Buscar

ATIVIDADE 4 OK

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATIVIDADE 4:
PERGUNTA 1
	“Art. 484 - Havendo culpa recíproca no ato que determinou a rescisão do contrato de trabalho, o tribunal de trabalho reduzirá a indenização à que seria devida em caso de culpa exclusiva do empregador, por metade.”
BRASIL. Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. Diário Oficial da União. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/Del5452.htm >. Acesso em: 26 ago. 2019.
No caso da culpa recíproca, o empregado receberá as verbas rescisórias. Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Terá direito a receber 40% do aviso-prévio, 40% do 13º salário, 40% das férias proporcionais e 40% de FGTS. Não terá direito ao seguro-desemprego.
	
	B
	Terá direito a receber 50% do aviso-prévio, 50% do 13º salário, 50% das férias proporcionais e 20% de FGTS. Não terá direito ao seguro-desemprego.
	
	C
	Terá direito a receber 60% do aviso-prévio, 60% do 13º salário, 60% das férias proporcionais e 60% de FGTS. Não terá direito ao seguro-desemprego.
	
	D
	Terá direito a receber 20% do aviso-prévio, 20% do 13º salário, 20% das férias proporcionais e 20% de FGTS. Não terá direito ao seguro-desemprego.
	
	E
	Terá direito a receber 30% do aviso-prévio, 30% do 13º salário, 30% das férias proporcionais e 30% de FGTS. Não terá direito ao seguro-desemprego.
PERGUNTA 2 
Na dispensa sem justa causa, o empregador é quem decide colocar o fim no contrato de trabalho, sem motivação. Salvo nos casos de garantia provisória de emprego (gestante, membro da CIPA etc.), o empregado não poderá se opor a essa decisão.
Nesses casos, empregado tem direito de receber as verbas rescisórias. Assinale a alternativa correta, que indica quais são essas verbas rescisórias.
	
	A
	Saldo de salário (dias efetivamente trabalhados), décimo terceiro salário proporcional, férias + ⅓ vencidas, se houver; férias + ⅓ proporcionais, aviso-prévio, saque dos depósitos do FGTS, indenização de 50% do FGTS, direito ao benefício do seguro-desemprego, desde que atenda aos requisitos próprios estabelecidos na legislação previdenciária.
	
	B
	Saldo de salário (dias efetivamente trabalhados), décimo terceiro salário proporcional, férias + ⅓ vencidas, se houver; férias + ⅓ proporcionais, aviso-prévio, saque dos depósitos do FGTS, indenização de 20% do FGTS, direito ao benefício do seguro-desemprego, desde que atenda aos requisitos próprios estabelecidos na legislação previdenciária.
	
	C
	Saldo de salário (dias efetivamente trabalhados), décimo terceiro salário proporcional, férias + ⅓ vencidas, se houver; férias + ⅓ proporcionais, aviso-prévio, saque dos depósitos do FGTS, indenização de 40% do FGTS, direito ao benefício do seguro-desemprego, desde que atenda aos requisitos próprios estabelecidos na legislação previdenciária.
	
	D
	Saldo de salário (dias efetivamente trabalhados), décimo terceiro salário proporcional, férias + ⅓ vencidas, se houver; férias + ⅓ proporcionais, aviso-prévio, saque dos depósitos do FGTS, indenização de 10% do FGTS, direito ao benefício do seguro-desemprego, desde que atenda aos requisitos próprios estabelecidos na legislação previdenciária.
	
	E
	Saldo de salário (dias efetivamente trabalhados), décimo terceiro salário proporcional, férias + ⅓ vencidas, se houver; férias + ⅓ proporcionais, aviso-prévio, saque dos depósitos do FGTS, indenização de 80% do FGTS, direito ao benefício do seguro-desemprego, desde que atenda aos requisitos próprios estabelecidos na legislação previdenciária
PERGUNTA 3
	“Art. 488- O horário normal de trabalho do empregado, durante o prazo do aviso, e se a rescisão tiver sido promovida pelo empregador, será reduzido de 2 (duas) horas diárias, sem prejuízo do salário integral”.
BRASIL. Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. Diário Oficial da União. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/Del5452.htm>. Acesso em: 26 ago. 2019
Assinale a alternativa correta, referente ao aviso-prévio trabalhado, segundo a nova regra.
	
	A
	A redução de duas horas por dia deve ocorrer durante todo o período do pré-aviso, ou a supressão de sete dias consecutivos de trabalho, sem prejuízo do salário, para cada 30 dias de aviso a que o empregado (urbano) tenha direito. Se o empregado for rural, há redução será de um dia por semana e deve ocorrer a cada semana a que o trabalhador tenha direito.
	
	B
	A redução de duas horas por dia deve ocorrer durante todo o período do pré-aviso, ou a supressão de cinco dias consecutivos de trabalho, sem prejuízo do salário, para cada 30 dias de aviso a que o empregado (urbano) tenha direito. Se o empregado for rural, há redução de dois dias por semana e deve ocorrer a cada semana a que o trabalhador tenha direito.
	
	C
	A redução de duas horas por dia deve ocorrer durante todo o período do pré-aviso, ou a supressão de 15 dias consecutivos de trabalho, sem prejuízo do salário, para cada 30 dias de aviso a que o empregado (urbano) tenha direito. Se o empregado for rural, há redução de cinco dias por semana e deve ocorrer a cada semana a que o trabalhador tenha direito.
	
	D
	A redução de duas horas por dia deve ocorrer durante todo o período do pré-aviso, ou a supressão de 10 dias consecutivos de trabalho, sem prejuízo do salário, para cada 30 dias de aviso a que o empregado (urbano) tenha direito. Se o empregado for rural, há redução de dois dias por semana e deve ocorrer a cada semana a que o trabalhador tenha direito.
	
	E
	A redução de duas horas por dia deve ocorrer durante todo o período do pré-aviso, ou a supressão de três dias consecutivos de trabalho, sem prejuízo do salário, para cada 30 dias de aviso a que o empregado (urbano) tenha direito. Se o empregado for rural, há redução de seis dias por semana e deve ocorrer a cada semana a que o trabalhador tenha direito.
PERGUNTA 4 
Leia o artigo a seguir: 
“Art. 239 - A arrecadação decorrente das contribuições para o Programa de Integração Social, criado pela Lei Complementar nº 7, de 7 de setembro de 1970, e para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, criado pela Lei Complementar nº 8, de 3 de dezembro de 1970, passa, a partir da promulgação desta Constituição, a financiar, nos termos que a lei dispuser, o programa do seguro-desemprego e o abono de que trata o § 3º deste artigo”. 
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 26 ago. 2019. 
  
Após a Constituição Federal de 1988, o abono salarial (PIS), no valor de um salário mínimo por ano, é devido aos trabalhadores urbanos, rurais e avulsos, cadastrados há cinco anos no PIS/PASEP ou no cadastro nacional de trabalho.  
Com base no excerto, assinale a alternativa correta, que explica como o PIS é calculado.
	
	A
	O PIS é calculado sobre o faturamento da empresa, e não sobre o lucro, o que se diferencia da PLR (participação nos lucros e resultados).
	
	B
	O PIS é calculado sobre o prejuízo das empresas, e não sobre o lucro, o que se diferencia da PLR (participação nos lucros e resultados).
	
	C
	O PIS é calculado sobre os números de funcionários da empresa, e não sobre o lucro, o que se diferencia da PLR (participação nos lucros e prejuízos).
	
	D
	O PIS é calculado sobre o faturamento da empresa, e não sobre o lucro, o que se iguala à PLR (participação nos lucros e resultados e prejuízos).
	
	E
	O PIS é calculado sobre o faturamento da empresa, e não sobre o lucro, o que prejudica a PLR (participação nos lucros e resultados).
PERGUNTA 5 
Recurso ordinário. Justa causa. Necessidade de prova irrefutável: ônus do empregador. A aplicação da justa causa, por possuir falta grave efeitos para o empregado: exige prova inconteste dos fatos a ele imputados. TRT, 1ª Reg, 8ª T., RO 01595-2003-036-01-00-6, Rel.
Vólia Bomfim Cassar, sessão dia 29/06/2005.
 
BRASIL. Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. Recurso Ordinário: 00117495120155010061 RJ - Inteiro Teor.Jusbrasil . Disponível em: < https://trt-1.jusbrasil.com.br >. Acesso em: 26 ago. 2019. 
Considerando o excerto, a aplicação da justa causa pode ocorrer por qualquer motivo?
Assinale a alternativa correta.
	
	A
	A justa causa é a pena máxima e, por isso, não pode ser aplicada de forma leviana. Deve ser robusta de provas, e essa penalidade não pode ser anotada na CTPS, nem nos registros funcionais do empregado.
	
	B
	A justa causa é a pena máxima e, por isso, não pode ser aplicada de forma leviana. Deve ser robusta de provas, e essa penalidade não pode ser anotada na CTPS, mas pode ser anotada nos registros funcionais do empregado.
	
	C
	A justa causa é a pena máxima e, por isso, não pode ser aplicada de forma leviana. Deve ser robusta de provas, e essa penalidade poderá ser anotada na CTPS e nos registros funcionais do empregado. X
	
	D
	A justa causa é a pena máxima e, por isso, não pode ser aplicada de forma leviana. Deve ser robusta de provas, e essa penalidade pode ser anotada na CTPS e nos registros funcionais do empregado. X
	
	E
	A justa causa é a pena máxima e, por isso, não pode ser aplicada de forma leviana. Deve ser robusta de provas, e essa penalidade deve pode ser anotada na CTPS e nos registros funcionais do empregado X
PERGUNTA 6 
Leia o excerto a seguir:
“Art. 480 - Havendo termo estipulado, o empregado não se poderá desligar do contrato, sem justa causa, sob pena de ser obrigado a indenizar o empregador dos prejuízos que desse fato lhe resultarem”. 
 
BRASIL. Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. Diário Oficial da União . Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/Del5452.htm >. Acesso em: 26 ago. 2019.
 
O empregado que decidir colocar fim ao contrato antes do prazo deverá prestar serviço por mais 30 dias, sob pena de ter seu salário descontado nesse período. Nesse caso, não estará obrigado a pagar indenização pelos prejuízos causados.  
Com base no excerto, o empregado receberá as verbas rescisórias. Assinale a alternativa correta.
	
	A
	O empregado receberá o saldo do salário, 13º salário proporcional ao tempo trabalhado, férias + 1/3 proporcional ao tempo trabalhado e estará obrigado a cumprir o aviso-prévio, ou seja, deverá permanecer trabalhando por 15 dias.
	
	B
	O empregado receberá o saldo do salário, 13º salário proporcional ao tempo trabalhado, férias + 1/3 proporcional ao tempo trabalhado e estará obrigado a cumprir o aviso-prévio, ou seja, deverá permanecer trabalhando por 20 dias.
	
	C
	O empregado receberá o saldo do salário, 13º salário proporcional ao tempo trabalhado, férias + 1/3 proporcional ao tempo trabalhado e estará obrigado a cumprir o aviso-prévio, ou seja, deverá permanecer trabalhando por 25 dias.
	
	D
	O empregado receberá o saldo do salário, 13º salário proporcional ao tempo trabalhado, férias + 1/3 proporcional ao tempo trabalhado e estará obrigado a cumprir o aviso-prévio, ou seja, deverá permanecer trabalhando por 10 dias.
	
	E
	O empregado receberá o saldo do salário, 13º salário proporcional ao tempo trabalhado, férias + 1/3 proporcional ao tempo trabalhado e estará obrigado a cumprir o aviso-prévio, ou seja, deverá permanecer trabalhando por 30 dias.
PERGUNTA 7 
O salário-família é um benefício previdenciário concedido aos segurados de baixa renda, em razão dos filhos menores de 14 anos ou inválidos de qualquer idade, cuja finalidade é ajudar os pais a custearem a educação de seus filhos 
Com base no excerto, indique a alternativa correta, correspondente aos outros trabalhadores que têm direito ao benefício.
	
	A
	Os empregados rurais, urbanos, avulsos e empregados domésticos.
	
	B
	Os empregados rurais, urbanos, temporários e empregados domésticos.
	
	C
	Os empregados rurais, urbanos, estagiários e empregados domésticos.
	
	D
	Os empregados rurais, urbanos, terceirizados e empregados domésticos.
	
	E
	Os empregados rurais, urbanos, autônomos e empregados domésticos.
PERGUNTA 8 
“Art. 501 - Entende-se como força maior todo acontecimento inevitável, em relação à vontade do empregador, e para a realização do qual este não concorreu, direta ou indiretamente”.
BRASIL. Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. Diário Oficial da União. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/Del5452.htm >. Acesso em: 26 ago. 2019.
O empregado possui direito às verbas rescisórias. Assinale a alternativa correta. 
	
