Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

A influência dos grupos Sociais no Comportamento Humano
O ser humano ao longo de sua existência faz parte de muitos e diferentes grupos sociais, por escolha própria ou muitas vezes faz parte de algum grupo social que não se encaixa com a sua personalidade ou gosto por acha que se não fizer parte daquele grupo ele estará excluso da sociedade e não terá o seu valor reconhecido. O comportamento dos indivíduos se torna influenciada pelos grupos sociais, essa influencia pode ser adquirida tanto intencional ou não intencional e como consequência disso as suas atitudes são afetada.
 A socialização de individuo inicia-se desde o seu nascimento e seu primeiro grupo social de convivência é o grupo familiar, onde sua personalidade começa a ser formada de acordo com o convívio dos entes familiar ou outros grupos próximos, escola, vizinhos meios de comunicação que nos dias atuais são os principais influenciadores do comportamento humano diante a sociedade, outros grupos de referencias que contribui para socialização e comportamento do individuo atores de telenovelas, filmes seriados, atletas principalmente grandes jogadores de futebol, super-heróis ou em raras às vezes alguém que não é famoso como um parente, um amigo, namorado (a) um anônimo que contribui com a socialização do individuo. A socialização está dividida em dois grupos:
	
	Informais
	Formais
	Primário
	-Família
-Amigos
	-Grupos de Trabalho
-Grupos de Alunos
	Secundários
	-Grupos de Desportistas
-Grupo de Amigos
	-Grupo Politico 
-Grupo de Estudos
Um grupo de referencia é um conjunto de indivíduos que influenciam no comportamento de uma ou mais pessoas, que se identificam com eles por alguma razão ou motivo. Distingue-se assim entre os grupos primários, nos quais existe uma iteração direta e continua com um caráter informal; os secundários, onde a interação é menos continua com um caráter mais formal. Dentro dos grupos sociais, cada individuo desempenha uma função, um papel. São esses papeis desempenhado que determinam um grau de influencia entre os indivíduos do grupo. Pode-se distinguir certa hierarquia de influencia no grupo, as pessoas com capacidade de influencia no comportamento de outros são denominados os lideres de opinião. Os lideres de opinião por serem mais entusiados, inteligentes, seguros de si mesmo ou dominantes que o resto do grupo, além de transmitir essa segurança é os que fixam as normas do grupo.
 Pertencimento e exclusão. Essas são as palavras antagônicas, mas que são os “motores” do comportamento humano, pois somos seres sociais e querer pertencer a um determinado grupo é uma ação inerente do ser humano. Os seres humanos necessitam do outro para sobreviver, de acordo com o desenvolvimento humano os grupos sociais vão se tornando cada vez mais influenciadores entre ele as redes sociais fazendo com que o individuo se sinta pertencente a determinado grupo, a os desafios que os indivíduos encontram para uma boa convivência em sociedade, alguns desafios são tidos como natural, ter amigos e outros algo desafiador, socialmente falando, passar em no vestibular por exemplo. Estas são as ações das quais o individuo irá se comportar para pertencer a um grupo. No entanto quando não há o pertencimento, o individuo passa a vivenciar a exclusão e isso leva ao sofrimento. O ser humano é submetido a situações que podem gerar a exclusão desde a sociedade ate grupos menores, pois há um padrão imposto do qual alguns indivíduos tentam se enquadrar e se isso não acontece ocorre a exclusão desse individuo, isso causa problemas graves ao mesmo podendo a chegar a cometer erros graves por está excluso dos grupos sociais. 
Há inúmeros estudos sobre o comportamento humano. Esses estudos têm como objetivo compreender as ações do ser humano diante determinados grupos e situações adversas e dos paradigmas impostos pela sociedade em que eles influenciam no comportamento do ser humano. O comportamento humano é descrito com relação ao meio social que ele convive e em relação aos demais indivíduos que com ele convive. Define-se o comportamento como uma forma de expressão das ações que se manifesta através de diversos fatores internos e externos de cada ser humano que começa dentro de sua própria casa, discursões em família ou com um determinado parente um dos principais pontos para afetar o comportamento com individuo. Isso contribui para as mudanças de humor ou de satisfação com pessoas que estão próximas ou ao no nosso convívio, o comportamento humano e denominado pelo sentimento, atitudes tomadas diante a sociedade ou grupo social na qual faz parte.

Mais conteúdos dessa disciplina