Buscar

Importância da Didática na Formação de Professores

Prévia do material em texto

1. No item Introdução, analise o parágrafo 2 (“Esta crescente demanda...) e o parágrafo 4 (“Acrescente-se à discussão ....) e, com base no que o autor apresenta, expresse, por escrito, seu posicionamento sobre a inclusão da disciplina Didática no Currículo da Especialização que você está cursando (faz sentido? não faz? Por que?) Com base na aula da disciplina didática ministrada durante o último fim de semana com a professora e Drª. Noeli Sturmer, observei na prática a real importância da inserção da disciplina Didática no currículo da minha especialização, tendo em vista os aspectos atuais que envolvem o ensino e aprendizagem, não importando se o envolvido é criança, adolescente ou adulto. Todo ambiente educacional deve ser dirigido de forma didática para obter bons resultados. Se formos parar para pensar, até a nossa vida pessoal deveria ser norteada pelos princípios de didática. Embasada no artigo em tela, pude observar que a formação do professor deve ser um processo contínuo, e que as instituições de ensino superior precisam ampliar as ofertas de cursos de especialização na área pedagógica, para contemplar um número maior de professores preparados para os desafios da docência atual. Dessa forma, faz todo sentido tal inclusão, não só na área de docência, como em todas as esferas que envolvem a transmissão de conhecimento, pois o professor por ser o transmissor desse conhecimento, precisa ter uma metodologia adequada e eficaz para alcançar o objetivo, qual seja, além de transmitir o saber, fazer com que o aluno saia da aula com a devida compreensão do assunto e que saiba contextualiza-lo no seu dia a dia.
2. “A palavra didática origina-se do grego ‘didaktiké’ e tem sido usualmente traduzida por ‘arte de ensinar’” (Espírito Santo e Sacramento da Luz). Na perspectiva da Didática critico-social, para construir uma aprendizagem significativa, Libâneo (2001) apresenta uma condição básica. Descreva em que consiste essa condição. Para Libâneo, “um bom professor que aspira ter uma boa didática necessita aprender a cada dia como lidar com a subjetividade dos alunos, sua linguagem, suas percepções, sua prática de vida. Sem esta disposição, será incapaz de colocar problemas, desafios, perguntas relacionadas com o conteúdo, condição para se conseguir uma aprendizagem significativa. (LIBÂNEO, 2001, p. 3). Portanto, através dessa condição básica, entende-se que o papel da escola está pautado na preparação do aluno para a vida em sociedade, disponibilizando meios e condições para o aprendizado de conteúdos que servirão de base para sua interação no mundo. 
3. O texto apresenta a Figura desenhada por Fiorre Ferrari e Leymonié Sáen (2007). Em seus vértices constam os componentes do processo de ensino e aprendizagem. Em seus lados, os elementos didáticos necessários para que esse processo ocorra. Redija um texto (a partir da figura), descrevendo esses componentes e os respectivos elementos didáticos que os unem, apresentando suas características. 
No topo do triângulo tem-se o componente: os saberes culturais que representa os conceitos teóricos daquela área do conhecimento, tendo como elemento didático a transposição didática, que consiste em analisar, selecionar e inter-relacionar o conhecimento científico, dando a ele uma relevância e um julgamento de valor, adequando-o às reais possibilidades cognitivas dos discentes, ou seja nessa relação saber e docente, encontra-se o ensino, a didática, a gestão da informação, onde consiste o processo de ensinar. No que diz respeito ao polo docente, percebemos os modelos de ensino, o projeto das atividades, a psico-sociologia dos professores condicionados pela instituição e o contexto em que ensina, isto é, a relação professor e aluno encontra-se a educação e a formação. Já no vértice discentes verificamos as distintas estratégias de aprendizagem, a psicologia de quem aprende, suas concepções prévias, condicionadas num modelo sócio cultural, tendo em vista que nessa relação se encontra a aprendizagem na prática, ou seja, o processo de como aprender.
4. Andragogia é a área do conhecimento responsável pelo processo de ensino e aprendizagem dos adultos. Dos 5 princípios andragógicos que fundamentam a prática docente para adultos (segundo os autores do texto), destaque (transcrevendo na íntegra) os dois princípios que você considera mais relevantes. A seguir, escreva a justificativa dessa escolha.
c) motivação para aprender: as motivações externas como incremento salarial, promoções, boas notas são importantes, todavia, as motivações internas tais como vontade pessoais de crescimento, autoestima, autoconfiança são mais relevantes e decisivas para o aprendizado do adulto; 
Considero o princípio da motivação um dos mais importantes, tendo em vista que esses fatores estimulam o indivíduo a querer aprender mais, principalmente quando há fatores internos, como a satisfação, o reconhecimento e a autorealização. 
e) prontidão para aprender: o estudante adulto é pragmático, pois está pronto para aprender aquilo que decide, razão pela qual se nega a aprender o que lhe é imposto. Ademais, sua atenção diminui quando não percebe aplicação imediata do conhecimento e está pronto para aprender o que decide aprender. (LIMA, 2006; GIL, 2008).  
A prontidão para aprender, também é de suma importância para a busca do conhecimento, pois é a partir daí que os adultos se sentem preparados para aprender, para enfrentar desafios e situações relacionadas ao cotidiano, ou seja, a necessidade de aprender é puxada pela vontade de se adaptar ao mundo e de se cumprir tarefas de desenvolvimento, de além do habitual e sobretudo, se adaptar ao mundo.

Continue navegando