Buscar

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Psicologia da Educação e da Aprendizagem (HID14)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:454433) ( peso.:4,00)
	Prova:
	13246365
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Motivação, psicologicamente, é o processo que se desenvolve no interior do indivíduo e o impulsiona a agir, mental ou fisicamente, em função de algo. O indivíduo motivado encontra-se disposto a despender esforços para alcançar seus objetivos. Na sala de aula, a motivação é um tema presente. Está relacionada ao incentivo e à disposição em aprender. Neste sentido, descreva motivação intrínseca e extrínseca.
	Resposta Esperada:
Motivação intrínseca: a vontade de aprender parte de um desejo interno do indivíduo. Além disso, o indivíduo encontra razões e satisfação pessoal em aprender.
Motivação extrínseca: parte de fatores e estímulos externos que despertam no indivíduo a vontade de aprender.
	2.
	O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um dos transtornos infantis mais estudados nos últimos anos, por profissionais da saúde, da educação e pais. Há muitas opiniões distintas sobre o assunto, alguns criticam a quantidade de diagnósticos que têm sido feitos nos últimos anos, outros se opõem ao tratamento farmacológico, há resistência ao tratamento psicoterapêutico, muitos defendem que estes dois tratamentos sejam paralelos etc. As figuras do professor, do psicólogo e do psicopedagogo são muito importantes na identificação, compreensão e adaptação da criança no contexto escolar. Neste sentido, descreva quatro comportamentos que caracterizam uma criança com Déficit de Atenção e Hiperatividade.
	Resposta Esperada:
A criança com diagnóstico de TDAH apresenta algumas características peculiares do quadro, como:
- Dificuldade de concentração e planejamento: para a criança com TDAH, manter a concentração, bem como planejar uma atividade é uma tarefa árdua, devido aos comportamentos impulsivos.
- Falta de atenção: é um dos principais sintomas, causando prejuízos significativos ao indivíduo, no que tange aos relacionamentos interpessoais, profissionais, entre outros.
- Impulsividade: caracterizada pela dificuldade com autocontrole, que causa prejuízos a si mesmo e aos outros, consequências estas de não parar para pensar.
- Dificuldade de permanecer sentado: permanecer no mesmo lugar, seja sentado, em uma fila ou qualquer atividade que requer que a criança aguarde sua vez, torna-se quase impossível, devido à agitação psicomotora.
- Agitação: também considerada uma das principais características, é a impossibilidade de permanecer quieto.
- Interrompe as aulas e brincadeiras: devido à dificuldade de ater-ser a um só estímulo, a criança hiperativa constantemente interrompe as atividades, pois é intolerante e muitas vezes intransigente, tornando o ambiente tumultuado ao seu redor.
Parte inferior do formulário

Continue navegando