Buscar

Caso Concreto IV - Direito Processual Civil II

Prévia do material em texto

Caso Concreto IV
1- Marisa promove ação judicial de indenização por danos materiais e morais em face de Tinoco, seu vizinho. Segundo Marisa, Tinoco tem insistentemente atitude ilícita e desrespeitosa com seu animal preferido, um cavalo de estimaçãochamado "Ventania".
Tais atitudes fez com que o mesmo ficasse em estado de grande agitação, vindo inclusive a se cortar na cerca da propriedade no último mês, o que gerou internação veterinária com cirurgia e medicamentos. Tinoco citado, não ofereceu contestação, o que foi certificado pelo cartório, conforme consta nos autos.
Marisa, eufórica e, acompanhando seu andamento processual na internet, liga para seu advogado, informa da revelia e pergunta se com isso, o juiz irá proferir sentença de procedência do seu pedido.
A) Sempre que houver Revelia, haverá procedência do pedido?
B) Caso Tinoco tivesse oferecido Contestação alegando que apenas se defendia de
Ventania, pois o animal ameaçava ataca-lo quando passava rente à cerca, qual deveria ser a atitude do Juiz?
R:
A) Não, No caso concreto, é possível que com a revelia o juiz possa julgar antecipadamente a lide, proferindo sentença de procedência do pedido. Cabendo apenas a presunção de veracidade prevista no Art. 344/CPC, além do princípio do livre convencimento motivado, que pode alterar a sentença do juiz. 
B) De acordo com o Art.350/CPC, o juiz deverá conceder o prazo de 15 dias para a manifestação do autor para que ele se manifeste em relação de novos fatos.
2- João é citado em ação proposta por Pedro e realiza contestação alegando falta de pagamento para não cumprir com sua parte em contrato firmado pelas partes. Além disso, também aproveitou e está cobrando de Pedro determinada soma em dinheiro, oriundo do mesmo negócio jurídico. Marque a opção que indica as respostas apresentadas por João nos autos do processo.
R: C) contestação e reconvenção na mesma peça processual.
3- A revelia no processo civil é:
R: C) ausência de contestação.

Continue navegando