Buscar

Plano_Gestor

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMATICA.
PLANO GESTOR E ADMINISTRATIVO
MARIA APARECIDA SANTOS NORBERTO NEVES 
RA: 8100073
 Plano gestor e administrativo
 apresentado ao, 
 Curso de Licenciatura em Matematica
 como parte da exigência da Profª: 
 Kelly dos Reis Canavez 
 Disciplina Estágio Supervisionado.
Linhares /ES
1º semestre/2019
IDENTIFICAÇÃO:
Identificação do curso: Licenciatura em Matemática
Coordenação de Estágio: Professor Kelly dos Reis Canavez
Supervisor de Estágio: Cleide Alves Brito ( diretora)
Nome do aluno: Maria Aparecida Santos Norberto Neves
Pólo e ano: Linhares/ES – 2019
1 – PLANO GESTOR E ADMINISTRATIVO
Análise:
A Gestão Escolar da ESCOLA VEREADOR LAURINDO SAMARITANO é exercida de forma democrática, busca englobar todos os funcionários nas atividades existentes na Unidade Escolar. De acordo com o que observei, pude identificar uma gestão democrática e participativa, em que todos os funcionários colaboradores participam das tomadas decisões nas suas áreas setoriais e demais. A Escola é organizada e constituem um ambiente educativo harmonioso, coletivo e participativo isto é, um espaço de formação agradável aos discentes e docentes. Acredita-se que não apenas os professores educam, mas sim todas as pessoas que trabalham na Unidade Escolar, realizam ações educativas, que propiciem um espaço recebedor de todos de forma igual. Nesse processo a criança é vista e reconhecida como sujeito de direitos, que se situa, significa e constrói conhecimento sobre a sociedade e o mundo.
RELATÓRIOS DO PLANO GESTOR
Identificação:
Identidade do Curso: Licenciatura em Matemática.
Coordenação de Estágio: Kelly dos Reis Canavez.
Supervisor de Estágio: Maria Cleide Alves Brito (diretora) 
Nome do Aluno: Maria Aparecida Santos Norberto Neves/ra:8100073
Pólo: Linhares/2019
1. PLANO GESTOR E ADMINISTRATIVO
2. UNIDADE ESCOLAR
Identificação
Nome: Vereador Laurindo Samaritano
Endereço: Rua: São João Batista
CEP: 29.932-560
Telefone: 27- 3771-1034
CGC ou CNPJ: 01.787.447/0001-15
Horário de Funcionamento
Séries iniciais: 07h00min às 11h30min e das 13h00 às 17h 30min.
Ensino Fundamental: 07h00min às 11h30min e das 13h00 às 17h30min.
Ensino Médio: 19h00min às 22h30min.
. 
3. ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA
a) Normas Regimentais Escolar
R: É o conjunto de regras que organiza o funcionamento da escola, com base na legislação, tanto no aspecto didático, pedagógico e administrativo.
b) Analise do Regimento Escolar
R: É o estudo realizado para averiguação do regimento escolar e reestruturação quando houver necessidade.
c) Grade Curricular
Séries Iniciais:
R: Arte, Filosofia, Educação Física, Matemática, Ciência da Natureza, Historia, Geografia e Língua portuguesa.
Ensino Fundamental 
R: I- Linguagens – com os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, acrescida da parte diversificada com os componentes curriculares de Línguas Estrangeira Moderna; 
II - Ciências da Natureza – com o componente curricular de Ciências da Natureza;
III - Matemática – com o componente curricular de Matemática;
IV - Ciências Humanas – com os componentes curriculares de História e de Geografia;
V - Ensino Religioso – componente curricular.·.
Ensino Médio
R: I- Linguagens – com os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, acrescida da parte diversificada com os componentes curriculares de Línguas Estrangeiras Modernas;
II - História da Educação;
III – Matemática – com o componente curricular de Matemática;
IV – Ciências Humanas - com os componentes curriculares de História, Geografia, Biologia, Química, Sociologia e Filosofia.
d) Calendário escolar e demais eventos da escola.
- Projeto Escola Mais: Este projeto tem por objetivo proporcionar aos alunos cursos gratuito de preparação para o PAEBES, SAEB e Prova Brasil , onde os mesmos terão uma revisão de varias matérias estudadas no ensino fundamental e médio.
- Projeto Culturas Africanas: Este projeto consiste na realização de evento que tem por objetivo produzir ações concretas para o conhecimento da integração das nações africanas provendo um grande trabalho que revela as diversidades nas culturas nos continentes.
- Projeto Mais Educação: O Projeto Mais Educação veio com o intuito de proporcionar aos alunos do Ensino Fundamental I, reforço em suas atividades escolares e elaborar vários tipos de recreação no período vespertino para os alunos do período matutino de freqüentam a escola corretamente.
e) Em que consiste o plano gestor
R: Consiste em gerir a unidade escolar nos âmbitos: pedagógico, administrativo e financeiro. 
4. ORGANIZAÇÃO TÉCNICO-ADMINISTRATIVA: OBSERVAÇÃO E REFLEXÃO
NÚCLEOS
a) Direção:
Diretor
R: 01 (um)
Vice Diretor
R: 0 (zero)
b) Técnico-Pedagógico:
Professor-Coordenador.
R: 02 (dois) 
Supervisor de Estágio.
R: 01 (o diretor fez a função)
c) Administrativo:
Secretária de Administração.
R: 01(um) secretario (a); 02(dois) assistentes.
 
d) Operacional:
Inspetor de Aluno.
R: 0 (zero)
Servente (ASGS).
R: 6(onze)
Vigia.
R: 02 (cinco); que se revezam por períodos; matutino, vespertino e noturno.
Zelador.
R: 0 (zero).
Cozinheira.
R: 04 (quatro)
e) Corpo Docente:
Professor.
R: 50 (cinqüenta )
f) Corpo Discente:
Alunos da Escola.
R: 650 (seiscentos e cinquenta)
5. FILOSOFIA DA ESCOLA.
R: Esta Unidade Escolar tem como filosofia desenvolver uma educação voltada para a sociedade, com condições para o desenvolvimento moral e intelectual do aluno, através do conhecimento científico e tecnológico que lhe possibilite enfrentar os desafios do cotidiano, como agente transformador e autônomo, consciente de seus direitos e deveres como cidadão, para a construção de uma sociedade mais justa, humana e solidária. Os princípios norteadores buscam capacitar o aluno a desenvolver saberes necessários à sua vida profissional, social, política e cultural de modo a que construa capacidades e competências que são fundamentais, tais como: competência em leitura e escrita, operacionalização com cálculos matemáticos, resolução de problemas em diferentes áreas do conhecimento, capacidade de analisar a realidade social, avaliar criticamente as informações transmitidas pela mídia, trabalhar e tomar decisões em grupo, saber localizar, acessar e utilizar as informações acumuladas. A escola deve levar o educando a ler e a escrever para aprender a estudar e adquirir de conhecimento de forma autônoma, desenvolvendo senso crítico e transformador. A tendência pedagógica trabalhada pela escola é a Tendência Progressista “Crítico-Social dos Conteúdos”, onde se assegura a função social e política mediante o trabalho com conhecimentos sistematizados a fim de colocar as classes populares em participação das lutas sociais. Nesta visão se reconhece a participação construtiva do educando e ao mesmo tempo valoriza a intervenção do professor para a aprendizagem de conteúdos específicos que favoreçam o desenvolvimento das capacidades necessárias à formação do indivíduo. O processo educacional é interativo e o professor também é sujeito do conhecimento. O papel do professor consiste em difundir conteúdos vivos e concretos associados com a realidade social, valorizando o saber do aluno de forma democrática e desafiadora. Os pressupostos de aprendizagem são baseados nas estruturas cognitivas do aluno, o professor provê a estrutura de que o aluno ainda não dispõe.
Aprender dentro da visão da pedagogia dos conteúdos é desenvolver a capacidade de processar informações e lidar com os estímulos do ambiente organizado com todos dados disponíveis. Nas manifestações da prática escolar se propõe modelos de ensino voltados para a interação conteúdos – realidades sociais.
6. PROCESSO E MOVIMENTO DA ESCOLA
a) Em que realidade a escola esta inserida?
R: Está inserida como integração curricular, sendo a idéia central trabalhar com disciplinas onde seus interesses próprios são trabalhados e preservados, o principio da transversalidade e de interdisciplinaridade busca superar o conceito de disciplina, aprimorando uma intercomunicação entre elas, tratando efetivamente de um tema transversal que tenha um objetivo comum a ser realizado por meio de projetos que integram as diversas áreas.
b) Que escola “ideal” queremos para os nossos alunos? 
R: Uma escola onde todo tem seus direitos de estudar e brincar de vir e ir, onde o ensino seja da melhor qualidade e oferecer um espaço onde todos possam fazer suas aulas com qualidade e espaço para todos brincar e se divertir durante as aulas.
c) Que tipo de cidadão queremos formar?
R: Um cidadão reflexivo, crítico, analítico, capaz de socializa-se, viver e conviver, trabalhar em equipe, interagir e ser feliz. Conscientize-se sobre questões de relevância à vida e à nação como. Meio Ambiente, Saúde, Ética, Pluralidade Cultural, Cidadania, Trânsito, Direito do consumidor, Cultura Afro-Brasileira, Cultura Sul Mato-grossense. Adquira competências que permitam a mobilização de conhecimentos, atitudes e capacidades para enfrentar situações cotidianas e de exercício da cidadania com criatividade e dinamismo. Construa habilidades na área física e mental que indiquem capacidades adquiridas.
 
d) Que tipo de intervenção poderá fazer para aproximar a realidade do ideal? 
R: É preciso que haja um grande comprometimento dos órgãos governamentais, em especial o órgão mantenedor garantindo os recursos financeiros e assistenciais necessários para a concretização e manutenção da Proposta aqui apresentada. Pretende-se que a educação seja um processo participativo e transparente, abrangendo todos os setores internos e externos buscando o avanço educacional.
e) Formas de ingresso, classificação e reclassificação. 
R: É classificado por documentos escolar e também por avaliação nos casos de alunos sem documentação escolar.
f) Freqüência e compensação de ausências. 
R: A freqüência mínima exigida é de 75 % (setenta e cinco por cento) do total de horas letivas para aprovação, computada ao final de cada ano.
7. DIAGNÓSTICO
Aspecto que devem ser analisados:
a) Eficiência do processo de ensino-aprendizagem. 
R: São trabalhados os Temas Transversais que incluem: Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Orientação Sexual e Trabalho e Consumo, que expressam conceitos, valores fundamentais a Democracia, à cidadania e correspondem a questões importantes, urgentes para a sociedade brasileira, presentes sob várias formas no cotidiano. 
b) Proposta pedagógica da escola. 
R: O Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Vereador Laurindo Samaritano teve sua reestruturação no 2º (primeiro) semestre do ano letivo de 2017, sendo vivenciado por pessoas envolvidas no processo, tendo como objetivo intensificar o desenvolvimento de ações cooperativas para a melhoria no processo de ensino e aprendizagem.
c) Administração e gestão financeira da escola.
R: Tem a finalidade de administrar os recursos financeiros da escola recebidos através dos programas: PDE / PDDE / Doação e arrecadações promocionais.
8. DESENVOLVIMENTOS PEDAGÓGICOS DA ESCOLA
a) Processo de avaliação. 
R: As avaliações serão realizadas mensalmente que é estipulado pela escola e mais os aplicados pelos professores. Vala ressaltar que as series iniciais não realiza avaliação, pois são avaliadas no decorrer do dia-a-dia escolar através de fichas descritivas.
b) Recuperação.
R: E feita dia a dia, de acordo com a dificuldade de cada aluno.
c) Reforço.
R: É feita em sala de aula pelos próprios professores. O reforço escolar tem por objetivo a aprendizagem dos educando em nível de desigualdade com o ritmo da turma, consolidando e ampliando os conhecimentos, enriquecendo as experiências cultuais e sociais, para assim ajudá-lo a vencer os obstáculos presentes em sua aprendizagem.
d) Classes de aceleração.
R: Não tem
9. DIRETOR DA ESCOLA
a) O papel do diretor. 
R: Proporcionar uma boa administração escolar, um bom andamento entre professores e demais funcionários da mesma, alunos e pais durante todo ano letivo.
b) Programa de desenvolvimento do trabalho do diretor.
R: Desenvolvimento de ação em conjunto com professores e pais e alunos para uma melhoria da educação, e de uma construção de uma escola eficaz e primorosa.
c) As condições de trabalho. 
R: As condições de trabalho da Escola Municipal vereador Laurindo Samaritano se encontram em ótimas condições podendo dar melhor qualidade de ensino aos seus alunos.
d) A sala do diretor. 
R: A sala da Direção também disposta no primeiro pavilhão térreo com dimensões 4,00m de comprimento por 3,00m de largura é formada por, 01 (uma) janela do lado esquerdo da sala, 01 (um) armários de madeira com portas, 01 (uma) mesas com cadeiras, 01 (um) computador de mesa, 01 (um) ar condicionado, 02 (duas) cadeiras para visitantes que fica de frente da mesa da diretora da escola, 01 (um) armário de aço.
e) As propostas do diretor para a construção de uma escola democrática. 
R: Trazer os pais para a escola fazendo-os participar da vida escolar dos filhos. Resgatar os valores humanos tais como respeito, amizade, solidariedade, disciplina e fazer com que os alunos estejam preparados para vida em sociedade. 
f) Objetivos específicos. 
R: Valorizar o educando, destacando a importância de sua atuação como fonte de aprendizagem, de convívio social e uso correto das tecnologias disponíveis na escola. · Incentivar o uso de recursos tecnológicos pelos professores no fazer pedagógico em todas as áreas do conhecimento em todas as modalidades ensino. Proporcionar aos alunos a ocupação de seu tempo livre de forma voluntária com atividades produtivas. Estimular a realização de trabalhos voluntários por parte dos alunos e a percepção da importância que esses trabalhos têm para a sociedade e para a escola especificamente. Demonstrar a importância do exercício de cidadania no segmento escolar. Valorizar o uso das tecnologias como fonte de busca de conhecimentos e autonomia. Oferecer apoio e monitoramento aos professores regentes de todas as áreas do conhecimento que desenvolvem trabalhos no ambiente escolar com o uso de Tecnologia Educacional inseridos na escola e Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE). Possibilitar que os alunos usufruam de uma formação tecnológica e comunicacional como meio de preparação para o exercício da cidadania numa sociedade cada vez mais globalizada.
Realizar a capacitação de alunos para o desempenho da função de monitor para recursos tecnológicos, juntamente com a coordenação pedagógica, a coordenação de área de Língua Portuguesa e Matemática. Ampliar as possibilidades de uso dos recursos tecnológicos na escola. Incentivar o uso de recursos tecnológicos na escola pelos professores regentes de todas as áreas do conhecimento, oferecendo a ajuda de que necessitam. 
12. ATIVIDADES EXTRACLASSES (PROFESSORES)
a) Hora da atividade.
R: Os professores realizam suas reuniões fora do horário de aula.
b) Htpc- organização de trabalho pedagógico coletivo, explicitando o temário e o cronograma. 
R: As reuniões são realizadas nos horários estipulados rigorosamente, geralmente os temas definidos conforme rotina da Escola Municipal Vereador Laurindo Samaritano, como organização de documentos, cursos, leitura de textos pedagógicos, fechamentos de notas, dentre outros com leitura e assinatura da ata da mesma.
c) Reunião de pais e mestres.
R: São feitas reuniões uma vez por mês entre pais, alunos e professores.
13. SECRETARIA.
a) Organização.
R: A secretaria da escola é devidamente organizada pelo secretário (a) que distribui funções à sua equipe. A secretaria mantém aberta nos dois turnos de funcionamento da escola para atendimento de toda a comunidade. No desenvolvimento dos trabalhos da secretaria são usados dois tipos de arquivos.
Arquivo Ativo: Onde se registra a situação de vida escolar dos alunos em atividades.
Arquivo Passivo: Onde se registra a vida escolar pregressa dos alunos.
b) Secretaria:
Atuação e analise de suas atribuições.
R: São atribuições da Secretária da Unidade Escolar:
Realizar atividades de assessoramento à direção escolar;
Responder pela secretária da Unidade Escolar e apoiar os serviços administrativos;
Analisar, organizar, registrar e documentar fatos ligados a vida escolar dos estudantes e a vida funcional dos servidores lotados na Unidade Escolar;
Atender às informações solicitadas, pela Secretária Estadual de Educação, e demais órgãos.
Executar outras tarefas, quando solicitadas, por seus superiores,
Freqüentar cursos de formação, atualização, treinamento e especialização profissional relativo à sua área de atuação.
c) Escriturário:
Serviços realizados na secretária. 
R: Compete ao secretario realizar função na unidade escolar orientar e executar os registros pertinentes á vida escolar dos estudantes, acompanharem a vida funcional dos servidores e arquivar os documentos e correspondência da escola.
Analise de escrituração.
R: A escrituração escolar compreende históricos escolares, fichas individuais, requerimento de matrícula, boletins, relatório final, ofícios e outras correspondências. A escrituração e o arquivamento de documentos escolares têm como finalidade assegurar, em qualquer tempo, a verificação da identidade de cada estudante, da regularidade de seus estudos, da autenticidade de sua vida escolar. Os atos escolares são registrados em livros e formulários padronizados, observando-se, no que couberem, os regulamentos e as disposições legais aplicáveis. 
Livros existentes.
R: São livros atas para registros de matrícula, listagem de alunos, atas de reuniões e resultados, transferências, livro de ponto dos funcionários, livro de requerimentos, livro de ofícios que informam pais, alunos e órgãos responsáveis, livro de remessas circulares e comunicados internos e outros controles que cada instituição particularmente decide manter.
Incineração de documentos.
R: A incineração consiste no ato de queimar documentos que após cinco anos não precisam mais permanecer em arquivo, porém, as atas de resultados finais devem estar conferidas e recolhidas às segundas vias junto ao Órgão competente. Os documentos que podem ser incinerados são os diários de classe; provas especiais e relativas à classificação, à aceleração de estudos e ao avanço escolar; atestados médicos, o ato de incineração será lavrado em ata pelo diretor, pelo Secretario e demais funcionários presentes.
14. CONCLUSÃO DO PLANO GESTOR 
R: Como aluno já atuante na área da educação, acredito que este plano foi um material de suma importância para mim, é bom saber o papel adequado do diretor e as intenções como tal, saber como é o funcionamento da escola e como ele está acontecendo no momento, para que possamos cobrar algo futuramente sobre o funcionamento da escola. O Plano Gestor nos traz uma riqueza de saberes como os parâmetros curriculares desenvolvido na escola, regras e leis que não entendemos como as salas de aulas estão como esta o funcionamento das mesmas, onde os alunos fazem suas atividades e se eles estão tendo qualidade no ensino ou não, assim saber também se a proposta pedagógica da escola esta sendo seguida pelo diretor e os demais do corpo docente da mesma para a construção de uma escola ideal para os alunos de nosso município em seu cotidiano.
Já para a minha profissionalização o conhecimento é de muita valia, pois quando estivermos atuando na área já terei uma leve visão de tudo que poderá acontecer no decorrer de uma aula ou de uma atividade que futuramente estarei aplicando para meus futuros alunos, assim já terei certo conhecimento das regras que cada escola poderá estabelecer para seu corpo docente, as propostas pedagógicas a serem cumpridas por mim, como planejamentos, projetos e outros.
 Os objetivos educacionais quais as metas a ser desenvolvido isso tudo trás um conhecimento que levaremos conosco para a construção de um bom profissional e uma boa educação diante dessas informações e conhecimento, a importância do convívio social a maneira que vamos encarar as realidades de nossas futuras escolas, os parâmetros curriculares dos ensinos que temos nos dias de hoje. Assim podemos dizer que são de grande valia estas informações que aprendemos na busca do plano gestor. 
 A partir desta pesquisa posso dizer que compreendo o funcionamento das diretrizes passando assim ao conhecimento de qualidade aos nossos alunos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando