Buscar

Prova presencial regular ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova presencial regular
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Questão 1
Um conjunto de hipóteses quantitativas e qualitativas sobre características, condições e fatores predominantes no ambiente externo, que podem afetar as estratégias de uma organização e, assim, condicionar seus planos de ação, operações e resultados é o conceito de:
c) Cenário.
Questão 2
Qual a principal competência organizacional da empresa Petrobras? Assinale a alternativa correta.
d) Tecnologia de produção em águas profundas.
Questão 3
Valor pode ser definido como o montante que as pessoas estão dispostas a pagar pelo produto ou serviço fornecido por uma empresa. Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta o conceito de cadeia de valor.
a) Conjunto de atividades criadoras de valor, desde fontes de matérias-primas básicas, passando por fornecedores de componentes, até o produto final entregue ao consumidor.
Questão 4
Assinale a alternativa que apresenta exemplos de valores.
d) Ética; satisfação total dos clientes; trabalho em equipe; valorização das pessoas.
Questão 5
Qual função administrativa é responsável por monitorar e avaliar o processo de administração estratégica para garantir que a organização está funcionando de forma apropriada? Assinale a alternativa correta.
d) Controle organizacional.
Questão 6
Uma das etapas do planejamento diz respeito à análise SWOT, utilizada como base para a gestão e o planejamento estratégico de uma corporação ou empresa. Trata-se da análise dos ambientes externo e interno de uma empresa e atua como ferramenta de apoio ao processo de planejamento estratégico, o qual consiste em desenvolver um olhar objetivo das forças que compõem o negócio, permitindo que o gestor possa desenvolver e firmar bem a sua estratégia empresarial. Com base no exposto, assinale a alternativa correta.
a) Na análise interna, identificam-se forças e fraquezas.
Questão 7
Como podemos definir indivíduos ou grupos capazes de afetar ou serem afetados pelos resultados estratégicos alcançados e que, portanto, possuem algum tipo de interesse na organização? Assinale a alternativa correta.
b) Stakeholders.
Questão 8
Considere as alternativas e assinale a opção correta. 
I. A missão de uma empresa pode ser entendida como o seu propósito. 
II. Somente uma definição clara da missão é capaz de representar a razão de existir da organização. 
III. A visão deve servir como uma forma de divulgação do que a empresa faz para os usuários de seus bens e/ou serviços. 
IV. A visão define de forma clara, objetiva e compreensível o porquê da existência da organização.
b) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
Questão 9
Considerando que o importante é planejar, cumprir e seguir de maneira eficiente toda a estratégia traçada, aumentando, assim, as chances de o negócio progredir, assinale a alternativa que contém um dos principais fatores que levam as empresas à falência.
c) A falta de objetivos empresariais.
Questão 10
Qual atividade de monitoramento é entendida como a observação sistemática das variáveis que podem influenciar o desempenho da organização? Assinale a alternativa correta.
e) Analisar o ambiente empresarial.
Questão 11
Com relação às escolas de formação da estratégia, assinale a sequência que ilustra o preenchimento correto dos parênteses, de cima para baixo: 
1. Escola do design 
2. Escola de posicionamento 
3. Escola do aprendizado 
4. Escola do poder 
5. Escola cultural 
( ) Considera que a estratégia se origina com a organização como um todo e emerge com base nas experiências das pessoas, individual ou coletivamente. A formulação da estratégia não corresponde ao que acontece nas organizações. 
( ) Para essa escola, a estratégia se dá como um ajuste entre forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, buscando a adequação entre as capacidades internas e possibilidades externas. Trata-se da visão de formação estratégica mais difundida atualmente. 
( ) É uma escola orientada para a organização como um todo. A formação estratégica é pautada em intenções coletivas, que tende a perpetuar a estratégia existente. 
( ) A formulação de estratégia é vista como um processo aberto de influência para negociação de estratégias favoráveis. A linha entre metas econômicas e intenção política é sutil. 
( ) A formação da estratégia é vista como um processo analítico, que parte da observação das opções, em um mercado competitivo, para a decisão da empresa de como se colocar. O foco está no conteúdo da estratégia.
c) 3 - 1 - 5 - 4 - 2.
Questão 12
A competência organizacional refere-se ao conjunto de experiências profissionais e atributos internos de uma organização que lhe permite atingir seus objetivos. Com base no exposto, assinale a alternativa na qual encontramos critérios elementares da competência organizacional.
c) Ser essencial para a sobrevivência da organização em curto e longo prazo; ser invisível para os competidores; ser única para a organização.

Outros materiais