Buscar

Trabalho Final PNAE

Prévia do material em texto

TRABALHO DE CONCLUSÃO
JANAÍNA SORAIA DE CASTRO COSTA
SAIONARA PEREIRA DE CASTRO
Programa Nacional de Alimentação
Escolar (PNAE)
Coordenadora do Curso:
Odair Ledo Neves
Serra do Ramalho/BA- 2019
INTRODUÇÃO
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC), é referência mundial na área da alimentação escolar e atende alunos matriculados na educação infantil e ensino fundamental das escolas públicas e escolas filantrópicas do país, tendo por base a perspectiva do direito humano à alimentação.
O PNAE tem mais de 50 anos de existência como programa institucionalizado dentro da política nacional de alimentação. O objetivo é atender as necessidades nutricionais dos alunos e à formação de hábitos alimentares saudáveis, durante sua permanência em sala de aula.
O PNAE é um programa que também visa a promoção e a geração de renda de desenvolvimento local e, por isso legislações do programa e complementares reforçam a obrigatoriedade da compra de produtos da agricultura familiar. Desta forma, podemos observar a complexidade do trabalho do nutricionista na área da alimentação escolar. 
DESENVOLVIMENTO
Recentemente, estudos indicam que para 50% dos alunos da região Nordeste, a merenda escolar é considerada a principal refeição do dia. Sendo assim, a responsabilidade é ainda maior no sentido de qualificar e ampliar cada vez mais a merenda escolar (FNDE, 2004; AMARAL, 2007).
O processo da merenda escolar conta com a parceria de diferentes órgãos públicos pertencentes as três esferas de governo, participam desse processo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), as Entidades Executoras (EE), o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e as Unidades Executoras (UEx).
Tendo como objeto de estudo a Escola Frei Francisco da Soledade Mar, oferece um cardápio preparado pela nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, lá é ofertado o seguinte cardápio:
Arroz doce
Mingau
Macarronada
Arroz com carne moída ou proteína da soja.
Cuscuz com carne moída ou proteína da soja.
Milho verde cozido.
Mandioca cozida.
Banana
Biscoito de Tapioca (Peta)
Melancia e entre outros.
Depois da implementação da Agricultura familiar, é perceptível notar a diminuição de produtos industrializados, tornando assim a alimentação mais rica em nutrientes e mais saudável. Quase não se vê desperdício de alimentos, é possível observar que as merendeiras capricham no preparo dessa alimentação, na escola possui uma horta escolar, com cheiro verde, pimentão etc, que permite um tempero a mais no preparo da merenda.
Com relação ao local onde a alimentação escolar é servida, percebe-se que nem todas as escolas existem um refeitório próprio. Os alunos merendam no pátio das unidades escolares, onde não há infraestrutura adequada para atendimento da demanda do processo de distribuição da merenda escolar, tanto para os alunos, como para as merendeiras. A merenda escolar é servida pelas merendeiras em todas as escolas no ambiente da cozinha, próximo à porta de acesso, inclusive sem acompanhamento de um responsável por todo esse processo.
Durante muitos anos as Escolas em Serra do Ramalho ofereceram alimentação advindas de produtos industrializados, foi uma grande conquista a inserção da Agricultura familiar na alimentação escolar, onde o município tem como dever adquirir alimentos provenientes da Agricultura local, que acaba também funcionando como uma fonte de renda para pequenos agricultores locais. Mesmo assim, ainda acontece de ter dia que não é distribuída a merenda, por falta da mesma, outras vezes porque falta gás e entre outros fatores.
O alimento recebido na escola é armazenado, preparado e distribuído para os alunos beneficiados pelo programa. O pagamento dos fornecedores é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, e são realizados com os recursos recebidos do programa de alimentação escolar.
PROPOSTA DE SOLUÇÃO:
Seria importante a maior participação dos conselhos, pois ele é o meio pelo qual a sociedade pode acompanhar de perto a execução do programa e também fiscalizar a aplicação dos recursos financeiros, evitando desvios e garantindo o direito de milhões de crianças e adolescentes à alimentação escolar. Por isso, é importante que o Conselho de Alimentação Escolar seja mais atuante.
Precisa também de mais capacitação para as merendeiras, que normalmente só acontece uma vez por ano.
Vale também ressaltar a importância também de um maior planejamento em questão à quantidade da merenda que vem para escola e também dos recursos que necessitam para a mesma ser feita. Pois os alunos acabam ficando sem a alimentação por insuficiência da merenda que vem para escola e pela falta de utensílios que auxiliam na elaboração da mesma, como exemplo o gás, que é um grande vilão, “diga-se de passagem”.

Continue navegando