Buscar

Trabalho Sobre Férias

Prévia do material em texto

Trabalho Sobre Férias
Conceito de férias: 
As férias são um lapso temporal de vários dias sequenciais por ano em que o empregado paralisa sua disponibilidade, porém, o empregador mantém a obrigação de remunerar e o prazo das férias é contado como tempo de serviço.
O seu dispositivo legal está presente tanto na Constituição Federal (Art. 7, inciso XVII, CF, quanto em um capítulo todo na CLT (Art. 129 a 133, CLT):
“São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais (…) gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal. ”
Finalidade:
As férias possuem 3 tipos de finalidade e são elas: 
Biológica; recuperação física e psíquica do trabalhador.
Social; o empregado deve desempenhar outras atividades importantes para a coletiva, ou seja, para o seu meio social. Como por exemplo: ser um bom pai.
Econômica; um trabalhador que não tira férias, não é viável economicamente nem para ele próprio, nem para o empregador.
Características: 
Caráter imperativo: é um direito, e ao mesmo tempo uma obrigação.
Natureza de interrupção contratual: tem essa natureza pois interrompe a atividade exercida, mas conta o tempo de serviço e a remuneração.
Anualidade: a cada 12 meses, ou o chamado período aquisitivo, tem-se as férias.
Composição temporal complexa: as férias geram obrigações tanto para o empregado, quanto para o empregador.
Obrigação Das Férias Para o Empregador e Empregado:
As obrigações para o empregador são: conceder as férias dentro do prazo legal, comunicar com antecedência mínima de 30 dias o empregado a data das férias, efetuar o pagamento das férias do empregado até 2 dias antes que ele saia de férias (de acordo com a súmula 450 do TST), anotar na carteira de trabalho e no livro de registro a data da concessão das férias e por último, não exigir durante as férias prestação de serviço do empregado.
Já as obrigações do empregado são: usufruir do seu descanso, e não arrumar durante esse período um novo emprego, só podendo permanecer trabalhando se tiver um emprego anterior que o vincule. 
Classificação: 
Números de empregados: Individuais (são aquelas em que o empregador concede num período individualizado para cada um dos seus empregados) e coletivas (são aquelas em que o empregador coloca de férias toda a empresa, um setor da empresa, ou um estabelecimento conjuntamente).
Ao vencimento do período aquisitivo: Vencidas (o empregado já integralizou o lapso temporal de 12 meses de serviço) e proporcionais (o empregado ainda está adquirindo suas férias).
Remuneração: Simples (salário do empregado + 1/3 do abono constitucional) e dobrada (quando passado o período concessivo e não concedida as férias, o empregador deve pagar 2x o valor da remuneração + 1/3 do abono constitucional. E de acordo com a súmula 450 do TST, as férias também são dobradas quando o empregador não a remunera no prazo de 2 dias antes da saída do empregado).
Utilização das férias: Integrais (concedidas de uma única vez) e fracionadas (divide-se as férias do empregador).
Remuneração das Férias:
Se o salário do trabalhador for fixo a remuneração das suas férias será: valor do salário +1/3 do abono constitucional.
Se o trabalhador possui um salário variável, a sua remuneração depende da produção desenvolvida durante o ano, e fica assim: média dos últimos 12 meses de tralhado + 1/3 do abono constitucional.
Férias Coletivas:
As férias coletivas ocorrem quando o empregador coloca de férias conjuntamente toda a empresa, um setor da empresa, ou um estabelecimento.
Ele tem um prazo de 15 antes das férias para comunicar os seus funcionários. E não basta comunicar apenas os funcionários, deve-se também comunicar o sindicato da categoria e o ministério do trabalho.
E se por acaso, existir um menor dentro da empresa, as férias do mesmo tem que coincidir obrigatoriamente com as férias escolares. Portanto, se a empresa tiver férias coletivas, o menor não trabalhará, receberá o salário normal e ainda tirará o seu período de férias normalmente.
Perda das Férias: 
Se o mesmo falta por mais de 32 vezes injustificadamente durante o período aquisitivo.
Quando dentro do período aquisitivo o empregador deixar o emprego (não é o empregador demitir, é o empregado sair por vontade própria) e não for readmitido em um prazo de 60 dias.
Permanecer em gozo de licença remunerada por mais de 30 dias.
Permanecer afastado do serviço com percepção de salário por mais de 30 dias em virtude de paralização total ou parcial da empresa.
E por último, quando o empregado tiver percebido da previdência social auxílio doença ou benefício referente a acidente de trabalho por mais de 6 meses embora que descontínuos.
Contrato de Trabalho Suspenso: 
Caso durante o período aquisitivo tenha ocorrido suspensão do contrato de trabalho (exemplo: concessão de licença não remunerada), o empregado não perde o direito às férias, pois o período de suspensão para a contagem. 
Bibliografia: Consolidação das Leis Trabalhistas , Constituição Federal, www.guiatrabalhista.com.br/guia/ferias.htm e www.portalestudandodireito.com.br/ferias-do-trabalhador-8-pontos-importantes/.

Continue navegando