Buscar

RELATÓRIO DE ESTAGIO I

Prévia do material em texto

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INST. FED. DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
UC. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
PROF. SAMIRA VIGANO
RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO PEDAGÓGICA
Professora em formação: Wânia Silveira de Aguiar
Polo: São José
 INTRODUÇÃO
	
	O Estágio é o primeiro contato que o licenciando tem com seu futuro campo de atuação, sua definição conforme a Lei 11.788 (BRASIL, 2008, art. 1). 
Art. 1o Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. 
A escola proporciona ao futuro docente por meio da observação, da participação em atividades do cotidiano escolar, experiências significativas que quando socializadas com seus pares, produz reflexão, e estimula uma identidade de professor, a partir do Estágio de Observação. 
O Estágio Supervisionado se constitui em espaço privilegiado de interface da formação teórica com a vivência profissional. Tal interface teoria-prática compõe-se de uma interação constante entre o saber e o fazer, entre conhecimentos acadêmicos disciplinares e o enfrentamento de problemas decorrentes da vivência de situações próprias do cotidiano escolar. (SILVA e SCHNETZLER, 2008).
Sendo assim, o Estágio de Observação Pedagógica tem como objetivo a possibilidade de o aluno da Licenciatura vivenciar situações reais de ensino e aprendizagem e investigar as condições do seu exercício profissional, de maneira crítica. Gauche afirma que: 
A proximidade do futuro professor com a realidade cotidiana vivenciada na atividade docente dos que já atuam no ensino de Educação Tecnológica, problematizando-a e fundamentando ações e estratégias de intervenção pedagógica, permite-nos esperar sempre uma melhor formação do professor (GAUCHE. 2008 pg. 29).
Desta forma, o Estágio de Observação Pedagógica (POP I), do Curso de Licenciatura em Educação Tecnológica – Complementação Pedagógica do Instituto Federal de Santa Catarina – Campus São José, oportunizou um olhar mais próximo e reflexivo, proporcionando vivenciar a teoria e a prática. Neste contexto faz-se necessário a reflexão dos diagnósticos durante o período do estágio de observação, que conforme Pereira e Baptista (2009), 
“É imprescindível, pois a reflexão dos dilemas encontrados na prática pedagógica em sala de aula, vivenciada pelo licenciando, tende a levar em consideração a caracterização física da escola: instalações, funcionários, corpo docente, estudantes e a comunidade envolvida com a instituição.” 
A formação docente como função social contribui para que os acadêmicos vivenciem situações de ensino e aprendizagem na escola, local de aplicação do estágio, promovendo momentos de apropriação dos saberes escolares em constante relação com os saberes científicos, visando à formação dos cidadãos envolvidos nessa prática. O relatório objetiva relatar as experiências vivenciadas no Estágio de Observação I e II, buscando refletir sobre o que foi observado e encontrando possíveis implicações para a Intervenção Pedagógica, qual seja: a elaboração de um projeto de pesquisa para a intervenção pedagógica que proponha atividades para a melhoria do ensino e aprendizagem.
 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
	
	O Instituto Federal de Santa Catarina, campos Florianópolis Centro, é o mais antigo da instituição e foi o que deu origem a toda rede IFSC. Inaugurado em 1910 como escola de Aprendizes Artífices, desde o começo tevê os seus cursos voltados para suprir a necessidade de mão de obra especifica para a Grande Florianópolis. Hoje o Campus Florianópolis possui cursos de: Qualificação formação inicial e continuada (fic) Proeja, Técnico Integrado ao ensino médio, Qualificação Profissional, Subsequentes (pós-médio), Certificado Profissional de Competência, Cursos de Graduação, Pós Graduação, Mestrado. Nos cursos técnicos integrados, o campus Florianópolis conta com os seguintes cursos: Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Química, Saneamento, e no Subsequente (pós-ensino médio) conta com os sequentes cursos: Agrimensura, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Enfermagem, Informática, Manutenção Automotiva, Mecânica, Meio Ambiente, Meteorologia, Saneamento, Segurança do trabalho. 
O curso observado é o de Técnico em Segurança do Trabalho, que conta com aproximadamente 500 alunos. Pela observação, os alunos de Técnico em Segurança do Trabalho, bem poucos sequem em frente com a carreira, a maioria presta vestibular na UFSC e vão à busca de novos horizontes ou novas carreiras. Já os alunos do Subsequente (os que já têm o ensino médio) esses sim querem uma profissão na área, ou estão buscando aperfeiçoamento na área. Além da formação profissional, o campus Florianópolis também se preocupa com a formação integral de seus alunos como cidadãos, oferecendo também aulas de teatro, esportes, coral e orquestra, além de editais específicos para pesquisa e extensão. Os estudantes são incentivados a ter autonomia com trabalhos semestrais chamados de projetos integradores, nos quais o aluno precisa aplicar o conhecimento adquirido em todas as disciplinas, um diferencial no ensino do IFSC. 
O curso observado é de Segurança do Trabalho, na disciplina Introdução a Segurança do trabalho, com uma turma de apenas 15 alunos visto que os mesmos são assíduos e interagem o tempo todo com o professor e colegas. Uma observação valida é que todos os alunos trabalham durante o dia e frequentam as aulas no período noturno.
 RELATO DE OBSERVAÇÃO
	No dia 04/04/2018, em primeira etapa, por volta das 18h30min, estive em uma visita no Instituto Federal de Santa Catarina, campus Florianópolis Centro, situado na Avenida Mauro Ramos, Nº 950 centro com o coordenador de estagio da Instituição. Conheci o Campus e os cursos ofertados pelo mesmo. O Campus Florianópolis possui 05 cursos técnicos integrados ao ensino médio e 12 cursos técnicos subsequentes (pós-médio), funcionam nos três períodos, matutino, vespertino e noturno, e conta com aproximadamente 1.000,00 alunos por turno.
 A concepção de instituição e de educação é de uma educação tecnológica sustentada na formação integral do aluno. Sua metodologia não é única, os professores tem autonomia para conduzirem suas aulas, são feitos projetos, seminários, aulas práticas, aulas teóricas, visitas técnicas etc. 
A concepção de avaliação adotada e a processual e diagnóstica, que servir para reflexão do professor e reorientação da prática docente. E o método de seleção dos candidatos a aluno para os cursos técnico integrado é uma prova de 20 questões, 10 de matemática e 10 de português, e para o subsequente (Pós Médio) é sorteio público. 
A comunidade tem uma estreita relação com o IFSC através de projetos de extensão, como dança para a terceira idade, música, ginástica e outros. Também tem projetos com alguns parceiros como, OAB, policia militar, Fucas, CDL, Engevix, etc. 
No momento de planejamento coletivo, que ocorre no inicio do semestre, uma semana antes do inicio das aulas, são discutidos as estratégias para o semestre letivo, os projetos integradores, que reúne todas as disciplinas, que e um diferencial do instituto perante as outras instituições de ensino. 
O andamento do ensino técnico é feito através de reuniões com professores da coordenação de cursos, reunião de área, e conselho de classe no primeiro momento. 
A pesar de ter mais de 100 anos de existência, o campus Florianópolis está em geral bem conservado em sua estrutura física e seus mobiliários. Seu layout é composto por 3 alas de 2 andares, 1 prédio central, um prédio ao fundo com 3 andares, 2 ginásios de esportes, quadra esportiva, campode futebol, lanchonete, praça dos estudantes e outros, são mais ou menos 30 mil metros quadrados de área construída. 
Todos os ambientes administrativos possuem aparelho de ar condicionado, computadores, internet, uma equipe de limpeza que limpa todos os dias as salas, tanto de aula como administrativa, ou seja, todas as áreas em condições ideais para desenvolvimento do ensino aprendizagem. 
 Em minha primeira interação com a instituição fui muito bem vinda, a conheci e também fiquei por dentro de como funciona um pouco as didáticas utilizadas pelos professores e também conheci o professor que irei observar. No mesmo dia, o professor perguntou se já não gostaria de iniciar o estagio, aceitei.
Bate o sinal, são 18h30hs, os alunos vão chegando, a turma e pequena, mais ou menos 15 alunos, todos já possui uma sintonia, porem, percebo alguns grupinhos separados, mais todos interagem entre si. Todos entram em sala, o professor fecha a porta e me apresenta para a turma, a princípio fala de uma “nova aluna”, mas depois volta atrás e me apresenta como estagiaria. Após me apresentar e falar um pouco da minha carreira acadêmica, ficam curiosos, outros até entusiasmados e me vê como exemplo, pela minha força de vontade de o gosto pelo estudo.
O professor retoma a aula e diz que essa aula  é continuação da aula passada. Ele interrompe mais uma vez, chama atenção para o uso do aparelho celular por alguns alunos em sala de aula, fala do exemplo que eles têm que dar para nos visitantes, etc. Acredito que por estarmos em sala de aula, o professor começou a falar sobre dados de estágio, em instituições que eles poderiam fazer estágio, como deveriam se apresentar nas empresas, falou sobre o uso do celular em entrevistas, muito cuidado nas redes sociais, pois muitas empresas procuram os perfis dos candidatos nas redes sociais, cuidado com que colocam na rede.
Após alguns comentários ele retoma a aula anterior que eles tiveram, alguns alunos que estavam na aula anterior se manifestaram quando o professor perguntou se havia tido alguma dúvida sobre o que falaram na  ultima aula, perguntas e respostas foram dadas, indagações e questionamentos foram feitos ao longo da aula, acho que dentro da normalidade, pois não participamos da aula anterior.                                                             
Florianópolis, 08 de Abril de 2019.  (Segunda Feira).
Agora são 18h30min, de uma segunda feira, bate o sinal, a maioria dos alunos encontra-se aguardando no corredor da sala de aula, o professor chega cumprimenta a todos os alunos que  vão entrando na sala, alguns se cumprimentam, conversam e dão risadas a turma e bem pequena 15 alunos  e todos são bem colegas pelo que pude perceber.
Segunda Feira são 18h30min, bate o sinal e os alunos vão se encaminhando para suas respectivas salas de aula. Hoje está tendo aula de artes e música que fica no mesmo corredor, então hoje o corredor encontra-se com o número superior de alunos no corredor. Os alunos vão entrando conversando, rindo, outros no celular, que me parece ser um hábito muito comum aqui nas dependências do IFSC (alunos grudados no celular). O professor fecha a porta, senta em sua cadeira, espera um pouco, olha para a sala, e ressalta a quantidade dos alunos. 
Na aula de hoje o tema abordado são as normas de segurança, NR (Normas Regulamentadoras).
NR-30: Segurança e Saúde  no Trabalho Aquaviário (trabalhadores de embarcação comercial, mercadorias e/ou passageiros) apoio marítimo e portuário.
NR – 31: Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura (segurança, saúde e meio ambiente)
NR-32: Segurança e Saúde no trabalho em Serviços de Saúde (promoção e assistência geral em saúde);
NR- 33: Seguranças para trabalhos em espaços confinados (trabalhadores de elevadores, túneis...);
NR- 34: Condições e Meio Ambiente de trabalho na Indústria da Construção Civil e Reparação Naval;
NR-35: Trabalhos em Alturas (a partir de 2m – considerado trabalho em altura e com risco de queda) - Ação: planejamento/ organização/ execução;
Nessa etapa, olho para a sala e percebo pouca interação dos alunos – me parece estar cansados/desanimados (trabalham o dia todo!).
NR- 36: Segurança e Saúde no trabalho em empresas abate e processamento de carnes e derivados (empresas de abate e processamento de carnes e derivados – consumo humano).
O professor frisa bastante também, sobre as palavras chaves do curso de segurança do trabalho, que são: Prevenção, Imprudência, Imperícia, Negligência.
Finaliza a aula....
Florianópolis, 15 de Abril de 2019 (Segunda Feira).
Após todos se sentarem, o professor coloca um vídeo, silêncio por alguns instantes, o Datashow não está funcionando, o professor liga e desliga, até que volta a funcionar.  O professor por sua vez coloca novamente o vídeo e começa o filme. Esse filme chama-se o Operário, que fala sobre um operário que se chama Trevor que sofre tanto de insônia, que está prejudicando seu peso e sua saúde mental. Quando Trevor acidentalmente provoca um acidente de trabalho que fere um colega, ele começa a se tornar ainda mais problemático e, apesar de um relacionamento com Stevie, uma moça de programa, Trevor começa a culpar seus problemas em uma figura imaginária chamada Ivan. Esse filme me fez refletir como a vida pessoal pode prejudicar no seu âmbito profissional, e que como podemos perceber que um amigo de trabalho não está bem e não as vezes nada é feito, podendo evitar varias situações e até mesmo tragédia.
No decorrer do filme, o professor faz alguns apontamentos para os alunos, na qual deveram prestar atenção principalmente em alguns pontos onde  o professor sinalizou, para que na  próxima aula os alunos posam  formar uma mesa redonda para discutir o filme como um todo e socializar os pontos observados pelos alunos que mais os chamou atenção.
Iremos socializar e interagir sobre o filme na próxima aula.
 Florianópolis, 22 de Abril de 2019  (Segunda Feira). 
Segunda Feira a aula inicia às 18h45min, devido a pouca demanda de alunos o professor prefere esperar um pouco a mais, pois muitas vezes imprevistos acontecem....
Apesar da espera sem sucesso, hoje tivemos apenas três alunos na sala, sendo que um é de outra turma que resolveu assistir a aula até dar o seu horário.
Hoje o professor utiliza o método tradicional (giz/quadro), percebo que se da muito melhor do que slide articula melhor no quadro, mesmo com pouco aluno em sala, da sua aula normal, traz as sínteses dos filmes que passou em suas turmas e explica as medidas de prevenção e fala um pouco das NR e o outro que traz o Marketing e ação de “vender seu peixe”, mostra que se dá o mesmo com o trabalho bem feito, pois assim os profissionais são valorizados e consequentemente indicados a outras empresas.
Mesmo com o passar das horas e com as explicações, o professor demonstra estar incomodado pela quantidade de alunos e seus interesses pela aula (um fica somente no celular e o outro nem o material retirou da mochila). Então conversa um pouco sobre a evasão dos cursos técnicos, me interessei, pois estava angustiada também.
Fala um pouco da trajetória do curso de Segurança do Trabalho no IFSC:
�
�
Dentre tantas observações e explicações referente a falta de alunos na sala, me vi pensando, qual seria mesmo a razão para tanta evasão nos cursos técnicos? Ou seria em outros também?
Está ai, quem sabe na intervenção, iniciar com um questionário tendo esses apontamentos, adentrando com o que foi aprendido e explorá-los, como por exemplo, leva-los o projeto de construção da unidade onde trabalho e pedir para aplicar as NR’s cabíveis. Tendo a interação e intervenção do professor para os devidos esclarecimentos e apontamentos finais e conclusivos.
 CONSIDERAÇÕES FINAIS
O estágio curricular supervisionado é um elemento primordial na formação do aluno acadêmico, item o qual motivará o desenvolvimento para a docência na graduação. É neste momento em que o estagiário usa ateoria na prática, sempre buscando uma reflexão após cada aula para melhorias e mudanças ao longo deste período. Os momentos - ambientação na escola, observação participante e trabalho pedagógico coletivo, vivenciados na escola, foram fundamentais, pois conheci o espaço físico acadêmico daquele ambiente, identifiquei os princípios institucionais e políticos, vivenciei a motivadora prática de lecionar e oportunidade de se interagir com professores, alunos, gestão escolar, percebendo a possibilidade de ser um docente no ensino técnico. Assim, as experiências permitiram analisar qual é o trabalho do professor do curso de Segurança do Trabalho e como se pode estar inserido dentro dele, com todas as suas problemáticas e construções, o estágio permitiu produzir o conhecimento prático do trabalho vivenciado na escola pública.
Diante a pouca demanda, os alunos me respeitavam como estagiária. Por isso, motivou-me mais com a relação e gosto pela prática do estágio. A relação com os estudantes não foi conflituosa, agradava tanto aos alunos e professor a presença da estagiária nas aulas com esclarecimentos e dúvidas como apoio nos conteúdos da disciplina. Porém, percebia-se certa imaturidade, conversas paralelas e fúteis entre eles interrompendo as aulas, o que tomava longamente o tempo do professor na aula e por isso, às vezes não se aplicava todo conteúdo planejado.
Um dos fatos mais importantes os quais se pode relatar eram as evasões em sala, poucos alunos e os que estavam poucos mostravam interesse na aula. 
	
REFERÊNCIAS
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação? 43. Ed. São Paulo: Brasiliense, 2003. 
CORTELLA, Mário Sergio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. 7. Ed. São Paulo: Cortez, 2003. 
DAYRELL, Juarez T. A escola como espaço sociocultural. In: DAYRELL, Juarez T. Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2002.
FREIRE, Madalena (org.). Observação, registro e reflexão: instrumentos metodológicos I. 2. Ed. São Paulo: espaço pedagógico, 1996.
FREIRE, Madalena. Espaço e vida. In: MORAIS, Regis de (org.). Sala de aula: que espaço é esse? 17. Ed. Campinas: Papirus, 2003. Pg.95-98.
ANEXO
	
	
	MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INST. FED. DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Roteiro de Observação
	Itens a serem considerados durante as observações na sala de aula
	1) Sobre a organização do planejamento do professor
	Nome Completo e formação do Docente?
Marcos Antônio Vezzani 
Formação: Engenheiro Agrônomo e Engenheiro de Segurança do Trabalho.
Qual é a Unidade Curricular/Disciplina?
Segurança do Trabalho/ Introdução a Segurança do Trabalho
Como o docente planeja? (antecipadamente).
Sim
Segue o programa da disciplina fornecido pela instituição?
Sim
Informa aos alunos sobre os conteúdos a serem trabalhados no período (semestre/ ano) e seus objetivos e a relação com a atividade profissional?
Sim
	2) Sobre os objetivos das aulas
	Há objetivos para cada aula, unidade, etc?
Sim
Se há estes são perseguidos pelo professor? Como são consolidados?
Cada aula é administrada por um texto ou vídeo para esclarecer/consolidar o conteúdo.
	3) Sobre a aula
	O professor age de modo seguro?
Sim, a todo o momento.
É especialista na área? E tem experiências na área profissional no mercado de trabalho?
Sim
Há um clima agradável em sala de aula?
Sim
Há alguma rotina de trabalho estabelecida pelo professor para as aulas? O professor faz chamada?
Não
Segue apontamentos para exposição de conteúdos; domina os conteúdos; se demonstra disponível para dar explicações e realizar práticas por mais de uma vez;
Sim
A aula é contextualizada (nela há associações/práticas efetuadas pelo professor entre os conteúdos com a vida real/mundo do trabalho/mercado de trabalho)
Sim
A aula tem começo, meio e fim (lógicos)? A quantidade de conteúdos e atividades é coerente com o tempo da aula.
Sim
Há anuncio sobre os encaminhamentos, continuidade de trato de conteúdos ou atividades a serem desenvolvidas na aula seguinte?
Sim
Uma aula tem articulação com a outra e “a outra com uma”?
Sim
Há consideração do professor ao tipo de público ou perfil dos alunos do curso, na organização de sua aula e atividades.
Sim
	4) Sobre os conteúdos de ensino
	O professor propõe atividades de aprendizagem? (trato individual e intelectivo dos alunos com o conteúdo desenvolvido);
Sim
Que tipo de atividades de aprendizagem (teórica ou prática) e qual a dinâmica delas?
Aula prática como vídeo e atividades em grupos para a aprendizagem e socialização.
Como o professor desenvolve o conteúdo? (Relate sua percepção sobre a condução da aula pelo professor)
Dinâmico e bom entendimento.
	5) Recursos de ensino
	O professor se utiliza de recursos de ensino na disciplina? (voz, fotos,vídeos, experiências, passeios, aulas práticas, vídeos, cartazes, esquemas, folders, banners, livro texto, textos, artigos etc). 
Sim
De que o professor se utiliza para dar aula? (Destaque que recursos de ensino efetivamente o professor utilizou na aula observada)
Vídeo e data show
	6) Relacionamento professor – alunos
	Como o professor se relaciona com os alunos (é rigoroso com o cumprimento das tarefas solicitadas; tem coerência com o que diz e faz; estimula os alunos a novas aprendizagens; que valores expressa no cotidiano das relações sociais durante as aulas;
Sim, a todo o momento e destaca a importância da observação e em prestar atenção.
Como mantém a disciplina (conduta comportamental dos alunos) em sala?
Conduta de cumplicidade e alto estima
O professor exerce autoridade em sala? (autoritário/democrático; é compreensível, paciencioso, interessado pelas aprendizagens.)
Sim
Se demonstra satisfeito com seu trabalho?
Sim
Os alunos interagem na aula? (são ativos/passivos; silenciam para ouvir as explicações do professor; respeitam ao professor).
Sim
	7) Sobre a avaliação do rendimento dos alunos
	Como trata a avaliação (qualitativa/quantitativa? Com que periodicidade é realizada? É usada como instrumento de controle ou tem caráter formativo?
Qualitativa
O professor se demonstra receptivo a sua presença em sala?
Sim
Você se sentiu acolhido pelo professor da turma?
Sim
O professor favoreceu sua inserção no grupo; lhe solicitou auxílio durante as aulas, lhe permitiu participar da aula?
Sim
Quadro 1: Roteiro de observação em sala de aula
Fonte: Adaptado de Nogueira (2013)
CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA 
DO TRABALHO
Possui 30 anos de história;
Ensino Técnico: 10 anos;
680 salas;
Professores Titulados (Doutores);
 Diplomas reconhecidos – 
 MEC
Didática;
Motivação;
Faltas.
Higiene;
Salubridade
(mofo)
Pontos 
Negativos
Evasão 65%
� PAGE �1�

Continue navegando