A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
82 pág.
APOL 1 LIDERANÇA E COACHING

Pré-visualização | Página 16 de 19

real.” Informa ainda que “No entanto, você certamente já verificou que as grandes corporações midiáticas e empresas multinacionais produtores de bens ou serviços também buscaram se adaptar ao evento das mídias digitais, não é mesmo? Jornais televisivos que pedem aos seus expectadores que gravem vídeos e compartilhem em suas redes (seu facebook, por exemplo), revistas de moda ou de entretenimento que pedem aos leitores imagens ou textos para depois apresentarem em seções dedicadas a eles “espaço do leitor”.” (Rota 6-  Tema 5)
Questão 3/3 - Ética nas Relações Étnico Raciais
Sabemos que não podemos confundir Ética com a Lei ou com a Moral. Conforme os ensinamentos da Aula 1- Tema 1, a Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade, é uma disciplina filosófica sobre o comportamento humano que, a partir de condições específicas, busca refletir sobre a conduta para construir regras, princípios ou valores universalizantes, tendo como finalidade o bom convívio do ser humano com a sociedade e com o Planeta. O mesmo não podemos dizer da Moral.
A partir do que foi ensinado na Aula 1- Tema 2, de que modo podemos entender e conceituar a moral. Desenvolva um pequeno texto sobre o que pode ser entendido por Moral.
Resposta:
	Os ensinamentos da Aula 1- Tema 2, nos colocaram diante do que podemos entender por Moral.
Compreendemos que Ética é uma disciplina de reflexão sobre a conduta humana. Como tal, ela também atua sobre a moral. Moral, de origem latina, mores e significa “relativo aos costumes”. É um conjunto de valores, normas e noções do que é certo ou errado, proibido e permitido, a partir de uma sociedade ou grupo social, ou, em outros termos, de uma cultura. A moral é importante para o convívio social por construir coesão social. Desse modo há uma espécie de balizamento de vontades e comportamentos, evitando o caos e o estado de conflito generalizado.
A Ética é reflexiva, pois depende da retomada ou da antecipação racional das atitudes. Figura como teórica por ser pautada em princípios e normas que dependem da adesão dos indivíduos. Tem a intenção de ser universal, ou seja, aplicável do mesmo modo a todo o conjunto da sociedade. Faz a crítica da atitude com o intuito de verificar se o resultado da ação é o melhor para todos que estão envolvidos. Um gestor, por exemplo, que faça uma série de questões provocando um colaborador que negligenciou seu trabalho, buscando orientá-lo, desse modo, a acertar em uma próxima vez, faz uso da Ética como estratégia.
Moral, por sua vez, é cultural, tem seus valores e regras preestabelecidos. Acontece no cotidiano da vida em sociedade, sendo praticada como comportamento da vida social. Pode ter aspecto coletivo ou individual, uma vez que há diferentes grupos, com padrões diversos e cada indivíduo pode seguir uma determinada, ou mesmo compor sua própria moral a partir desta multiplicidade disponível. Estando as regras e valores estabelecidos de antemão, cada um ou grupo lança sobre a atitude do outro olhar taxativo, aplicando conceito de certo ou errado. Aqui, diante de um colaborador que negligenciou seu trabalho, o gestor faria um discurso incluindo diversos ditos populares ou hábitos usuais como o “jeitinho brasileiro” na tentativa de corrigir o funcionário. (Rota 1 – Tema 2)
Questão 1/3 - Ética nas Relações Étnico Raciais
Vimos a partir do conteúdo da Aula 3 - Tema 3 que a tolerância é um valor e uma capacidade  que devemos cultivar para um ambiente saudável às relações humanas. Ser tolerante pode não significar aceitar tudo a qualquer preço em nome de uma convivência, ou agir lançando mão do famoso “jeitinho”.   
Considerando os ensinamentos da Aula 3 - Tema 3, elabore um pequeno texto, sobre o que é agir eticamente e de maneira tolerante.
Nota: 26.7
	Na Aula3 – Tema 3, vimos que aquilo que a ideia de tolerância traz em si mesma, não pode ser confundida com permissividade para fazer tudo. Você não deve confundir o agir tolerante eticamente, pensando na diversidade ética que nos encontramos nos dias atuais, com o agir dando um “jeitinho”. As noções éticas que levam em conta os diversos grupos étnicos, religiosos, de gêneros, etc, dizem respeito ao caráter humano das ações. Portanto, agir eticamente e de maneira tolerante é levar em consideração todas as opções de cada um dos grupos ou movimentos humanos com os quais convivemos diariamente.
A tolerância responde pela capacidade de admitirmos certas maneiras de ser, pensar e alguns tipos de ações e valores (materiais, emotivos e intelectuais), os quais diferem substancialmente daquilo que você define como sendo o seu modo de ser, pensar, agir no mundo. Tolerante é o sujeito que admite uma convivência pacífica com demais indivíduo ou grupos que são, pensam e praticam ações distintas das dele.  Conseguir alcançar uma postura em reconhecer que o modo de vida que levamos, não é o melhor e nem o pior jeito de viver, mas tão somente é uma maneira diferente de vivenciar a existência, eis o cerne de uma vida tolerante.
Não devemos tolerar tudo... Somente aquilo que não cause mal a vida humana ou que não vá de encontro ao que se entende como direitos inalienáveis do ser humano. Sempre que uma postura contrária aos direitos humanos nos for apresentada e defendida por alguém ou algum grupo, neste caso não precisamos exercitar nossa tolerância, pois acolher um pensamento ou ação que vá contra o interesse da humanidade em geral, significa já admitir a intolerância como princípio de argumentação. Ora, sendo assim, para com quem é intolerante – sabendo que este tipo de ser ou grupo não irá aceitar ou admitir nada diferente do que conhece ou prática – não há razão que o valha ou consiga expor algo que venha auxilia-lo a mudar de postura. (Rota 3 - Tema 3)
Questão 2/3 - Ética nas Relações Étnico Raciais
Nos estudos da Aula 2 - Tema 1, vimos que o estoicismo compreende que a melhor ação possível ao homem decorre de decisões que não foram contaminadas por nenhum tipo de sentimento. As paixões, para o estoicismo precisam ser extirpadas do processo de decisão, pois se baseado na emoção estaria viciado, sem a virtude da racionalidade.  Deste modo, para atingir a excelência nas ações racionais, para os estoicos o indivíduo deve atingir o estado de apatia (indiferença) com a situação que se lhe apresenta. Isto lhe permite alcançar a ataraxia (imperturbabilidade da alma), estágio no qual, as consequências advindas da ação tomada não deveriam tirar a tranquilidade de quem age.
Levando em conta a reflexão acima e os conhecimentos adquiridos nas aulas, o que significa indiferença para estes pensadores? Podemos dizer que ser indiferente, segundo os estoicos, significa não se importar ou não se preocupar com as situações?
Nota: 33.3
	A indiferença neste contexto diz respeito a retidão no agir independentemente do ânimo (bom ou mal) que o indivíduo detém. Com efeito, por ser um ser racional, minha vontade é comandada a agir segundo minha razão, sem me deixar abater por uma tristeza e/ou sem me extasiar por uma alegria. A retidão de minhas ações independe do estado de ânimo que me encontro. Ser indiferente ao elogio ou à ofensa, significa não se deixar levar pela emoção na hora de agir corretamente.  (Rota 2 – Tema 1)
Questão 3/3 - Ética nas Relações Étnico Raciais
Sabemos que não podemos confundir Ética com a Lei ou com a Moral. Conforme os ensinamentos da Aula 1- Tema 1, a Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade, é uma disciplina filosófica sobre o comportamento humano que, a partir de condições específicas, busca refletir sobre a conduta para construir regras, princípios ou valores universalizantes, tendo como finalidade o bom convívio do ser humano com a sociedade e com o Planeta. O mesmo não podemos dizer da Moral.
A partir do que foi ensinado na Aula 1- Tema 2, de que modo podemos entender e conceituar a moral. Desenvolva um pequeno texto sobre o que pode ser entendido por Moral.
Nota: 16.7
	Os ensinamentos