Buscar

Avaliação de Historia,Filosofia e Sociologia da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resposta A
 A era Vargas iniciou-se em 1930, período em que a política regida pelas estruturas rurais começou a perder forças, dando espaço para um novo movimento: a industrialização.
 Era preciso um novo modelo de ensino, a sociedade tornou-se industrializada e o trabalho urbano requeria conhecimento e preparo para desenvolver suas funções.
 Foi criado nessa época o ensino supletivo, porém não teve a alfabetização como prioridade. Para Francisco Filho(2004) esse sistema de ensino dividiu a educação em duas escolas distintas: uma para a classe média e rica que preparava para as universidades e outra para os pobres preparando-os para a força de trabalho.
 Em 1931 foi implantada a Reforma Francisco Campos conhecida popularmente como sistema 452, porém um sistema educacional falho valorizando o ensino superior em detrimento dos outros níveis de ensino. Em 1942 foi implantada a Reforma de Gustavo Capanema priorizando o ensino profissionalizante que conhecemos hoje como Senai, Senac, Sesi etc. Não comtemplando o ensino primário novamente.
 Contudo, as mudanças podem ser consideradas bem sucedidas, mesmo que inicialmente restritas, foi o início dos métodos de ensino que temos hoje.
Resposta B
 Infelizmente no cenário atual a indisciplina está cada vez mais presente nas salas de aulas, dificultando o processo de ensino e aprendizagem e esta realidade precisa ser enfrentada para o benefício da comunidade escolar e de toda sociedade.
 Para isto é preciso que os professores junto com a coordenação escolar elaborem um plano de ação que visem estratégias e normas a serem adotadas pela unidade de ensino:
Elaboração do plano de aula; para que as aulas sejam mais atrativas e despertem o interesse e a curiosidade dos alunos.
Definir bem as regras escolares; proibido o uso de celular, bonés e conversas durante a aula, respeitar o próximo, não bater, não xingar.
Participação da família no processo de ensino; cobrar dos pais a frequência dos alunos, horários de entrada e saída, manter comunicação direta com os pais sobre atos de indisciplina e comunicar aos pais possíveis sansões caso o aluno não consiga se adaptar a rotina da escola (advertências, suspensões, etc.)
Valorização do bom rendimento do aluno; da mesma forma que o mal comportamento é repreendido, o bom deve ser valorizado, mostrando ao aluno que a sua dedicação está construindo uma escola melhor.

Continue navegando