Buscar

REINVENTANDO A EMPRESA

Prévia do material em texto

FACULDADE ANHANGUERA
MIRLENE TAVARES DA SILVA
REINVENTANDO A EMPRESA
SALTO - SP 
2019 
MIRLENE TAVARES DA SILVA
REINVENTANDO A EMPRESA
Portfólio apresentado no curso de administração da Faculdade Anhanguera como requisito parcial para a conclusão das disciplinas: Empreendedorismo, Ética, Política e Sociedade e Sistemas de Informação Gerencial
Orientadores:
Profa. Indiara Beltrame Brancher
Prof. José Adir Lins Machado
Prof. Marcio Gutuzo Saviani
Prof. Marco Ikuro Hisatomi
Prof. Magno Rogério Gomes
Profa. Nicole Cerci Mostagi
Profa. Jaqueline dos Santos Ferrarezi
SALTO – SP
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..............................................................................................4
2 EMPREENDEDORISMO	5
2.1 Metodologia Canvas	6
3 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE	8
3.1 Gestão, Motivação e Reconhecimento	8
4 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE	9
4.1 Desenvolvimento sustentável	10
5 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL	11
5.1 Tipos de sistemas e processos gerenciais	12
6 CONCLUSÃO	14
1 INTRODUÇÃO
Este portfólio trata-se de uma consultoria, para que o um novo empreendedor que acabou de adquirir um restaurante que não se adequa aos novos tempos, reestruture e modernize o seu estabelecimento. Entende-se que a infraestrutura e administração se encontra defasada.
O objetivo desse trabalho é ajudar esse empreendedor a revitalizar e modernizar o estabelecimento, implantar sistemas de informações gerenciais, valorizar e motivar os funcionários, trabalhando junto à comunidade o desenvolvimento sustentável.
Diante do baixo movimento e da insatisfação dos funcionários e dos poucos clientes que ainda frequentava o local, levantaram-se as seguintes questões a serem analisadas no decorrer desse trabalho: A infraestrutura do prédio, o cardápio, o marketing está adequado? Os funcionários são reconhecidos e estão motivados? O que devemos fazer para evitar os impactos negativos que o restaurante pode provocar em uma comunidade? Como sanar a má gestão do negócio?
Para tais questionamentos a hipótese provável é a má administração, falta de recursos e conhecimentos para gerir. Com o investimento correto, implantação de métodos, recursos e o apoio dos funcionários e da comunidade, sanaremos o problema.
Nesse trabalho buscou-se aplicar um modelo de negócio inovador e criativo, capaz de modernizar e atrair novos clientes, uma gestão ética, preocupada com as pessoas envolvidas no processo produtivo e com os funcionários da empresa.
Implantou-se sistemas de informação gerencial e preocupou-se em contribuir de forma sustentável e positiva com a comunidade local.
Nos capítulos a seguir, destacam-se métodos que ajudarão Felipe a planejar, desenvolver e esboçar modelos de negócios com a ajuda da metodologia Canvas, a gestão ética e a motivação dos funcionários, o desenvolvimento econômico com a inclusão do sentido de sustentabilidade, e pôr fim a implantação de sistemas gerenciais que irão facilitar na administração do negócio.
 
2 EMPREENDEDORISMO
Com base na situação geradora de aprendizagem, o projeto consiste em prestar consultoria ao Felipe, que foi incumbido pelo seu pai de reinventar e modernizar um restaurante, que estava parado no tempo.
Na era moderna da Globalização, a evolução tecnológica se apresenta fortemente presente, ao passo em que a velocidade e a quantidade de informações trocadas devem ser “full time”, tendo em vista a mudança constante e a necessidade de adaptação.
Com esse cenário que se encontra o Restaurante, onde podemos observar que pelo fato de haver um modelo de gestão defasado, será necessário a implantação de um planejamento estratégico, onde permite desenvolver e esboçar o modelo de negócio existente, para visualizar as necessidades e incluir as melhorias.
 
 2.1 Metodologia Canvas
Os serviços de restaurantes normalmente são os mesmos, para o empreendedor conseguir um diferencial competitivo, o mesmo precisa analisar sua estrutura, colocar no papel suas ideias, seus projetos, seus gastos e seus ganhos.
Com a metodologia Canvas consegue-se uma visualização geral do negócio, tanto para quem o faz quanto para quem o vê. Segue abaixo o quadro desenvolvido para restaurante do Felipe: 
Com base nessas informações que o empreendedor iniciará sua reestruturação.
Primeiro passo é acompanhar a era digital, criando páginas nas redes sociais, site, e parcerias com aplicativos de delivery de comida como “ifood”.
Criar um sistema de reserva de mesas e pedidos diferenciado, não só por telefone como todos fazem, mas ter a opção de fazer por WhatsApp, site ou redes sociais.
 
Acompanhar a moda “fitness” e elaborar pratos novos, com receitas low carb , vegana etc...
Caprichar na decoração, transformando em um o ambiente aconchegante, com uma boa iluminação, mobília bem cuidada, cadeiras confortáveis e bonitas. A ideia é criar uma sensação única, para que os clientes se lembrem positivamente do tempo que passaram no local.
Certifique-se que o estacionamento seja amplo, com vagas demarcadas e se possível, contrate um manobrista, para proporcionar um maior conforto e segurança aos seus clientes.
Criar uma boa relação com os fornecedores, trará muitos benefícios, descontos especiais, prioridade nas entregas, produtos exclusivos e com isso agregará a sua marca.
Investir num espaço para crianças, com lápis de cor e desenhos para colorir, para entretê-los enquanto seus pais comem e conversam tranquilamente.
Constatando que o ponto comercial fica ao lado de empresas e também próximo á faculdade, trata-se de um nicho de mercado a ser trabalhado tanto no almoço, com refeições por quilo e entrega de marmitex , quanto á noite quando o fluxo de jovens é constante, por ser um ponto badalado da cidade, com porções, petiscos de boteco, pizza e música ao vivo.
Contratar um bom contador para verificar a parte burocrática e deixar em dia os impostos e registros contábeis.
Enfim, com essas mudanças Felipe começará a ter o retorno esperado.
 
 
 
3 ÉTICA POLÍTICA E SOCIEDADE
3.1 Gestão, Motivação e Reconhecimento
É necessário que se pense em um modelo de gestão ética, que contemple mais qualidade para enfrentar a competitividade atual, que tenha maior participação dos funcionários. Assim sendo, o ambiente se torna mais sociável, porém não menos comprometido com a responsabilidade, e assim o processo produtivo gera resultados mais positivos.
Nesse contexto, Felipe terá muito trabalho pela frente, motivar os funcionários tanto de forma remunerada quanto no reconhecimento, incentivo e plano de carreira, trazendo os colaboradores a fazerem parte do negócio.Nos dias de hoje não é fácil gerenciar pessoas, e manter um profissional ético, não é fácil de administrar, principalmente para nós que fomos criados na base do jeitinho brasileiro, da vantagem acima de tudo. Socialmente aprendemos que é preciso fazer o correto, mas na informalidade impera a ideia de que não há nada de errado em levar vantagem. Há corruptos em outros lugares do mundo, mas no Brasil pequenos delitos são apoiados e até elogiados por amigos e pela família.
Quando a empresa atua de forma transparente, legal, ela transmite uma boa imagem para seus colaboradores, pois estes irão perceber as normas e condutas praticadas na organização e, por consequência irão ter de se adaptar e praticar essas condutas e normas, quanto para o mercado, que acaba avaliando a empresa, como boa e confiável, e sendo bem vista pelos clientes, onde o “marketing boca-a-boca” feito pelos clientes é uma das principais formas de divulgação e avaliação da empresa.
	Logo, fica claro que é preciso mudar as formas de gestão. É necessário pensar em maior participação de todos, além de estabelecer metas e prazos para que os trabalhos sejam concluídos. Somente assim os resultados serão mais positivos, as ações serão mais eficientes e haverá maior satisfação nos relacionamentos internos. 
 
4 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE
4.1 Desenvolvimento sustentável
A sustentabilidade tem sido discutida em vários seguimentos de nossa sociedade. Tudo o que é produzido hoje é pensado como realizar de forma mais sustentável, algumas vezes por questão de custo outras por pura consciência. Mas, sabemos que toda tentativa de caráter sustentável precisa vir juntamente com alguma recompensa pessoal ou para o grupo, para que se adquira um número maior de adeptos.
Atualmente a sociedade vive uma mudança de padrão alimentar, acompanhada por fatores que diminuem a possibilidade de indivíduos realizarem suas refeições no próprio lar, devido à falta de tempo para o preparo e consumo, o que explica o crescimento cada vez maior do número de restaurantes comerciais.
A sustentabilidade em um restaurante envolve diversas questões além de simplesmente proporcionar uma alimentação saudável, está ligada a recomendações para agricultura, fornecedores, transporte e embalagens dos produtos até a chegada ao restaurante, inclui a normatização para procedimentos de manipulação, porcionamento e gestão dos resíduos produzidos, envolve o planejamento arquitetônico do local, a economia de energia e otimização na utilização dos recursos naturais.
Um restaurante traz vários impactos para a sociedade em questão, segue alguns exemplos:
Impactos Positivos:
A geração de renda naquela comunidade, um local onde as pessoas podem se alimentar, um ponto de encontro agradável, que irá movimentar ainda mais a região, a valorização do local, além de gerar mais oportunidades de emprego e renda.
Aquecimento da economia local - o restaurante passa a comprar suprimentos nos supermercados e distribuidoras de bebidas. Desta forma, o dinheiro da atividade econômica do restaurante passa a circular pela economia da cidade.
 
Impactos Negativos:
Desperdício de alimentos - fato que, lamentavelmente, acaba sendo comum neste tipo de atividade econômica (alimentação preparada).
Segregação econômica e social - quando o restaurante atende somente pessoas de uma determinada classe social.
 9 
Fazer a contratação de funcionários de acordo com a cor da pele - neste caso, temos uma questão racial. Lamentavelmente, esta situação pode ser vista em muitos lugares do mundo.
Os impactos negativos se dão em relação a produção de resíduos orgânicos dos alimentos, o que pode facilitar o surgimento de agentes vetores de doenças, aumento no número de animais errantes.
Diante dos transtornos citados, o objetivo deste é avaliar quais ações de sustentabilidade ambiental devem ser desenvolvidas por Felipe, para que seu estabelecimento contribua para um desenvolvimento sustentável.
Ações de sustentabilidade desenvolvidas em restaurantes envolvem também o aproveitamento dos alimentos. As partes menos convencionais, embora comestíveis, como cascas, folhas e talos de vegetais, podem ser aproveitadas para outros fins, sem que haja o descarte no meio ambiente, contribuindo para a diminuição da poluição ambiental.
Neste sentido, o mercado atual tem exigido cada vez mais que as empresas invistam em questões voltadas para a sustentabilidade e o meio ambiente, inclusive como forma de retorno financeiro, o que já é visto como um diferencial entre as empresas modernas e preocupadas com o futuro. Sendo assim, a sustentabilidade precisa ser encarada como um fator fundamental entre as empresas que buscam equilíbrio econômico, social e ambiental.
 
 ´ 5 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL
 5.1 Tipos de sistemas e processos gerenciais
Para finalizarmos a consultoria de reestruturação e inovação do Restaurante do Felipe, vamos analisar a situação atual do restaurante:
A estrutura física se encontra deteriorada
Os cardápios desatualizados
Os funcionários desmotivados, desanimados e pouco comprometimento
Não se modernizou, não possui nenhum tipo de investimento em sistemas de informática
Estoques de mercadorias sem nenhum controle 
Entre outros problemas relacionados a contabilidade.
Nesse cenário caótico, já sugerimos a implantação do modelo canvas para ajudar a visualizar a descrição do empreendimento e as partes que o compõem, para organizar e projetar as ideias e seus valores.
Sugerimos uma gestão ética onde a empresa transmite valores e boas práticas, trazendo os colaboradores para fazer parte do negócio, motivando, capacitando e reconhecendo com promoções e plano de carreira. Transformando em um ambiente harmônico, onde os funcionários tenham prazer em fazer parte dessa equipe.
Traçamos também um plano de desenvolvimento sustentável, onde indagamos os pontos positivos e negativos do negócio, e gerando ações de sustentabilidade tanto para o negócio, quanto para a sociedade local.
E por fim, Felipe deverá contratar uma equipe de TI (Tecnologia da Informação) para implantar um bom sistema de informática, que otimize o trabalho e o tempo, e a tomada de decisão.
Um dos grandes desafios para quem gerencia um restaurante é usar a ferramenta de gestão. Uma boa comida conquista clientes, mas uma boa gestão dos números garante longevidade nos negócios. É preciso entender os ganhos de cada produtos o peso dos custos dos insumos dentro de toda a operação.
O desafio maior é conseguir administrar tantas variáveis e conseguir ter acesso aos dados, as informações que passam pelo dia-a-dia da gestão de um restaurante.
Este controle fica muito mais fácil e eficiente com o uso de um software, de um ERP, que garante o acesso dos dados. Porem é fundamental entender que os princípios de operação são anteriores a automatização. Não adianta usar um software quando não temos uma boa gestão.
O ERP, sistema de planejamento de recursos empresariais, é o mais famoso deles e se caracteriza por fazer com que os demais sistemas consigam se comunicar; além de permitir a troca de informação entre as diversas áreas de uma empresa, aumenta a produtividade da organização. É, portanto, um sistema interfuncional, ou seja, permite a ligação entre as diversas funções desempenhadas na empresa. Porexemplo, um recebimento de nota fiscal de compras gera lançamento no estoque (atualização do item comprado), um lançamento de ordem financeira (contas a pagar) e outro lançamento contábil (de cunho fiscal, para apuração de impostos).
O ERP é um software de gestão empresarial que irá apoiá-lo no controle e no planejamento do restaurante. Ele transforma dados em informação de uma forma imediata e confiável. A informação que o apoiará nas tomadas de decisões.
É preciso também a implantação de um CRM (Customer Relationship Management) quer dizer gerenciamento de relacionamento com o cliente.
Trata-se de um software que auxilia os restaurantes a terem um completo cadastro de seus clientes, bem como opções de se relacionar com eles e assim aumentar as vendas.
Para colocar em prática, Felipe terá que coletar informações dos clientes, como endereço, telefone, e-mail, etc... A partir desses dados coletados, poderá traçar perfis que tenham características em comum e assim desenvolver promoções exclusivas e pesquisas de satisfação.
Poderá saber por exemplo se uma grande parcela de seus clientes é adepta ao veganismo, pode fazer uma promoção especial para pratos sem insumos de origem animal e enviar mensagens informando a esse público. O mesmo pode ser feito para pessoas com intolerância à lactose, alergia ao glúten, entre outras características ou restrições que se referem à alimentação.
Esse tipo de sistema pode ser útil para que as ações e promoções sejam mais direcionadas, como em datas comemorativas, como o Dia das Mães, por exemplo, que pode ter uma ação especial para todas as clientes que têm filhos.
Com a capacitação e o treinamento adequado para seus colaboradores a operarem os novos sistemas, o sucesso será consequência.
A fim de visualizar os resultados, para que sua operação esteja minimamente controlada, quando seu caixa bater, contas a pagar e contas a receber, seus dados fiscais baterem, e seu estoque estiver controlado, poderá contemplar os seus indicadores.
6 CONCLUSÃO
Saindo de uma gestão ultrapassada e antiquada utilizada pelo antigo proprietário, podemos ver uma empresa competente porem que necessita de ajustes a serem aplicados para que ela expanda e cresça dentro do mercado de restaurantes.
Sendo assim, indicamos a empresa o modelo participativo, onde implantamos novas ideias de gestão, novas práticas a serem executadas e sistemas de informações gerenciais, para que o Felipe consiga visualizar o negócio como um todo, e com isso tomar decisões rápidas e assertivas, tendo um empreendimento com mais liberdade de atuação e mais agilidade na decisão, os funcionários mais engajados e que somando força e competência, e com novas ideias e experiência o resultado é benéfico a empresa, aos clientes e a todos os colaboradores.

Continue navegando