Buscar

[60135-344771]WebconferA_ncia_TApico_3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
TEORIA DO CONHECIMENTO
Professor: Vilson Leonel
*
 UNIDADES DE ENSINO
1 Que conhecimento venho buscar na universidade?
2 Que caminhos possíveis existem para se chegar ao conhecimento?
3 Há outros caminhos?
4 E agora, que caminho vou escolher?
*
2 Que caminhos possíveis existem para se chegar ao conhecimento?
Sinopse
Até aqui, esperamos que você tenha compreendido por que o conhecimento científico é o conhecimento que se busca na universidade. No entanto, ainda não falamos propriamente sobre como se chega a um conhecimento científico. Afinal, que caminho devemos percorrer para chegar a um conhecimento que pode ser considerado científico? Será que existe apenas um caminho? Se eu tenho uma inquietação em relação a algum assunto, a algum problema, se eu tenho uma curiosidade, como resolvê-la de maneira científica? Este texto mostrará três caminhos para se chegar a um conhecimento científico conhecidos como racionalismo, empirismo e criticismo.
*
*
*
Immanuel Kant (1724-1804)
*
UNIDADES DE ESTUDO
O positivismo 
O falsificabilismo 
A teoria dos paradigmas 
O anarquismo epistemológico
3 Há outros caminhos?
*
Sinopse: 
Mas e então? Será que o desenvolvimento das abordagens científicas modernas para no criticismo kantiano, do século XVIII para cá, não surge nenhuma outra teoria inovadora que nos ofereça caminhos alternativos para chegar ao conhecimento científico? Que nos lance alguma luz sobre o modo como se pode conhecer algo? A resposta é, por evidente, sim! Depois do surgimento do criticismo, diversas outras abordagens se propuseram a revolver os dilemas do método científico, inclusive a clássica controvérsia entre racionalismo e empirismo. Entre elas, estão o positivismo, a teoria dos paradigmas, e o anarquismo epistemológico.
3 Há outros caminhos?
*
3 Há outros caminhos?
O positivismo 
*
3 Há outros caminhos?
O positivismo 
Positivismo é uma corrente filosófica que surgiu na França no começo do século XIX, surgindo como uma ramificação do Iluminismo. 
O principal idealizador do positivismo foi o pensador Auguste Comte.
Segundo o positivismo, as superstições, religiões e demais ensinos teológicos devem ser ignorados, pois não colaboram para o desenvolvimento da humanidade.
Para o positivismo a ciência é o único conhecimento universalmente válido.
*
3 Há outros caminhos?
O positivismo 
O positivismo acredita que uma teoria só pode ser tida como verdadeira se for comprovada a partir de técnicas científicas válidas. 
Ideia de ciência cumulativa, ou seja, que transcultural, atingindo toda a humanidade, não importando em qual cultura surgiu ou se desenvolveu
Características do conhecimento científico:
 Objetividade; 
 Neutralidade; 
 Progresso
*
A lei dos três estados (ou estágios) 
*
O Falsificabilismo
Kal Popper (1902-1994) 
*
O Falsificabilismo
[...] fui situado como membro dissidente do positivismo lógico que apenas sugeria uma substituição do critério de verificabilidade pelo critério de falseabilidade...não obstante, os próprios positivistas lógicos preferiam ver-me como aliado do que crítico. Todos sabem atualmente que o positivismo lógico está morto... receio que eu deva assumir esta responsabilidade. (POPPER, 1977, p. 95). 
*
O Falsificabilismo
“A teoria do método [hipotético] dedutivo de prova ou de concepção segundo a qual uma hipótese só admite prova empírica e tão somente após haver sido formulada opõe-se frontalmente a todas aas tentativas de utilizar as ideias da Lógica Indutiva” (POPPER, 1972, p. 28).
*
A teoria dos paradigmas
Thomas Kuhn (1922- 1996)
*
A teoria dos paradigmas
*
A teoria dos paradigmas
*
A teoria dos paradigmas
A fase pré-paradigmática representa, por assim dizer, a pré-história de uma ciência, aquele período no qual reina uma ampla divergência entre os pesquisadores, ou grupos de pesquisadores.
*
A teoria dos paradigmas
Uma disciplina se torna uma ciência quando adquire um paradigma, encerrando-se a fase pré-paradigmática e iniciando-se uma fase de ciência normal.
*
A teoria dos paradigmas
“Considero ‘paradigmas’ as realizações científicas universalmente reconhecidas que, durante algum tempo, fornecem problemas e soluções modelares para uma comunidade de praticantes de uma ciência. (KUHN, 2003, p. 13, grifo nosso).
*
A teoria dos paradigmas
As pesquisas firmemente assentadas nas teorias, métodos e exemplos de um paradigma são chamadas por Kuhn de ciência normal. 
*
O anarquismo epistemológico
Paul Feyerabend 1924-1994)
*
O anarquismo epistemológico
*
Anarquismo epistemológico
Conceitos:
 Pluralismo metodológico
 Contra-regra
 Contra-indução
 Tudo-vale
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando