Buscar

Literatura Infantojuvenil exercicio 02

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Literatura Infantojuvenil
	Iniciado em
	sexta, 22 Nov 2019, 16:15
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	sexta, 22 Nov 2019, 16:16
	Avaliar
	1,00 de um máximo de 10,00(10%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A respeito do histórico da literatura Infantojuvenil, Almeida (2011, p. 15) destaca que em relação aos primeiros livros de literatura infantil surgidos no séc. VII “Podemos afirmar que as obras voltadas para as crianças raramente tinham o objetivo de tornar a leitura uma fonte de prazer, retratando a aventura pela aventura. ” As histórias que discorressem sobre a vida de forma lúdica eram quase inexistentes. Nesse contexto da literatura de caráter instrutivo, observa-se que:
Escolha uma:
a. As histórias traziam sempre uma lição de moral e que os personagens mesmo os vilões podiam se regenerar. 
Justificativa: Encontra-se na p. 15 do livro, onde a autora diz que: “Um exemplo dessa polarização entre o bem e o mal se concentrou, durante anos, na personagem da bruxa. Ela correspondia a um procedimento padrão de maldade e nunca mudava suas ações ou reações, sendo sempre má.
b. Essa época era rica em lições didáticas, que levavam o leitor a refletir sobre as situações da narrativa. 
c. Havia uma polarização dos personagens em bons e maus, onde as reflexões sobre a história eram quase nulas. 
d. Muitos livros traziam como característica as várias opções de final para que o leitor escolhesse. 
e. O leitor era preso à história pelo mero prazer da leitura. 
Feedback
A resposta correta é: Havia uma polarização dos personagens em bons e maus, onde as reflexões sobre a história eram quase nulas..
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A lenda (do latim legenda, legere (ler)) é uma forma narrativa antiga, geralmente breve, baseada nos conhecimentos e ensinamentos tradicionais de um povo, sem necessariamente partir de um fundo verídico, superando o histórico e o verdadeiro. Na maioria das vezes, é de origem anônima, transmitida e conservada pela tradição oral. Assim sendo, no folclore brasileiro, as lendas mais conhecidas são:
Escolha uma:
a. A lebre e a tartaruga, a Cigarra e a Formiga, o Leão e o Rato, entre outros. 
No folclore brasileiro, as lendas mais conhecidas são Curupira, Saci-pererê, Iara, Mula-sem-cabeça, Boto cor-de-rosa, Boitatá, entre outros. Em 22 de agosto, o Brasil comemora o Dia do Folclore, a data foi criada em 1965 através de um decreto federal. O folclore brasileiro pode ser considerado um dos mais ricos do mundo, formou-se ao longo dos anos principalmente por índios, brancos e negros. Trata-se de lendas, danças, festas tradicionais, comidas que variam muito entre os Estados de nosso país.
b. João e o pé de feijão, Branca de Neve, Rapunzel, Boitatá, entre outros. 
c. Rapunzel, João e Maria, João e o pé de feijão, a Raposa e as uvas, entre outros. 
d. Curupira, Saci-pererê, Iara, Mula-sem-cabeça, Boto cor-de-rosa, Boitatá, entre outros. 
e. Romeu e Julieta, Branca de Neve, Aladim, o mágico, dentre outros. 
Feedback
A resposta correta é: Curupira, Saci-pererê, Iara, Mula-sem-cabeça, Boto cor-de-rosa, Boitatá, entre outros..
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
É sabido que a literatura infantil toma novo impulso e se apresenta com novas formas, novas propostas, novos caminhos, em meados da década de 70, graças à contribuição de Monteiro Lobato, 
PORQUE 
Há transmissão de valores da sociedade em obras voltadas para as crianças. 
Obras essas que raramente tinham o ensejo de tornar a leitura uma fonte de prazer. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa da primeira. 
b. As duas asserções são proposições falsas e não se justificam entre si. 
c. As duas asserções são proposições falsas, mas a segunda é uma justificativa da primeira. 
d. As duas asserções são proposições verdadeiras, sendo a segunda justificativa da primeira. 
e. A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira. 
Monteiro Lobato é “o pioneiro a escrever para as crianças brasileiras histórias que deixavam a visão maniqueísta de lado” (p. 13) e “a função pedagógica, e não literária, presente nos primeiros livros infantis, implicava a ação educativa do livro sobre a criança, dificultando sua decisão e escolha do que e como ler.” (p. 14 e 15). Essas justificativas tornam as asserções verdadeiras. No entanto, a segunda não justifica a primeira, pois “antes de Lobato, a literatura presente era a europeia clássica, tradicional, traduzida ou adaptada para o nosso idioma, como os contos de Charles Perrault, dos irmãos Jacob Grimm e Wilhelm Grimm, e Hans Christian Andersen(...) histórias populares recolhidas da tradição oral, presentes em todos os povos do mundo, as quais apontavam para a moralidade e o sentido educativo (p. 18 e 19). Observamos que o objetivo da literatura infantil não é uma abordagem de forma utilitária, como pretexto para o ensinamento de preceitos pedagógicos ou morais.
Feedback
A resposta correta é: As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa da primeira..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
No capítulo 2 de seu livro Almeida (2011) diz que: “Como o homem sempre teve e tem necessidade de acreditar em forças mágicas para poder explicar o que acontece à sua volta ou no mundo, a literatura contempla essa busca com”:
Escolha uma:
a. Os poemas e contos de fadas. 
b. Os poemas e fábulas. 
c. Os contos de fadas, as fábulas. 
Justificativa: Encontra-se na p. 30 do livro onde a autora diz que: “Como o homem sempre teve e tem necessidade de acreditar em forças mágicas para poder explicar o que acontece à sua volta ou no mundo, a literatura contempla essa busca com os contos de fadas, as fábulas, os contos populares, parábolas que eternizam o enredo e a ideologia neles contida. Nesse sentido, a literatura infantil entra em cena. ”
d. As fábulas. 
e. Os contos de fadas. 
Feedback
A resposta correta é: Os contos de fadas, as fábulas..
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O romance é um dos gêneros da literatura infantojuvenil. Com base nas explicações sobre o romance apresentadas por Verdiana Almeida no livro da disciplina, assinale a alternativa que contém a definição correta de romance:
Escolha uma:
a. O romance é uma narrativa ficcional menos extensa que um conto. 
b. O romance é uma narrativa ficcional menos complexa que um conto. 
c. O romance é uma narrativa ficcional que pode ser escrita tanto na linguagem verbal ou não verbal e contém apenas uma trama. 
O romance é uma narrativa ficcional que pode ser desenvolvida tanto na linguagem verbal quanto na linguagem não verbal ou mista, geralmente mais extensa e complexa que um conto, possui mais de uma célula dramática, pois é possível identificar o desenvolvimento de mais de uma trama.
d. O romance é uma narrativa ficcional que pode ser desenvolvida tanto na linguagem verbal quanto na linguagem não verbal ou mista, geralmente mais extensa e complexa que um conto, possui mais de uma célula dramática, pois é possível identificar o desenvolvimento de mais de uma trama. 
e. O romance é uma narrativa ficcional que possui apenas uma célula dramática. 
Feedback
A resposta correta é: O romance é uma narrativa ficcional que pode ser desenvolvida tanto na linguagem verbal quanto na linguagem não verbal ou mista, geralmente mais extensa e complexa que um conto, possui mais de uma célula dramática, pois é possível identificar o desenvolvimento de mais de uma trama..
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O conto de fada é um gênero importante para a literatura infantojuvenil. Levando em conta as definições de conto de fada propostas por Abílio e Matos (2006, p.86) e Veridiana Almeida (2011) no livro da disciplina, leia com atenção as afirmativas abaixo sobre essa manifestação literária e assinale a alternativa
correta: 
I. O conto de fada surgiu entre os celtas e tem se perpetuado por milênios transcendendo a perenidade e a força do folclore dos povos, principalmente pela tradição oral. 
II. Segundo Abílio e Matos (2006, p.86), os contos de fada são “narrativas (...) que apresentam em seu núcleo a questão da realização essencial da realização do herói e da heroína, geralmente ligadas a ritos de passagem de uma idade para outra ou de um estado civil para o outro”. 
III. Assim, nos contos de fada, há sempre provas a serem vencidas para que o herói alcance sua realização pessoal ou existencial. 
IV. Nos contos de fada há sempre a presença da fada. 
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas em I, II e III. 
b. I,II,III e IV. 
c. Apenas II e III. 
d. Apenas em IV. 
O conto de fada surgiu entre os celtas e tem se perpetuado por milênios transcendendo a perenidade e a força do folclore dos povos, principalmente pela tradição oral.
Segundo Abílio e Matos (2006, p.86), os contos de fada são “narrativas que tendo ou não a presença da fada apresentam em seu núcleo a questão da realização essencial da realização do herói e da heroína, geralmente ligadas a ritos de passagem de uma idade para outra ou de um estado civil para o outro.”
Assim, nos contos de fada, há sempre provas a serem vencidas para que o herói alcance sua realização pessoal ou existencial.
e. Apenas II,III e IV. 
Feedback
A resposta correta é: Apenas em I, II e III..
Questão 7
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Hoje, a dimensão da literatura infanto juvenil é ampla e importante para desenvolvimento emocional, social e cognitivo incontestável nas crianças por essa razão qual alternativa abaixo é correta:
I. Quanto mais cedo ela tiver contato com a literatura, de forma oral ou impressa, maior será sua probabilidade de se tornar um adulto leitor.
II. Segundo  Fany Abramovich (1993) quanto ao desenvolvimento emocional, quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais patente sentimentos que têm em relação ao mundo.
III. A criança consegue desenvolver o seu cognitivo através da literatura infanto-juvenil por retratar o que acontece no seu dia-dia por isso ela consegue assimilar o que acontece ao seu redor.
Diante destes fatos acima e corretoa afirmar que:
Escolha uma:
a. Apenas a alternativa II está correta. 
b. Apenas a alternativa II e III estão corretas. 
As crianças quando tem contato com a leitura desde cedo se torna sim um adulto leitor, A criança também desenvolve o seu emocional, e também podem relacionar as historinhas que ouve com seu dia-dia.
c. Todas alternativas estão corretas. 
d. Apenas a alternativa I e II estão corretas. 
e. Apenas III está correta. 
Feedback
A resposta correta é: Todas alternativas estão corretas..
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A partir da década de 70 do século XX surgiu uma nova geração de escritores que, junto com livreiros e editores, promoveu uma verdadeira revolução cultural na literatura infantojuvenil brasileira. Levando em conta as ideias de Abílio e Matos (2006) e Veridiana Almeida (2011) no livro da disciplina, leia as afirmativas sobre a literatura infantojuvenil produzida por essa nova geração de escritores surgida a partir da década de 1970 e esses autores e assinale a alternativa correta: 
I. A partir da década citada no enunciado, surgiram novos escritores como Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Marina Colasanti, Roseana Murray, Sylvia Orthof, Lygia Bojunga Nunes, Maria Mazetti, Fernanda Lopes de Almeida, entre outros. 
II. Foi somente a partir da década de 70 do século XX que as produções literárias para crianças deram continuidade ao projeto literário de Lobato no Brasil e esses textos passaram a ter qualidade literária e a questionar, levantar dúvidas e problemas. 
III. De acordo com Abílio e Matos (2006), a literatura infantojuvenil começou a contar com uma grande diversidade de matizes narrativos e uma enorme variedade de temas nas obras publicadas. 
IV. A partir da década de 70 do século XX, muitos escritores da literatura infantojuvenil passaram a mostrar a relatividade das coisas e a ambiguidade das pessoas com personagens que não podiam ser rotuladas como boas ou más e então passam a estar boas ou más diante das circunstâncias. Um exemplo dessa relativização dos conceitos do bem e do mal em toda a sua ambiguidade humana é a obra Uxa ,ora fada, ora bruxa, de Sylvia Orthof. 
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas I, II e IV. 
b. Apenas I e II. 
c. Apenas I e III. 
d. Apenas em I, III e IV. 
A partir da década de 70 do século XX, surgiram novos escritores como Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Marina Colasanti, Roseana Murray, Sylvia Orthof, Lygia Bojunga Nunes, Maria Mazetti, Fernanda Lopes de Almeida, entre outros.
Foi somente a partir da década de 70 do século XX que as produções literárias para crianças deram continuidade ao projeto literário de Lobato no Brasil e esses textos passaram a ter qualidade literária e questionar, a levantar problemas e reflexões.
De acordo com Abílio e Matos (2006), a literatura infantojuvenil começou a contar com uma grande diversidade de matizes narrativos e uma enorme variedade de temas nas obras publicadas.
A partir da década de 70 do século XX, muitos escritores da literatura infantojuvenil passaram a mostrar a relatividade das coisas e a ambiguidade das pessoas com personagens que não podiam ser rotuladas como boas ou más e então passam a estar boas ou más diante das circunstâncias. Um exemplo dessa relativização dos conceitos do bem e do mal em toda a sua ambiguidade humana é a obra Uxa — ora fada, ora bruxa, de Sylvia Orthof.
e. Em I, II, III e IV. 
Feedback
A resposta correta é: Em I, II, III e IV..
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A conceituação de literatura infantil tem causado muitas discussões a muito tempo a final existe uma literatura infantil e outra infato juvenil? Será que existe essa tal divisão? Principalmente nas publicações existem essas classificações? Diante escolha a alternativa correta?
Escolha uma:
a. As obras infantis e juvenis apresentam os mesmos elementos constituivos; narrador;foco narrativo, enredo, persongens, espaço fisíco e temporal, linguagem, início, meio e fim e por certo, uma liguagem especifica. A única coisa que muda será o conteúdo e a linguagem que será usado para o público alvo. 
b. Apesar de haver discussões desnecessárias a respeito dessa possível divisão literária ambas possui público separados por esse motivo muitos acreditam que existe a divisão de literatura infantil e outra infanto juvenil. 
c. É importante que haja essa distinção e diferenciação pois são públicos diferentes, com faixas etárias e necessidades diversas de formação e a linguagem do autor precisa ser adequada. 
d. Trata-se da mesma linguagem dedicada as crianças e infanto juvenil não tem como haver essa divisão se trata do mesmo público. 
As obras apresentam os mesmo elementos textuais porém a única coisa que a diferencia seria a classificação, essa literatura atinge desde os 4 anos até 12.
e. Não existe essa separação até porque infanto (infatil) e Juvenil (jovem) trata-se do mesmo público sem diferenciação. 
Feedback
A resposta correta é: As obras infantis e juvenis apresentam os mesmos elementos constituivos; narrador;foco narrativo, enredo, persongens, espaço fisíco e temporal, linguagem, início, meio e fim e por certo, uma liguagem especifica. A única coisa que muda será o conteúdo e a linguagem que será usado para o público alvo..
Questão 10
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Sabemos que Monteiro Lobato mudou completamente a história da Literatura infanto-juvenis nos anos 70, a literatura infantil toma novo impulso e se apresenta com novas formas e propostas e novos caminhos. Diante disso qual era o verdadeiro objetivo da Literatura Infantojuvenil antes de Monteiro Lobato?
Escolha uma:
a. A Literatura tinha como objetivo de proporcionar aos pequenos leitores a arte de criar
e recriar, por meio da imaginação. 
b. Antes de Lobato o objetivo das obras voltadas para o universo infantil era meramente instrucional, especialmente transmitindo valores ligados à religião. 
c. Antes de Monteiro Lobato A literatura Infantil os livros eram didáticos e educativo em que não transmitia os valores sociais necessário no desenvolvimento humano. 
d. O verdadeiro objetivo era transmitir o conhecimento por meio das atividades pedagogicas propostas nos livros didáticos. 
Antes do surgimento de Monteiro a literatura infantojuvenil tinha como objetivo proporcionar atividade didática e educacional sem se preocurar em trasmitir os valores sociais da sociedade em que vive.
e. A Literatura Infantil antes de Lobato transmitia aos pequenos leitores a trasmissão de valores sociais e educacionais. 
Feedback
A resposta correta é: Antes de Monteiro Lobato A literatura Infantil os livros eram didáticos e educativo em que não transmitia os valores sociais necessário no desenvolvimento humano..
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando