Buscar

Quarta á Oitava Semana do Desenvolvimento Humano

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Quarta á Oitava Semana do Desenvolvimento Humano
Faculdade ISEPRO
Disciplina: Embriologia e Genética Humana
Enfermagem 2 ° período
Professor (a) : Danielle Leal 
Componentes: Lana Graziella, Maria Clara Lima, Ana Sara, Rayra Carvalho, Francisco Barbosa e Rosilene Mayra 
Introdução 
 É o período no qual as principais estruturas internas e externas se estabelecem. Ao fim dele, os principais sistemas de órgãos já iniciaram seu desenvolvimento com funcionamento mínimo (excetuando-se o sistema cardiovascular)
 A formação dos tecidos e órgãos leva à mudança na forma do embrião. No final da oitava semana, o embrião encontra-se com aspecto humano.
Desenvolvimento 
É dividido em três fases:
Crescimento;
Morfogênese;
Diferenciação.
Crescimento: envolve divisão celular e elaboração de produtos celulares.
Morfogênese: desenvolvimento da forma, do tamanho e outras características de um órgão ou parte do corpo.É um processo molecular complexo controlado pela expressão e regulação de genes específicos em uma sequência ordenada.
Diferenciação: maturação dos processos fisiológicos. Seu término resulta na organização de células em um padrão preciso de tecidos e órgãos que são capazes de executar funções especializadas.
Dobramento do Embrião
O dobramento do disco embrionário trilaminar plano, permite o estabelecimento da forma do corpo do embrião e é um importante acontecimento durante este período embrionário
Dobramento no plano mediano
PREGA CEFÁLICA 
No início, o encéfalo em desenvolvimento cresce para dentro da cavidade amniótica. Posteriormente, o prosencéfalo projeta-se cefalicamente, e ultrapassa a membrana bucofaríngea (ou orofaríngea), recobrindo o coração em desenvolvimento. 
Durante o dobramento longitudinal, a parte dorsal do endoderma do saco vitelínico é incorporada ao embrião com o intestino anterior.
PREGA CAUDAL 
 Resulta do crescimento da parte distal do tubo neural. A medida que o embrião cresce, a região caudal projeta-se sobre a membrana cloacal.
Durante esse dobramento, parte do Endoderma é incorporado como intestino posterior, cuja porção terminal dilata-se para formar a cloaca.
Após o dobramento, o pedículo de fixação, primórdio do cordão umbilical, fica preso à superfície ventral do embrião, enquanto a Alantóide é parcialmente incorporada.
Dobramento Lateral no Plano Horizontal
PREGAS LATERAIS
Resulta do crescimento rápido da medula espinhal e dos somitos, formando as pregas laterais direita e esquerda, cujo crescimento desloca o disco embrionário ventralmente, formando um embrião praticamente cilíndrico.
Conforme as paredes abdominais se formam, parte do endoderma é incorporada como intestino médio, que antes do dobramento tinha conexão com o Saco Vitelino.
Derivados das camadas germinativas 
As três camadas germinativas (ectoderma, mesoderma e endoderma) formadas durante a gastrulação dão origem aos primórdios de todos os tecidos e órgãos. 
 As células de cada camada germinativa se dividem, migram, se agregam e se diferenciam seguindo padrões bastante preciosos ao formar os vários sistemas de órgãos (organogênese)
Controle do Desenvolvimento Embrionário 
Resulta dos planos genéticos nos cromossomos, a maioria do processo depende de uma interação precisamente coordenada de fatores genéticos e ambientais 
É essencialmente, um processo de crescimento e aumento da complexidade estrutural e funcional
O crescimento se da por meio de mitoses e da produção de componentes da matriz extracelular , ao passo que é alcançada através de morfogênese e diferenciação
Quarta Semana
O embrião torna-se ligeiramente encurvado decorrente das pregas cefálica e caudal.O primeiro arco faríngeo (maior parte formará a mandíbula, enquanto uma extensão rostral formará a maxila) e arco hióideo são claramente visíveis.
Coração produz uma grande saliência ventral e já bombeia o sangue. Rudimentos do Sistema Cardiovascular e de outros órgãos estão desenvolvidos.
O neuroporo caudal se fecha ao final da quarta semana.O Prosencéfalo produz uma saliência e o dobramento do embrião lhe confere uma forma de “C” característica.
Os brotos dos membros superiores são reconhecíveis no 26° dia. E brotos dos membros inferiores são reconhecíveis ao final da quarta semana.
As fossetas ópticas e placóides cristalinos também são visíveis.
Ao final da quarta semana a cauda delgada é uma caracteristica marcante.
Quinta semana 
São pequenas mudanças na forma do corpo em comparação as que ocorreram na quarta semana
O crescimento da cabeça excede o crescimento das outras regiões, devido ao rápido desenvolvimento das proeminência encefálica e facial
 
Sexta semana
As placas das mãos se desenvolvem nos membros superiores. Os raios digitais (primórdio dos dedos) começam a se desenvolver. Os membros inferiores se desenvolvem um pouco mais tarde que os membros superiores.
A cabeça é muito maior que o tronco e se dobra sobre a grande saliência cardíaca. Essa posição da cabeça resulta do encurvamento da região cervical.O tronco e o pescoço já se tornaram retos, embrião nessa fase apresenta resposta reflexa ao toque.
Sétima semana 
Os membros sofrem modificações consideráveis, aparecem chanfraduras entre os raios digitais das placas das mãos, separando parcialmente os futuros dedos 
O intestino entra no celoma extra-embrionário na porção proximal do cordão umbilical, formando a hérnia umbilical fisiológica que se dá por razão de a cavidade abdominal ser pequena demais para acomodar o intestino em crescimento.
Oitava semana
Ao final da oitava semana todas as regiões dos membros estão aparentes, os dedos se alongaram e estão completamente separados.Ocorrem os primeiros movimentos propositados dos membros. 
Ossificação começa nos membros inferiores,todos os sinais da cauda desapareceram.
Os dedos das mãos estão separados, mas unidos por membranas. São vistas depressões entre os raios digitais dos pés. A cauda ainda está presente mas é curta e rombuda.
O plexo vascular do couro cabeludo apareceu e forma uma faixa característica em torno da cabeça.
As aurículas estão adquirindo sua forma final, porém estão implantadas numa região mais baixa da cabeça. 
Ainda não é possível fazer diferenciação sexual por observação da genitália externa.
Obrigado!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais