Buscar

Juliana Gama - Comprove ROI no marketing

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 56 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 6, do total de 56 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 9, do total de 56 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

COMPROVE ROI NO MARKETING 
DIGITAL E RETENHA MAIS CLIENTES
Glória Maria
Como calcular o ROI para estratégias de 
Marketing Digital
Apresentar relatórios de Resultados eficientes
Juliana Gama
“Gerarmos muitos leads e vendas, 
mas meu cliente ainda não está 
satisfeito.”
“Entregamos todo o planejamento 
e tivemos ótimos resultados, mas 
não sabemos como apresentar os 
dados para o cliente.”
“Meu cliente não vê resultado nas 
estratégias que colocamos na rua.”
“Apesar de entregar tudo o que foi 
vendido, meu cliente quis 
cancelar porque não viu 
resultados com nossas 
campanhas.”
“Gerarmos muitos leads e vendas, 
mas meu cliente ainda não está 
satisfeito.”
“Entregamos todo o planejamento 
e tivemos ótimos resultados, mas 
não sabemos como apresentar os 
dados para o cliente.”
“Meu cliente não vê resultado nas 
estratégias que colocamos na rua.”
“Apesar de entregar tudo o que foi 
vendido, meu cliente quis 
cancelar porque não viu 
resultados com nossas 
campanhas.”
das empresas afirmam não metrificar as 
ações de Marketing Digital.
das empresas brasileiras têm uma 
gestão de dados estruturada.
das empresas reconhecem que suas 
estratégias de Marketing Digital têm algo 
a melhorar.
dos negócios acreditam que suas 
estratégias online não são nada 
eficientes.
FAZER
É um indicador de quanto dinheiro a empresa 
está ganhando (ou perdendo) em cada 
investimento realizado.
R.O.I
(receitas – investimento)
 investimento
R.O.I
(60.000 – 40.000)
 40.000
R.O.I
20.000
 40.000
R.O.I
C O M O C A L C U L A R O
Ideias > Números
R.O.I
(receitas - custos) 
(valor investido em marketing)
R.O.I
(receitas - custos) 
(valor investido em marketing)
R.O.I NO MARKETING DIGITAL
RD STATION
PRODUÇÃO DE 
CONTEÚDO
PLATAFORMAS 
DE INTEGRAÇÃO
MÍDIA PAGA
FEE DA 
AGÊNCIA
BANCOS DE 
IMAGEM
CUSTOS
R.O.I
(receitas - custos) 
(valor investido em marketing)
R.O.I NO MARKETING DIGITAL
QUANTIDADE 
DE VENDAS
RECEITA MÉDIA 
POR CLIENTE
RECEITA MÉDIA 
POR OPORTUNIDADE
FATURAMENTO 
MENSAL
QUANTIDADE DE 
NOVOS CLIENTES
VALOR DE 
AUMENTO DO 
FATURAMENTO
RECEITA
MEU CLIENTE NÃO ABRE
R.O.I
(receitas - custos) 
(valor investido em marketing)
Quantas vendas foram feitas este mês?
Quantos novos clientes vocês adquiriram?
Quantos dos leads que enviamos viraram vendas?
Quantos leads enviamos é estão em negociação?
R.O.I NO MARKETING DIGITAL
R.O.I NO MARKETING DIGITAL
QUANTIDADE 
DE VENDAS
RECEITA MÉDIA 
POR LEAD
TRÁFEGO 
ORGÂNICO
QUANTIDADE 
DE LEADS
QUANTIDADE DE 
NOVOS CLIENTES
TAXA DE 
CONVERSÃO EM 
LEADS
RECEITA
EXEMPLOS
PRÁTICOS
● Investimento em Marketing Digital = R$ 10.000
● Visitantes Únicos = 20.000
● Leads Gerados = 2.500
● Novos Clientes = 350
● Valor médio do produto = R$ 75,00
Exemplo 1: 
Receita Média do Período:
EXEMPLO 1
ROI:
ROI = 1,63 * 100 = 163%
● Visitantes no site
● Leads Gerados
● Taxa de conversão em leads
● Vendas
● Investimento em Marketing Digital = R$ 10.000
● Visitantes Únicos = 20.000
● Leads Gerados = 2.500
● Novos Clientes = 350
● Valor médio do produto = R$ 75,00
Exemplo 2: 
EXEMPLO 2
Custo por View :
Custo por Lead:
Custo de conversão de leads em clientes
EXEMPLO 2
Custo por view = R$ 0,50
Custo por lead = R$ 4,00
EXEMPLO 2
Custo total de conversão em clientes:
Ticket Médio = R$ 75,00
EXEMPLO 2
Valor do ROI de cada cliente gerado:
ROI = R$ 70,00
VOCÊS AINDA ESTÃO COMIGO?
● Investimento em Marketing Digital = R$ 10.000
● Visitantes Únicos = 20.000
● Leads Gerados = 2.500
● Novos Clientes = 350
● Valor médio do produto = R$ 75,00
Exemplo 3: 
EXEMPLO 3
Custo de aquisição de cliente :
Ticket Médio = R$ 75,00
EXEMPLO 3
ROI sobre cada cliente gerado:
ROI = 1,58 * 100 = 158%
MÉTRICAS
VENDAS
MOSTRAR
São relatórios com foco nas entregas 
realizadas. É uma “prestação de contas” 
das ações realizadas no mês e seus 
resultados.
“ O que fizemos e o que alcançamos.”
Relatórios de Entrega
São relatórios com foco no retorno 
palpável atingido frente os 
investimentos feitos. 
“O que fizemos e o que isso trouxe de 
ganhos para a empresa”
Relatórios de Resultados
X
Relatórios de Entrega Relatórios de Resultados
“ O que fizemos e o que alcançamos.” “O que fizemos e o que isso trouxe de ganhos 
para a empresa”
ENTREGAMOS TAREFAS
NÃO RESULTADOS
RELATÓRIOS DE RESULTADOS
QUE RESULTADOS 
ALCANÇAMOS?
O QUE ISSO 
REPRESENTA EM 
NÚMEROs?
O QUE FOI FEITO?
O SEU CLIENTE QUER RESULTADO
ENTREGUE O QUE ELE QUER!

Continue navegando