A ESCOLA E A FAMILIA SÃO AS BASES PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO
6 pág.

A ESCOLA E A FAMILIA SÃO AS BASES PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO


Disciplina<strong>paper</strong>78 materiais352 seguidores
Pré-visualização2 páginas
A ESCOLA E A FAMILIA SÃO AS BASES PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO.
 
 Tutor Externo2
1 . Introdução 
 É impossível falar em desenvolvimento do aluno na escola e deixar de fora a participação dos pais e a comunidade, onde os membros participantes desta instituição compõem a comunidade escolar.
 As maiores dificuldades entre a família e a escola, são o consumo de drogas dentro da escola, os professores ficam de mãos amarradas, porque na maioria das vezes esses problemas já vem da base familiar.
 É importante que a família e a escola se tornem parceiras de caminhadas, pois, ambas são essencialmente responsáveis pelo bom desempenho do aluno. É necessário que a escola e a família criem um laço capaz de superar qualquer dificuldade existente entre ambas, para reforçarem um bom desenvolvimento do educando.
 A escola nunca educará sozinha, de modo que a 
 responsabilidade educacional da família jamais ce-
 ssara. Uma vez escolhida a escola, a relação com
 ela apenas começa. É preciso dialogo entre escola
 pais e filhos. ( REIS, 2007, p.6) 
Sendo assim a participação da família é importante na vida efetiva de seus filhos. Tendo em vista todos os problemas possíveis que ocorre no dia a dia desta criança ou adolescente.
 Neste sentido é fundamental na formação de qual-
 quer individuo. [...] porem, ao tratarmos da família 
 relacionando-a com a escola, faz-se necessário um 
 um estudo sobre o panorama da família atual, não
 esquecendo que a família através do tempo vem pa-
 ssando por um profundo processo de transformação
 [...] . (EVANGELISTA; GOMES, 2003, p.203).
Apresentamos esse trabalho por intermédio de uma pesquisa qualitativa mostrando as dificuldades enfrentadas pela família e a escola para que haja uma interação entre ambos. Optou-se por uma analise qualitativa porque. Segundo RICHARDSON (1999,p.103), esta \u201cpermitir fazer uma analise teórica dos fenômenos sociais baseada no no cotidiano das pessoas e em uma aproximação critica das categoria\u201d.
1 Francisca Da Silva Farias, Jaqueline Cardoso De Oliveira, Lilian Carla Castro Da Silva, Maria José e Silva Cavalcante.
2 Neila Nádia Lobo Souza. 
Centro Universitario Leonardo Da Vinci \u2013 Uniasselvi \u2013 Pedagogia (PED2600) \u2013 Pratica do Modulo III \u2013 21/05/2019
2. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
 Na atualidade em que vivemos a participação familiar na escola, com os pais auxiliando nas atividade pedagógicas das crianças, onde muita coisa tem mudado, é aceitável que a participação da família tem sido de grande importância no âmbito escolar, se naõ tiver o envolvimento da família fica difícil ate de lidar com o aluno, pois é fundamental que os pais e a comunidade estejam envolvidos no âmbito escolar. escolar visto que a mesma tem construído de forma positiva para o ensino Assim a comunidade precisa estar organizada, e interagir com a escola e ser responsável pela tomada de decisões. Pra isso é preciso que a direção e os professores da escola proporcionem momentos de interação entre todos no processo educacional.
 O que nós observamos que a escola CREUZA ABESS FARAH não tem segurança ,os alunos ficam correndo do lado de fora da escola .Depois fomos para dentro da escola procuramos a secretaria para falarmos com a pedagoga Alice . Então o Felipe nos levou a sala do professor do 5 ano Jeová ele nos recebeu muiltissimo bem. Os alunos comportados ,limpos e tranquilos. O professor é muito dedicado aos alunos ,sala limpa ,com apenas 17 alunos, faltaram naquela tarde 2 alunos . O professor estava ensinando sobre a Prova Brasil. 
 O nós observamos também os alunos escrevendo com lápis ,o professor le~r com os alunos e acompanha na atividade deles, ele também abordou sobre o professor problema com as drogas ,mas agora esta bem melhor .pedimos permissão ao professor se ele nos responderia algumas perguntas .Se os pais acompanhavam os filhos a escola? Se os pais procuravam saber como os seus filhos estão indo nos estudos nos estudos? Ele nos respondeu assim: Alguns pais sim,e outros não.
 As14:45 fomos a sala da professora Claudia 4 ano . Diferente da primeira sala a professora mal falou conosco ,sala desarrumada e suja ,alunos conversavam ,mas que faziam suas tarefas. Essa professora não se levantava para acompanhar os alunos ,era um entra e sai da sala e muito barulho 
 A família e a escola tem que se organizar em relação ao participar FREIRE diz que \u201c participar é assumir, é cumprir a vocação entologica de intervir no mundo\u201d(1996, p. 59-60). O que nos leva a entender que participar e interagirmos com o meio que nos cercam, agindo como transformadores da realidade.
 Percebe_se então , que experiencias familiares aliadas 
 Ao trabalho escolar resultam numa melhora eficaz em 
 relação ao nível de aprendizagem e consequentemente
 do redimento escolar ,pois ,fica claro no discurso diário
 dos professores que os alunos que recebem atenção 
 significativa por parte da família ,tendem a apresentar um 
 melhor rendimentos escolar ,ao passo que aqueles que não 
 recebem atenção adequada apresentam quase sempre 
 desempenho escolar abaixo do esperado
 ( SOUZA,2009,p.11).
 Para que a parceria entre família e escola de certo é fundamental que o individuo e educadores precisam ser grandes companheira nesta caminhada .Dando total auxilio aos docentes com cursos de capacitação é notável que quando a união entra a escola e comunidade ,são visíveis os resultados na qualidade do aprendizado (VASCONCELLOS ,2001,P.49).
De acordo com Libaneo (2004,p.138)\u201d Os classe pobre não tem bem presente o senso de organização e por isso ficam em desvantagens em relação a classe mais alta e com isso e seus filhos não recebem uma educação com a mesma qualidade que a dos filhos das elites\u201d
Segundo Oliveira (2002,p.176) \u201c Para as famílias as famílias de Baixa renda os educadores são como uma autoridade e a eles são delegados os cuidados com a educação em alguns casos pais\u201d já os pais das classes altas veem os educadores com um concorrente direto na educação de seus filhos ,e isto em alguns casos geram conflitos.
 Conforme Gustavo Loschpe,(2013)