Buscar

Exercícios aula de 1 a 5 teoria geral da Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	
	Compreender como a organização se relaciona com o ambiente, mostrando a existência de uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas ao alcance eficaz dos objetivos da organização, é um objetivo de qual Teoria da Organizações.
		
	 
	Teoria Contingencial
	
	Teoria Clássica
	
	Teoria das Relações Humanas
	
	Teoria Comportamental
	
	Teoria Neoclássica
	Explicação: Observamos na Aula 9: Abordagem Contingencial da Administração ¿ que o objetivo da teoria da contingência é compreender como a organização se relaciona com o ambiente, mostrando a existência de uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas ao alcance eficaz dos objetivos da organização. 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A Teoria da Contingência enfatiza que não há nada de absoluto, ou seja, tudo é relativo nas organizações ou na teoria administrativa. Existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos nas organizações. O ambiente genérico e comum a todas as organizações, na teoria contingencial, é denominado ambiente:
		
	
	Homogêneo.
	
	Complexo.
	
	Estável.
	 
	Geral.
	
	Instável.
	
Explicação: Segundo a Teoria da Contingência, o ambiente geral é constituído de um conjunto de condições semelhantes para todas as organizações. O ambiente geral é o macroambiente, ou seja, o ambiente genérico e comum a todas as organizações
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Chandler concluiu, em sua pesquisa sobre a relação entre estratégia e estrutura, que a estrutura organizacional das grandes empresas americanas foi sendo gradativamente determinada pela sua estratégia mercadológica. Entre os elementos que influenciam na relação entre estratégia e estrutura, EXCETO:
		
	
	Ao selecionar e perceber seus ambientes, as organizações procuram reduzir a dissonância e manter consonância. Existe forte necessidade de consonância e coerência na vida das organizações. A consonância significa que as presunções da organização a respeito de seu ambiente são confirmadas na prática e no cotidiano.
	 
	O ambiente não muda e é extremamente simples. Para compreender o que constitui o ambiente, torna-se necessário analisá-lo de acordo com seu conteúdo, ou seja, com as complexas variáveis que o compõem. Por esse motivo, separamos o ambiente em dois extratos: o ambiente geral e o ambiente de tarefa.
	
	Ambiente é o contexto que envolve externamente a organização (ou o sistema). É a situação dentro da qual uma organização está inserida. Como a organização é um sistema aberto, ela mantém transações e intercâmbio com seu ambiente. Isso faz com que tudo o que ocorre externamente no ambiente passe a influenciar internamente o que ocorre na organização.
	
	Como o ambiente é extremamente vasto e complexo, as organizações não podem absorvê-lo conhecê-lo e compreendê-lo em sua totalidade e complexidade, o que seria inimaginável. O ambiente é um contexto externo que apresenta uma enorme variedade de condições extremamente variáveis e complexas, difíceis de serem abordadas em seu conjunto e analisadas com objetividade.
	
	As organizações percebem subjetivamente seus ambientes de acordo com suas expectativas, experiências, problemas, convicções e motivações. Cada organização percebe e interpreta de forma própria e peculiar o contexto ambiental. Isso significa que um mesmo ambiente pode ser percebido e interpretado diferentemente por duas ou mais organizações.
	
	Explicação: Pesquisa de Chandler sobre Estratégia e Estrutura identificou que o ambiente é extremamente multivariado e complexo. Para compreender o que constitui o ambiente, torna-se necessário analisá-lo de acordo com seu conteúdo, ou seja, com as complexas variáveis que o compõem. Por esse motivo, separamos o ambiente em dois extratos: o ambiente geral e o ambiente de tarefa.
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Pesquisadores da Teoria da Contingência definiram dois tipos básicos de modelos organizacionais classificados em Modelo Orgânico e Modelo Mecânico de Organização. São características do Modelo Mecânico:
		
	
	Baixa especialização do trabalho, baixa amplitude de controle, baixo grau de formalização e  centralização.
	
	baixa especialização do trabalho, flexibilidade, elevada centralização e elevada formalização.
	
	Baixa especialização do trabalho, poucos número de regras e regulamentos, baixa centralização e baixa amplitude de controle.
	
	Baixa especialização do trabalho, departamentalização Matricial, alta formalização e descentralização.
	 
	Elevada especialização do trabalho, departamentalização rígida, reduzida amplitude de controle e elevada formalização e centralização.
	
Explicação: Como vimos em nossas aulaso o modelo Mecanicista está relacionada: burocrática, permanente, rígida. Baseada em hierarquia, decisões centralizadas, regras e regulamentos formalizados. Própria para ambientes estáveis.  
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Não há um único e melhor jeito de administrar, tudo é relativo, tudo depende. Trata da Teoria:
		
	
	Da Burocracia
	
	Do Sistema
	
	Estruturalista
	
	Clássica
	 
	Da Contingência
	
Explicação: Da Contingência
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Dois sociólogos, Tom Burns e G. M Stalker, pesquisaram vinte indústrias inglesas para verificar a relação existente entre as práticas administrativas e o ambiente externo dessas indústrias. Impressionados com os diferentes procedimentos administrativos encontrados nessas indústrias, classificaram-nas em dois tipos: mecanicistas e orgânicos. Entre os procedimentos orgânicos estão, EXCETO:
		
	
	Descentralização das decisões que são delegadas aos níveis inferiores.
	
	Tarefas executadas através do conhecimento que as pessoas têm da empresa como um todo.
	
	Hierarquia flexível com predomínio da interação lateral sobre a vertical.
	
	Cargos continuamente modificados e redefinidos através da interação com outras pessoas que participam da tarefa.
	 
	Estrutura burocrática baseada em uma minuciosa divisão do trabalho.
	
	Explicação: Cabe ressaltar que de acordo com as pesquisas realizadas, no sistema Orgânico temos Estruturas organizacionais flexíveis com pouca divisão de trabalho.
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Marque abaixo a opção a qual refere-se aos três níveis organizacionais:
		
	
	Níveis tático, departamental e estratégico;
	 
	Níveis estratégico, tático e operacional;
	
	Níveis tático, departamental e gerencial;
	
	Níveis tático, departamental e operacional;
	
	Níveis estratégico, tático e gerencial;
	
Explicação: As organizações e seus níveis: Nível operacional; Nível intermediário; Nível institucional ou estratégico. 
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A Teoria Contingencial trouxe importantes contribuições à teoria da administração. São suas afirmativas da teoria no que diz respeito a relação entre organização e ambiente com EXCEÇÃO de:
		
	 
	A compreensão de que o ambiente é um fator pouco relevante. O que importa é a forma como a empresa é estruturada.
	
	A compreensão do ambiente é fundamental para análise das técnicas administrativas adotadas pela organização. A ideia é de que nada é absoluto, mas relativo.
	
	O entendimento que as características das organizações dependem das características do ambiente que estão inseridas. Nesse sentido, o ambiente molda as organizações.
	
	A compreensão das técnicas administrativas é fundamental para análise do ambiente. A ideia é de que flexibilidade e adaptabilidade são importante para a boa gestão.
	
	A ideia de que há uma relação causa e efeito entre ambiente e técnicas administrativas. A empresa- mesmo sem nenhuma ação da gestão - se adapta ao meio e muda de acordo com os fatores externos.
	
Explicação: As afirmativas dizem respeito a Teoria da Contingência, mais especificamente, da importância a respeito a relação entre organização e ambiente que a circunda.

Continue navegando