	A
	O saldo do salário (dias efetivamente trabalhados), férias vencidas e proporcionais (ambas com o terço constitucional), aviso-prévio indenizado, saque de depósito do FGTS e multa de 20% sobre o valor depositado, e seguro-desemprego, caso atendidos os requisitos da legislação previdenciária. 
	
	B
	O saldo do salário (dias efetivamente trabalhados), férias vencidas e proporcionais, (ambas com o terço constitucional), aviso-prévio indenizado, saque de depósito do FGTS e multa de 40% sobre o valor depositado, e seguro-desemprego, caso atendidos os requisitos da legislação previdenciária.
	
	C
	O saldo do salário (dias efetivamente trabalhados), férias vencidas e proporcionais, (ambas com o terço constitucional), aviso-prévio indenizado, saque de depósito do FGTS e multa de 60% sobre o valor depositado, e seguro-desemprego, caso atendidos os requisitos da legislação previdenciária. x
	
	D
	O saldo do salário (dias efetivamente trabalhados), férias vencidas e proporcionais, (ambas com o terço constitucional), aviso-prévio indenizado, saque de depósito do FGTS e multa de 30% sobre o valor depositado, e seguro-desemprego, caso atendidos os requisitos da legislação previdenciária.x
	
	E
	O saldo do salário (dias efetivamente trabalhados), férias vencidas e proporcionais, (ambas com o terço constitucional), aviso-prévio indenizado, saque de depósito do FGTS e multa de 50% sobre o valor depositado e seguro-desemprego, caso atendidos os requisitos da legislação previdenciária.x
PERGUNTA 9 
Leia o artigo a seguir: 
 
“Art. 611-B. Constituem objeto ilícito de convenção coletiva ou de acordo coletivo de trabalho, exclusivamente, a supressão ou a redução dos seguintes direitos [...]”
BRASIL. Lei nº 13.467, de 13 de julho de 2017. Altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e as Leis n º 6.019, de 3 de janeiro de 1974, 8.036, de 11 de maio de 1990, e 8.212, de 24 de julho de 1991, a fim de adequar a legislação às novas relações de trabalho. Diário Oficial da União . Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13467.htm >. Acesso em: 26 ago. 2019.
O FGTS é uma poupança forçada, suportada exclusivamente pelo empregador. Todos os meses, ao quitar o salário e os demais adicionais, o empregador deverá depositá-lo, nunca na conta pessoal do trabalhador .
Com base no excerto, assinale a alternativa correta, referente à porcentagem de FGTS sobre o salário-base do trabalhador, que deverá ser depositado pelo empregador.
	
	A
	6%.
	
	B
	2%.
	
	C
	8%.
	
	D
	7%.
	
	E
	1%
PERGUNTA 10 
O artigo 132 da CLT dispõe que: “Salvo disposição legal ou convencional em contrário, computam-se os prazos, excluindo o dia do começo e incluído o dia do vencimento.” 
BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Diário Oficial da União. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406.htm>. Acesso em: 26 ago. 2019.
O artigo refere-se à contagem de dispensa do aviso-prévio.
A contagem de dispensa do aviso-prévio do empregado começa a ocorrer quando? Assinale a alternativa correta. 
	
	A
	Começa a fluir do dia seguinte, se for dia de trabalho. Isso se
justifica porque, naquele dia, o empregado poderia não estar preparado para procurar um novo emprego.
	
	B
	Começa a fluir do dia útil, se for dia de trabalho. Isso se justifica porque, naquele dia, o empregado poderia não estar preparado para procurar um novo emprego.
	
	C
	Começa a fluir do dia anterior, se for dia de trabalho. Isso se justifica, naquele dia, o empregado poderia não estar preparado para procurar um novo emprego.
	
	D
	Começa a fluir do dia que ele se for para trabalho. Isso se justifica porque, naquele dia, o empregado poderia não estar preparado para procurar um novo emprego.
	
	E
	Começa a fluir do dia da assinatura, se for dia de trabalho. Isso se justifica porque naquele dia o empregado não estava preparado para procurar um novo emprego.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando