Buscar

ATIVIDADE DIAGNÓSTICA 3 PRATICAS EPRODUÇÃO DE TEXTOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATIVIDADE DIAGNÓSTICA 3 PRATICAS EPRODUÇÃO DE TEXTOS –UNOPAR-2019( TODAS CORRETAS)
1)
Devemos levar em conta a não transparência da linguagem, o fato de que os sentidos se constituem no processo de interlocução  entre  os  sujeitos  e  de  que  nos  comunicamos  por  meio  dos  gêneros  discursivos.
A área/disciplina que estuda a língua em uso e sua relação com o contexto social é a Pragmática, que parte da concepção da
Alternativas:
a)
língua como o enunciado sócio-histórico.
b)
língua como modo de interpretar  os enunciados dependendo de fatores históricos.
c)
língua como instrumento social, tendo em mente que a produção de sentidos  dependem  do  contexto  sócio-histórico.
d)
língua como instrumento de ação no mundo e o  modo como  interpretamos  os enunciados dependem  do  contexto  político.
e)
língua como instrumento de ação no mundo, onde a produção de sentidos e o modo como interpretamos os enunciados dependem  do  contexto  sócio-histórico.
Alternativa assinalada
2)
A Pragmática é a disciplina que estuda a linguagem “do  ponto  de  vista  de  seus  usuários, particularmente das escolhas que eles fazem, das restrições sociais, e dos efeitos que o uso da linguagem, por parte de seus usuários, tem sobre os outros participantes no ato da comunicação (CRYSTAL ,1985, p.240 apud OLIVEIRA, 2000, p. 227)”.
Dessa forma, é correto afirmar que a pragmática explica
Alternativas:
a)
o discurso.
b)
a situação comunicativa.
c)
os textos escritos produzidos de modo técnico.
d)
a inter-relação existente entre a linguagem e o contexto político-social.
e)
a inter-relação existente entre a linguagem e a situação comunicativa em que esta é tipicamente usada.
Alternativa assinalada
3)
Guimarães (1983, p. 16-7), em  seu  artigo "Sobre os caminhos da Pragmática", considera que há duas possíveis hipóteses para o seu surgimento.
De acordo com o Guimarães (1983), a primeira hipótese considera corretamente quais vertentes?
Alternativas:
a)
Uma que considera o usuário para determinar a relação da linguagem com o mundo (referência), outra que considera o usuário enquanto tal na sua relação com a linguagem e uma terceira que se configura a partir da linguagem ordinária.
Alternativa assinalada
b)
Uma que considera o usuário para determinar a relação da linguagem com o outro (referência) e outra que considera o ouvinte  enquanto  tal  na  sua relação  com  o mundo.
c)
Uma que considera o usuário enquanto tal  na  sua relação  com  a  linguagem e outra que se configura a partir da linguagem com o mundo (real).
d)
Uma que considera o usuário para determinar a linguagem ordinária com o mundo e outra que considera o usuário enquanto tal na sua relação com a linguagem.
e)
Uma que considera o usuário enquanto sujeito primário na sua relação com  a cultura e outra que se configura a partir da linguagem com o sujeito.
4)
Linguagem aqui se entende, no fundamental, como ação interindividual orientada por uma finalidade específica, um processo de interlocução que se realiza nas práticas sociais existentes nos diferentes grupos de uma sociedade, nos distintos momentos de sua história. Os homens e as mulheres interagem pela linguagem tanto numa conversa informal, entre amigos, ou na redação de uma carta pessoal, quanto na produção de uma crônica, uma novela, um poema, um relatório profissional.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC/SEF, 1998.
 
A partir dessas informações, complete as lacunas a seguir:
 
No processo de produção de texto, devemos levar em conta a não transparência da linguagem, o fato de que os sentidos se constituem no processo de ______________________________ entre os sujeitos e de que nos comunicamos por meio dos ______________________________ discursivos. Nesse sentido, devemos refletir sobre o papel do ______________________________ social na produção de sentidos.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Alternativas:
a)
conversa / textos / meio.
b)
interlocução / tipos / homem.
c)
troca / gêneros / sujeito.
d)
interlocução / gêneros / contexto.
Alternativa assinalada
e)
fala / textos / contexto.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando