aprendizagem, em docência na Educação Infantil. 
No primeiro momento serão descritos informações como identificação da escola e seus autores. 
No segundo momento serão descritos os materiais e métodos empregados na aula prática para a sua execução.
Finalizo com os resultados e conclusões aonde reafirmo minhas aprendizagens e experiências que me possibilitaram o relatório.
Espero que o relatório possa enriquecer meu conhecimento sobre as práticas e estratégias pedagógicas, e que venha me instigar á aprimorar minhas futuras práticas docentes, buscando as possibilidades de transformar e melhorar o ensino e aprendizado dentro do contexto escolar. 
2 – INTRODUÇÃO TEÓRICA:
O estágio foi realizado na escola Centro de Educação Infantil Águas Claras/Areal – CEIAC, Brasília DF. Os autores que fizeram parte foram à equipe gestora, a comunidade escolar e a professora regente Fabíola de Oliveira Portela. 
A observação, participação e regência foram realizadas na Educação Infantil do 2° período regular do turno vespertino no período de 05 de setembro a05 de novembro de 2018 no horário de 13h às 18h, na sala 05, da professora regente Fabíola de Oliveira Portela.
Observei que todos os dias a professora fazia a Rodinha com as crianças e enfatizava a seguinte rotina do dia:
Que dia é hoje? Em que ensina os dias da semana.
Como está o tempo hoje? Onde as crianças aprendem como está o tempo se de sol, chovendo ou nublado.
Ajudantes do dia? A professora escolhe diariamente um menino e uma menina para auxiliar nas atividades do dia. 
Quantos somos? A contagem era feita da seguinte forma, os meninos contam a quantidade de meninos e as meninas contam a quantidade de meninas e todos juntos contam a quantidade no total de crianças presentes, as crianças fazendo a relação de crianças com o numero. Sempre com músicas direcionadas nas rodinhas.
Irei relatar minhas vivências dentro de sala de aula com relação ao ensino e aprendizagem,
 em especifico no dia que foi o trabalhado sobre os “Meios de Transporte”.
Nesse momento na rodinha foi realizada a sistematização do tema com uma conversa, e para promover à participação das crianças a professora fez algumas perguntas sobre os meios de transporte a professora regente Fabíola perguntou: quais os meios de transporte eles já conheciam e já haviam andado e quais ainda não haviam andado, as crianças responderam as perguntas entusiasmadas, e se sentindo incentivadas pela professora a participar da rodinha de conversa. Nesse dia foi dada uma atividade para as crianças de recorte da letra “T” em revistas velhas e colagem em uma folha de papel pardo, feito coletivamente onde todos poderão participar.
Em seguida as crianças foram direcionadas ao pátio da escola para uma apresentação feita pela professora regente Fabíola, onde as crianças poderão conhecer os meios de transporte, para isso a professora utilizou como recurso uma caixa surpresa com brinquedos como: carrinho, bicicleta, navio e um avião, na medida em que ela retirava o brinquedo da caixa surpresa perguntava aos alunos se era um meio de transporte, se conheciam e que tipo de transporte era: terrestre, marítimo ou aéreo. A professora colocou três bambolês no chão e pediu a as crianças agruparem os Meios de transportes: terrestre, aéreo e marítimo. As crianças empolgadas e animas agruparam rapidamente os brinquedos. Em seguida a professora foi contar quantos brinquedos tinham em cada bambolê, quais tinha mais e menos. Depois juntou tudo e contou.
A participação das crianças nesse momento foi de extrema importância para seu ensino e aprendizado.
3 – PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
Através dessas observações pode-se perceber que a professora trabalhou as diversas linguagens: Oral e Escrita, Matemática, Cuidado Consigo e com o Outro, Interações com a Natureza e a Sociedade e Linguagem Artística.
É um desafio trabalhar as diversas linguagens em uma aula, a professora conseguiu trabalhar interdisciplinarmente. Nesse processo de trocas de experiências em que todos aprendem, o professor deve buscar estratégias para fazer com que seus alunos vivam momentos de aprendizagem sendo participativos e não somente ouvintes.
	De Aguiar (2004, p. 25) relacionar as atividades lúdicas como possibilidade de desenvolvimento de diversas habilidades:
 As atividades lúdicas são reconhecidas como meio de fornecer à criança um ambiente agradável, motivador, planejado e enriquecido, que possibilita a aprendizagem de várias habilidades. Na Educação Infantil, mediante a brincadeira, a fantasia, a criança forma a base e adquire a maior parte de seus repertórios cognitivos, emocionais, sociais e motores. (2004, p. 25)
A professora conhece as crianças, seu desenvolvimento e sua forma de aprender, e oferece a elas o ensino de forma prazerosa, e utiliza recursos e estratégias pedagógicas possibilitando a sua interação. SALGADO, SOUZA, afirma sobre a interação:
Compete ao professor organizar situações de aprendizagem nas quais sejam oferecidos às crianças momentos de conversa, brincadeiras, experimentações, exploração de objetos, interação com crianças de diferentes idades e de mesma idade, vivenciais em espaços e ambientes diferenciados, respeitado a individualidade das crianças. 
O professor deve considerar em suas práticas os conhecimentos prévios das crianças, o que implica utilizar alguns instrumentos metodológicos que favorecem essa investigação, iniciando pela observação cuidadosa delas, sendo que, quanto menores forem, mais atento deve estar o professor, visto que não se comunicam verbalmente. (SALGADO, SOUZA, 2012, p.23) 
A professora trabalhou o conteúdo de forma lúdica e diversificada que a meu ver prendeu a atenção das crianças, pois nesta idade as crianças não conseguem ficar nas mesmas atividades por muito tempo. Kishimoto (2010) enfatiza as expressões das crianças e afirma:
 Ao brincar, a criança experimenta o poder de explorar o mundo dos objetos, das pessoas, da natureza e da cultura, para compreendê-lo e expressá-lo por meio de variadas linguagens. Mas é no plano da imaginação que o brincar se destaca pela mobilização dos significados. Enfim, sua importância se relaciona com a cultura da infância, que coloca a brincadeira como ferramenta para a criança se expressar, aprender e se desenvolver (p.01). 
4 – CONCLUSÃO: 
Fica evidente que o “Brincar” é fundamental na formação do caráter ético e moral da criança, além de auxiliar no processo ensino-aprendizagem, o contato com os brinquedos e com as brincadeiras desperta neles o mundo da curiosidade e do faz de conta, é na brincadeira que a criança aprende dividir, se organizar, compartilhar, desenvolve suas habilidades e desenvolve seu potencial criativo. 
	Diante do que foi observado nesse trabalho vemos que o professor precisa ter sua formação profissional continuada sempre buscando desenvolver uma práxis educativa de ação consciente, criativa, dinâmica e renovadora, buscando novas formas, técnicas e métodos.
	
5 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BRASIL. Ministério da Educação. Governo Federal. Base Nacional Curricular Comum- BNCC. Disponível em : http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em 25 de setembro de 2019.
DE AGUIAR, João Serapião. Educação inclusiva: jogos para o ensino de conceitos. Papirus Editora, 2004. 
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil. v. 2, 2010 Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7155-2-3-brinquedos-brincadeiras-tizuko-morchida/file.Acesso 25 de setembro 2019.
SALGADO, Roseli Helena de Souza, SOUZA, Rosilda Silvio. Metodologia e pratica do ensino de educação Infantil. jun. de 2012. Disponível em: http://faip.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/WqI9d4IR9SSDLb6_2016-6-15-19-15-46.pdf . Acesso em 25 de setembro de 2019.

Continue navegando