Buscar

AVALIAÇÃO MORFOFUNCIONAL - TESTES DE PISTAS - CORRIDAS - imprimido - OK

Prévia do material em texto

Shuttle Run de Agilidade (Corrida de Vai-e-Vem)
Objetiva medir a habilidade de correr com mudança de direção do corpo. Pode ser utilizado em ambos os sexos, acima de 9 anos.
Material: cronômetro, fita adesiva ou giz, blocos de madeira (5x5x10)
Número de avaliadores: 01
Descrição: o avaliado deverá se posicionar em pé, atrás da linha de partida. Ao comando de “vai”, deverá se deslocar para a outra linha em direção aos blocos pega um, retorna a linha inicial, colocando o bloco atrás da linha e repete esta movimentação com o outro bloco (figura 14). O resultado é obtido pelo tempo gasto para realizar a tarefa. Será computado o melhor tempo de duas tentativas. Os blocos não poderão ser arremessados.
Figura 14: Ilustração do teste de Corrida de Vai-e-Vem (Shuttle Run). Fonte: Marins e Giannichi (1998).
Shuttle Run de Velocidade
Objetiva medir a velocidade de corrida e pode ser utilizado em indivíduos acima de 6 anos de idade, para ambos os sexos. 
Material: cronômetro, cones, giz ou fita adesiva e fita métrica.
Número de avaliadores: 01 
Descrição: o avaliado assume a posição de pé atrás da linha de saída com os pés em afastamento ântero-posterior. Ao ser dado o comando de “vai”, o avaliado deverá correr o mais rápido possível para a outra linha (figura 4) e retornar à linha inicial, cruzando sempre com ambos os pés as duas linhas. Essa movimentação é considerada como um ciclo. Ao todo, cinco ciclos deverão ser realizados.
Percurso: duas linhas paralelas deverão ser desenhadas no solo (fita adesiva ou giz) a 5 metros de distância. As linhas devem ter 1,20 metros de comprimento cada e devem ser demarcadas com cones para melhor visualização. Cada ciclo deverá ser contado em voz alta pelo avaliador. O resultado será o tempo gasto para realizar 5 ciclos.
Figura 4: Ilustração do teste de Shuttle Run de velocidade. Fonte: Marins e Giannichi (1998)
TESTE DE AGILIDADE DE “SEMO”
Objetivo: medir a agilidade geral do corpo movendo-se para frente, para trás e lateralmente. 
Resultado: é computado o melhor resultado das duas tentativas executadas pelo testando. 
Pontos adicionais: o testando não pode cruzar os membros inferiores durante a corrida lateral; na corrida de costas o testando deve permanecer assim até cruzar pelo cone; são dadas tantas tentativas quanto necessárias para que o testando execute o teste dentro do padrão estabelecido. É dada a cada testando uma tentativa de prática para familiarização com o teste. 
Equipamento: área de 3.60 por 5.80 metros, quatro cones dispostos nos cantos do retângulo, cronômetro.
Direções: o testando inicia o teste na posição em pé, atrás da linha de partida, de costas para o cone “A”. Ao ser dado o comando “VAI”, ele desloca-se lateralmente até o cone “B”, passando por fora do cone e corre, de costas, até o cone “D”, dando a volta por dentro desse. A seguir, corre de frente até o cone ”A”, passando por fora, corre depois de costas até o cone “C”, passando por dentro. Depois, corre de frente, do cone “C” até o cone “B”, passando por fora e finalmente corre lateralmente do cone “B” até a linha de partida.
CORRIDA ACÍCLICA DE 20 METROS
CORRIDA CÍCLICA DE 20 METROS
Orientação: Demarca-se uma área com 20 metros, sendo que a primeira linha é a partida, a segunda é a linha de cronometragem, e marca-se uma terceira linha com 2 metros a mais, totalizando 22 metros. O atleta posiciona-se atrás da primeira linha, cronometrista deverá acionar o cronômetro no momento em que o avaliado der o primeiro passo (tocar ao solo), ultrapassando a linha de partida. Quando o atleta cruzar a segunda linha (dos 20 metros) será interrompido o cronômetro.
COORDENAÇÃO E EQUILIBRIO DINAMICO
	Este teste tem que saltar de forma alternada partindo de trás da linha, ao sinal inicie saltando na ordem correta do numero 1, 2, 3 e 4 e volte ao 1 novamente e continue nessa seqüência, salte sem pisar na linha, porque quando se pisa na linha o teste se encerra neste momento, durante 1 minuto verificar quantos salto será executado sem pisar na linha.
4
2
1
3

Continue navegando