Buscar

Resumo do Livro - Lazer e Recreação IBMR - Prof: Luciana Costa 2019.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lazer e Recreação
Professora: Luciana Costa
Aluno: Jorge Henrique Müller de Almeida
Resumo do livro “Introdução ao Lazer: analisando a importância da recreação e do lazer como direito social e como forma de inclusão”.
	São muitas definições e conceitos de lazer, então pode ser definido como um tempo livre que um indivíduo possui, é um tempo em que o próprio pode organizar e usar como bem entender.
	O Lazer na Grécia antiga tem como principal característica a importância que o tempo livre ganha, não apenas como puro ócio, mas como oportunidade de crescimento espiritual.
	Roma não é diferente da Grécia. Manifestou-se uma preocupação com a diversão da população em geral. Para a elite da época eram aplicadas atividades reflexivas e para o resto da população atividades de alienação. Aquela famosa política do pão e circo. 
	Afinal, onde o lazer realmente apareceu? Na idade média? Com os levantes e as ideias reformistas, sendo promovidas pelas igrejas protestantes, a ideia do trabalho como algo fundamental para a sociedade da época ganhou força. Você não trabalhar, o não-trabalho passou a ser considerado inimigo do trabalho.
	Na modernidade com o crescimento das indústrias, a jornada de trabalho aumentou muito e o tempo do lazer acabou diminuindo pelo fato da fase inicial capitalista onde o lazer acaba sendo regulado por parâmetros como: gênero e faixa etária.
	O lazer brasileiro é caracterizado por atender os requisitos das greves iniciais. Atendendo as reinvindicações que lutavam por direito a tempo livre durante a jornada de trabalho, As décadas de 20-30 foram de extrema importância para estabelecer está forte relação com o profissional de educação física, com a difícil missão de mudar o pensamento sobre o não trabalho.
	O lazer tem papel fundamental nos dias de hoje, começando na década de 60, onde se tornou fenômeno social e viu seu grande impacto direto na sociedade. Pode-se dizer que a prática do lazer está diretamente ligada a cultura, dando o devido enfoque ao conjunto de valores, normas e hábitos. Apresentam interesses como: os físicos, shows, teatros, as manifestações culturais, entre outros. O esporte tem uma maior atenção, pois consegue englobar uma série de procedimentos de posturas, sendo capazes de identificar cada grupo relacionado a sua área da prática de esporte. Em contrapartida se fala de interesses artísticos, o profissional do lazer tem a possibilidade de agregar o mercado de entretenimento. Os interesses manuais são diferentes de hobbies, onde se tem o intuito de provocar no indivíduo o prazer à manipulação de objetos. E os interesses intelectuais são ligados a prática de raciocínio exigido em atividades propostas. Já os interesses sociais se entende como a organização de encontros. 
	A cidade tem papel fundamental para o desenvolvimento do lazer onde o profissional de educação física tem a responsabilidade de alterar sua visão sobre o lazer, buscando melhorias relacionadas com a cultura onde tem a difícil missão de integrar cidadão e cidade. 
	O profissional ter o total domínio sobre linguagens, lazer e cultura onde são caracterizados por terem, conteúdos diferentes. É de suma importância. Na linguagem se analisa as diversas manifestações culturais como cinema, música, esportes, entre outros. No lazer é a melhor forma de intervenção na cultura integrando prazer e diversão nas atividades. Na cultura é o conjunto de valores e normas e sua importância.

Continue navegando