Buscar

Estácio - Química Materiais Questões 05

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESTÁCIO QUÍMICA MATERIAIS
QUESTÕES AULA 05
		1.
		Como é chamada a substância fundamental passível de polimerização? 
 
	
	
	
	suporte
	
	
	
monômero
 
	
	
	
dímero
 
	
	
	 epímero
 
	
	
	polímero
 
		2.
		O uso de materiais poliméricos cresceu muito nos últimos anos devido as suas propriedades e baixo custo. Atualmente muitas pesquisas envolvem a busca de materiais com propriedades otimizadas com polímeros já existentes. Baseado nos conceitos e definições sobre os materiais poliméricos é INCORRETO afirmar que:
	
	
	
	Os polímeros são macromoléculas que se caracterizam por seu tamanho, estrutura química interações intra e intermoleculares cujas ligações covalentes se repetem regularmente ao longo da cadeia
	
	
	Os polímeros são formados a partir dos monômeros, que são uma molécula com uma (mono) unidade de repetição.
	
	
	Os polímeros de alto peso molecular recebem denominação diferente, e são chamados de oligômeros, geralmente, apresentam-se como produtos de baixa viscosidade, de peso molecular na ordem de 300.
	
	
	Com a elevação da temperatura ocorre o aumento de movimentos, que conferem ao material um comportamento de se tornar mais macio.
	
	
	O número de meros da cadeia polimérica é denominado de grau de polimerização
		3.
		Polímeros são materiais muito importantes na indústria devido às suas inúmeras aplicações. Quimicamente, apresentam-se como macromoléculas de estruturas variadas ligadas por repetidas ligações covalentes de seus monômeros (estruturas básicas). Podem ter origem natural ou sintética e algumas de suas principais propriedades estão citadas a seguir:
Podem ser classificados de acordo com sua resposta física ao calor como termoplásticos, termofixos e elastômeros.
As cadeias poliméricas que os constituem podem ser lineares, ramificadas ou reticuladas (ligações cruzadas).
Em geral, quanto maior o comprimento da molécula, maior sua resistência mecânica e maior a resistência ao calor.
Podem sofrer degradação por agentes físicos ou químicos, causando modificações irreversíveis em suas propriedades.
Estão corretas, apenas as afirmações:
	
	
	
	II e IV
	
	
	I, II e IV
	
	
	III e IV
	
	
	I e III
	
	
	I, II, III e IV
		4.
		Apesar do comportamento mecânico parecido, os polímeros podem ser, em alguns aspectos, mecanicamente diferentes dos metais, como por exemplo, em relação ao módulo de elasticidade, limite de resistência à tração e alongamento (CALLISTER, 2002). Assinale a alternativa que INCORRETA referente as características dos polímeros.
	
	
	
	Materiais poliméricos amorfos ou pouco cristalinos tornam-se translúcidos ou semitransparentes, ou mesmo opacos.
	
	
	Apresentam resistência ao calor
	
	
	Apresentam resistência à oxidação
	
	
	 Podem se apresentar muito sensíveis às interações químicas como o ambiente
	
	
	A principal propriedade ótica a ser considerada pelos polímeros é a transparência
		5.
		Como são chamados os polímeros de baixo peso molecular?
	
	
	
	Oligômeros
	
	
	Monômeros
	
	
	Dímeros
	
	
	Trímeros
	
	
	Condensação
		6.
		Um número limitado de monômeros tem sido preferido pela indústria para a produção de polímeros de uso geral e quase todos são de origem petroquímica. Qual monômero corresponde ao polímero PE?
	
	
	
	Etileno.
	
	
	Poliéster.
	
	
	Propileno.
	
	
	Estireno.
	
	
	Butadieno.
		7.
		Os polímeros são macromoléculas que se caracterizam por seu tamanho, estrutura química interações intra e intermoleculares. As ligações covalentes se repetem regularmente ao longo da cadeia, que conforme mencionado recebem o nome de meros. Assinale a aternativa INCORRETA:
 
	
	
	
	As características mecânicas dos polímeros podem se apresentar muito sensíveis às interações químicas como o ambiente, ou seja, na presença de água, oxigênio, solventes orgânicos etc. (CALLISTER, 2002).
	
	
	O número de meros da cadeia polimérica é denominado de grau de polimerização.
	
	
	 
Com a elevação da temperatura ocorre o aumento de movimentos, que conferem ao material um comportamento de se tornar mais macio.
	
	
	Dependendo do tipo de monômero (estrutura química), do número médio de meros por cadeia e do tipo de ligação covalente, pode-se dividir os polímeros em três grandes classes: plástico, borrachas e fibras.
	
	
	Os polímeros de alto peso molecular recebem denominação diferente, e são chamados de oligômeros, geralmente, apresentam-se como produtos viscosos, de peso molecular na ordem de 90 (MANO; MENDES, 2004).
		8.
		As características mecânicas dos polímeros podem se apresentar muito sensível as interações químicas como o ambiente, ou seja, na presença de água, oxigênio, solventes orgânicos, etc. (CALLISTER, 2002).
Dentre as propriedades químicas mais importantes, podemos destacar a resistência à oxidação, ao calor, às radiações ultravioleta, à água, a ácidos e bases, a solventes e reagentes (MANO, 1991), a seguir descreve-se essas propriedades.
Identifique o item INCORRETO:
	
	
	
	Resistência ao Calor: essa resistência é maior abaixo da temperatura de transição vítrea. Resistência é menor frequentemente com a presença de oxigênio pela ruptura das ligações covalentes dos átomos nas cadeias macromoleculares. Ex: PVC.
	
	
	Resistência a Ácidos: o contato com ácidos em geral, em meio aquoso, pode causar o parcial endurecimento das moléculas poliméricas, levando-as a fragilização semelhante a que ocorre com o vidro. Ex: Resinas melamínicas e produtos celulósicos sofrem alteração em meio ácido mesmo diluído.
	
	
	Resistência a Oxidação: essa resistência é muito encontrada em macromoléculas contendo apenas ligações simples entre átomos de carbono. Ex: PE, PP. Resistência é menor particularmente em borrachas rompendo as cadeias e na presença de ozônio. Ex: devido a centelhas elétricas nas imediações de tomadas se forma ozônio.
	
	
	Resistência aos Raios Ultravioleta: essa resistência é menor em macromoléculas com dupla ligação entre átomos de carbono. Ex: Fissuras e rachaduras com a fragmentação do Polipropileno ou Polietileno, quando expostos à luz do sol.
	
	
	Resistência a Umidade: Polímeros que absorvem água sofrem alteração de volume, que em muitos casos podem atrapalhar a aplicação nos casos que se exige a precisão, outro aspecto acerca da resistência a água, é que esses polímeros podem sofrer o aumento do seu peso, influencia no dimensionamento e aquisição desses materiais, nestes casos os polímeros devem passar por um sistema de pré secagem antes de sua modelagem. Resinas fenólicas, por exemplo, no caso de cura incompleta dos laminados, incham, mudam de tamanho e sofrem delaminação.
		9.
		Os polímeros são formados a partir dos monômeros, que são uma molécula com uma (mono) unidade de repetição.Dependendo do tipo de monômero (estrutura química),do número médio de meros por cadeia e do tipo de ligação covalente, pode-se dividir os polímeros em três grandes classes: 
	
	
	
	argila, argilomineral e borracha.
	
	
	elastômero, vidro, argiloso.
	
	
	plastico, borracha e fibra.
	
	
	vidro, cerâmico e compósito
	
	
	fibra, compósito e argilomineral.

Continue navegando