Buscar

SOLUÇÕES ESTRATÉGIAS PARA EMPRESAS DE TI

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA INTERATIVA
IGOR BATISTA DE MOURA
Projeto Integrado Multidisciplinar VII – Gestão Tecnologia da Informação
SOLUÇÕES ESTRATÉGIAS PARA EMPRESAS DE TI
UNIP EAD SÃO BERNARDO DO CAMPO I
2019
IGOR BATISTA DE MOURA
SOLUÇÕES ESTRATÉGIAS PARA EMPRESAS DE TI
Dissertação sobre Governança de TI, Gestão da
Qualidade e Sistemas para Internet e Software Livre com base informações de uma empresa de tecnologia de informação e processamento para desenvolvimento deste trabalho. Apresentado a UNIP Interativa, como parte dos requisitos do Projeto Integrado Multidisciplinar VII - UNIP.
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2019
RESUMO
Demonstraremos a importância dos aspectos de Governança de TI, sistemas de qualidade e software livre para internet na empresa DXC Technology. Uma empresa de tecnologia da informação que oferece soluções no ramo da tecnologia e processamento de dados. Encontram-se neste trabalho as definições e os indicadores que permitem monitorar a qualidade dos serviços entregues pela área de TI, a apresentação de soluções para o uso de internet e de conectividade que auxiliam a empresa a melhorar as suas operações de modo geral. Espera-se com esse projeto, que as habilidades e conhecimentos sejam aprimorados, inferindo melhor gestão nos processos, e otimizando suas operações em todos os aspectos.
Palavras-chave: Sistemas de internet livres. Governança de TI. Sistema de qualidade
ABSTRACT
We will demonstrate the importance of the aspects of IT Governance, quality systems and free softwares for internet in the DXC Technology company. An IT enterprise that offers solutions in the technology field and data processing. Hereby are the definitions and the indicators that allow to monitor the quality of services held by the IT, the presentation of the solutions for the usage of internet and connectivities that aids the company in terms of better operation in a main spectrum. It hopes with this project, that the skills and knowledge be enhanced, inferring better process management, and optimizing its operations in all aspects.
Palavras-chave: Free internet software systems. IT Governance. Quality System.
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1- Cronograma dos objetivos do projeto da equipe de TI	7
Figura 2- Gráfico de funcionários por hierarquia	9
Figura 3- Componente de armazenamento "Storage SuperMicro"	13
Figura 4- Servidor Dell PowerEdge T140	14
Figura 5- Switches Networking N2024	14
LISTA DE TABELAS
Tabela 1- Custo da reestruturação da equipe do TI	10
Tabela 2- Custos com os funcionários	Erro! Indicador não definido.
Tabela 3- Custos com o aluguel do servidor dedicado	11
Tabela 4- Cálculo do consumo de energia da estrutura de TI	Erro! Indicador não definido.
Tabela 5- Custos com a energia elétrica	12
Tabela 6- Previsão de retorno do investimento	Erro! Indicador não definido.
Tabela 7- Cenário da equipe de TI, antes da reestruturação	18
Tabela 8- Cenário da equipe de TI, após reestruturação	18
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO
Em um mundo com tanta informação, a tecnologia se torna uma ferramenta essencial para iniciar qualquer negócio. Em troca de agilidade, otimização e grande manipulação de dados, os estabelecimentos acabam aproveitando a facilidade que a tecnologia proporciona. Muitos almejam sucesso no ramo de negócios, e para isso devem possuir a capacidade de entender que por trás de um estabelecimento, muitos recursos estão envolvidos, e que para iniciar um negócio, muitas áreas devem se comunicar.
	No presente projeto escolheu-se uma empresa pioneira em oferecer serviços de Tecnologia da Informação, a DXC Technology, que possui uma filial em São Bernardo do Campo – SP, a fim de demonstrar os conceitos de Governança de TI, Gestão da Qualidade e Sistemas para Internet e Software Livre. As informações estudadas e coletadas para o desenvolvimento desse projeto constituem o dia-a-dia do autor como um funcionário da DXC.
	Para tanto, será necessário a cooperação entre diversos gestores, que tomará as devidas ações embasadas nas melhores práticas de governança de TI. Apontando a previsão de retorno e viabilidade dos projetos. Com base a gestão da qualidade ao lidar com as soluções de hardware, software e redes para a matriz e as unidades.
	Este trabalho tem como objetivo propor e estudar os impactos de uma nova governança de TI, provendo novos sistemas de controle, utilizando ferramentas e tomando decisões que irão modificar significativamente o ambiente e o mundo simulado com base informações reais da empresa. Impedindo que a empresa perca receita, estipulando um melhor ambiente criativo e motivacional, e criando uma infraestrutura mais econômica e autônoma, sempre visando menor custos, e maior qualidade e eficiência da equipe.
2 – PLANEJAMENTO E APRESENTAÇÃO DO PROJETO
Um projeto trata-se de uma visão do que existe no presente, e com determinado tempo, como estará no futuro. Planejamentos moldam seu pilar, fazendo com que as ideias que estavam no papel, se tornem realidade.
Encontram-se neste capítulo, o planejamento a respeito de toda a reestruturação que será feita. Demonstraremos através de um cronograma, todos os objetivos que deverão ser alcançados, dentro do prazo estipulado pelo gestor de TI, para o projeto de reestruturação de TI da empresa DXC Technology, com estimativa de conclusão de um ano. Passando pelos indicadores atuais da empresa, e as decisões tomadas durante o percurso a fim de resolver seus problemas com os melhores modelos de Governança de TI.
Será apresentada uma visão macro das previsões para a empresa, como uma delas sendo a integração de toda a infraestrutura de TI. Incluindo redes, servidores, ambientes de banco de dados, moldando uma infraestrutura completa, através de soluções de hardware, software e redes para a matriz e as unidades. Outra previsão, seria a reestruturação da equipe de TI, apontando novos papéis, responsabilidades, salários, benefícios e uma estratégia de motivação.
Ao fim será abordado o levantamento dos custos com o projeto, a estimativa de retorno das mudanças previstas referente a infraestrutura de TI e reestruturação de pessoal, bem como os benefícios que trarão com o investimento.
2.1 – Estimativas do projeto
	Para que o projeto tenha metas e prosperidade, desenvolveu-se um cronograma macro dos objetivos que terão que ser alcançados durante a projeção de tempo investido e estipulado de um ano, conforme mostrado a seguir:
Figura 1- Cronograma dos objetivos do projeto da equipe de TI
Fonte: Autor
	Nos primeiros sete meses, entende-se que a principal preocupação seria acerca de trazer toda a infraestrutura de servidores para que tivesse uma base de suporte para as eventuais mudanças que ocorreriam no restante do ano, nas próximas etapas do projeto. Tal sugestão foi apresentada em um comitê estratégico com os principais líderes responsáveis, sendo aprovada.
O próximo passo seria aderir os bancos de dados da empresa, fazendo um backup de todas as informações e armazenando na nova infraestrutura.
Trazer todos os processos e sistemas para a empresa. Neste ponto, não teríamos mais custos com aluguéis de servidores. Possibilitando uma conexão mais rápida entre os sistemas e os servidores, por estarem no mesmo edifício e não mais em outros estados.
De 07 a 10 meses, será priorizada a reestruturação da equipe de TI, otimizando as responsabilidades e funções. Investindo em treinamento para o desenvolvimento de novos projetos futuros.
Nos últimos 2 meses, o foco seria a manutenção da infraestrutura como um todo, incluindo servidores, sistemas e processos. Através de chamados para a equipe de TI, atendendo a necessidade dos usuários da empresa, sempre que algum problema técnico aparecer.2.2 – Infraestrutura de Servidores
	Ter uma equipe de TI robusta, com suas responsabilidades bem segmentadas, com sistemas bem desenvolvidos e consistentes, e uma infraestrutura que atenda todas as necessidades lógicas e de hardware pode parecer um tanto ilusório e inalcançável, porém, com uma boa governança de TI e as ferramentas certas, os objetivos aos poucos se tornam realidade.
	Para um gestor, tudo aquilo que está dentro de seu escopo, é possível controlar. Para isso, a principal sugestão do gestor de TI para o projeto, será a internalização do maior número de membros possível. Isso só será viável, se a infraestrutura proposta suportar tamanhas modificações.
	A projeção otimista conforme o cronograma estipulado será que, dentro de seis meses, os membros de TI estarão sob o controle da governança. Trazendo flexibilidade para novas ideias e projetos futuros. 
O projeto apresentado para a quantidade de funcionários necessários, consiste no gráfico a seguir:
Figura 2- Gráfico de funcionários por hierarquia
Fonte: Autor
Todas as unidades situam-se no estado de São Paulo, sendo a matriz na capital no bairro da Lapa. 
	Com essa infraestrutura de funcionários, será possível alcançar os demais objetivos da governança de TI. 
2.3 – Finanças e orçamentos
	 
A DXC Technology depende muito de terceiros na questão de administração e armazenamento de dados, uma vez que a empresa limita equipamentos necessários para realizar o controle de recursos e sistemas. Uma estratégia muito comum, também conhecida por servidor dedicado, era confiar seus dados à outras empresas, pagando aluguel de servidores, números de IP’s e uploads de dados. Não se preocupando com o custo de contratar funcionários, hardwares e soluções que farão isso, porém, depositando as preocupações em outros fatores como por exemplo segurança e dependências. 
Os custos para se manter os dados que circulam na empresa, eliminando assim o intermédio da empresa terceirizada, foram realizados antes da reestruturação para verificar se o projeto era economicamente viável. 
Primeiramente foram levantados os custos da equipe de TI antes da reestruturação. Assim, as principais fontes de custos eram: o salário da equipe, as horas de trabalho que a empresa terceirizada utilizava e o consumo de energia. Por contrato a empresa de servidor dedicado, cobrava cerca de R$1.365,00/mês por aluguel de servidor, sendo necessários 2 deles, cujas especificações eram: 1 TB SATA 7200 RPM e RAM de 32GB, permitindo assim o controle requerido pela matriz, LOCAWEB. Cada salário de funcionário era de R$2500,00/ mês, e o cálculo do consumo de energia foi feito baseando-se na quantidade de equipamentos que a matriz dispunha e em seus respectivos consumos de kWh, sendo o preço de 0,21276 R$/kWh (TSUD- Tarifa do uso de sistema de distribuição) e 0,27087 R$/kWh (TE- Tarifa do uso de energia) ENEL, 2019. 
Para o cálculo de quanto a empresa realmente gasta com o funcionário, são levantados alguns critérios. São custo adicionais: 8% de FGTS, vale refeição e vale transporte, 20% INSS parte da empresa, 1/3 do salário de provisão de férias e 1/12 do salário de provisão do 13°, assim estima-se quase 70% a mais do salário normal, OLIVEIRA, 2018.
Considerando que na hora da reforma da equipe, dois dos funcionários foram mandados embora, a rescisão de ambos foi calculada com base em seus direitos, que são: 
13º salário correspondente aos meses trabalhados; férias vencidas e férias proporcionais;
adicional de 1/3 sobre férias; saldo de salários (correspondente aos dias trabalhados do mês);
multa no valor correspondente a 40% do saldo do FGTS acumulado durante todo período de trabalho, e acesso ao FGTS. Assim, cada funcionário recebeu cerca de R$15.000,00 pela rescisão. 
Posteriormente, levantou-se os gastos que a empresa teria com a reestruturação, sendo estes os novos equipamentos, os novos salários e o novo consumo de energia que mudaria conforme a disposição das novas instalações. Para tanto, os novos salários dos três funcionários remanescentes seriam de R$3000,00. A potência utilizada para fonte de alimentação de cada equipamento comprado foi encontrada nas especificações técnicas dos mesmos, possibilitando assim o estudo do novo consumo de energia que a nova instalação utilizaria.
Assim, os dados levantados são discriminados abaixo, e comprovam que a reforma da equipe de TI, é economicamente viável:
	CUSTOS PARA REESTRUTURAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE TI
	ITEM
	Valor unitário
	Quantidade
	Valor
	Servidor básico da Dell PowerEdge T140
	 R$ 5.000,00 
	2
	 R$ 10.000,00 
	Rack 600x800
	 R$ 1.600,00 
	2
	 R$ 3.200,00 
	Storage Storage Supermicro 24 Discos
	 R$ 28.000,00 
	1
	 R$ 28.000,00 
	Switch Networking N2024
	 R$ 8.000,00 
	2
	 R$ 16.000,00 
	Rescisão dos funcionários demitidos
	 R$ 15.000,00 
	2
	 R$ 30.000,00 
	 
	 
	Valor Total:
	 R$ 87.200,00 
	CUSTOS DA EQUIPE
	 
	Valor salário mensal
	Quantidade
	Valor
	Antes da reestruturação
	 R$ 2.500,00 
	5
	 R$ 21.250,00 
	Após reestruturação
	 R$ 3.000,00 
	3
	 R$ 15.300,00 
	 
	 
	Total Economizado (mês): 
	 R$ 5.950,00 
 Fonte: Autor
Tabela 1- Custos com o aluguel do servidor dedicado
	CUSTOS COM O SERVIDOR DEDICADO
	 
	Valor aluguel unitário/mês
	Quantidade utilizada/ mês
	Valor
	Antes da reestruturação
	 R$ 1.365,00 
	2
	 R$ 2.730,00 
	Após reestruturação
	 
	0
	 R$ - 
	 
	 
	Total Economizado (mês):
	 R$ 2.730,00 
	
	 
	Valor aluguel unitário/mês
	Quantidade utilizada/ mês
	Valor
	Antes da reestruturação
	 R$ 1.365,00 
	2
	 R$ 2.730,00 
	Após reestruturação
	 
	0
	 R$ - 
	 
	 
	Total Economizado (mês):
	 R$ 2.730,00 
 Fonte: Autor
	CÁLCULO DO CONSUMO DE ENERGIA
	ITEM
	POTENCIA (W)
	QUANTIDADE
	HORAS (DIA)
	kWh/mês
	COMPUTADOR
	300
	30
	9
	2430
	SERVIDOR
	365
	2
	24
	525,6
	STORAGE
	1600
	1
	24
	1152
	STWITCH
	1000
	2
	24
	1440
	 
	 
	 
	TOTAL
	5547,6
	Gastos com energia elétrica
	 
	Custos energia (TSUD+TE) R$/kWh
	Quantidade (kWh)
	Valor
	Antes da reestruturação
	 R$ 0,48 
	2430
	 R$ 1.175,22 
	Após reestruturação
	 R$ 0,48 
	5547,6
	 R$ 2.682,99 
	 
	 
	Total de aumento (mês):
	 R$ 1.507,76 
 Fonte: Autor
	RETORNO DO INVESTIMENTO
	Valor investido
	 R$ 87.200,00 
	Economia total de gastos (por mês)
	 R$ 7.172,24 
	Tempo em que o investimento dará retorno
	13
 Fonte: Autor
3 – INTEGRAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DE TI
Entre as diversas decisões que um gestor pode tomar, otimizar os processos deverá sempre ser a prioridade, pois um dos fundamentos de TI se baseia nesta premissa. Contudo, para otimizar considerando as melhores práticas e o lucro, deve-se primeiro compreender a necessidade.
Conforme visto no capítulo anterior, a empresa Odontopalmeira depende muito de terceiros na questãode administração e armazenamento de dados. Um servidor interno traria diversos benefícios, sobrepondo os riscos da terceirização e otimizando diversos processos internos, trazendo muito mais velocidade no fluxo de dados dentro da empresa.
Será apresentado neste capítulo as principais aquisições que terão que ser feitas para possuir um servidor dedicado como: Racks, roteadores, switches, cabos, fontes, computadores, storages, ventilação, estabilizadores e etc. Tratando-se de otimizar as requisições de rede, onde os apontamentos a servidores terceiros, muitos em outros estados, serão apontados para o servidor interno, otimizando de forma geral as requisições dos protocolos e o fluxo. Desta forma, os sistemas que utilizam a internet, seriam otimizados aumentando a produtividade da operação. Onde ao final do capítulo será discutido a questão de softwares livres para gerenciamento de infraestrutura.
3.1 – Hardwares e Rede
Somente os racks não são suficientes para que um servidor trabalhe 24 horas por dia 7 dias por semana, pois tratam-se apenas da estrutura que armazenará os servidores.
	Com base no fluxo de dados da DXC Technology e a quantidade de unidades, a escolha dos servidores e seus processadores são essenciais para que a otimização se torne real, e paralelamente os custos fiquem dentro do orçamento da conta em que está sendo feita a gestão. 
	Seriam atribuídos os componentes de armazenamento e rede, e aproximadamente dois switches.
	A responsabilidade de processamento e manutenção, ficaria com o segundo rack. Sendo atribuído os servidores e os estabilizadores respectivamente.
	Em uma pesquisa de mercado, focou-se nos aspectos de qualidade, custo benefício e orçamento previsto. Desta forma, foram escolhidos os produtos apresentados a seguir para compor os racks dos servidores.
	Começando pelo armazenamento, um ótimo componente pesquisado é o Storage da SuperMicro, suportando até 24 HardDrives, com capacidade para até 120 TB.
Figura 3- Componente de armazenamento "Storage SuperMicro"
 Fonte: Supermicro
	Para os processamentos e persistência dos serviços que ficarão ativos durante 24 horas, escolheu-se o servidor DellPower Edge T140. Ambos possuem Processador Intel Xeon E-2124 3.3GHz | 8GB de memória RAM | 2HDs de 1TB em RAID 1. Suficientes para atender os requisitos aos servidores.
Figura 4- Servidor Dell PowerEdge T140
 Fonte: Dell
	Para acomodar todos os pontos de acesso da rede, em todos os computadores da matriz, seria necessário no mínimo 30 portas diferentes. O switch Networking N2024, possui 24 portas para rede, portanto, incluindo o custo benefício do componente, foi adquirido um adicional sobrepondo o desempenho dos demais componentes.
Figura 5- Switches Networking N2024
 Fonte: Dell Brasil
	Com isso, a infraestrutura dos servidores se manterá por muitos anos consistente, persistente e otimizada. Tornando-se um ótimo investimento e ganho de performance para a DXC Technology.
3.2 – Bancos de dados e as Soluções de Software
	Com a solidificação interna da infraestrutura de hardwares, os computadores da matriz estão aptos para processar sistemas com melhor desempenho e velocidade.
	De acordo com o cronograma, é esperado que o projeto esteja em transição do quinto para o sexto mês. Sendo assim, os primeiros softwares a serem internalizados seriam os bancos de dados da DXC Technology.
	Internalizando os bancos nos servidores, as conexões de todos os outros sistemas seriam otimizadas em grande escala. Criando-se ambientes de produção distintos nos dois servidores, com todos os arquivos necessários para hospedar os webservices, permanecendo ativo diariamente.
	Os sistemas usados pela DXC Technology são aplicações web. Trazendo mais uma vantagem em internalizar a infraestrutura, pois as aplicações ficariam hospedadas nos servidores web implementados.
	Com os bancos de dados e sistemas hospedados em ambientes diferentes nos servidores, a preocupação seria com o backup dessas informações. Seria necessário efetuar um backup armazenando no storage do servidor todas as informações dos bancos, em processos RAID’s.
	Quanto à softwares adicionais desktops, como segurança da informação, manutenção de sistemas, manutenção de hardwares, antivírus, firewalls e sistemas operacionais se manteriam as mesmas, apenas renovando licenças, se necessário. Contudo, aquisições de softwares livres trariam uma grande economia ao orçamento, por se tratarem de código livre, não seria necessário manter uma licença ou renovação.
	Desta forma, os processos e softwares da DXC Technology se manteriam sólidos, com a diferença da otimização entre as conexões e requisições aos servidores e estruturação dos processos.
4 – REESTRUTURAÇÃO DA EQUIPE DE TI
A área de Recursos Humanos e T.I da empresa devem andar lado a lado, pois como demonstraremos neste capítulo, a gestão da qualidade deve permanecer tanto nos projetos tecnológicos como na gestão de pessoas. Gerindo os funcionários nas melhores práticas de governança. Ambas as áreas, funcionam como um setor estratégico, onde busca formar equipes sintonizadas, fornecendo suporte ao público interno e oferece capacitação adequada, através de políticas de reconhecimento individual e/ou coletivas, de forma a inserir o funcionário em uma cultura participativa e criativa, onde suas metas estarão vinculadas ao sucesso da organização como um todo. Assim, para que sejam cumpridas suas funções, algumas competências são atribuídas ao setor. Entre elas estão: gestão da qualidade, elaboração da política de gestão organizacional, treinamento pessoal, avaliação do desempenho, prover ambientes seguros e higiênicos e definir plano de carreira, salários e benefícios dos colaboradores, de acordo com capacitação e legislação.
O RH da DXC Technology considerou todos estes aspectos e necessitou da junção de todas as competências mencionadas no processo de reestruturação da equipe. De modo a deixar o processo com menos custos possíveis e obter os melhores resultados com base a gestão da qualidade.
4.1 – Seleção e contratação de colaboradores
	Representa a busca por profissionais que apresentem um perfil adequado para as diferentes funções e cargos empresa. É realizada através de um processo de atração, seleção, entrevista/dinâmica e contratação de colaboradores. Pode ser feito tanto interna, quanto externamente. Internamente é realizado através de abertura de vagas e da alocação do funcionário para outras áreas dentro da própria empresa, que condizem melhor com seu perfil e desempenho. Externamente consiste na procura por profissionais no mercado e que ainda não possuem qualquer vínculo empregatício com a empresa.
Visto que os funcionários são fundamentais para a organização, esta é uma das principais e mais importantes atividades do RH, pois quanto mais condizente for o perfil comportamental, os conhecimentos e as experiências do profissional selecionado, maiores também são as chances de a empresa obter maior qualidade e eficiência profissional, e mais assertiva se torna a contratação.
A DXC Technology optou pela alocação interna de três de seus funcionários, porque verificou que estes possuíam as competências necessárias, além de já estarem habituados com a cultura e ambiente da empresa.
4.2 - Políticas de gestão organizacional
	Consiste no desenvolvimento e monitoramento das práticas e políticas de gestão de uma empresa. Foca na administração da empresa com o objetivo de conquistar resultados positivos e rentáveis, aumentando a eficiência dos funcionários e consequentemente, os resultados das metas previamente estabelecidas. Assim, deve promove-se a forma de estruturação e organização da empresa, de modo a fornecer ambiente comunicativo e criativo aos colaboradores. A função dessa competência tem como finalidade conduzir os funcionários da Odontopalmeira a conduzir processos de forma eficaz, promover melhorias, criar umambiente colaborativo, motivado, onde os seus funcionários conseguirão desenvolver-se plenamente.
4.3 - Treinamento e desempenho
É dever do RH reter as informações referentes aos funcionários da empresa. Além de documentação, armazena-se dados relativos à formação profissional e acadêmica, experiências profissionais, proficiência em idiomas e os comprovantes da realização de cursos, como cópias dos seus diplomas. Na DXC, cabe ao RH reter informações que comprovem a competência de seus funcionários ao setor ligados a eles, uma vez que estes dados são essenciais para que o RH consiga traçar seu perfil, para definir e planejar quais serão os cursos e treinamentos oferecidos à equipe e também de promoção, e no caso da empresa, facilita a alocação de profissionais, permitindo com que a atribuição da nova função de cada colaborador da equipe, após a reestruturação, fosse feita de maneira mais fácil e assertiva.
Demonstra-se abaixo o cenário da equipe de TI, antes da reestruturação, com exceção do gestor:
Tabela 2- Cenário da equipe de TI, antes da reestruturação
	Antes
	Funcionário
	Função
	1
	Redes, infraestrutura, sistemas, computadores e demais ferramentas tecnológicas
	2
	Redes, infraestrutura, sistemas, computadores e demais ferramentas tecnológicas
	3
	Redes, infraestrutura, sistemas, computadores e demais ferramentas tecnológicas
	4
	Redes, infraestrutura, sistemas, computadores e demais ferramentas tecnológicas
	5
	Redes, infraestrutura, sistemas, computadores e demais ferramentas tecnológicas
 Fonte: Autor
Neste sentido, o RH precisa identificar dentro da equipe, através de avaliações de desempenho, quais são os seus melhores funcionários, afim de escolher os mais adequados para permanecerem na equipe. Os critérios adotados para a reestruturação, indicaram os três funcionários que participariam da nova equipe, e quais as atividades cada um desenvolveria melhor, de acordo com as necessidades da empresa. Assim, anteriormente os cinco funcionários possuíam juntos as funções de desenvolvimento, redes, infraestrutura, sistemas, computadores e demais ferramentas tecnológicas. Atualmente três deles desenvolverão cada um uma única função, podendo esta ser: infraestrutura e redes, sistemas ou auxiliar de infraestrutura e redes.
Tabela 3- Cenário da equipe de TI, após reestruturação
	Depois
	Funcionário
	Função
	1
	Infraestrutura e redes
	2
	Sistemas
	3
	Auxiliar de infra e sistemas
 Fonte: Autor
Conforme demonstrado acima, o objetivo após a reestruturação da equipe, foi otimizar os recursos que a empesa dispõe, da melhor maneira possível.
4.4 - Plano de careira, salário e benefícios
A distribuição dos benefícios aos funcionários além de serem atrativos profissionais que as empresas oferecem, são determinados por lei.	Além do salário, o funcionário possui como direito alguns dos seguintes benefícios: um plano de saúde, auxílio alimentar, vale-transporte, férias e décimo terceiro. É de responsabilidade do RH garantir que os colaboradores estejam recebendo tudo o que lhe é garantido pela lei, e o que foi oferecido por contrato. Que recebam pagamento condizente com o mercado de trabalho, e o teto salarial. E ainda, que sua remuneração seja proporcional as horas extras realizadas e ao adicional noturno, quando este for o caso. 
A DXC certificou-se de que os funcionários desligados durante o processo da nova estruturação, receberam todos os direitos que a lei garante, como por exemplo, acesso a FGTS, e seguro desemprego. Aos funcionários que permaneceram foram oferecidos novos atrativos condizentes com as novas vagas, e elaborados planos de carreiras individuais de acordo com a qualificação e desempenho de cada um.
Com essa base de gestão da qualidade, tanto para pessoas, quanto para tecnologias, as soluções apresentadas eliminariam diversos problemas nos processos da DXC.
5 – CONCLUSÃO
	Através dos projetos de governança de TI, foi possível confirmar a viabilidade e ainda obter uma previsão de retorno do investimento, trazendo soluções para os processos que antes eram lentos, com funcionários desmotivados. Com isso, é possível afirmar que será necessário futuramente, constantes estudos como estes, que direcionarão a melhor forma de manter o projeto apresentado otimizado conforme o tempo passa.
	As soluções apresentadas com base a gestão da qualidade, levou em consideração não somente a qualidade dos hardwares e softwares necessários para otimizar processos, mas sim a vida dos funcionários que são essenciais para a empresa.
	Os softwares livres de rede ajudarão a otimizar diversos índices de produtividade, pois com eles os orçamentos que antes iriam para softwares pagos, poderão ser remanejados para outras prioridades a fim de aumentar ainda mais a qualidade.
	Algumas dificuldades na hora da construção da reestruturação são a quantidade de hipóteses adotadas. Mesmo buscando o máximo de veracidade, e fontes para tornar os custos e as novas estratégias os mais reais possíveis, ainda assim podem apresentar desvio da idealidade. Por isso, a importância de ressaltar que os estudos são estimativas, com base no que foi desenvolvido através das matérias estudadas para o projeto. 
	
	
6 – REFERÊNCIAS
BEAL, A. Gestão Estratégica da Informação. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
Cálculo do consumo de energia elétrica. EFLUL. Disponível em: < http://www.eflul.com.br/consumidores/calculo-de-energia-eletrica>. Acesso em: 14/09/2019
NETWORKING N2024. Networking N2000 series. Disponível em : <https://www.dell.com/pt-br/work/shop/cty/pdp/spd/networking-n2000-series/ent-n2024br> Acesso em: 13/09/2019
OLIVEIRA, J. Quanto custa um funcionário. Contábeis. Disponível em < https://www.contabeis.com.br/artigos/4790/quanto-custa-um-funcionario/>. Acesso em: 14/09/2019
Rescisão do contrato de trabalho, saiba o que receber e quais seus direitos ao sair do emprego. 
Proteste. Disponível em: https://www.proteste.org.br/seus-direitos/trabalho-e-emprego/noticia/rescisao-do-contrato-de-trabalho-saiba-o-que-receber-e-quais-seus-direitos-ao-sair-do-emprego>. Acesso em: 14/09/2019
Servers. Servidor Torre e Rack Dell PowerEdge. Disponível em: < https://www.dell.com/pt-br/work/shop/scc/sc/servers?~ck=mn&mkwid=so2SZH9kY&pcrid=331609584216&pkw=+dell%20+t140&pmt=b&pdv=c&VEN1=so2SZH9kY~331609584216~901ius8554~c&VEN2=b~+dell%20+t140&cid=&lid=&dgc=st&dgseg=bsd&acd=12255132728347400&cid=&st=+dell++t140&gclid=Cj0KCQjwtMvlBRDmARIsAEoQ8zSsgVWZjKxw2sdVBkXOJo5YYXgN60smU2i8noFjIcAdFS2tYUYCANoaAvFPEALw_wcB&lid=&VEN1=so2SZH9kY~331609584216~901ius8554~c&VEN2=b~+dell++t140&dgc=st&dgseg=bsd&acd=12255132728347400&VEN3=811104823096827257>. Acesso em 13/09/2019
Supermicro Storage Solutions. Disponível em: <https://www.supermicro.com/en/products/storage/superstorage>. Acesso em: 13/09/2019
TURBAN, E. et al. Tecnologia da Informação para Gestão. 6ª. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Continue navegando