Buscar

trbalho novação tecnológica

Prévia do material em texto

Inovação organizacional
Apesar das constantes mudanças que vivemos nos nossos dias, muitas organizações insistem em processos e produtos ultrapassados.
Essas empresas estão ameaçadas por concorrentes inovadores e por mudanças de preferência dos consumidores, ou seja estão paralisadas no tempo, com medo de correr riscos.
Sabemos que inovação é mudança, e não há mudança sem riscos de falhas.
E certo que toda organização deve tomar ações preventivas para minimizar os riscos de falhas, mas uma coisa é certa, que toda inovação é uma aventura por terrenos desconhecidos.
Para se saber o que funciona e o que não funciona,deve-se fazer vários experimentos, cometer alguns erros, mas acima de tudo perseverança e paciência.
As organizações que conseguem refletir e aprender com seus erros, e ver nessas falhas a oportunidade de aprender e inovar. Devem entender o que aconteceu e porque?
Na maioria das vezes uma idéia inovadora resulta de muita persistência e de varias tentativas fracassadas.
Muitas organizações sonham com o sucesso, com as criações de algo inovador, ou a solução criativa de um problema. Mas para isso as organizações tem de dar as pessoas a liberdade para inovar, experimentar, isso significa também liberdade de falhar.
Inovação significa novidade ou renovação. A palavra é derivada do termo latino innovatio, e se refere a uma ideia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores. Hoje, a palavra inovação é mais usada no contexto de idéias e invenções assim como a exploração económica relacionada, sendo que inovação é invenção que chega no mercado.
De acordo com Freeman, Inovação é o processo que inclui as atividades técnicas, concepção, desenvolvimento, gestão e que resulta na comercialização de novos (ou melhorados) produtos, ou na primeira utilização de novos (ou melhorados) processos. 
Inovação pode ser também definida como fazer mais com menos recursos, por permitir ganhos de eficiência em processos, quer produtivos quer administrativos ou financeiros, quer na prestação de serviços, potenciar e ser motor de competitividade. A inovação quando cria aumentos de competitividade pode ser considerada um factor fundamental no crescimento económico de uma sociedade.
Inovação tecnológica
O conceito de inovação tecnológica que orienta a ação empresarial pode ser sintetizado como: Inovação tecnológica é a ampliação da produção( mais máquinas), a introdução de novos produtos, isto é passar a fabricar produtos que a empresa não fabricava, mas que poderiam estar sendo produzidos por outros fabricantes ou concorrentes. Nesse sentido, inovar é copiar produtos ou processo que estão dando certo ou que podem dar um bom lucro. Inovar é ampliar barracões industriais, é instalar máquinas mais modernas e que produzam mais quantidade de produtos.
Dificuldades para inovar
Dificuldades para inovarAs principais dificuldades enfrentadas pelas empresas são: A falta de recursos para investri em inovação, acesso a financiamento para inovação, informações sobre entidades de apoio a inovação tecnológica, Pessoal capacitado, Máquinas e equipamentos, informações sobre mudanças e mercados.
Entre os principais problemas vivenciados pelos empresários dentro da empresa para inovar são:
A falta de confiança de empresário nas políticas do governo para enfrentar os riscos de inovação e melhorias de produtos e processos dentro da empresa. Sem contar com os juros altos, inviabilizando pesquisas em inovação.
Infelizmente o governo valoriza as empresas, somente para cobrar impostos e discutir politicamente geração de empregos. Segundo os empresários os financiamentos e incentivos só se aplicam ás multinacionais e as grandes empresas nacionais.
Os empresários desconhecem os incentivos para inovação e quando passam a conhecer, acaba ficando difícil sua utilização pelo excesso de burocracia.
As empresas brasileiras estão expostas ao risco de competição com produtos estrangeiros, porém não dispõem das facilidades que os empresários estrangeiros tem para aprimoramento e qualidade dos seus produtos.
Inovação tecnológica. (Revista FAE BUSINESS n° 8 maio de /2008).

Continue navegando